Partilhar

Gestação de gatas

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 julho 2017
Gestação de gatas

Ver fichas de  Gatos

As gatas são excelentes mães e criadoras. Regra geral, dão à luz e criam os seus filhotes sem problemas. Antes do primeiro ano de idade têm o seu primeiro cio e podem engravidar se estiverem com um macho. Se não esterilizou a sua gata, embora seja uma gata de casa, é provável que alguma vez que fugir de casa fique prenha. Em cada gestação as gatas podem ter entre 1 a 6 filhotes e podem ter mais de um parto por ano.

Ter uma ninhada em casa pode ser muito gratificante e bonito mas também devemos pensar na quantidade de animais abandonados, pelo que deve ser uma decisão tomada com responsabilidade. Se é a sua primeira gata ou se nunca cuidou de filhotes de gatos, este artigo vai ajudá-lo a saber um pouco mais sobre a gestação das gatas.

Se suspeita que a sua gata está prenha, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde aprenderá tudo aquilo que é relacionado com a gestação e o nascimento de filhotes.

Também lhe pode interessar: A gestação da cadela semana a semana

O cio na gata

Tradicionalmente o cio das gatas ocorria em função das estações e das horas de luz do dia. No entanto, nos dias de hoje as gatas domésticas podem ter o cio praticamente durante todo o ano. O primeiro cio de uma gata costuma aparecer entre os 6 e os 9 meses de idade, dependendo de cada gata.

Durante o cio as gatas ficam inquietas, miam mais forte que o normal e podem esfregar a sua barriga contra o solo inclinando o seu quadril para cima. É nestes dias que atrairá os machos da zona e tentará sair de casa para se encontrar com eles. É nesses encontros românticos que ouvimos a gritaria típica de gatos cruzando.

Se não quer que a sua gata fique prenha deve evitar que saia de casa durante estes dias, mas tenha consciência que miará durante dia e noite até que o cio passe. Deve ter paciência e esperar uns dias. Descubra mais informação sobre o cio dos gatos no nosso artigo.

Caso não queira que a sua gata tenha filhotes considere a esterilização. Durante os cios a gata sofre, especialmente se não ocorrer a cópula. Se quer saber mais sobre o tema leia o nosso artigo sobre os benefícios de castrar um gato.

Gestação de gatas - O cio na gata

Fases da gestação

A gravidez nas gatas dura aproximadamente 2 meses. Dependendo de cada gata pode variar entre os 60 e os 67 dias. Muitas vezes não vamos saber com exatidão quando concebeu por isso a partir do dia 60 devemos esperar o parto:

  • 10 dias: Nos primeiros 10 dias podem aparecer náuseas e vômitos.
  • 4ª semana: A partir deste momento, a barriga da gata já se começa a notar. Os embriões têm um mês e medem cerca de 5 centímetros de comprimento e uns 7 ou 8 gramas de peso. Nos dias e semanas seguintes aumentarão de forma considerável o seu tamanho. Os seios incham e ficam mais rosados, preparando-se para a lactação.
  • 5ª semana: A gata pode começar a ter dores e incômodos. Podem ocorrer náuseas pelas mudanças produzidas no seu corpo devido às hormonas da gestação.
  • 7ª e 8ª semana: É a fase final da gravidez. A gata aumentou notavelmente de peso e podem-se notar os movimentos dos filhotes na sua barriga.
  • Dias 60-67: Durante estes dias é quando o parto vai acontecer. Se a gravidez se estender mais de 67 dias consulte o seu veterinário. É recomendável tocar e acariciar a sua barriga com suavidade para notar o movimento dos filhotes. Se o parto não ocorrer e não observar movimentos podem existir complicações.
Gestação de gatas - Fases da gestação

Como saber se a minha gata está grávida?

Nas primeiras fases da gravidez pode ser difícil de detetar. Além disso, nem todas as gatas são iguais, algumas passam a gravidez com normalidade e outras mostram mudanças de comportamento mais evidentes.

