Partilhar

Caixa de transporte para cachorro - como escolher

Caixa de transporte para cachorro - como escolher

Ver fichas de  Cachorros

A caixa de transporte é um acessório muito útil em algumas situações que compartilhamos com nosso animal de estimação, tais como viagens de carro, avião, e até mesmo o transporte a pé, no caso de animais com mobilidade reduzida, filhotes, etc. Porém, nem sempre temos as informações necessárias para escolher o tipo de transporte mais adequado, que dependerá do cão que temos e da finalidade que daremos. Se continuar lendo, você descobrirá dados importantes neste artigo do Perito Animal e vai conhecer todos os tipos de transportes para cães, além de aprender como escolher o mais adequado.

Caixa de transporte para cachorro, qual escolher?

Antes de adquirir uma caixa de transporte, devemos considerar para quê vamos usá-la, já que as características que nos basearemos serão diferentes. De todo modo, seja qual for o seu propósito, recomendamos sempre escolher aqueles que são aprovados e vendidos em lojas especializadas. Pois, no caso de escolher um transporte de baixa qualidade, podemos acabar tendo um problema de segurança, como mau fechamento ou alguma peça quebrada e o nosso cão pode terminar ferido ou perdido.

Decidimos classificar as caixas de transporte de acordo com o uso que vamos dar a ela. Assim, será mais fácil saber o que devemos observar em cada caso.

Bolsa de transporte para cachorro em avião

Em geral, este tipo de viagem é longo e, dependendo do tamanho do cão e da companhia aérea que você utilize, o seu animal de estimação pode viajar na cabine ou no porão da aeronave. A maioria das empresas de voo exigirá uma caixa de transporte que esteja em conformidade com os regulamentos da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Entretanto, também é importante entrar em contato com a companhia aérea antes de viajar, e se informar sobre as especificações técnicas particulares da mesma.

Em geral, devemos escolher uma caixa de transporte para cachorro com as seguintes características:

  • Deve ser feita de um material resistente (como plástico rígido, madeira rígida ou laminada ou metal) -
  • Com ventilação adequada, pelo menos em ⅔ da superfície da caixa de transporte, que estará na zona superior, sem diminuir a sua resistência.
  • Ela deve ter um fechamento seguro (é recomendável que seja metálico). Inclusive em alguns casos, especialmente se utilizamos para cães muito grandes, é melhor ter mais de um sistema de fechamento.
  • Deve ter uma porta de grade resistente, com aberturas que não cabem a cabeça do animal, para evitar problemas de segurança. Deve conter um comedor e bebedouro ajustados à porta, que possam ser enchidos pelo lado de fora. A porta estará localizada em uma das partes da frente do transporte e poderá ser corrediça ou com dobradiças.
  • Quanto ao piso do transporte, deve ser impermeável, sólido e resistente.
  • Se a caixa transportadora tiver rodas, iremos removê-las ou desativá-las durante a viagem.

Para saber se a caixa de transporte é do tamanho certo, devemos nos certificar de que o nosso cão possa girar facilmente e permanecer em pé e sentado em uma posição natural, sem que a sua cabeça toque o teto. Nas seções a seguir, explicamos como medir tanto o cão quanto o transporte para confirmar que medidas são ideais para o nosso fiel companheiro.

Caixa de transporte para cachorro - como escolher - Bolsa de transporte para cachorro em avião

Transporte de cachorro no carro - transportadora ideal

A caixa de transporte é considerada um dos sistemas mais seguros, embora existam vários sistemas de contenção para viagens de carro, como os arreios que estão sujeitos ao sistema Isofix ou ao cinto de segurança, bem como as barras divisórias. Neste caso, as medidas recomendadas são as mesmas usadas para viagens de avião e recomenda-se que seja um material resistente e rígido. Por outro lado, neste tipo de trajeto, poderíamos escolher os transportes que possuem a porta frontal ou lateral, de acordo com o nosso carro ou ao que achamos mais prático.

Para animais de tamanho pequeno e viagens curtas, você pode recorrer as caixas de transporte de materiais não tão rígidos, como o tecido. Porém, devemos estar cientes que, mediante um caso de impacto, o cão ficará menos protegido e os danos sofridos poderão ser maiores. De qualquer forma, os transportes devem sempre ter a opção de fechar completamente, sem a possibilidade de escape pelo animal. Além disso, eles devem ser bem ventilados e, podemos adaptar um colchão ou superfície acolchoada para tornar as viagens mais confortáveis.

