Partilhar

Como cuidar de filhote de cachorro

Como cuidar de filhote de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Adotar um filhote de cachorro é, sem dúvidas, uma experiência emocionante. Você terá um novo membro da família em casa, com uma personalidade que você ainda não conhece e que será divertida descobrir. Ele vai esperar você chegar em casa e desfrutará de momentos inesquecíveis ao seu lado, brincando e compartilhando carinho.

Agora, antes que seu novo melhor amigo chegue em casa, você deve saber sobre como cuidar de filhote de cachorro e coisas que sãoimprescindíveis para seu bem-estar. Te explicaremos neste artigo do PeritoAnimal, não perca!

1. Cama para cachorro

Pouco antes de seu novo amigo chegar à casa e começar a cuidar do filhote de cachorro, você deve fazer uma lista com tudo o que um cachorro precisa para viver. O primeiro passo é comprar uma cama confortável para ele. Esta deve ser adequada para seu tamanho, e é aconselhável que seja macia. Junto com a cama, adquira algumas cobertas que possam ser usadas durante o inverno.

Quando a cama estiver em casa será o momento de determinar o lugar ideal para colocá-la. O melhor é que seja em um espaço que ofereça privacidade para quando quiser descansar, mas ao mesmo tempo que esteja integrado à vida da família. Coloque-a em um lugar tranquilo, longe das correntes de ar e lembre-se que desde o início é importante ensinar o cachorro a dormir na caminha dele.

Como cuidar de filhote de cachorro - 1. Cama para cachorro

2. Pote para ração e água

Um pote para ração e outro para a água são essenciais para cuidar de filhote de cachorro. No mercado eles estão disponíveis em todas as cores e formas, além de em diversos materiais, como plástico, metal ou cerâmica. Esses também deve ser escolhidos levando em consideração o tamanho do cachorro, pois não faz sentido comprar um recipiente pequeno para um cachorro de porte grande.

Os comedouros automáticos para cachorros são uma boa opção para quem passa muito tempo fora de casa, no entanto, com esses utensílios não é possível controlar a quantidade adequada de alimento, o que pode favorecer a obesidade canina. Por outro lado, também encontramos fontes de água que são muito atraentes para os cães, uma vez que lhes incentiva a beber mais água.

3. Brinquedos para cachorro

Fazer alguns jogos para brincar com seu cachorro em casa é uma atividade fundamental para o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento do filhote. Além disso, quando são jovens, os filhotes de cachorro tendem a morder devido ao crescimento dos dentes, que pode lhes provoca dor, por isso, brinquedos que ajudam a redirecionar esse comportamento para os acessórios adequados são essenciais se você quiser prevenir danos à casa.

Nas lojas de artigos para pets você encontrará todo tipo de brinquedos para o filhote morder, mas certifique-se de que são adequados para sua idade. Esses podem se apresentar em diversos materiais, desde moles até os mais rígidos, escolha o que se adaptar melhor às necessidades do seu cachorro.

Como cuidar de filhote de cachorro - 3. Brinquedos para cachorro

4. Plaquinha de identificação para cachorro

A plaquinha de identificação para cachorro é crucial para a segurança. Uma das primeiras coisas que você deve fazer é encomendar uma placa de identificação com o nome dele, seu número de telefone e seu nome, dessa forma, se ele se perder durante algum passeio, a pessoa que encontrá-lo poderá ajudar a devolvê-lo para você.

Além disso, hoje em dia existe a tecnologia do microchip, uma opção muito mais segura. Com ele será fácil localizar seu pet em caso de perda e o procedimento é indolor e seguro. Consulte o veterinário sobre esta opção.

5. Coleira para cachorro

Quando falamos de segurança, o ideal é reduzir ao máximo a possibilidade de que seu filhote se perca, e o melhor para ele é sair para passear com uma coleira para cachorro ou peitoral. No entanto, o que é melhor, peitoral ou coleira para cachorro? Geralmente o uso de peitoral é recomendado, já que costuma ser mais seguro e evita danos no pescoço caso o cachorro puxe muito a guia.

Quanto à guia, é muito aconselhável escolher uma que tenha medida entre 1 e 3 metros de comprimento, preferencialmente regulável, o que ajudará a oferecer um bom passeio com liberdade ao cachorrinho. Se você é um companheiro humano responsável, lembre-se de passear com seu cachorro usando sempre a coleira e a guia, pois só assim você estará o protegendo de uma possível perda. E claro, é importante lembrar que você só pode levar seu filhote para a rua quando ele já tiver todas as vacinas em dia.

Se você é um tutor inexperiente e precisa de dicas sobre como ensinar o cachorro a usar coleira e guia, leia este artigo do PeritoAnimal.