Devemos estar atentos às mudanças no comportamento, que nos podem indicar o novo estado:

  • Perda de apetite: Come em quantidades mais pequenas, pode pedir-lhe comida e depois apenas prová-lo, inclusive a sua favorita. É algo normal e em uma questão de dias comerá com normalidade.
  • Dorme durante mais horas: Fica mais apática, sem vontade de brincar. Irá notar isso se conviver com mais gatos, tentará ficar sozinha e descansar.
  • Fica mais carinhosa e caseira: Depois do encontro com o macho é frequente que a gata não queira sair de casa. É um sinal de que ocorreu a cópula, pois como se lembrará durante o cio a sua prioridade é sair para se encontrar com um macho. Pedirá mais carícias e estará mais mimosa que o normal.
  • Pode ficar mais rabugenta: Pode também acontecer a situação contrária, a sua gata pode ficar mais mal-humorada e não quer se relacionar. Gatas não caseiras ou que entrem e saiam com liberdade de casa podem mostrar-se menos carinhosas que antes. Depende totalmente da personalidade da gata e da sua relação com o seu dono.

A partir da quarta semana de gravidez poderá notar as mudanças físicas causadas pela gravidez:

  • Começa a notar-se a barriga saliente.
  • Os seios ficam inflamados, tornam-se maiores e adquirem um tom mais rosa que o habitual. É um sinal de que se estão preparando para dar leite. Ao passar as semanas notará como as mamas se enchem de leite e aumentam o seu tamanho.
Gestação de gatas - Como saber se a minha gata está grávida?

Preparando-se para o parto

O momento de dar à luz ocorrerá a partir do dia 60 da gravidez mas como muitas vezes é difícil determinar o momento é importante estar preparado. Recomendamos consultar o veterinário para fazer uma ecografia à gata gestante. Isso irá ajudar-nos a saber quantos filhotes estão a caminho, se podem haver complicações no parto, etc.

Prepare o ninho

Para dar à luz, as gatas costumam procurar lugares isolados, quentes, tranquilos e com pouca luz. Se em sua casa tem um sótão ou garagem é possível que a gata escolha algum canto para dar à luz. Regra geral, procuram um lugar que gostem, deve observá-la e escolher um lugar tranquilo, longe de onde possam passar pessoas e onde a gata passe os primeiros dias após o parto o mais tranquila possível. Alguns conselhos:

  • Prepare uma caixa de papelão ou cama com mantas ou roupas. Tenha em conta que se manchará com sangue e fluídos, por isso é melhor que não seja a cama onde costuma dormir.
  • Nesse local a gata deve contar com água e comida. Se a caixa de areia estiver muito longe, leva-a até esse local nos primeiros dias. Muitas gatas não querem se separar dos seus filhotes, especialmente se houver muitas pessoas em casa.
  • O ideal é que você tenha um lugar preparado para o momento de dar à luz e para os primeiros dias e depois possa levá-los para outro lugar. Tenha em conta que os filhotes nascem com os olhos fechados, pelo que não deve expô-los a fontes de luz. É melhor permanecerem em lugares pouco iluminados até que tenham aberto os seus olhos. Nos primeiros momentos evite também tirar fotos com flash de muito perto, atos como esse podem danificar os seus olhos nos primeiros dias de vida.
Gestação de gatas - Preparando-se para o parto

Sintomas de que o momento chegou

Existem vários indícios que lhe podem indicar que a sua gata dará à luz nas próximas horas:

  • Mudanças de comportamento: A gata fica inquieta, deita-se e levanta-se com frequência. Lambe os genitais e muda de posição como se não estivesse bem.
  • Jejum: Horas antes do parte não irá comer. Assim evitará os vômitos durante as contrações.
  • Avisa-o: Muitas gatas quando se aproxima o momento procuram o seu dono e miam chamando a sua atenção. Pode ser que queira que vá com ela ao lugar escolhido para dar à luz. Depende da relação que tiver com a sua gata, em outros casos irá se retirar sozinha, sem avisar. Deve respeitá-la, especialmente se for o seu primeiro parto.
  • Contrações: As contrações irão se repetir a cada poucos minutos. Observam-se pequenos espasmos na barriga da gata.
  • Expulsão do tampão mucoso: Ocorre a expulsão de uma mucosa esbranquiçada ou amarelada pela vulva. É um sinal de que o parto é iminente.
  • Temperatura corporal inferior: A sua temperatura corporal desce antes do parto para abaixo dos 39ºC.
Gestação de gatas - Sintomas de que o momento chegou

