Partilhar

Cachorro vomitando verde

Por Lucas Andrade, Biólogo. 16 agosto 2018
Cachorro vomitando verde

Ver fichas de  Cachorros

O comportamento de vomitar pode indicar diversas questões que possam estar acontecendo no organismo do seu cachorro, como por exemplo, comer algo que é tóxico, ser alérgico a ingredientes da ração, calor excessivo, infecção por vírus ou bactérias, entre outras causas.

Se o seu animal estiver vomitando, não entre em pânico! Mesmo que a situação seja preocupante, você precisa manter a calma para conseguir ajudar o seu cachorro. Existem diversos fatores que você pode avaliar para entender se esse comportamento indica algo perigoso ou não ao seu animal, como por exemplo, a coloração do vômito. Se você estiver com um cachorro vomitando verde em casa, nós do Perito Animal trazemos esse artigo com informações que podem te ajudar.

Também lhe pode interessar: Cachorro vomitando amarelo: O que fazer?

Por que o cachorro está vomitando verde?

Antes de explicarmos sobre as causas que podem deixar seu cachorro vomitando verde, você deve estar de perguntando o motivo dessa coloração.

Vômitos com a coloração verde contém bílis, também conhecida como bile, um fluido amarelo-esverdeado produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. A bílis é liberada no intestino quando o animal se alimenta e tem a função de quebrar a comida em pequenos pedaços para facilitar a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos. Quando seu cachorro apresenta algum quadro irregular, pode haver contrações em seu intestino, o que promove a saída de todas as substâncias presentes em seu sistema digestório, incluindo a bílis.

Casos de cachorro vomitando bílis verde podem ser graves, por isso, você deve prestar atenção se o seu cachorro está apresentando outros comportamentos diferentes como:

  • Diferença de energia
  • Desidratação
  • Diarreia
  • Perda de peso
  • Fraqueza

Mesmo que não seja uma tarefa agradável, você deve ficar atento em relação aos aspectos do vômitos do seu animal, como por exemplo:

  • Consistência do vômito
  • Vestígios de planta, sangue, alimento, fezes
  • Quantas vezes o seu animal vomitou
  • Coloração do vomito
  • Quanto tempo seu animal está vomitando

Essas informações são muito importantes para o médico veterinário, pois assim o diagnóstico poderá ser realizado de forma mais precisa, bem como o tratamento em relação à causa dos vômitos.

Causas para cachorro vomitar verde

Síndrome do vômito biliar:

Também conhecida como síndrome de vômitos biliosos, essa síndrome ocorre quando há refluxo de bílis do intestino para o estômago do seu animal. Esse refluxo pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo:

  • Quando o cachorro está há muito tempo sem ser alimentado
  • Quando o cachorro come uma quantidade exagerada de alimento
  • Quando o cachorro come uma quantidade exagerada de grama
  • Quando o cachorro bebe uma quantidade exagerada de água
  • Quando o cachorro de alimenta de produtos muito gordurosos

Alergias:

Alergias são respostas do sistema imunológico do animal em relação à uma substâncias que não deveriam causar nem uma reação, como pólen, alimentos, entre outros. Caso o seu animal ingira algo que ele é alérgico, ele pode vomitar de forma exagerada, o que ocasionará o vômito verde.

Você poderá contar com a ajuda de seu médico veterinário para identificar o que pode estar causando alergia em seu cachorro. Existem inúmeras situações em que seu cachorro pode apresentar alergia, como:

  • Desenvolver alergia em alimentos que comia regularmente
  • Apresentar alergia quando o cachorro começa a ingerir um alimento novo, ou diferente
  • Mudança de ambiente
  • Produtos de limpeza no ambiente

Doenças Gastrointestinais:

Nesses casos, seu cachorro pode estar vomitando verde e com diarreia. Doenças gastrointestinais abrangem muitas causas que podem estar afetando diretamente o sistema gastrointestinal do seu cachorro, que podem ser:

  • Câncer em algum órgão do sistema gastrointestinal
  • Doenças inflamaórias
  • Úlceras
  • Infecções Parasitárias

Nesses casos, é importante o acompanhamento do seu médico veterinário para identificar o quadro clínico de seu animal, e assim realizar o tratamento correto para o que esteja fazendo seu cachorro vomitar verde.

