Partilhar
Partilhar em:

Como saber se um gato é surdo?

Como saber se um gato é surdo?

Ver fichas de  Gatos

Se o seu gato não reage nunca a ruídos fortes, não vem quando abre uma lata na cozinha ou nunca vêm receber você quando chega a casa, pode ser que tenha problemas de audição.

Os gatos são animais inteligentes e que sabem adaptar-se a diferentes situações, por isso se não ouvem bem, tentam compensar com o resto dos sentidos. Isto junto com o seu conhecido caráter independente torna mais difícil detectar se um gato é surdo ou se simplesmente está ignorando você.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre como saber se um é surdo se lhe parece que o seu amiguinho tem problemas de audição. No entanto, diante de qualquer indício de surdez, deverá levá-lo ao veterinário para que o examine.

Também lhe pode interessar: Como saber se um gato está desidratado

Causas da surdes nos gatos

Existem diversos motivos pelos quais um gato pode ficar surdo embora o mais habitual seja que aconteça com a idade em gatos com mais de 10 anos. A perda auditiva, se não é de nascença, pode ser temporária ou permanente.

A surdez temporal pode ser causada por uma infecção devido a bactérias, fungos ou parasitas. Também pode ser que tenha um tampão de cera ou que tenha entrado algum corpo estranho no ouvido. Se o problema for tratado a tempo não deverão existir complicações e o seu gato recuperará a audição quando estiver curado.

A surdez permanente acontece quando existe problemas no ouvido médio e interno do gato, como por exemplo uma infecção, e não são tratados a tempo ou então porque sofreram lesões graves. Além disso, os problemas neurológicos ou os quistos no ouvido podem diminuir ou eliminar completamente a audição.

Por outro lado, existem gatos que nascem surdos devido ao denominado gene da surdez, o alelo-w. Este gene predomina nos gatos brancos de olhos claros, embora isso não signifique que todos os gatos desta cor sejam surdos.

Sintomas de surdez em gatos

Às vezes é complicado descobrir se um gato é surdo uma vez que são animais muito independentes e, por vezes, não respondem quando os chama simplesmente porque não lhes apetece. Além disso adaptam-se muito bem ao meio ambiente, por isso compensam a sua falta de audição com outros sentidos.

O mais comum é que um gato surdo não reaja nunca a estímulos auditivos e que apenas o faça quando lhe tocar.

Um sintoma da surdez nos gatos é o volume dos miados, ao não escutarem não sabem controlá-lo e costumam miar muito alto. Além disso, por vezes tropeçam um pouco ao caminhar, isto porque ao terem o ouvido afetado podem ter problemas de equilíbrio. Este problema pode vir acompanhado de vômitos.

Truques para saber se um gato é surdo

Se quer saber se um gato é surdo, aqui tem alguns métodos simples que pode utilizar para descobrir se tem pouca audição ou se simplesmente é um pouco mais independente.

  • Se chega a casa e não aparece. Embora sejam animais independentes, normalmente, quando o seu dono chega a casa costumam vir recebê-lo. Se nunca aparece pode ser porque não o ouve chegar.
  • Bata palmas quando estiver dormindo. Quando dorme, aproxime-se e comece a bater palmas bem forte. O normal seria que acordasse sobressaltado ao ouvir ruídos fortes, mas se permanece imóvel por ser que tenha problemas de audição.
  • Experimente o aspirador. Geralmente os gatos costumam assustar-se muito com este eletrodoméstico, no entanto, os que são surdos e não ouvem o seu forte ruído gostam de brincar com ele.
  • Se abrir uma lata de comida e ele não aparece. Normalmente, os gatos costumam vir ter com o dono sempre que abre uma lata. Experimente fazê-lo em um lugar onde não o veja e se não vier nunca pode ser que não ouça nada.
  • Verifique se só ouve de um ouvido. É um pouco mais complicado averiguar se o seu gato é surdo apenas de um ouvido, mas se observar os movimentos da sua cabeça quando tenta escutar alguma coisa pode ser que o descubra. Se só ouve de um lado, o seu amiguinho irá mover a cabeça de forma que seja o ouvido bom o que receba os sons, descobrindo assim de onde vêm.
  • Faça barulho quando estiver distraído. Inclusivamente os gatos mais relaxados reagem quando escutam algum barulho para saber o que está acontecendo.
  • Pise com força à sua volta. Todos os gatos deveriam reagir a algum dos pontos anteriores mas se só o fazem quando caminha com força à sua volta, pode ser que apenas reajam pelas vibrações que sentem no chão e não pelo som. Neste caso é possível que o seu gato seja surdo.

Lembre-se que diante de qualquer dúvida sobre a audição do seu gato deve recorrer ao veterinário. Aí podem diagnosticar a surdez, caso a tenha, e já lhe dirão as causas e o possível tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se um gato é surdo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como saber se um gato é surdo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se um gato é surdo?
1 de 4
Como saber se um gato é surdo?