Dietas equilibradas

Cachorro pode comer pimentão?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 6 abril 2021
Cachorro pode comer pimentão?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Capsicum annum, popularmente conhecido como pimentão ou pimento são um daqueles alimentos que alegram qualquer receita. Apesar da popularidade entre os humanos, nem sempre vemos esse ingrediente incluído em receitas caninas, o que justifica a dúvida se cachorro pode comer pimentão. Para esclarecer, o PeritoAnimal reuniu uma série de informações importantes sobre pimentão para cachorro e seus usos adequados na alimentação dos cães, além das propriedades e especiarias adequadas. Confira abaixo e boa leitura!

Também lhe pode interessar: Coelho pode comer uva?

Índice

  1. Cachorro pode comer pimentão?
  2. Receitas com pimentão para cachorro
  3. Pimenta para cachorro
  4. Pimentão para cachorro como tempero

Cachorro pode comer pimentão?

Sim, cachorro pode comer pimentão verde, vermelho ou amarelo. Esse alimento faz parte da lista de frutas e verduras permitidas para cachorros e também entra na dieta BARF. Assim como todos as verduras para cachorros, deve ser oferecido com moderação, dentro de uma dieta balanceada, já que o seu excesso pode causar diarreia.

Pimentão para cachorro

Tanto na dieta canina, quanto na humana, o pimentão é conhecido pela suas doses generosas de vitamina C, que ajudam a absorver o ferro e, consequentemente, prevenir a anemia. O pimentão também contribui nutricionalmente com a vitamina A e o betacaroteno, que ajudam na manutenção do pelo, pele e visão e evitam problemas dermatológicos (dermatites caninas). Além dos antioxidantes naturais, que combatem a ação dos radicais livres e seus danos celulares.

  • Vitamina C
  • Vitamina A
  • Betacaroteno
  • Antioxidantes naturais

É justamente por ser um alimento considerado altamente digestivo, pela grande quantidade de fibras, que o pimentão deve ser oferecido com moderação para evitar diarreia. Já que o sistema digestivo dos cachorros não é o mesmo que o dos humanos.

Cachorro pode comer pimentão? - Cachorro pode comer pimentão?

Receitas com pimentão para cachorro

Se é a primeira vez, ofereça apenas um pouquinho para que ele possa se acostumar com esse novo ingrediente na dieta. Nem todos os cachorros aceitam esse alimento cru. Se você se perguntava se cachorro pode comer pimentão porque ofereceu algum pedacinho cru, explicamos acima que não há problema.

Toda dieta caseira deve ser supervisionada por um veterinário para ter certeza das quantidades, proporções e necessidades nutricionais de cada cachorro. Se você deseja iniciá-la, recomendamos assistência veterinária para que seu cão tenha a melhor experiência possível.

Se a sua intenção, entretanto, é incluir o pimentão na dieta canina, separamos algumas receitas com pimentão para cachorro que costumam ter boa aceitação:

Receita vegetariana para cachorro

A dieta vegetariana para cachorros existe, mas deve ser sempre supervisionada por profissional. Independente da dieta do seu cachorro, você pode incluir algumas receitas vegetarianas como complemento. O estofado de verduras é uma opção de receita com pimentão para cachorro:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1 pimentão-doce grande fatiado
  • 1 abobrinha média fatiada
  • 1 abóbora amarela média fatiada
  • 1 berinjela média descascada e cortada em cubos
  • 1 batata descascada e cortada em cubos
  • 1 colher de chá de orégano ou manjericão

*Quando oferecido em pequenas quantidades o alho não é prejudicial para cachorros, mas sim um desparasitante natural interno,

Como fazer estofado de verduras para cachorro

  1. Aqueça o óleo, acrescente o alho e refogue por 2 a 3 minutos até ficar macio.
  2. Depois acrescente todos os legumes e misture bem.
  3. Ferva a mistura, abaixe o fogo e deixe ferver por 30 minutos.
  4. Acrescente os condimentos a gosto. F
  5. erva por mais 15 minutos e deixe esfriar. Se desejar pode adicionar um toque de queijo sem glúten ralado.

Adapte a quantidade de comida ao tamanho do seu cachorro, segundo as indicações veterinárias.

Receita com pimentão para cachorro com anemia

Como comentado, de acordo com as suas propriedades, o pimentão é um alimento aliado na dieta de cachorros com anemia. Ele pode ser oferecido como complemento e não como tratamento. Uma possibilidade de receita é:

Ingredientes

  • 200 gramas de arroz
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 ovo
  • 200 gramas de salmão
  • 1 batata-doce

Passo a passo

  1. Prepare uma panela com água e adicione um pouco de azeite de oliva.
  2. Quando a água estiver fervendo, adicione o arroz, que leva cerca de 20 minutos para ser cozido.
  3. Corte os outros ingredientes em pedaços apropriados para o tamanho do seu cão. O mais comum é em cubos pequenos.
  4. Quando faltarem 10 minutos para terminar o cozimento, adicione os ingredientes que faltam: pimentão, ovo inteiro, salmão e batata-doce.
  5. Quando o processo estiver concluído, basta retirar o arroz e os ingredientes e deixá-los esfriar um pouco.
  6. Esmague o ovo (com a casca incluída) e misture bem todos os ingredientes.
  7. Use a quantidade apropriada para o tamanho do seu cachorro.

Pimenta para cachorro

Não confunda pimenta com pimentão. Apesar do pimentão ser um tipo de pimenta, as pimentas mais ardidas (cayena, pimenta do reino, malagueta...) têm os mesmos efeitos nos cachorros em que os humanos, só que em quantidades menores. Algumas delas, inclusive, são utilizadas como repelente para cachorro.

Cachorro pode comer pimenta?

Melhor evitar. O uso delas é limitado a uma quantidade mínima no preparo de pratos caseiros. Nenhuma receita picante é recomendada para os cachorros já que pode provocar indigestão, problemas estomacais e irritação das mucosas.

Pimentão para cachorro como tempero

Se você pensa em cada detalhe da alimentação do seu cachorro. Na hora de usar as especiarias, vez ou outra, você pode incluir o pimentão-doce em pó para dar aquele toque especial, assim como a cúrcuma, orégano, gengibre ou salsinha. Sempre com moderação.

É fundamental saber de tudo aquilo que você não pode oferecer para o seu cachorro de jeito nenhum. No vídeo abaixo, relembramos 10 alimentos considerados tóxicos e proibidos para cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer pimentão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Agência EMBRAPA de Informação Tecnológica: Pimenta. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/pimenta/arvore/CONT000gn08zc7m02wx5ok0liq1mqi7fotir.html/>. Acesso em 5 de maio de 2020.
  • UMCOMO. Quais são as propriedades do pimentão. Disponível em: <https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-propriedades-do-pimentao-9622.html/>. Acesso em 5 de maio de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Davi Takenobu
Vocês saberiam me dizem se aqueles sorvetes que vendem em petshops para cachorros fazem mal ? Ou eu posso dar? Moro em um lugar que as vezes faz muito calor
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Davi. Tudo bem? Se vendem numa loja especializada para pets, então provavelmente sim, o sorvete é apropriado para seu cachorro. De qualquer forma, se você se interessar, temos uma receita de como fazer sorvete caseiro para cachorros, é bem simples: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-sorvete-para-cachorros-caseiro-22371.html
Esperamos que seja útil! 🐶
1 de 2
Cachorro pode comer pimentão?