Quanto à posição da caixa de transporte para cães dentro do veículo, se o animal for pequeno, pode ser colocada no piso atrás do banco do passageiro, ou no porta-malas, na direção transversal da marcha, se o cão for grande.

Para outros tipos de transporte, como ônibus ou trem, devemos sempre informar a empresa para saber quais requisitos atender e, em caso de dúvida, mais uma vez, optar por um material resistente e rígido.

Transporte de cachorro a pé

Nessas viagens, muito utilizado com raças miniaturas, filhotes que ainda não finalizaram o seu plano de vacinação, animais geriátricos ou pacientes com problemas de mobilidade, podemos optar por transportes de cães do estilo bolsa, em que o próprio cão pode projetar a sua cabeça para fora, aqueles que são do tipo mochila ou carrinho com rodas. Qualquer um deles é, geralmente, mais confortável para o cão por ser mais acolchoado.

Para essa finalidade, podemos escolher aquele que pareça mais confortável, pois, neste caso, não temos que seguir normas estabelecidas. Poderíamos até usar os rígidos, mas eles são mais pesados e menos práticos para caminhar. Qualquer escolha deve sempre ter uma boa ventilação e ser da mais alta qualidade possível.

Caixa de transporte para cachorro - como escolher - Transporte de cachorro a pé

Para zonas de descanso ou para exposições caninas

Neste caso, os transportes dobráveis são muito utilizados, pelo seu fácil manuseio e pelo pouco espaço que ocupam ao armazená-los enquanto já não precisamos deles. Se o propósito é servir como uma área de descanso confortável e segura, é muito importante que seja do tamanho apropriado, que na base colocamos uma superfície acolchoada e a localizamos em uma área tranquila da casa, pode ser uma que o nosso cachorro já tenha escolhido e se sente confortável. Vamos colocar os seus brinquedos favoritos e gradualmente o habituaremos a usa o espaço, sempre sem forçá-lo e sem deixá-lo trancado se não estiver acostumado. Verifique com o seu veterinário se você tem dúvidas sobre como criar uma área segura para o seu cão.

Medidas ideias da caixa de transporte para cães

Para saber se o transportador escolhido tem o tamanho ideal, como regra geral, escolhemos aquele em que o cão pode estar tanto sentado como em pé em uma posição natural sem que a sua cabeça toque o teto da caixa. Além disso, você o animal deve ser capaz de se virar e deitar-se confortavelmente.

Em qualquer caso, certifique-se que você está escolhendo o mais adequado. Depois de medir o nosso amigo peludo, existe uma série de fórmulas simples[1] que podem ser aplicadas. Lembrando sempre de certificar que estamos cumprindo as normas da IATA. As dimensões que aparecem abaixo referem-se às medidas do cão que devemos tomar, na sua postura natural:

  • A: é o comprimento do animal da ponta do nariz até a base da cauda.
  • B: é a altura do chão até a articulação do cotovelo.
  • C: é a largura entre os ombros ou a área mais larga (o que for maior dos 2).
  • D: é a altura do cão em pé, do alto da cabeça ou da ponta das orelhas até o chão (o que for mais alto).

Depois de obter as medidas do cão, podemos aplicar as fórmulas para encontrar as dimensões mínimas e necessárias do transportador (referindo-se às suas medidas internas):

  • A + ½ B = Comprimento
  • C X 2 = Largura
  • D = Altura

Uma vez escolhido o transporte, consulte o nosso artigo sobre "Como acostumar cachorro na caixa de transporte".

Caixa de transporte para cachorro - como escolher - Medidas ideias da caixa de transporte para cães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caixa de transporte para cachorro - como escolher, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Referências
  1. IATA Live Animals Regulation. Chapter 8: General Container Requirements for Pet Animals. Farm Livestock and Farmed Deer or Antelope (CR 1-3).

Escrever comentário sobre Caixa de transporte para cachorro - como escolher

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Caixa de transporte para cachorro - como escolher
1 de 4
Caixa de transporte para cachorro - como escolher

Voltar ao topo da página