Como cuidar de filhote de cachorro - 5. Coleira para cachorro

6. Produtos de higiene para cuidar de filhote de cachorro

Uma das coisas que um filhote precisa é contar com produtos de higiene para cachorro, pois nesta etapa eles costumam se sujar com facilidade. Embora você precise esperar que seu filhote esteja vacinado antes de dar o primeiro banho, vale a pena comprar alguns acessórios necessários para limpá-lo quando for necessário, por exemplo, você pode comprar lenços umedecidos para filhotes de cachorro.

Lembre-se que você deve escolher sempre os produtos específicos para cachorro. Consulte seu veterinário para saber qual é a escova mais adequada para seu tipo de pelo, bem com o shampoo e condicionador.

7. Caixa de transporte para cachorro

A caixa de transporte para cachorro é um acessório básico para levar o cachorro no carro e da mesma forma pode ser interessante para as visitas veterinárias, quando estiver especialmente mal. No entanto, no caso de cães grandes, o custo desse acessório pode disparar, de modo que muitas pessoas apostam na compra de um cinto adaptável específico em vez da caixa de transporte para cachorro.

Estes artigos devem ser escolhidos levando em consideração o porte do cachorro. O ideal é que possa se levantar e dar a volta quando estiver dentro, assim como deitar-se confortavelmente.

Como cuidar de filhote de cachorro - 7. Caixa de transporte para cachorro

8. Educar cachorro filhote

De fato, nem todas as coisas que um filhote de cachorro precisa são artigos que você pode comprar. Saber como educar cachorro filhote é crucialpara que a relação com seu cão seja harmônica, para que situações e condutas indesejadas sejam evitadas, para que ele compreenda a maneira como deve se comportar e para que seja mais simples comunicar-se com você ou entender o que quer.

A educação do filhote deve começar em tenra idade, e pode ser realizada por você mesmo ou com o conselho de um especialista, como também ser feita por um educador canino ou adestrador. Algumas coisas básicas que seu filhote deve aprender podem ser urinar no jornal (até que possa sair na rua) ou controlar as mordidas.

9. Socializar um filhote de cachorro

Uma das coisas mais importantes de que um filhote de cachorro precisa, já que dela dependerá um comportamento equilibrado em sua fase adulta é a socialização desde filhote. Começa em torno das três semanas de vida e termina em torno do terceiro mês. É um processo em que o cachorro aprende a se relacionar corretamente com todo tipo de animais, pessoais e arredores. Uma vez terminado o período de socialização, aparecem os medos.

Se não socializarmos corretamente o cachorro, você vai observar que ele não se relaciona de maneira adequada com outros indivíduos, demonstrando medo, agressividade ou outros problemas de comportamento. Também é provável que tenha dificuldade para se adaptar ao ambiente ou que tenha medo de certos objetos que não foram apresentados a ele.

É fundamental que um filhote explore completamente o seu redor para evitar isso. No entanto, dado que antes da vacinação não é possível passear com um cachorro na rua, é muito aconselhável recorrer às aulas para filhotes, nas quais poderemos socializá-lo com outros filhotes, pessoas, brinquedos e ambientes.

10. Dar amor ao cachorro

Por último mas não menos importante essa lista com tudo que um filhote de cachorro precisa, o amor, carinho, afeto e o respeito são pilares sobre os quais sua relação com o cachorro deve ser construída. De nada adianta comprar para ele as melhores coisas se você não vai apreciá-lo como deve nem dedicar a ele tempo necessário.

Lembre-se que adotar um filhote é um compromisso que pode durar entre 12 a 16 anos da sua vida, dependendo da expectativa da raça. Portanto, você precisa estar disposto a cumprir com suas obrigações e fornecer a ele as comodidades necessárias. Em troca, ele te recompensará com amor, proteção, companhia e lealdade. Se você sempre dúvidas de como calcular a idade humana de um cão, confira nosso artigo.

Se você quiser entender quais os 10 sinais de que seu cachorro te ama, veja nosso vídeo no canal do YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de filhote de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Como cuidar de filhote de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ADRIANA BRIZUENA RIBEIRO
Como adestrar um filhote de cachorro em casa, mãe poodle e pai chiuaua
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriana! Temos dois artigos que podem te ajudar. Um sobre quando começar a adestrar um filhote e outro sobre 4 maneiras para adestrar um cachorro, confira:
- https://www.peritoanimal.com.br/quando-posso-comecar-a-adestrar-um-filhote-21444.html
- https://www.peritoanimal.com.br/como-adestrar-um-cachorro-4-maneiras-21788.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!

Como cuidar de filhote de cachorro
1 de 5
Como cuidar de filhote de cachorro

Voltar ao topo da página