Partilhar

Dicas para escolher seu animal de estimação

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 19 setembro 2016
Dicas para escolher seu animal de estimação

Todos sabemos que ter um pet envolve muitas responsabilidades, mas até que ponto sabemos quais são e as que temos de ter em conta na hora de o escolher. Ter um animal a nosso cargo não é nenhuma loucura, porque desde o momento em que o adota, a sua vida depende de você.

Da mesma forma que os animais não precisam de todos dos mesmos cuidados, nem todas as pessoas têm o mesmo estilo de vida e cumprem as condições necessárias para saber que animal de estimação escolher. Por isso, se está pensando em adotar um e não sabe qual é o mais indicado para você ou qual se adapta melhor às suas necessidades, não perca este artigo do PeritoAnimal em que damos algumas dicas para escolher seu animal de estimação.

Também lhe pode interessar: A suricata como animal de estimação

Porque você quer ter um pet?

A primeira das dicas para escolher um animal de estimação é pensar porque você realmente quer ter um pet. Se a resposta é porque está na moda, porque é o que todo o mundo faz ou porque o seu filho não para de lhe pedir todos os dias, o melhor não é precipitar-se e fazer o que ele quer.

Pense que um animal de estimação não é um brinquedo e pode ser que o seu filho se canse de cuidar dele em pouco tempo. Alguns animais, como os gatos ou os cachorros, podem viver consigo entre 10 e 20 anos, por isso não deve pensar nisto como algo temporal. O ideal é refletir sobre porque você quer ter realmente um animal de estimação ao seu lado e pensar no qual se adapta melhor ao seu estilo de vida.

Dicas para escolher seu animal de estimação - Porque você quer ter um pet?

Ter tempo suficiente

Outra das dicas para escolher um animal de estimação é ser consciente do tempo que dispõe para lhe dedicar e das horas que os seus cuidados requerem. Não precisa do mesmo tempo para cuidar de um cachorro do que um gato, por exemplo, pois o primeiro vai precisar que lhe dedique muitas mais horas do seu tempo para o alimentar, estar com ele, passeá-lo e ter atividade física diária segundo as suas necessidades. Pelo contrário, os gatos são muito mais independentes e, além de não precisarem que os passeie à rua, também podem passar o dia sozinhos em casa sem problemas enquanto vai trabalhar.

Por isso, é importante medir exatamente o tempo que dispõe para escolher um animal de estimação. Porque pense que apesar de chegar cansado a casa e não ter vontade de nada, há um ser vivo que depende de si e não poderá se esquecer das suas responsabilidades se tem que cuidar dele. Assim, se não passa tanto tempo em casa ou simplesmente não está disposto a dedicar muito tempo ao seu pet, é melhor escolher um que envolve menos cuidados como os hamsters, as tartarugas ou os pássaros.

Dicas para escolher seu animal de estimação - Ter tempo suficiente

Seja consciente do espaço e de com quem vive

Nem todos os animais precisam do mesmo espaço para viver, por isso antes de escolher um animal de estimação, certifique-se de que o lugar onde vive é adequado para o ter. Se vive em um apartamento pequeno e quer ter algum animal exótico ou algum roedor como as cobaias, os coelhos ou as chinchilas, é importante que conte com um espaço para colocar as suas gaiolas, tal como se quiser ter como animal de estimação algum tipo de ave. Mas se prefere um cachorro ou um gato, deverá pensar no seu tamanho e nas suas necessidades físicas, porque se tiver um cachorro grande por exemplo, vai precisar de viver em um espaço grande e com jardim, ou estar disposto a sair para brincar e passeá-lo ao ar livre muito mais tempo que um cachorro mais pequeno.

Também é importante ter em conta as pessoas e os outros pets com quem vive, no caso de ter mais algum. Porque não pode pensar apenas em o que uma pessoa apenas quer, também deve ter em conta a opinião das restantes pessoas que vivem em casa, sejam humanos ou animais. Por isso, antes de trazer um animal de estimação novo para casa, certifique-se de que todos estão de acordo com a sua chegada e que é adequado para se dar bem com todos.

Dicas para escolher seu animal de estimação - Seja consciente do espaço e de com quem vive

Tenha em conta o seu orçamento

Outra das dicas para escolher um animal de estimação que lhe oferecemos, é que tenha em conta o orçamento do qual conta. Levar o seu animal de estimação ao veterinário cada vez que precisar, alimentá-lo, mantê-lo limpo, proporcionar-lhe uma cama para dormir ou uma gaiola para viver, colocar-lhe um chip ou esterilizá-lo (se precisar), ou comprar-lhe brinquedos... são tudo coisas que envolvem gastos, e você deve se certificar que os pode cobrir.

Além disso, não deve ter apenas em conta os possíveis cuidados do seu animal de estimação, mas também as emergências médicas inesperadas ou os possíveis danos que pode causar na sua casa e se está disposto a passar por eles, como arranhões no mobiliário no caso de ter gatos, ou tênis e outros artigos mordidos se tiver cachorros. Alguns destes comportamentos podem ser evitados se os educar corretamente desde filhotes, mas alguns não. Além disso, também precisa de ter tempo para adestrar o seu pet, por isso pense bem nisso.

Dicas para escolher seu animal de estimação - Tenha em conta o seu orçamento

Pense nas férias

Já pensou com quem vai deixar o seu pet se não estiver em casa ou for de férias? Esta é uma das perguntas que poucas pessoas fazem na hora de escolher um animal de estimação e é muito importante saber a resposta, porque nem todo o mundo tem alguém com quem deixar o seu pet.

Se os seus familiares, os seus amigos ou os seus vizinhos estiverem dispostos a cuidar do seu animal de estimação quando você não estiver, então está com sorte. Mas a grande maioria das pessoas que adotam um pet hoje em dia, não pensam em quem vai ficar com ele no seu período de férias, por isso pense nisto antes de escolher um animal de estimação.

Pode sempre levar o seu pet consigo no carro, ou inclusive viajar de avião se for viajar para muito longe e não poder deixá-lo ao cuidado de mais ninguém. E como último recurso, também pode levá-lo a um refúgio ou a um hotel para animais, para cuidarem dele na sua ausência.

Dicas para escolher seu animal de estimação - Pense nas férias

Escolha-o segundo a sua personalidade e estilo de vida

Se é uma pessoa pouco responsável, esquecida ou simplesmente preguiçosa, é melhor não adotar nenhum animal de estimação que precise de muitos cuidados como os pássaros ou os roedores. Pelo contrário, se quiser proteger a sua caso dos intrusos ou ter um companheiro de vida fiel e delicado, o ideal é adotar um cachorro como animal de estimação porque este irá dar-lhe mais segurança e muito carinho. Para aqueles que são mais independentes mas ainda assim gostavam de ter um animal de estimação, a melhor escolha será ter um gato como pet. E para os que gostem das coisas diferentes ou estranhas, a melhor opção são os animais exóticos como os ouriços ou as iguanas.

Como vê, tudo depende das necessidades que pode cobrir, a personalidade que tem e o seu estilo de vida, pois assim como os seres humanos não são iguais, os animais também não são e, cada um deles, será especialmente indicado para cada um de nós.

Dicas para escolher seu animal de estimação - Escolha-o segundo a sua personalidade e estilo de vida

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para escolher seu animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Dicas para escolher seu animal de estimação

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Dicas para escolher seu animal de estimação
1 de 7
Dicas para escolher seu animal de estimação

Voltar ao topo da página