Ensinar o cachorro a dormir na caminha dele passo a passo
Ver fichas de Cachorros
O lugar preferido do seu cachorro em toda a casa é a sua cama. Por mais que lhe compre uma caminha inclusive mais agradável que a sua, ele insiste em dormir na sua cama. O motivo é simples: já o deixou dormir mais de uma vez e é um espaço que costuma cheirar ao seu melhor amigo humano e, por isso é normal querer estar sempre aí.
Como ensinar o cachorro a dormir na caminha dele? A solução na teoria é muito fácil, não deixar que ele suba na cama sob qualquer circunstância. No entanto, muitas vezes não resistimos aos encantos do nosso cachorro e ao seu olhar irresistível e deixamos ele dormir conosco na nossa cama.
Ensinar o seu cachorro a dormir na sua cama é um processo que pode durar semanas. Mas se for paciente e se mantiver firme, terá sucesso e recuperará o seu espaço. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda a ensinar o seu cachorro a dormir na sua própria cama.
Passos a seguir:
Antes de começar a ensinar o seu cachorro a dormir na caminha dele, é fundamental se mentalizar desta ideia. Ou seja, a partir do momento que iniciar o adestramento, deverá manter e seguir as regras a todo o momento, sem exceções.
Se de vez em quando o deixar subir, ele vai querer que a sua cama seja a sua cama e quando lhe pedir para sair dela, só vai conseguir que ele fique confuso, o que seria um problema para conseguir completar este processo de educação. Toda a família deve ser consciente das novas regras e deve segui-las à risca.
Conte com uma cama confortável e agradável para o seu cachorro. Este deve ser o seu lugar de descanso, onde ele pode se sentir seguro e confortável. Deve ser suficientemente grande para que o seu cachorro esteja bem. Se a cama for demasiado espaçosa, o seu cachorro poderia se sentir pouco confortável e se for demasiado pequena, desconfortável.
Nunca repreenda o seu cachorro quando se encontrar deitado na sua cama, se o fizer ele associará que estar na sua cama pode levar a um castigo. Pelo contrário, sempre que se encontrar ali deve reforçá-lo positivamente com um prêmio, uma carícia ou uma palavra amável.
A partir de agora, terá que ensinar o seu cachorro a reconhecer a cama e a incentivá-lo a utilizá-la. Deve escolher uma palavra que não vá modificar, mas também pode escolher uma frase. Por exemplo, "vamos para a cama" ou apenas "cama". Nas primeiras vezes, a única coisa que o seu cachorro tem de fazer é olhar para ela. Dirija a sua atenção sempre para esse espaço e deixe algumas guloseimas na cama para a relacionar com algo positivo.
Nos primeiros dias deverá recompensar o seu cachorro com palavras amáveis, carícias e mais snacks para cães, apenas por estar na sua cama ou passar por cima dela. No momento exato que o fizer, dê-lhe a guloseima e diga "muito bem". Tente que ele vá até à cama ou que centre a sua atenção nela e depois dê-lhe uma guloseima, várias vezes por dia, até ver que ele avança. É importante nunca o forçar, caso contrário pode relacionar a cama de forma negativa.
Quando o for ensinar, tenha sempre pronta a cama e todas as guloseimas necessárias. Mexa um pouco a cama, depois coloque-a no solo e observe o seu cachorro, enquanto lhe diz a palavra "cama". Mexer na cama vai chamar a sua atenção, para além de trazer dinamismo porque vai pensar que é um jogo. Ao colocá-la no solo incentive-o a deitar-se ou sentar-se nela e depois dê-lhe o seu prêmio.
Mover a cama para vários lugares da casa, enquanto faz o adestramento, faz com que o seu cachorro se centre mais na cama e não no lugar onde se encontra. Assim evitará, que por hábito, o seu pet tente subir para camas ou sofás. Se o fizer, não o repreenda, guie-o com uma guloseima até à sua cama e ofereça-a aí.
Pode ensinar o seu cachorro a deitar-se e indicar-lhe que o faça na cama para compreender que, também é um lugar para relaxar e que você quer que ele se deite ali.
Deve mover a cama de sítio sempre que quiser. Estes lugares não têm que ser necessariamente ao seu lado, pelo menos no final do adestramento, pelo que deve tentar que o seu cachorro seja um pouco mais independente na sua hora de descanso.
Depois de o incentivar a utilizar a sua cama com guloseimas e, à medida que for progredindo, tente apenas dizer a palavra que escolheu e reduza a entrega de prêmios, mas sem esquecer o reforço verbal.
Uma vez que ele esteja na caminha dele no momento de descanso noturno, se vir que ele quer sair da cama para ir para a sua cama, diga-lhe um "não" firme e leve-o de volta à sua caminha. Dê-lhe uma guloseima para reforçar o seu bom comportamento ou dê-lhe algumas carícias para adormecer e relaxar. Lembre-se de reforçar os processos quantas vezes forem necessárias.
Lembre-se que por vezes, o cachorro não vai querer utilizar a sua cama, por calor por exemplo, nestes casos não deve repreendê-lo nem evitá-lo.
Durante o dia não feche a porta. O seu pet sentirá que pode ir e vir do seu cômodo quando quiser e estar perto de si, sem se sentir isolado ou rejeitado. À noite pode pensar em fechar a porta. Ensinará ao seu cachorro que este é o momento em que todos vão para a cama. Se o seu cachorro chorar, leve-o com muito amor de regresso à sua caminha, ofereça-lhe uma guloseima noturna que seja diferente das anteriores, dê-lhe algumas carícias e volte para a sua cama.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar o cachorro a dormir na caminha dele passo a passo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.