Partilhar

A minha gata só teve um filhote, é normal?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
A minha gata só teve um filhote, é normal?

Ver fichas de  Gatos

Se decidiu fazer criação com a nossa gata e ela só teve um gatinho é normal que você se preocupe, uma vez que regra geral os gatos são conhecidos por se reproduzirem de forma desenfreada, é esse o seu caso?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre os principais motivos que dão resposta à pergunta: a minha gata só teve um filhote, é normal? Na verdade é mais comum do que possa pensar.

Continue lendo e descubra as razões desta situação assim como alguns fatores que podem ajudar a que isso não aconteça.

 

Causas prováveis de ter apenas um filhote

Tal como acontece com outros mamíferos alguns fatores influenciam durante a gravidez: a idade, um bom estado de saúde físico, os espermatozoides, a alimentação e o número de vezes de acasalamento bem sucedido podem ser alguns exemplos disso. Seja qual for o motivo pelo qual tenha tido apenas um filhote, não é algo grave, acontece muitas vezes.

Devemos ter em conta que a gravidez é um estado muito delicado em qualquer animal, é muito importante que fixar uma idade mínima para começar a fazer criação assim como procurar dar-lhe bem-estar, tranquilidade e uma boa alimentação.

A minha gata só teve um filhote, é normal? - Causas prováveis de ter apenas um filhote

Idade da gata

Evidentemente, quem melhor pode aconselhar você sobre esta circunstância é o veterinário, apenas ele pode descartar os sintomas de alguma doença no felino assim como dar-lhe alguns conselhos para isso.

A minha gata só teve um filhote, é normal? - Idade da gata

Outras opções

Provavelmente já sabe que existem refúgios para gatos na sua comunidade ou país. Se você é apaixonado por gatos ou está procurando aumentar a família, porque não recorre a estas instituições?

Deve saber que fazer criação de gatos não é aconselhável nem solidário. Enquanto a sua gata sofre desconfortos durante a gravide existem milhões de pequenos gatinhos que desejam alguém que os adote que que cuide deles, essa pessoa pode ser você.

Sabemos que é bonito ter um descendente do nosso tão amado pet, pensamos que vamos ter um pedacinho dele no novo gatinho, mas a verdade é que estamos retirando a oportunidade de fazermos feliz outro gatinho que pode ter sido abandonado.

A minha gata só teve um filhote, é normal? - Outras opções

Se deseja ler mais artigos parecidos a A minha gata só teve um filhote, é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre A minha gata só teve um filhote, é normal?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
45 comentários
Pamella
minha gata so teve um filhote e ja passou um dia e ela ainda continua ofegante.. pode ter mais filhotes na barriga dela ?
Luísa Savala
Oi Pamella! Temos um artigo sobre 4 complicações no parto de uma gata que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/4-complicacoes-no-parto-de-gatos-22821.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sara aparecida soares
Minha gata criou apenas um gatinho...
Não consegui doar e fiquei com ele..
Ele já está com 5 meses ..
E minha gata não suporta mas ver ele..
Não pode nem passar perto ,alguém sabe me dizer oque pode ter acontecido?
Luísa Savala
Oi Sara! Confira nosso artigo sobre porque sua gata rejeita os filhotes: https://www.peritoanimal.com.br/porque-minha-gata-rejeita-seus-filhotes-21441.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especialista em comportamento felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ROSANGELA SILVA
Olá Boa noite .minha gata começou o trabalho de parto cerca de 14 :30 da tarde E só as 16hs o gatinho nasceu.mas nasceu morto ela teve 2 mortos. E provável que os outros nasçam mortos tbm ?
Janaina De Oliveira Lima
Minha gatinha teve um único filhote que nasceu com os olhos para fora.
A sua avaliação:
Maria luiza
a minha gata parece que esta com infecçao de urina ela esta urinando sangue oque ela tem
Luísa Savala
Oi Maria Luiza! Nosso artigo sobre sangue na urina de gato, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-urinando-sangue-o-que-pode-ser-20933.html
De qualquer maneira, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alessandra Ferreira Lessa
A minha gatinha tmb teve apenas um filhote , vai fazer 2 meses e a barriga dela está grande ainda estou preocupada.
Adriana
Minha gata teve só um filhote nasceu morto ai ela c lambari toda mas fico ofegante um poko depois paro será q ainda tem filhote na barriga dela..ela ainda ta enchada mas ela ta super bem comendo bebendo água suas fezes e xixi normal...será q ainda tem filhote pra nascer?
ines
aconteceu o mesmo com a minha gatinha e tenho a mesma duvida
A sua avaliação:
Waleska
Minha gatinha teve dois filhotes uma fêmea e um macho eles tem 7 dias de vida. Estou preocupada com o macho, ele está bem magrinho e a fêmea uma bolotinha o que eu poderia fazer para ajudar o gatinho engordar e sobreviver .Peguei ele e só sentir os ossinhos .me respode por favor.
Luísa Savala
Oi Wasleska! Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-gato-recem-nascido-21489.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alice
Boa tarde minha gatinha só teve um filhote no dia 23/10/18 hoje já se passou 4 dias e a barriga dela continua inchada. Será que tem mais filhotes? Ela está normal se alimentando fazendo xixi e fezes normal só estou preocupada com a barriga dela. Me responde por favor.
Andrea
Minha gata ganhou um filhote no domingo as 17 horas e até hoje terça feira não ganhou mais nenhum!
Será que tem mais pra nascer ?
Luísa Savala
Oi Andrea! Em princípio não existem filhotes para nascer. Se tivesse ocorrido algum problema no parto, a gatinha teria sintomas. Ela está se alimentando bem? Os filhotes mamam corretamente? Ela urina e defeca normalmente? Se você notar alguma mudança comportamental estranha, deve consultar um médico veterinário para descartar a possibilidade de existir alguma complicação.

A minha gata só teve um filhote, é normal?
1 de 4
A minha gata só teve um filhote, é normal?

Voltar ao topo da página