Gestação

A minha gata só teve um filhote, é normal?

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
A minha gata só teve um filhote, é normal?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se decidiu fazer criação com a nossa gata e ela só teve um gatinho é normal que você se preocupe, uma vez que regra geral os gatos são conhecidos por se reproduzirem de forma desenfreada, é esse o seu caso?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre os principais motivos que dão resposta à pergunta: a minha gata só teve um filhote, é normal? Na verdade é mais comum do que possa pensar.

Continue lendo e descubra as razões desta situação assim como alguns fatores que podem ajudar a que isso não aconteça.

 

Também lhe pode interessar: Gestação de gatas

Índice

  1. Causas prováveis de ter apenas um filhote
  2. Idade da gata
  3. Outras opções

Causas prováveis de ter apenas um filhote

Tal como acontece com outros mamíferos alguns fatores influenciam durante a gravidez: a idade, um bom estado de saúde físico, os espermatozoides, a alimentação e o número de vezes de acasalamento bem sucedido podem ser alguns exemplos disso. Seja qual for o motivo pelo qual tenha tido apenas um filhote, não é algo grave, acontece muitas vezes.

Devemos ter em conta que a gravidez é um estado muito delicado em qualquer animal, é muito importante que fixar uma idade mínima para começar a fazer criação assim como procurar dar-lhe bem-estar, tranquilidade e uma boa alimentação.

A minha gata só teve um filhote, é normal? - Causas prováveis de ter apenas um filhote

Idade da gata

Evidentemente, quem melhor pode aconselhar você sobre esta circunstância é o veterinário, apenas ele pode descartar os sintomas de alguma doença no felino assim como dar-lhe alguns conselhos para isso.

A minha gata só teve um filhote, é normal? - Idade da gata

Outras opções

Provavelmente já sabe que existem refúgios para gatos na sua comunidade ou país. Se você é apaixonado por gatos ou está procurando aumentar a família, porque não recorre a estas instituições?

Deve saber que fazer criação de gatos não é aconselhável nem solidário. Enquanto a sua gata sofre desconfortos durante a gravide existem milhões de pequenos gatinhos que desejam alguém que os adote que que cuide deles, essa pessoa pode ser você.

Sabemos que é bonito ter um descendente do nosso tão amado pet, pensamos que vamos ter um pedacinho dele no novo gatinho, mas a verdade é que estamos retirando a oportunidade de fazermos feliz outro gatinho que pode ter sido abandonado.

