menu
Partilhar

Alimentação do cachorro de acordo com a idade

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 22 outubro 2021
Alimentação do cachorro de acordo com a idade

Ver fichas de  Cachorros

A alimentação dos cachorros é diferente para cada etapa da vida. Por isso, a ração para cachorros e outras comidas industrializadas são formuladas de acordo com essas fases. Isso ocorre porque cada uma delas tem necessidades nutricionais particulares e, portanto, o cachorro precisa de um tipo específico de alimento quando é filhote, adulto ou idoso.

É por isso que neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre a alimentação do cachorro de acordo com a idade. Saiba o que e como oferecer o alimento certo para os cães para garantir um desenvolvimento saudável e a manutanção do bem-estar dele.

Também lhe pode interessar: Alimentação do coelho

A alimentação de cachorros filhotes até o desmame

Iniciamos então este artigo sobre a alimentação do cachorro de acordo com a idade falando deles: os cachorros filhotes recém nascidos. Eles se alimentam exclusivamente do leite materno, o que lhes proporciona não só uma nutrição adequada, mas também as defesas imunológicas necessárias. Neste período apresentam uma taxa de crescimento muito alta, por isso precisam de um alimento rico em proteínas, cálcio e gorduras, além de se alimentar com frequência.

Entre a sexta e a oitava semana de vida, os filhotes também começam a se alimentar de comida macia, em forma de papinha ou alimento para filhotes umedecido com água. Esse processo é conhecido como "desmame", já que param de se alimentar da teta da mãe para começar a comer comida sólida.

Por outro lado, os cachorros filhotes abandonados que não podem receber alimento diretamente da mãe deverão ser alimentados por nós, uma tarefa especialmente dura e complicada para aqueles que não tenham experiência. Descubra mais sobre como alimentar cachorros recém-nascidos.

Alimentação do cachorro de acordo com a idade - A alimentação de cachorros filhotes até o desmame

Alimentação de cachorros filhotes após o desmame

Depois da oitava semana de vida, o filhote, já bem mais desenvolvido, está desmamado e se alimenta com comida sólida. A partir deste momento até o cachorro se tornar adulto, o crescimento é muito rápido e as atividades físicas muito intensas e frequentes, por isso o filhote precisa de um alimento rico em proteínas e gorduras.

Evidentemente, as necessidades específicas de nutrientes dependerão das condições particulares de cada filhote, o ambiente em que vive e a quantidade de atividade que realiza. No entanto, essa etapa costuma ser muito dinâmica para todos os cachorros filhotes, além de ser a etapa na qual o cachorro aumenta sua massa e volume. Devemos consultar com nosso veterinário a alimentação dessa etapa. Lembre-se que raças muito específicas, como o american bully, precisam de cálcio extra que ajude a fortalecer seus ossos, que suportarão muito peso no futuro.

Quantas vezes tem que dar comida para o cachorro filhote?

Até os 3 meses, você pode dar comida ao cachorro filhote 4 vezes por dia. Entre 3 e 6 meses, você pode alimentar seu filhote 3 vezes ao dia. Dos 6 meses até a idade adulta, você pode alimentar seu filhote 2 vezes por dia.

Lembre-se que as diferentes raças de cachorros amadurecem em diferentes idades, portanto, não há uma idade fixa para que todos os cachorros deixem de ser filhotes. Em geral, os cachorros de porte pequeno e médio são adultos por volta de um ano de idade, enquanto os cachorros de porte grande e gigantes são adultos por volta dos 18 meses de idade. Antes de mudar o tipo de alimento do seu cachorro, consulte o veterinário.

Nesta etapa da vida, o cachorro filhote deverá aprender tudo sobre socialização e primeiros comandos básicos. Confira nossos conselhos para educar cachorros neste outro artigo.

Alimentação do cachorro de acordo com a idade - Alimentação de cachorros filhotes após o desmame

Alimentação de cachorros adultos

Esta fase é conhecida como etapa de manutenção porque os cães deixam de crescer, precisando apenas manter sua massa e volume. Os cachorros adultos têm uma menor necessidade de calorias por quilogramas que os filhotes. Ou seja, não precisam de alimentos tão ricos em proteínas e gorduras, mas requerem alimentos um pouco menos energéticos.

