menu
Partilhar

Tipos de Dobermanns

 
Por Maria Besteiros. 6 abril 2021
Tipos de Dobermanns

Ficha do animal: Doberman

O Dobermann é uma raça de cachorro com um porte poderoso e excelentes capacidades. Embora seja bem conhecida, a verdade é que ainda circulam dúvidas sobre os tipos de dobermans que existem, bem como mitos sobre sua personalidade.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os pontos-chaves desta raça de cachorro e explicaremos, de acordo com a Federação Cinológica Internacional e o American Kennel Club, referências internacionais quando o assunto são as raças de cães, quais são, na realidade, os tipos de Dobermanns que existem. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Tipos de collie

Características básicas do Dobermann

Os Dobermanns são cachorros de origem alemã, cujo nome vem do sobrenome daquele que é considerado seu primeiro criador, Friederich Dobermann, que iniciou o programa de desenvolvimento desses cães no século XIX. Ele buscava um animal que oferecesse proteção, mas com uma personalidade afetuosa. O resultado foi o Dobermann, com qualidades tão excelentes que também poderia ser um cão de trabalho policial.

De tamanho médio a grande, com corpo forte, musculoso e linhas elegantes, o Dobermann revelou-se um cão nobre, adequado tanto para companhia como para trabalho. Embora sua aparência possa intimidar algumas pessoas e possa até mesmo ser considerado entre os cachorros potencialmente perigosos, a verdade é que o Dobermann é um cachorro de natureza amável e muito apegado à família. Se bem cuidado e estimulado, ele será tranquilo e dócil. Mas será que existem diferentes tipos de Dobermanns? Se sim, quantos tipos de Dobermanns existem? Explicaremos tudo nas seções a seguir.

Antes disso, no vídeo a seguir você confere as principais características do Dobermann:

Tipos de Dobermann segundo a Federação Cinológica Internacional

A Federação Cinológica Internacional (FCI) inclui o Dobermann no grupo 2, dedicado aos cachorros tipo Pinscher e Schnauzer, os molossos e cachorros de montanha e boiadeiros suíços. Além de estabelecer o padrão da raça, ou seja, o conjunto de características que os Dobermanns de raça pura devem atender, a federação fala não de tipos, mas de variedades. A diferença entre elas está na cor.

Assim, abre-se a possibilidade para que cachorros desta raça sejam pretos ou pardos com vermelho ferrugem e marcas cor de fogo localizadas nestas áreas:

  • Focinho.
  • Bochechas.
  • Sobrancelhas.
  • Garganta.
  • Peito
  • Metacarpos.
  • Metatarsos.
  • Pés.
  • Interior das coxas.
  • Áreas perineal e ilíaca.

As manchas brancas são desclassificatórias, o que quer dizer que, se o Dobermann tiver tais manchas, ele não é considerado de raça pura.

Tipos de Dobermann segundo o American Kennel Club

O American Kennel Club (AKC) é o maior e mais antigo clube de registro genealógico de cachorros de raça pura dos Estados Unidos e é considerado referência mundial. Na análise dos Dobermanns, o clube adota um padrão para classificá-los, o que os leva a conciderar que existem dois tipos de Dobermanns: o Dobermann europeu, padronizado pela FCI, e o Dobermann americano, padronizado pelo AKC.

Existem algumas diferenças entre os dois, como veremos na próxima seção. Por ora, podemos destacar que em termos de cores, a associação americana admite:

  • Preto.
  • Vermelho.
  • Azul.
  • Bege.

Também permite marcas de ferrugem sobre:

  • Olhos.
  • Focinho.
  • Garganta.
  • Ponta do esterno.
  • Patas.
  • Pés.
  • Sob a cauda.

Também aceita uma mancha branca no peito, desde que pequena.

Características do Dobermann europeu

Em primeiro lugar, começando pela aparência física, o Dobermann europeu é considerado um pouco menos estilizado e de formas mais robustas. Contudo, também afirma-se que ele tem um instinto de proteção maior e um temperamento mais forte.

Embora haja algumas diferenças físicas claramente observáveis logo que prestamos atenção, a maior diferença entre os tipos de Dobermann está na personalidade, sendo o europeu o mais equilibrado. Como essas diferenças não se limitam ao campo estético, é importante levá-las em consideração na hora de decidir pela adoção de um tipo ou outro.

