Partilhar

Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia

Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia

Ver fichas de  Cachorros

Quando você decide adotar um cachorro, precisa prestar especial atenção à educação. Independentemente de decidir adotar um filhote ou um cão adulto, será fundamental começar a educá-lo a partir da sua chegada ao novo lar. Um dos passos mais importantes na primeira fase da educação é ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Além de evitar a sujeira na casa, ensinar seu cachorro a 'ir ao banheiro' é um excelente estímulo para a sua inteligência. Se você optou por adotar um cachorro adulto que já tem as vacinas e desparasitações atualizadas, pode ensiná-lo diretamente a fazer as necessidades na rua. Mas, se seu novo companheiro ainda é um filhote ou não tem o calendário de vacinas atualizado, você precisará esperar que ele complete o primeiro ciclo de imunização antes de levá-lo para passear nas ruas.

Enquanto isso, você pode ensinar seu melhor amigo a fazer xixi e cocô no lugar correto dentro da casa. Para fazer isso, muita gente usa o clássico jornal ou papel absorvente, porém, uma opção mais higiênica e prática é adquirir uma caixa de areia para cachorro.

Embora estejamos mais acostumados a associar a caixa de areia aos gatos, também é possível treinar o seu cão para usá-la corretamente. Quer saber como? Então, continue lendo esse novo artigo do PeritoAnimal e aprenda como ensinar um cachorro a fazer necessidades na caixa de areia!

Também lhe pode interessar: Ensinar o gato a usar a caixa de areia

Caixa para cachorro urinar: como escolher?

Hoje em dia, você pode encontrar uma grande variedade de modelos de caixa de areia para cachorros nos pet shops e na Internet. As opções mais econômicas costumam ser aquelas tradicionais caixas de plástico reforçado, em cujo interior acomoda-se a areia. Porém, já existem sanitários inteligentes para cachorros que incorporam um sistema de auto-limpeza e requerem um investimento mais elevado.

Independente de quanto você pretende investir na caixa de areia para cachorro urinar, lembre-se de optar por um modelo fabricado com materiais resistentes, já que oferecem uma vida útil mais longa e permitem uma melhor higienização.

Embora existam opções para cachorros de todos os tamanhos, geralmente é mais fácil encontrar caixas de areia tradicionais para peludos de porte pequeno ou médio. Caso você não consiga uma caixa de areia para cachorro grande, também pode optar pelos 'eco-patios', sanitários caninos ou banheiro para cachorro grande.

Para ter certeza de escolher a caixa de areia ou sanitário ideal para seu cãozinho, meça a altura e largura total do corpo. Lembre-se que o cachorro deve sentir-se minimamente confortável no interior da caixa para poder ir ao banheiro, sendo capaz de se agachar e dar uma volta completa (360º) em torno do seu próprio eixo.

Caixa de areia para cachorro urinar é a mesma caixa de areia para gatos?

Não, a areia para a caixa do cachorro não é a mesma que a do gato. Se você observar a areia para cachorros, verá que está composta por grãos mais grossos e mais absorventes, já que os cachorros costumam fazer um maior volume de urina e fezes que os felinos.

Nas pet shops físicas ou online, você encontrará vários tipos de areia para a caixa do seu cão. Além do tamanho dos grãos, você poderá escolher entre diferentes materiais e funções, como a areia econômica com alto conteúdo de argila, a areia de sílica para cachorro super absorvente, areias com carvão ativado para evitar odores desagradáveis, areia biodegradável e até algumas opções perfumadas.

As areias desodorizadas ou perfumadas não são recomendáveis, já que podem irritar as mucosas do seu cachorro, provocar alergias e inclusive chegar a gerar uma repulsão em relação à caixa. Para evitar odores desagradáveis na caixa e no ambiente, você pode misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio na areia do cachorro. Esta é uma opção muito mais econômica para o seu orçamento e mais segura para o seu melhor amigo.

Dica: Descubra também como acostumar cachorro na caixa de transporte nesse artigo do PeritoAnimal.

Caixa para cachorro urinar: onde colocar?

Outra decisão muito importante que você precisará tomar é escolher o lugar mais adequado para a caixa de areia para cachorro urinar. Para te ajudar, preparamos algumas dicas:

  • Um pouco de privacidade é essencial: a hora de ir ao banheiro é especialmente vulnerável para os cachorros, já que não podem se defender ou escapar enquanto fazem xixi ou cocô. Por isso, precisam se sentir seguros nesse momento para fazer suas necessidades tranquilamente. Ao escolher o lugar ideal para a caixinha de areia do seu peludo, opte por um ponto discreto, mas que também seja de fácil acesso.
  • Longe da comida e da bebida: obviamente, a caixinha de areia do seu cachorro não deve ficar perto da comida e da água. Os cachorros distinguem muito bem as áreas de alimentação e de fazer as necessidades. Por isso, se você deixar a caixa perto da comida, é provável que ele não a use.
  • Boa iluminação e ventilação: também será importante escolher um lugar que conte com uma boa ventilação e iluminação. Isso evitará a concentração de cheiros desagradáveis no ambiente, além de prevenir a proliferação de mofo, fungos, bactérias e outros microrganismos.
Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia - Caixa para cachorro urinar: onde colocar?

Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

O uso do reforço positivo é fundamental para estimular o cachorro a assimilar a caixa de areia como o lugar correto para urinar e defecar. Quando você oferece uma recompensa ao cachorro por ter uma boa conduta (por exemplo, fazer xixi na caixa de areia e não fora dela), incentiva a que ele repita essa ação e a assimile como parte da sua rotina.

