Outros problemas de saúde

Como saber se um gato é surdo?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 31 agosto 2023
Como saber se um gato é surdo?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se o seu gato não reage nunca a ruídos fortes, não vem quando abre uma lata na cozinha ou nunca vêm receber você quando chega a casa, pode ser que tenha problemas de audição.

Os gatos são animais inteligentes e que sabem adaptar-se a diferentes situações, por isso se não ouvem bem, tentam compensar com o resto dos sentidos. Isto junto com o seu conhecido caráter independente torna mais difícil detectar se um gato é surdo ou se simplesmente está ignorando você.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre como saber se um gato é surdo. Saiba que, diante de qualquer indício de surdez, você deverá levá-lo ao veterinário para que o examine.

Também lhe pode interessar: Como saber se um gato está desidratado

Índice

  1. Causas da surdez nos gatos
  2. Todos os gatos brancos são surdos?
  3. 8 sintomas de um gato surdo
  4. Mais dicas para identificar um gato surdo
  5. Como tratar um gato surdo

Causas da surdez nos gatos

Existem diversos motivos pelos quais um gato pode ficar surdo embora o mais habitual seja que aconteça devido à idade em gatos com mais de 10 anos. A perda auditiva, se não é de nascença, pode ser temporária ou permanente.

A surdez temporal pode ser causada por uma infecção devido a bactérias, fungos ou parasitas. Também pode ser que tenha um tampão de cera ou que tenha entrado algum corpo estranho no ouvido. Se o problema for tratado a tempo não deverão existir complicações e o seu gato recuperará a audição quando estiver curado.

A surdez permanente acontece quando existe problemas no ouvido médio e interno do gato, como por exemplo uma infecção, e não são tratados a tempo ou então porque sofreram lesões graves. Além disso, os problemas neurológicos ou os quistos no ouvido podem diminuir ou eliminar completamente a audição.

Por outro lado, existem gatos que nascem surdos devido ao denominado gene da surdez, o alelo-w. Este gene predomina nos gatos brancos de olhos claros, embora isso não signifique que todos os gatos desta cor sejam surdos.

Como saber se um gato é surdo? - Causas da surdez nos gatos

Todos os gatos brancos são surdos?

Nem todos os gatos brancos são surdos, embora seja verdade que muitos dos felinos brancos com olhos azuis costumam desenvolver surdez devido à sua genética. O gene dominante W, por sua vez, possui alelos que podem influenciar a surdez dos gatos brancos, sendo o branco puro, que resulta da união de dois membros com o mesmo conjunto genético (homozigoto), o mais suscetível (WW).

Conheça os cuidados necessários com os gatos brancos neste outro artigo.

Como saber se um gato é surdo? - Todos os gatos brancos são surdos?

8 sintomas de um gato surdo

Às vezes é complicado descobrir se um gato é surdo uma vez que são animais muito independentes e, por vezes, não respondem quando os chamam simplesmente porque não lhes apetece. Além disso adaptam-se muito bem ao meio ambiente, por isso compensam a sua falta de audição com outros sentidos. O mais comum é que um gato surdo não reaja nunca a estímulos auditivos e que apenas o faça quando quiser.

Um sintoma da surdez nos gatos é o volume dos miados, ao não escutarem não sabem controlá-lo e costumam miar muito alto. Além disso, muitas vezes tropeçam um pouco ao caminhar, isto porque ao terem o ouvido afetado podem ter problemas de equilíbrio. Este problema pode vir acompanhado de vômitos. Aqui listamos os principais sintomas de um gato surdo:

  1. Falta de reação a sons: Um gato surdo não responderá aos sons do ambiente, como chamadas, batidas ou sons altos.
  2. Miados muito altos: Gatos surdos muitas vezes fazem vocalizações mais altas do que gatos ouvintes, possivelmente porque não conseguem ouvir sua própria voz.
  3. Susto fácil: Gatos surdos podem se assustar com facilidade, pois não conseguem ouvir ruídos que se aproximam, como passos de pessoas ou outros animais.
  4. Dificuldade em se comunicar com outros gatos: Como os gatos usam vocalizações para se comunicar, um gato surdo pode ter problemas para se comunicar com outros gatos e entender os sinais sonoros.
  5. Dormir profundamente: Gatos surdos muitas vezes dormem mais profundamente, já que não são perturbados por ruídos do ambiente.
  6. Aparência desatenta: Um gato surdo pode parecer desatento às vezes, pois não reage aos sons que normalmente atrairiam a atenção de um gato ouvinte.
  7. Foco visual: Gatos surdos tendem a depender mais do sentido da visão para perceber o ambiente e se comunicar.
  8. Dificuldade em localizar a fonte de sons: Um gato surdo pode ter dificuldade em localizar de onde um som está vindo, já que não consegue ouvir a direção do som.

