Partilhar
Partilhar em:

Convivência entre um novo filhote e um cachorro adulto

Convivência entre um novo filhote e um cachorro adulto

Ver fichas de  Cachorros

Deu todo o amor possível ao seu cachorro mas sente que ainda tem mais para dar? Então adotar um novo cachorro é uma excelente opção, pois o vínculo emocional que se cria com um cachorro tem inúmeros benefícios.

Não entanto, já parou para pensar como se sentiria o seu cachorro adulto? Trata-se de um animal de companhia que teve toda a atenção da sua família, que conta com o espaço que quiser, sem grandes obstáculos e que cresceu sabendo que não tem competência canina quando se trata de pedir afeto.

É muito importante saber como acolhe um novo cachorro em casa se já tivermos um cachorro adulto, caso contrário podem ocorrer muitos problemas, como comportamentos agressivos ou ciumentos. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo o que precisa saber sobre a convivência entre um novo filhote e um cachorro adulto.

Também lhe pode interessar: Socializar um cão adulto

Apresentação em terreno neutro

A apresentação em um terreno neutro (um espaço aberto ou um parque) nem sempre é possível, pois depende se o cachorro já iniciou o calendário de vacinação e se pode sair à rua, mas sempre que for possível esta é a melhor forma de o fazer.

Um terreno neutro promove um ambiente com distrações e onde o risco de aparecerem comportamentos territoriais diminui.

Para isso, o ideal é contar com a ajuda de uma segunda pessoa, para que cada um leve um cachorro por separado, para depois os poder apresentar e permitir que relaxem, se cheirem e se comecem a conhecer.

Pode ser que o cachorro adulto se mostre indiferente perante o novo filhote, mas também pode acontecer tentar montá-lo e inclusive rosnar-lhe, neste caso, sempre que não vá acontecer agressão, não se deve preocupar, uma vez que é prioritário você interferir o mínimo possível na relação entre os seus dois cachorros, eles têm as suas regras, a sua hierarquia e sabem como estabelecer estas novas relações.

Prepare a casa para a convivência

Antes da apresentação no interior de casa acontecer, é imprescindível preparar uma zona específica para o novo filhote, com os seus próprios acessórios, uma vez que é importante não alterar os hábitos que o cachorro adulto adquiriu.

Se além de introduzir um novo cachorro em casa, permitir que este utilize os acessórios do cachorro adulto e se apodere do seu espaço, é claro que a convivência não irá começar bem.

A primeira apresentação em casa

Se a apresentação em terreno neutro tiver corrido bem, deve regressar a casa. O primeiro cachorro que deve entrar é o adulto e deve fazê-lo sem a guia, depois deve entrar o filhote com guia, mas depois dentro de casa deve ficar solto e ter total liberdade para explorar toda a casa, cômodo por cômodo.

Se o cachorro adulto se mostrar cômodo, o filhote poderá andar com total liberdade pela casa, mas se não o aceitar, deverá limitar o espaço do filhote para depois ampliá-lo de forma progressiva à medida que o cachorro adulto se habitue.

Durante as primeiras semanas não deixe os cachorros sem supervisão, não até que o cachorro adulto se mostre completamente confortável com o filhote.

Conselhos para uma boa convivência

Outros conselhos que deverá seguir para que os seus dois cachorros convivam em harmonia são os seguintes:

  • Se o cachorro adulto agredir o filhote recomendamos que peça ajuda a um etólogo ou educador canino. O profissional irá ajudá-lo de forma conveniente.
  • Deixe o filhote cumprimentar o cachorro por iniciativa própria, não o agarre você para o colocar no focinho do outro cachorro, irá fazê-lo sentir-se muito vulnerável e pode gerar tensão e medo no cachorro. Nunca force as situações, deixe que eles próprios interajam.
  • Coloque os seus comedores devidamente separados, e se um cachorro acabar primeiro que outro, não permita que intimide o seu companheiro para comer a sua comida.
  • Premie-os, brinque com eles, dê-lhes carinhos e cuidados por igual, não deixe que nenhum dos dois se sinta excluído.

Se seguir os nossos conselhos os seus cachorros irão conviver corretamente e de certeza que serão melhores amigos para sempre.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Convivência entre um novo filhote e um cachorro adulto, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Convivência entre um novo filhote e um cachorro adulto

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Convivência entre um novo filhote e um cachorro adulto
1 de 5
Convivência entre um novo filhote e um cachorro adulto