O parto

As gatas costumam ter os seus filhotes sem dificuldades. Depois da expulsão do tampão mucoso podem passar minutos ou horas antes de sair o primeiro filhote. No entanto, não será de mais preparar o telefone do veterinário de emergência caso tenha decidido que vai dar à luz em casa. Você deverá também saber o que fazer para ajudar a gata a parir.

A mãe ajuda os filhotes a sair, lambe-os e elimina os restos de sangue e placenta. Com os dentes corta o cordão umbilical de cada filhote.

Normalmente passam vários minutos entre a saída de um filhote e o seguinte, mas pode acontecer saírem todos seguidos. Neste caso e se observar que a mãe está muito cansada e não pode responsabilizar-se de todos os filhotes, pode ajudá-la. Com uma toalha úmida limpe o filhote com suaves carícias. É melhor que a mãe lhes corte o cordão mas se não for assim pode fazê-lo atando dois cordões em dois pontos do cordão umbilical, separados do ventre do filhote, e cortando com cuidado com uma tesoura desinfetada.

Depois de terem saído todos os filhotes, a gata expulsará a placenta. Se isso não acontecer pode provocar-lhe uma infecção. Quando a expulsar, a gata irá comê-a, é algo normal e além disso trás muitos mais nutrientes depois do parto.

Por vezes uma gata pode demorar uma noite toda a dar à luz todos os seus filhotes. Podem passar horas entre um e outro. É melhor que a deixe tranquila durante essas horas e de vez em quando pode supervisionar para ver se está tudo bem.

Se após a noite ou dia todo vir que ainda tem algum filhote lá dentro, mas parece que já acabou de dar à luz vá com ela ao veterinário. Por vezes podem dar à luz filhotes mortos e podem demorar a expulsá-los.

Gestação de gatas - O parto

Os filhotes

Quando os filhotes nascerem irão procurar os seios da sua mãe para a sua primeira comida. Se estiver presente pode aproximá-los para mamarem. É melhor que nestas primeiras horas não pegue nos filhotes, tire fotos ou mexa neles. Terá tempo de brincar com eles quando foram maiores, pense que a gata poderia recusá-los.

As primeiras refeições são muito importantes, pois a fêmea nos dias seguintes ao parto produz o colostro, um leite especial cheio de nutrientes e anticorpos que irão proteger os filhotes.

Muitas gatas podem ficar rabugentas se alguma pessoa tocar nos seus filhotes. Consigo, o seu companheiro humano é normal que se sinta cômodo mas é melhor que pessoas de visita ou que não conhecem a gata, não peguem ou entrem no espaço da gata durante os primeiros dias.

A relação que tiver com a sua gata ficará reforçada durante estes dias. As gatas são excelentes mães e poderá desfrutar dele e dos filhotes em poucos dias.

Os filhotes ao nascer não podem ver ou ouvir, são muito delicados e não se afastarão da sua mãe e seus irmãos para manter o calor. A partir da primeira semana de vida ou semana e meia começarão a abrir os seus olhos. A sua vista irá melhorando pouco a pouco e às 10 semanas já conseguirá ver perfeitamente.

A gata irá se responsabilizar pelo cuidado dos filhotes, você deverá apenas confirmar que está tudo bem. Em poucas semanas terá os seus filhotes correndo pela casa e começarão o desmame a partir das 3 semanas de vida.

Gestação de gatas - Os filhotes

Cuidados especiais da mãe

Alimentação

Durante a gravidez as gatas devem manter uma dieta equilibrada idêntica ao resto do ano mas aumentando uns 25-35% a sua quantidade especialmente a partir da metade da gravidez. Existem rações específicas para gatas gestantes que lhe darão os nutrientes necessários. É recomendável que disponha sempre de comida pois em determinadas fases da gravidez costumam comer pouco ou vomitar.