Além disso, estimula para que esteja predisposto a aprender novas tarefas, truques e comandos básicos para cachorros. Desta forma, permite que o seu melhor amigo trabalhe a inteligência e otimize suas habilidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Por isso, o reforço positivo é o melhor método que se pode aplicar para ensinar um cachorro a fazer xixi no lugar certo.

A seguir, te ensinaremos o passo a passo para ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia.

Como ensinar o cachorro a fazer necessidades na caixa de areia

Descubra como ensinar o cachorro a fazer necessidades na caixa de areia passo a passo:

Fase 1

O primeiro passo para ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô na caixa de areia será apresentá-la corretamente. Para isso, você deve despertar a curiosidade do peludo para incentivá-lo a aproximar-se da caixa e explorar o interior. Os cachorros são naturalmente curiosos e esta característica ajuda (e muito!) a ensiná-los.

A ideia é que a caixa se incorpore de forma natural à casa, como parte da rotina de todos que vivem nela, inclusive do seu cachorro. Nunca obrigue seu pet a se aproximar da caixa, deixe que ele mesmo demonstre que está curioso para saber o que é esse novo objeto que faz parte do seu ambiente e tome a iniciativa de se aproximar.

Para estimulá-lo, você pode simplesmente sentar ou permanecer próximo à caixa e chamar ele, demostrando que este é um lugar seguro e que ele está 'convidado' a conhecê-lo. Quando seu cachorro tomar a iniciativa de se aproximar, lembre-se de recompensá-lo para reconhecer sua coragem e estimulá-lo a explorar o interior da caixa.

Fase 2

Quando seu cachorro já se sentir à vontade na caixa de areia, passe para o segundo passo. Agora, você precisará escolher uma palavra ou uma expressão que determinará o comando de usar a caixa de areia, como por exemplo: “use a caixa” ou "xixi na caixa". O objetivo é que seu cãozinho associe esse comando com o ato de ir até a caixa e usá-la para fazer suas necessidades. Mas, como fazer isso?

Primeiro, você precisa levar seu cachorro até o interior da caixa. Lembre-se que, nesse ponto, a reação do cachorro em relação à caixa já deve ser positiva, ou seja, é essencial que o cachorro não sinta medo de se aproximar da caixa e de permanecer em seu interior. O ideal é identificar os horários aproximados nos quais seu cãozinho faz xixi e cocô. Assim, você poderá levá-lo até a caixa e dar o comando de utilizá-la enquanto ele faz as necessidades. Isso fará que ele assimile mais facilmente a nova caixinha como o lugar correto para urinar e defecar.

Já tendo acomodado seu cachorro no interior da caixa de areia, comunique o comando que escolheu para usar a caixa. Logo, ao observar que ele permanece no interior da caixa e fez xixi ou cocô, basta felicitá-lo e oferecer uma recompensa ao seu cachorro. O objetivo desse passo é fazer com que o cachorro assimile o uso da caixa para fazer as necessidades como algo positivo e se sinta incentivado a repetir essa ação no seu dia a dia.

Lembre-se que o comando precisa ser treinado diariamente para que o cachorro possa assimilar como parte da rotina. Porém, não deve sobrecarregá-lo treinando várias vezes seguidas ou durante muito tempo, e sim praticar o comando somente naqueles horários aproximados de fazer xixi ou cocô.

Fase 3

Para estimular seu cachorro a assimilar a caixa de areia como o seu ‘banheiro’, você pode colocar um pedaço de papel ou jornal molhado na sua própria urina no interior da caixa. Inclusive, durante os primeiros dias que seu cachorro estiver aprendendo a usar a caixa, você pode não limpar a areia todos os dias. O objetivo é que o cão possa sentir seus próprios odores nessa região e associá-la mais facilmente como o lugar correto para urinar e defecar.

Lembre-se de felicitar seu cachorro, fazer um carinho e dar um prêmio cada vez que ele for até a caixa de areia para fazer suas necessidades. Porém, a guloseima (ou outra recompensa) só deverá ser oferecida ao cachorro depois que ele terminar de fazer xixi e cocô, para não interrompê-lo nesse momento delicado. E se você optar por usar o clicker para cães, este também será o momento ideal para disparar o ‘click’.

Geralmente, este passo a passo mostra resultados bem rápidos, já que, ao se tratar de necessidades básicas ou fisiológicas, o cão não precisa de tantos reforços para fazer xixi e cocô. O nosso trabalho principal, como tutores e educadores, será ajudá-lo a identificar a caixa de areia como o lugar correto para fazer isso.

Seguindo este pequeno guia, você conseguirá ensinar seu cachorro a fazer as necessidades na caixa de areia. Além disso, lembre-se de manter uma ótima higiene nessa região, pois se a areia ou a caixa estiver suja, o cãozinho pode não querer usar. Além disso, uma higiene deficiente pode favorecer a proliferação de bactérias, fungos e outros germes.

Pelo menos uma vez por dia, recomendamos limpar a areia da caixa com a ajuda de uma pá. E pelo menos uma vez por semana, você precisa trocar totalmente a areia e realizar uma limpeza na caixa, utilizando sabão neutro ou detergentes enzimáticos. Não use água sanitária, cloro ou creolina, pois estes produtos são agressivos e irritam as mucosas do cachorro.

Se você gostou do artigo, confira também nosso vídeo no YouTube sobre como ensinar o cachorro dormir na cama:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever coment√°rio sobre Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o coment√°rio
O que lhe pareceu o artigo?
1 coment√°rio
A sua avaliação:
Monica Mendes
Como fazer caixa de areia para cachorro?

Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia
1 de 2
Como ensinar cachorro a fazer necessidades na caixa de areia

Voltar ao topo da p√°gina