Partilhar

Como acostumar cachorro na caixa de transporte

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 13 março 2018
Como acostumar cachorro na caixa de transporte

Ver fichas de  Cachorros

Acostumar um cachorro com a caixa de transporte é um processo relativamente fácil e muito útil na hora de viajar com o cachorro de carro, avião ou outros meios de transporte. Para além de ser o meio de transporte mais seguro, o uso da transportadora é indicado em outros casos, como quando o cachorro está com medo.

Descubra neste artigo do PeritoAnimal como acostumar o cachorro a uma transportadora e quais os conselhos básicos que você deve seguir. Continue lendo!

Quanto tempo o cachorro pode estar na caixa de transporte?

A caixa de transporte é a ferramenta ideal para transportar um cachorro. Apesar disso, na hora de deixar o cachorro dentro de uma jaula, se você se exceder no tempo pode afetar negativamente o bem-estar animal, provocando estresse e ansiedade. Por esse motivo é importante você saber quantas horas o cachorro pode estar numa jaula.

Um cachorro adulto pode estar no máximo 2 a 3 horas numa jaula. Passado esse tempo, é essencial permitir que ele saia para urinar, beber água e esticar as patas pelo menos 15 minutos. Por outro lado, um cachorro não deveria passar mais de duas horas fechado dentro de uma caixa de transporte sem contacto visual e supervisão.

Como acostumar cachorro na caixa de transporte - Quanto tempo o cachorro pode estar na caixa de transporte?

Associar a caixa de transporte positivamente

Vamos explicar para você, passo a passo, como ensinar o seu cachorro a utilizar a caixa de transporte e associar ela a momentos positivos. Para isso, você deve utilizar o reforço positivo. Você deve ter sempre à mão petiscos ou snacks próprios para cachorros pois serão muito úteis:

  1. Para começar você deve desmontar a transportadora e colocar a caixa num lugar amplo da casa, como a sala de estar. Você pode deixar a transportadora ali de forma permanente, até que termine o adestramento do seu cachorro ou pode retirar e colocar cada vez que precise trabalhar. A nossa recomendação é que você deixe ali permanentemente.
  2. Deixe que o seu cachorro cheire a transportadora e em nenhum caso você pode forçar ele a entrar nela. O objectivo é que o cachorro entre por ele mesmo.
  3. Você deve fazer com que a caixa de transporte seja um lugar cômodo e confortável. Para isso, você pode colocar uma almofada ou uma manta dentro. Você pode também utilizar feromonas sintéticas para cachorros que são muito positivas para cachorros nervosos ou que sofram de ansiedade.
  4. Cada vez que o seu cachorro se aproxime da caixa de transporte você deve premiar ele com um petisco. Deste modo, o seu melhor amigo vai compreender que ao se aproximar desse objeto, é recompensado.
  5. Se o seu cachorro se mostrar interessado em entrar na transportadora, você deve fazer um exercício de adestramento chamado de searching (espalhar snacks à volta da caixa de transporte. e inclusive deixar dentro algumas guloseimas. Se o seu cachorro não se mostrar interessado nesses prêmios, procure outros de mais valor para ele.
  6. De cada vez que o seu cachorro entrar na transportadora, reforce também com a voz. Um "muito bem" pode ser suficiente para que ele comece a associar positivamente esta ferramenta de transporte.
  7. Mais à frente, quando o cachorro entrar na caixa de transporte, você pode colocar dentro brinquedos ou snacks que durem mais tempo. Você deve montar a caixa de transporte nesta altura, para que ele se habitue à estrutura completa.
  8. Durante todo o processo, você nunca se pode esquecer de reforçar com a voz, carinhos e petiscos.
  9. Quando o cachorro começar passando mais tempo dentro da transportadora, comece a trabalhar com a porta: você deve abrir e fechar enquanto oferece os prêmios para ele. Este passo deve durar alguns dias até fechar a porta completamente.
  10. Uma vez que o seu cachorro não tenha problemas com a abertura e fecho da porta, você pode fechar a porta durante um curto período de tempo, como um ou dois minutos. Você pode deixar prêmios dentro para o distrair e ele continuar associando o processo de forma positiva.
  11. Agora é uma questão de ir aumentando o tempo progressivamente.

Se você observar que o seu cachorro tenta sair da caixa de transporte, isso significa que você foi demasiado rápido. Você deve voltar atrás e recordar que este é um processo longo que costuma durar entre uma a três semanas.

Distintos usos da caixa de transporte para cachorros

Para além de ser útil na hora de viajar, a caixa de transporte pode também ser indicada em outras circunstâncias. Por exemplo, você pode usar a caixa de transporte como uma cama quando viajar.

Para além disso, se o seu cachorro sofre de medo de trovão, por exemplo, e tem uma caixa de transporte bem associada, é preferível que ele fique ali dentro em vez de se esconder num quarto sem um refúgio para ele se sentir confortável. Neste caso, a caixa de transporte pode ser utilizada como um "ninho" para que o cachorro se refugie sempre que tenha medo. Em nenhuma circunstância você deve prendê-lo dentro. A porta deve permanecer sempre aberta, caso contrário os níveis de estresse, ansiedade e medo podem disparar.

Também pode ser interessante o uso da transportadora nos casos de cachorros que sofrem de ansiedade por separação. Os cachorros podem associar a jaula a um lugar confortável e de refúgio. Neste caso também não está indicado fechar a jaula. Ela deve ser usada unicamente como uma ferramenta positiva.

Como acostumar cachorro na caixa de transporte - Distintos usos da caixa de transporte para cachorros

Qual é a melhor caixa de transporte para cachorros?

O ideal, especialmente para viagens, é você optar por uma caiza de transporte dura e resistente, que não se possa romper ou desmontar em caso de acidente. As mais utilizadas são as caixas de transporte de plástico rígido, mais econômicas. Também pode encontrar à venda caixas de alumínio, muito mais seguras, mas também mais caras.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como acostumar cachorro na caixa de transporte, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como acostumar cachorro na caixa de transporte

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como acostumar cachorro na caixa de transporte
1 de 3
Como acostumar cachorro na caixa de transporte

Voltar ao topo da página