Durante o período de lactação o valor de calorias, proteínas e cálcio deve ser maior. As gatas armazenam uma quantidade de gordura que será utilizada após o parto para amamentar os seus filhotes. Durante este período pode dar-lhe complementos vitamínicos. Consulte o seu veterinário para saber qual é o melhor.

O desmame ocorrerá umas 3 semanas depois do nascimento dos filhotes.

Desparasitação

A desparasitação é muito importante durante toda a vida da sua gata mas especialmente durante a gravidez. Deve certificar-se que a sua gata está livre de parasitas tanto internos como externos. Se não for assim, podem ocorrer complicações durante a gravidez e o contágio dos filhotes ao nascer. Em um gato bebê os parasitas internos podem ser muito perigosos para a sua saúde.

Se quer saber mais sobre o tema, consulte o nosso artigo sobre a desparasitação em gatos e descubra como proteger o seu gato dos parasitas.

Gestação de gatas - Cuidados especiais da mãe

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gestação de gatas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre Gestação de gatas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
34 comentários
Weverton
Olá, adotei uma gata já grávida, já tem uma semana que ela pariu, até então estava tudo bem, comendo, bebendo água normalmente, e de repente ela deixou de comer, mal bebe água, está atípica, triste. O que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Weverton! Temos um artigo sobre gato triste e sem fome que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-e-esta-triste-causas-e-solucoes-22960.html
De qualquer forma, é fundamental que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cleria
Minha gata é cega e é a primeira gestação. Ela consegue fazer o parto sozinha ou vai precisar de ajuda?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cleria! Não conseguimos dizer com precisão se ela vai ou não precisar de ajuda. No entanto, recomendamos que você preste bastante atenção na sua gatinha e, caso ela precise, você possa ajudar.
Para saber como ajudar gato a parir, confira nosso artigo com algumas informações muito úteis: https://www.peritoanimal.com.br/como-ajudar-gato-a-parir-21951.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Laís
Minha gata e muito atípica,eu tinha feito um ninho porém ela subiu na minha cama e me avisou dps de me avisar ficou andando pelo quarto e eles começaram q sair e quanto ela andava e eu tive que por no tapete pq tava muito frio,mas morri de medo porém peguei com cuidado ela não rejeitou e dps precisou vir com eles pra minha cama pra poder dormir
A sua avaliação:
Maiara
Oi minha gata é persa primeira gravidez teve 6 filhotes segunda 4 e agora a terceira 3 filhotes...É normal?As gestação que ela teve foi 1 vez por ano....
A sua avaliação:
Isabely
Minha gata ta comendo muito ela ta comendo té comida de humano e ela paresse ta prenha e ela ta me chamando muito e pedindo toda hora comida temnalgo de errado com ela??
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabely! Sem ver a sua gata não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Deise
Hoje dia 16/01/19 com esse calor insuportável....quero saber se posso dar banho na minha gata que está próximo de dar cria? Para que ela não sinta tanto calor.?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Deise! O melhor será limpar a gatinha com uma toalha humedecida com água fresca (não gelada) ou a sua própria mão molhada nas suas costas e cabeça. Assim, a água agirá como se fosse a sua própria saliva e a evaporação no seu corpo a ajudará a se sentir revigorada.
Carlos Eduardo
Minha gata está na época de dar a luz. Mas hj ela estava soltando um líquido escuro. O que pode ser?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carlos! O mais indicado é buscar ajuda um médico veterinário o quanto antes.
Juliana
Minha gatinha pariu ontem de manhã deu dois filhotes mas coloquei a mão na barriga dela e sinto q tem mais filhotes ali como posso saber si tem si tão vivos e si isso é normal me ajudem tô com medo de perder lá
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Juliana! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
Lais
Por favor a minha gata filhote era muito nova e ficou gravida,tem risco da mãe morrer no parto dos filhotes ...
Raquel Fernandes
Minha gata pariu ontem por volta das 12h30, correu td bem, filhotes (6) e mamãe estão bem, mas hj minha gata está tendo pequenos sangramentos gotinhas, isso é normal???

Gestação de gatas
1 de 9
Gestação de gatas

Voltar ao topo da página