É importante observar o comportamento do gato e, se você suspeitar que ele possa estar surdo, é aconselhável consultar um veterinário para um diagnóstico adequado.

Mais dicas para identificar um gato surdo

Se você quer saber se um gato é surdo, aqui deixamos mais alguns métodos simples que você pode utilizar para descobrir se o felino tem pouca audição ou se simplesmente é um pouco mais independente.

  • Se você chega em casa e não aparece. Embora sejam animais independentes, normalmente, quando o seu dono chega a casa costumam vir recebê-lo. Se nunca aparece pode ser porque não o ouve chegar.
  • Experimente o aspirador. Geralmente os gatos costumam assustar-se muito com este eletrodoméstico, no entanto, os que são surdos e não ouvem o seu forte ruído gostam de brincar com ele.
  • Se abrir uma lata de comida e ele não aparece. Normalmente, os gatos costumam vir ter com o dono sempre que abre uma lata. Experimente fazê-lo em um lugar onde não o veja e se não vier nunca pode ser que não ouça nada.
  • Verifique se só ouve de um ouvido. É um pouco mais complicado averiguar se o seu gato é surdo apenas de um ouvido, mas se observar os movimentos da sua cabeça quando tenta escutar alguma coisa pode ser que o descubra. Se só ouve de um lado, o seu amiguinho irá mover a cabeça de forma que seja o ouvido bom o que receba os sons, descobrindo assim de onde vêm.
  • Faça barulho quando estiver distraído. Inclusivamente os gatos mais relaxados reagem quando escutam algum barulho para saber o que está acontecendo.
  • Pise com força à sua volta. Todos os gatos deveriam reagir a algum dos pontos anteriores mas se só o fazem quando caminha com força à sua volta, pode ser que apenas reajam pelas vibrações que sentem no chão e não pelo som. Neste caso é possível que o seu gato seja surdo.

Lembre-se que diante de qualquer dúvida sobre a audição do seu gato deve recorrer ao veterinário. Aí podem diagnosticar a surdez, caso a tenha, e já lhe dirão as causas e o possível tratamento.

Saiba como cuidar de um gato surdo neste outro artigo.

Como saber se um gato é surdo? - Mais dicas para identificar um gato surdo

Como tratar um gato surdo

Se falarmos sobre tratamento médico, é importante destacar que apenas gatos com surdez temporária podem recuperar a audição. Para isso, é necessário consultar um veterinário para identificar a causa da perda auditiva e iniciar o tratamento adequado. Se o gato sofre de surdez permanente, os danos são irreversíveis.

Agora, no que se refere aos cuidados de um gato surdo em casa, é essencial ter paciência, pois o animal precisa se adaptar à sua nova condição. Para melhorar sua qualidade de vida, deixaremos de usar palavras e sons como meios de comunicação e passaremos a usar gestos, através dos quais também podemos educar um gato surdo sem problemas. Para isso, escolheremos gestos curtos e claros e os relacionaremos com situações, fazendo as repetições necessárias e recompensando o animal sempre que ele responder adequadamente. Jamais devemos gritar com o gato ou puni-lo, devemos lembrar que ele não ouve e isso apenas causará confusão, medo e rejeição.

Agora que você sabe tudo sobre gatos surdos e viu diversas dicas e sintomas da surdez em felinos, não perca este outro artigo no qual falamos sobre os sintomas da velhice em gatos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se um gato é surdo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
carla lutz
tenho 3 gatos brancos
um diferente do outro,mas um gatinho meu de olhos azul nota se q ele é surdo... não reagem a nenhum estimulo...
1 de 4
Como saber se um gato é surdo?