O que precisa saber

Quando o filhote de gato começa a defecar sozinho?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 17 novembro 2023
Quando o filhote de gato começa a defecar sozinho?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos recém-nascidos são animais extremamente frágeis, necessitando da mãe para se alimentar, proteger, aquecer e estimular a liberação das fezes e da urina. A função neurológica do neonato ainda é pouco desenvolvida, apenas com desenvolvimento inicial dos reflexos e dedicação de cerca de 70% do seu dia ao sono.

A gata lambe o gatinho para estimular a defecação, ingerindo as fezes logo em seguida para evitar que o cheiro atraia predadores. É um mecanismo de defesa desenvolvido para proteger seus filhotes, mas que, com o passar do tempo, torna-se inviável. Cerca de 3 semanas após o nascimento, já com os olhos abertos, os filhotes começam a observar a mãe utilizando a caixa de areia sanitária. Nessa fase, já existe o controle sobre os reflexos de micção e defecação.

Mas quem ensina o filhote a utilizar a caixa de areia sanitária? Ele aprende sozinho ou com a mãe? Como devo ensinar o filhote órfão? Essas dúvidas são muito comuns para os tutores de gatos, principalmente de filhotes órfãos. Os felinos já possuem a necessidade natural de esconder seus dejetos, para que não sejam rastreados por predadores. Além disso, a urina do gato possui um odor tão forte, que incomoda até ele mesmo! Se você ficou interessado no assunto, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e fique por dentro desse tema! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Vantagens de adotar um filhote de gato

Índice

  1. Quando o filhote de gato começa a defecar?
  2. Quantas vezes um gato filhote defeca por dia?
  3. O que fazer quando o gato filhote não consegue defecar
  4. Como ensinar gato filhote a usar caixa de areia

Quando o filhote de gato começa a defecar?

No primeiro dia de vida o gatinho já começa a defecar, mas raramente você verá fezes na cama caso a mãe esteja junto dos filhotes. Os recém-nascidos não possuem controle da micção e defecação, devendo ser estimulados pela mãe, por meio de lambidas no abdômen e no ânus. Ao fazer isso, além de estimular o intestino do gatinho, ela já vai ingerindo tudo que for saindo, fezes e urina. Esse comportamento ajuda a eliminar odores dos filhotes que possam atrair predadores.

Quantas vezes um gato filhote defeca por dia?

O número de defecações de um filhote de gato por dia pode variar de acordo com a idade e com a alimentação que ele recebe. Filhotes que estão sendo amamentados podem defecar várias vezes ao dia, sendo também muito importante observar a consistência das fezes.

À medida que o filhote começa a comer ração, a tendência é que as fezes fiquem mais firmes e que a defecação se torne menos frequente também. Filhotes com cerca de 3 meses defecam, em média, 3 a 4 vezes ao dia. Dietas com grande quantidade de fibras podem elevar essa frequência.

O que fazer quando o gato filhote não consegue defecar

Se o gato ficar sem defecar por mais de um ou dois dias, a origem do problema deverá ser investigada. Leve seu amigo ao veterinário de sua confiança para que ele faça exames e descubra a causa do distúrbio.

Alguns filhotes podem estar infestados de vermes intestinais, que podem formar enovelados no intestino e impedir a saída das fezes. Esse é um quadro muito grave, que deverá ser tratado com muita cautela e com a orientação de um profissional.

Dietas muito secas e com pouca fibra também podem causar constipação no gato. Sempre forneça alimentos de boa qualidade e com a quantidade correta de fibras. Além disso, a ingestão da quantidade adequada de água é muito importante para que as fibras exerçam sua função no intestino. Comer fibras e não beber água pode causar ainda mais constipação no gato.

Quando o filhote de gato começa a defecar sozinho? - O que fazer quando o gato filhote não consegue defecar

Como ensinar gato filhote a usar caixa de areia

Por volta da 3ª semana de vida, o gatinho começa a querer usar a caixa de areia sanitária. Ele fica observando a mãe e vai aprendendo com ela onde é o local correto de defecar e urinar. Vamos colocar algumas dicas para você ajudar o seu filhote a usar a caixa de areia da maneira correta:

  1. Utilize a caixa de areia sanitária correta: como o filhote ainda é pequeno, pode ser que tenha dificuldades para pular na caixa de areia e para sair dela. O ideal é utilizar uma caixa mais baixa, para que ele entre e saia com facilidade. Caixas muito altas podem dificultar o trânsito do gatinho, que pode acabar virando a bacia e derramando a areia e suas fezes pela casa.
  2. Escolha a areia adequada: isso não é uma tarefa fácil! Tudo vai depender da preferência do gato, que você só irá descobrir com o tempo, testando várias marcas diferentes. De qualquer forma, procure utilizar uma areia que não faça muita poeira, mais fina e bem absorvente, pois eles odeiam molhar os pés com urina.
  3. Limpeza da caixa: assim como as pessoas, os gatos não gostam de utilizar banheiro sujo. Nunca deixe a caixa com fezes de um dia para o outro. O ideal é retirar as fezes sempre que ele as fizer e trocar a areia quando sua capacidade de absorção e eliminação de odores estiver reduzida. Algumas areias sanitárias, como a sílica, ficam mais amareladas quando estão perdendo sua capacidade de absorção, mostrando que está na hora de trocá-la. Além disso, vários gatos utilizando a mesma caixa podem dar problema. O ideal é utilizar, no máximo, uma caixa para dois gatos.
  4. Localização do banheiro: deixe a caixa de areia em um lugar calmo, com pouco movimento de pessoas, mas reservado. Os gatos não gostam de ser interrompidos quando estão utilizando a caixa de areia.
  5. Mostre onde fica o banheiro para o gatinho: você precisa mostrar para o filhote onde fica o banheiro dele. Leve-o várias vezes ao dia até a caixa de areia e coloque o bichano dentro dela para sentir o odor das fezes e da urina da mãe, para que ele entenda que ali é o lugar para a defecação e para urinar. Outra dica é pegar as fezes que ele fez no lugar errado e colocar na caixa de areia, mostrando para ele onde é o lugar correto. Ele sentirá o cheiro de suas fezes e entenderá que ali é o banheiro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quando o filhote de gato começa a defecar sozinho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia

Osório, T.M.G. Cuidados Neonatais em Pequenos Animais – Revisão de Literatura. Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://bdm.unb.br/bitstream/10483/14800/1/2016_TchainyseMussiGoerhingOsorio_tcc.pdf. Acesso em 16/11/2023.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quando o filhote de gato começa a defecar sozinho?