Essa diferenciação pode ser decorrente da exigência ou não de prova de trabalho para a reprodução de espécimes. Na Europa ela é obrigatória, mas não nos Estados Unidos. Com a prova de trabalho, é possível avaliar o temperamento do animal, o quão equilibrado o cachorro é e também sua aptidão para o trabalho, bem como as competências na área social.

Nos Estados Unidos, o AKC aceita um simples registro online, com a única exigência de que os pais do filhote estejam previamente registrados por lá. Portanto, se você procura um Dobermann para participar em provas e atividades, o europeu será o ideal, embora também precise de um cuidador mais experiente.

Finalmente, devido aos diferentes programas de criação, deve-se levar em consideração que as doenças genéticas mais comuns podem variar. Por exemplo, o Dobermann europeu tem mais alterações oculares. Por outro lado, a doença de von Willebrand e o hipotireoidismo são comuns em ambos os tipos.

Tipos de Dobermanns - Características do Dobermann europeu

Características do Dobermann americano

O Dobermann americano foi selecionado com foco na estética e facilidade de manejo. É mais estilizado e não se destaca especialmente por sua orientação para proteção, defesa ou trabalho. Em outras palavras, as qualidades de cão de trabalho que foram atribuídas ao Dobermann desde seus primórdios na Europa são, por assim dizer, apagadas no Dobermann americano, que não será o mais adequado para desenvolver, por exemplo, uma função de defesa ou participar de provas caninas.

Em geral, é comum que se mostrem mais tímidos, chegando até mesmo a ficar ariscos, o que pode representar um problema de convivência se o cachorro reagir sempre com medo a novas situações e elementos. Já o Dobermann americano pode ser um excelente cachorro de família, pois, como companhia, não precisa se destacar em atividades de proteção ou de trabalho, e pode até ser mais fácil de manejar por não exigir tanta estimulação quanto o tipo europeu.

Se você está pensando em adotar um cão de guarda, confira nosso artigo em que destacamos as diferenças entre o Dobermann e o Pastor Alemão.

Em relação à saúde, a síndrome de Wobbler e problemas de pele e pelagem parecem afetar mais os espécimes americanos. Na próxima seção, vamos resumir as diferenças mais importantes entre os tipos de Dobermanns.

Tipos de Dobermanns - Características do Dobermann americano

Diferenças entre o Dobermann europeu e o Dobermann americano

Estas são as chaves para diferenciar os tipos de Dobermann europeu e americano:

Dobermann europeu

Algumas das características mais marcantes do Dobermann europeu são:

  • O Dobermann europeu é um pouco menos estilizado e mais robusto.
  • Tem um maior instinto de proteção e um temperamento mais forte.
  • O europeu é selecionado com base em suas qualidades para o trabalho, menos presentes no americano.
  • Para trabalho ou atividades esportivas, o europeu é considerado mais adequado.
  • O europeu requer um cuidador mais experiente.
  • Corre maiores riscos de sofrer de distúrbios oculares.

Doberman americano

Entre as características do Dobermann americano, se destacam as seguintes:

  • O Dobermann americano é mais fácil de manejar, pois não requer tanto estímulo.
  • Tende a ser mais tímido, em comparação com um maior equilíbrio emocional do tipo europeu.
  • O americano é mais considerado como cachorro de família.
  • A síndrome de Wobbler e os problemas de pele e pelagem afetam mais os exemplares americanos.

Agora que você já sabe tudo sobre os dois tipos de Dobermann, talvez possa te interessar este outro artigo sobre os tipos de Pinscher.

Tipos de Dobermanns - Diferenças entre o Dobermann europeu e o Dobermann americano

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de Dobermanns, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • American Kennel Club. Breeds A-Z. Disponível em: <https://www.akc.org/>. Acesso em 6 de abril de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional. Razas. Disponível em: <http://www.fci.be/es/>. Acesso em 6 de abril de 2021.
  • CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia. Raças. Disponível em: <https://cbkc.org/racas>. Acesso em 6 de abril de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de Dobermanns
1 de 4
Tipos de Dobermanns

Voltar ao topo da página