A minha gata só teve um filhote, é normal? - Outras opções

Se deseja ler mais artigos parecidos a A minha gata só teve um filhote, é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
57 comentários
A sua avaliação:
Érika naara
Minha gata ficou grávida de 6/5 filhotes segundo o veterinário q fez ultrassom na barriguinha dela, mas eles nasceram antes da data prevista, apenas 3 nasceram prematuros, todos morrem, mas não nasceram todos, e ela ainda continua com a barriga grande e meio durinha, mas não sei muito bem como funciona mas se metade dos filhotes nasceu antes e a outra metade ficou, a metade q sobrou vai nascer no dia previsto pelo veterinário ou ela já morreu na barriga da minha gata????? Prfv me ajudem estou muito desesperada!!!!!! ( observação: não está saindo líquido da parte íntima dela, está comendo normal, não parece sentir dor nem nada, está normal e carinhosa )
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi,Érika.
Você consegue levá-la até um veterinário? Ele vai conseguir investigar e decidir o que deve ser feito para ajudar sua gatinha Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Bruno Mickely Santos
Minha gata deu cria hj por volta das 12h e veio somente um gatinho, agora sao 21:12 e ele ainda não mamou nela, pela tarde eu comprei um leite proprio pra recem nascido, ela vira pra ele mamar, mas ele não pega a mama dela, eu ja segurei ele por um tempo la e nada, tentei dar o leite pra ele que comprei em uma seringa, mas ele rejeita o leite da seringa, ele tbm nasceu com uns olhos enormes sera normal? Minha gata esta bem, não sente dor ao que parece, comeu, mas ainda esta meio gordinha, pode ser que ela tenha dado cria de um prematuro e depois de dias de dos outros? Ou a partir do momento que ela deu cria de um, todos deveriam nascer?
Infelizmente não tenho como pagar um veterinario no momento pois estou desempregado, e infelizmente acredito que o filhotinho nâo sobreviva, fiz o que podia e estava ao meu alcance.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Bruno! Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Isabel
Minha gata Pariu um filhote morto Porque elas parem morto e comem seu filhote??
Aerton Guimarães (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria Isabel. Neste artigo explicamos por que as gatas comem seus filhotes: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-as-gatas-comem-seus-filhotes-22155.html.
Esperamos que seja útil. Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Adriel Vargas
Minha gatinha só teve um filhote, mas nasceu morto. Está comendo e bebendo água, mas parece estar com corrimento. Devo me preocupar se tem outro filhote que não nasceu?
A sua avaliação:
Neusa Shigemi Sasaki
ola minha gata teve um filhote dia 05 de junho de 2020 hoje dia 18 faz duas semana de vida do gatinho mas a gata ta ainda inchada ja levei no veterinario e ele me disse que nao ha filhotes na barriga dela e ela so ta gorda e tem muito leite mas ela ta muito inchada mas ela ta normal come bebe faz xixi e coco normal o que pode ser
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Pamella
minha gata so teve um filhote e ja passou um dia e ela ainda continua ofegante.. pode ter mais filhotes na barriga dela ?
Luísa Savala
Oi Pamella! Temos um artigo sobre 4 complicações no parto de uma gata que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/4-complicacoes-no-parto-de-gatos-22821.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sara aparecida soares
Minha gata criou apenas um gatinho...
Não consegui doar e fiquei com ele..
Ele já está com 5 meses ..
E minha gata não suporta mas ver ele..
Não pode nem passar perto ,alguém sabe me dizer oque pode ter acontecido?
Luísa Savala
Oi Sara! Confira nosso artigo sobre porque sua gata rejeita os filhotes: https://www.peritoanimal.com.br/porque-minha-gata-rejeita-seus-filhotes-21441.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ROSANGELA SILVA
Olá Boa noite .minha gata começou o trabalho de parto cerca de 14 :30 da tarde E só as 16hs o gatinho nasceu.mas nasceu morto ela teve 2 mortos. E provável que os outros nasçam mortos tbm ?
Gisele
Minha gata esteve duas vezes grávida, nas primeira vez nasceu um filhote morto, na segunda gravidez nasceu 3 mortos mal desenvolvidos, ela amanhã iria completar dois meses de gravidez, mas hoje ela teve dois filhotes vivos, com a minha ajuda, porque o primeiro não saia de jeito nenhum, então eu puxei com medo dele sufocar só a cabeça dentro dela, depois saiu a bolsa e ela comeu, limpei a boca dele para ele respirar e depois de uns 10 minutos outro filhote nasceu sozinho, ela nem miou, então eles estão mamando agora
Janaina De Oliveira Lima
Minha gatinha teve um único filhote que nasceu com os olhos para fora.
A sua avaliação:
Maria luiza
a minha gata parece que esta com infecçao de urina ela esta urinando sangue oque ela tem
Luísa Savala
Oi Maria Luiza! Nosso artigo sobre sangue na urina de gato, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-urinando-sangue-o-que-pode-ser-20933.html
De qualquer maneira, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marta Cabral
A minha gatinha tinha a mesma coisa, quando isso acontece pode ser que ela tenha pedra no rim, areias e infeção urinária, o aconselhado é ir no veterinário e ele dará o tratamento adequado pra gatinha. A minha já está melhor. Espero que tenha ajudado.
Alessandra Ferreira Lessa
A minha gatinha tmb teve apenas um filhote , vai fazer 2 meses e a barriga dela está grande ainda estou preocupada.
Adriana
Minha gata teve só um filhote nasceu morto ai ela c lambari toda mas fico ofegante um poko depois paro será q ainda tem filhote na barriga dela..ela ainda ta enchada mas ela ta super bem comendo bebendo água suas fezes e xixi normal...será q ainda tem filhote pra nascer?
ines
aconteceu o mesmo com a minha gatinha e tenho a mesma duvida
A sua avaliação:
Waleska
Minha gatinha teve dois filhotes uma fêmea e um macho eles tem 7 dias de vida. Estou preocupada com o macho, ele está bem magrinho e a fêmea uma bolotinha o que eu poderia fazer para ajudar o gatinho engordar e sobreviver .Peguei ele e só sentir os ossinhos .me respode por favor.
Luísa Savala
Oi Wasleska! Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-gato-recem-nascido-21489.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alice
Boa tarde minha gatinha só teve um filhote no dia 23/10/18 hoje já se passou 4 dias e a barriga dela continua inchada. Será que tem mais filhotes? Ela está normal se alimentando fazendo xixi e fezes normal só estou preocupada com a barriga dela. Me responde por favor.
Sil
Então queria saber, a barriga dela desinchou ?
A gata da minha irmã teve um só e a barriga continua inchada
Andrea
Minha gata ganhou um filhote no domingo as 17 horas e até hoje terça feira não ganhou mais nenhum!
Será que tem mais pra nascer ?
Luísa Savala
Oi Andrea! Em princípio não existem filhotes para nascer. Se tivesse ocorrido algum problema no parto, a gatinha teria sintomas. Ela está se alimentando bem? Os filhotes mamam corretamente? Ela urina e defeca normalmente? Se você notar alguma mudança comportamental estranha, deve consultar um médico veterinário para descartar a possibilidade de existir alguma complicação.
Letícia Sampaio
Minha Gata só teve um filhote, isso é normal? Ela deu cria hoje as 06:20 da manhã.. E gostaria de saber quando posso verfumigar a mãe, pois na verdade não sabia que ela estava prenha.. soube a uma semana. Estou preocupada pois nunca vi algum assim...
Sofia
O filhote de gato poderá se sentir solitário com a ausência de irmãos pra brincar ? Minha gata deu cria a dois filhotes , mas infelizmente um deles morreu , o outro já está com 4 semanas , ele crescerá brincando normalmente apenas com a presença da mãe ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sofia! Sim, ele pode crescer saudável e aprender todos os comportamentos naturais com a mãe.
A sua avaliação:
Rafael
Apareceu uma gatinha aqui em casa muito arisca por sinal ela teve quatro gatinhos mas a barriga dela continua inchada é normal
nicoly
minha gata sente dores nao sabemos aonde é, é normal ela teve filhotes ontem quatro filhotes .to preocupada
Teresa
A minha gata teve hoje apenas uma cria ...e está muito irrequieta penso que não esta a amamentar a cria pois sai muitas vezes do seu canto mia muito quer atenção ... quando nos dirigimos a ela ela levanos ja junto da sua cria mas não veijo muito afecto com a sua cria e querer a nossa atenção ... se saimos de lá ela volta conosco e mia até que voltemos com ela
1 de 4
A minha gata só teve um filhote, é normal?