Pancreatite:

A pancreatite é um distúrbio endócrino resultado da inflamação do pâncreas. Esse distúrbio pode ser resultado de uma má alimentação, com grandes quantidades de produtos extremamente gordurosos, e o vômito com bílis geralmente ocorre de 01 à 02 dias após a ingestão do alimento gorduroso. Além de vomitar verde, o seu cachorro pode apresentar diarreia e dor de estômago.


Vírus e bactérias:

O cachorro vomitando verde pode ser um sinal de infecções causadas por vírus e bactérias, além de promover o vômito verde, essas infecções podem causas outros sintomas no seu animal, assim como pode acontecer nos casos de cinomose e parvovirose.

Bloqueios intestinais:

Caso o seu cachorro ingira seus brinquedos, ossos ou até mesmo seus pelos, existe uma chance desses objetos causarem bloqueios no intestino do seu animal. Nesses casos o cachorro começa a vomitar sem sinais de bílis, mas quando o estômago do animal se esvazia, o vômito começa a sair verde. Animais com bloqueios no intestino podem até parar de se alimentar, ficar com falta de energia e sentir dor abdominal intensa.

Esses casos são extremamente perigosos e precisam urgentemente de acompanhamento do seu médico veterinário, pois para remover o bloqueio, os tratamentos precisam ser realizados com intervenção cirúrgica, ou com procedimento endoscópico.

Plantas:

O comportamento de ingerir plantas, como grama, é comum para os cachorros. Porém, caso consumam esses vegetais de forma excessiva, podem vomitar um líquido verde. Porém você deve tomar cuidado com quais plantas o seu animal possa estar se alimentando, pois elas podem ser tóxicas ao seu cachorro, causando desde doenças, como a gastroenterite, até envenenamento.

Cachorro vomitando verde - Causas para cachorro vomitar verde

O que fazer se o seu cachorro estiver vomitando verde

Antes de realizar quaisquer procedimentos, é essencial que você leve o seu cachorro para o médico veterinário, pois somente ele irá conseguir diagnosticar e tratar o seu animal da forma mais precisa possível. Existem alguns procedimentos que você poderá realizar em casa para tratar o seu cachorro que está vomitando verde:

  • Hidratar: O comportamento de vomitar faz com que o corpo do seu animal perca muito líquido, e essa situação pode piorar o quadro clínico do cachorro, alterando a pressão sanguínea, a energia, entre outros aspectos. Por isso é importante que você dê água para o seu animal, para o manter de forma mais estável possível. Mas cuidado, não exagere na quantidade de água quando for hidratar seu animal, pois se a quantidade for exagerada, o cachorro pode acabar vomitando ainda mais.
  • Remédios caseiros: Ervas são bons remédios caseiros tanto para tratamento em cachorros, quanto em seres humanos. Para tratar o vomito verde, você pode utilizar gengibre, camomila e erva-doce, pois acalmam a irritação no estômago, enjoo, e mal estar dos animais. Você pode picar essas ervas e misturar com o alimento do cachorro, ou fazer um chá e misturar com a água para o cachorro beber.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro vomitando verde, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cachorro vomitando verde

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ivonizia
Meu cachorro estava vomitando espuma branca desde Quinta feira e hj é sábado desde ontem ele está vomitando Verde e não está comendo desde Quinta
Adriana De Aguiar Medeiros
Meu cachorro está vomitando verde, tá com diarreia é não quer comer. Não tenho dinheiro pra levar no veterinário o que faço?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriana! Para estimular o apetite dele você pode dar um pouco de arroz cozido sem sal e sem cebola. De qualquer forma, se ele não aceitar comer nada e o quadro de vômito e diarreia se mantêm, ele precisa mesmo de atenção médica. Apenas o médico veterinário tem a capacidade de chegar a um diagnóstico através do exame físico e as provas necessárias e prescrever o tratamento de acordo com o que se passe. Se o seu cachorro estiver já desidratado ele pode até precisar de ser internado para ser administrado soro. O nosso conselho é que fale abertamente com o seu médico veterinário de confianças sobre as suas dificuldades econômicas e qual a possibilidade de realizar um pagamento por parcelas. Fale também com familiares ou procure ajuda através das redes sociais. O mais importante é que o seu cachorro fique bem, Rápidas melhoras para ele!

Cachorro vomitando verde
1 de 2
Cachorro vomitando verde

Voltar ao topo da página