É claro, os cães de caça, os de trabalho, os que fazem esportes caninos intensos e todos os cachorros que fazem atividades físicas intensas e prolongadas, requerem alimentos que forneçam mais calorias que os cachorros de estimação. Neste caso, é necessário conseguir um alimento mais calórico para que seu cachorro receba a energia necessária sem ter que comer muito mais.

A alimentação das cadelas durante a gestação e a lactação é um caso especial de alimentação de cachorros adultos, sobre o qual falaremos a seguir.

Alimentação do cachorro de acordo com a idade - Alimentação de cachorros adultos

Alimentação de cachorros mais velhos

Os cachorros mais velhos ou idosos precisam de dietas adequadas aos seus níveis de atividade mais baixos e que não contenham quantidades de proteínas excessivas para não danificar seus rins. As fórmulas para esses cachorros costumam ser indicadas com a palavra "Senior" no nome e frequentemente (ou deveriam) ter ingredientes que são mais fáceis de digestão. Os cachorros mais velhos se beneficiarão ao receber complementos nutricionais ou vitaminas para cachorros idosos.

Lembre-se que nem todos os cachorros são considerados mais velhos ou idosos com a mesma idade. A idade em que são considerados cães idosos geralmente varia dependendo do tamanho do cachorro. Um guia para pensar na idade em que um cão é idoso é a seguinte:

  • Raças pequenas: 12 ou mais anos de idade.
  • Raças médias: 10 anos de idade ou mais.
  • Raças grandes: 8-9 anos de idade ou mais.
  • Raças gigantes: 7 anos de idade ou mais.

É claro que esse guia é apenas uma referência geral e seu cachorro pode envelhecer antes ou depois, de acordo com seu genótipo e o ambiente em que vive, portanto, é importante que você consulte o veterinário para saber em que momento você deve mudar a alimentação de cachorro adulto pela de cachorro mais velho. Não esqueça que os cachorros mais velhos devem queimar o que consomem. Consulte as diferentes atividades para cães idosos que você pode praticar com ele.

Alimentação do cachorro de acordo com a idade - Alimentação de cachorros mais velhos

Alimentação de cadelas gestantes

A alimentação do cachorro de acordo com a idade, como você viu, varia bastante e outro fato a levar em consideração é com as cadelas gráficas. A gestação nos cachorros dura aproximadamente 9 semanas (entre 58 e 63 dias). Durante as primeiras semanas, as cadelas não precisam de uma ingestão calórica significativamente superior à de manutenção, pois os filhotes em gestação não crescem muito. No entanto, nas últimas duas ou três semanas de gestação, as necessidades energéticas da cadela aumentam muito e ela precisa de alimento com muito mais calorias metabolizáveis e alta porcentagem de proteína.

O ideal é que seja o veterinário quem lhe dirá em que momento da gestação você deve mudar o alimento da sua cadela e qual alimento específico dar a ela, de acordo com sua avaliação como especialista. Descubra mais sobre a gestação da cadela semana a semana.

Alimentação do cachorro de acordo com a idade - Alimentação de cadelas gestantes

Alimentação de cadelas durante a lactação

Nessa etapa, os filhotes estão crescendo em um ritmo acelerado e se alimentam de leite materno que a cadela deve produzir. Portanto, as demandas energéticas da cadela são muito superiores às da etapa manutenção, e até as da gestação.

A maior demanda por ingestão calórica dura até os filhotes serem desmamados, mas a maior demanda ocorre entre o parto e as quatro semanas seguintes.

Embora existam algumas marcas de comida para cachorros que possuem fórmulas para cadelas em lactação, é muito importante que o veterinário indique o alimento que deve receber a cadela e faça o acompanhamento adequado.

Agora que você conheceu a alimentação do cachorro de acordo com a idade, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre oito frutas que os cachorros podem comer:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação do cachorro de acordo com a idade, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • SOUTO, Diego de Freitas. Alimentação e nutrição de cães em diversas fases da vida. 2013. Disponível em: <https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2880>. Acesso em 18 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Alimentação do cachorro de acordo com a idade
1 de 6
Alimentação do cachorro de acordo com a idade

Voltar ao topo da página