Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?

Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?
Imagem: Maltese YANNIS | Youtube

A tosse e o vômito estão muitas vezes associados e, apesar de não serem doenças por si só, constituem um aviso do organismo de que algo não está bem. Por isso, é importante identificar as causas e saber agir perante esta situação, que pode levar a consequências graves se não for tratada a tempo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos revisar e explicar um pouquinho as possíveis causas e soluções de: Cachorro tossindo e vomitando gosma branca – o que fazer?


imagem: Maltese YANNIS | Youtube

Cachorro tossindo e vomitando

O que é a tosse?

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo para tentar expulsar algo que está a causar irritação nas vias aéreas ou no esófago do animal e, muitas vezes, está associada a vômitos de espuma branca devido ao esforço realizado durante a tosse.

Nem toda a tosse é sinônimo de doença, mas nenhum tutor gosta de ver o seu cachorro tossindo demasiado. A maioria das causas de tosse se devem a doenças ou a obstruções no esófago do animal.

Porque vomita?

Muitas vezes vômito e regurgitação são confundidos. O vômito é a condição de expulsar conteúdos estomacais para fora do organismo e o animal apresenta espasmos e contrações repetidas do estômago e abdômen. A regurgitação é a expulsão de conteúdo do esófago que ainda não alcançou o estômago, o animal não apresenta contrações do abdômen e expulsa com mais facilidade o conteúdo esticando o pescoço, que normalmente vem em forma tubular e coberto por uma gosma. É muito importante distinguir estas duas situações para diferenciar entre causas gástricas ou não gástricas.

O vômito é muito comum em cachorros e, em geral, se for uma situação passageira e o animal não demonstrar nenhum outro tipo de sintomas associados não é muito grave, mas se, em contrapartida, se tratar de uma situação regular, é sinal de que é necessário intervir. É muito típico que os cachorros vomitem uma espécie de gosma transparente e espuma branca, a qual pode ser devida a inúmeros fatores. A espuma branca consiste numa mistura de saliva com ácido do estômago e que pode ter uma consistência mais viscosa como gosma.

Quando o cachorro tosse e vomita gosma branca é necessário que saiba identificar a causa para saber o que está acontecendo com o seu pet e poder ajudar.

Leia o nosso artigo completo sobre cachorro vomitando espuma branca - causas, sintomas e tratamento.

Causas de tosse e vômito

Comer muito rápido

É bastante comum um cachorro comer muito rápido e em seguida vomitar uma espuma viscosa ou gosma branca.

Comer muito rápido pode levar à ingestão de alimentos muito grandes não mastigados, de poeiras ou pelos que irritam a garganta do seu animal e vão provocar a tosse e o vômito.

Se o seu cachorro come muito rápido e tenta vomitar sem sucesso, ou está com outro tipo de dificuldades, o melhor é ir imediatamente ao veterinário.

Obstrução

Algum alimento de maiores dimensões, um osso ou brinquedo, podem provocar o engasgamento do cachorro e, como reflexo, o animal tosse e vomita para tentar expulsar esse corpo estranho. É possível que com o vômito o problema seja solucionado se o corpo estranho sair, mas se você notar que animal continua tossindo e puxando vômito sem sucesso, você deve imediatamente atuar e levá-lo ao veterinário.

Colapso da traqueia

Um animal com colapso da traqueia costuma ter dificuldade em respirar, causando tosse persistente e, consequentemente, vômito.

Existem raças mais predispostas que estão referidas no artigo referente a este tema.

Se utiliza coleira deve mudar para peitoral, controlar o peso do animal e reduzir o exercício.

Exercício intenso

Demasiado exercício pode fazer com que o animal não respire bem, tussa, sinta naúseas e vomite. O próprio puxar incessante da coleira e trela pode provocar isto.

Doenças cardíacas

Inicialmente as doenças cardíacas podem traduzir-se por intolerância ao exercício, demasiado arfar durante ou depois do passeio e tosse, vomitando no final uma gosma branca.

A tosse se deve ao aumento do tamanho do coração que comprime a traqueia e outras partes das vias respiratórias.

Raças como Boxer, King Charles Cavalier e Yorkshire Terrier são as raças mais predispostas.

Tosse de canil

A traqueobronquite infecciosa canina ou tosse de canil, é uma doença infeciosa semelhante à nossa gripe causada por vírus ou bactérias e, dependendo do agente causador, é considerada uma zoonose (doença transmitida ao ser humano).

O animal tosse repetidamente e acaba por forçar um vômito como se estivesse engasgado, expelindo uma gosma ou espuma branca.

Se for diagnosticada tosse de canil é importante afastar o animal de outros, lavar utensílios e roupa, para evitar o contágio.

Gastrite

Normalmente, os vômitos surgem pela manhã quando o animal desperta. Caso a gosma não seja branca e se trate de uma gosma amarela, corresponde ao líquido biliar. Veja o nosso artigo sobre o que fazer se o seu cachorro vomita amarelo. Se o animal vomita sangue, existe uma forte suspeita de úlcera gástrica e deve informar o seu médico veterinário.

Em caso de gastrite vírica, vigiar, hidratar seu cachorro e administrar os fármacos que o veterinário recomendou é o melhor a fazer.

Distensão abdominal e torção gástrica

Também conhecida por “estômago virado”, é mais comum em animais de grande porte e caracteriza-se pela acumulação excessiva de gás, sucos gástricos, espuma e alimento dentro do estômago.

O estômago começa por se dilatar e depois se contorce e gira sobre si mesmo aprisionando o conteúdo e estrangulando as veias. Se trata de uma emergência médica porque pode ser fatal.

Os sintomas que permitem identificar uma torção gástrica incluem: tentativa constante de vomitar mas sem sucesso, vomitar saliva que tentou engolir mas não conseguiu, inchaço abdominal, dor e desconforto na região abdominal e perda de apetite. Consulte o nosso artigo completo sobre a torção gástrica em cães.

Envenenamentos e intoxicações

O vômito também pode ser causado pela ingestão acidental de substâncias ou plantas tóxicas.

Parasitas

Os parasitas intestinais provocam alterações no trato digestivo e levam a vômitos, diarreia e perda de peso. Muitos podem obstruir o intestino e o animal não consegue comer e continua vomitando um fluído branco ou amarelado.

O que pode fazer

Aquando da consulta no médico veterinário, você deve dar o máximo de informações possíveis:

  • Hábitos do animal
  • Historial de doenças
  • Frequência do vômito: em que altura vomita (se em jejum ao acordar, se depois de exercício, se logo após ter comido)
  • Aparência do vômito: cor e constituição (sangue, restos de alimentos ou só líquido/espuma)
  • Se animal tem ou teve acesso a medicamentos ou produtos tóxicos
  • Que tipo de plantas tem em casa

Pode ser necessário recolher amostras de sangue, urina e/ou fezes, realizar raio-x, ecografia ou outros exames que possibilitem encontrar a causa do problema.

O médico vai receitar fármacos adequados ao problema diagnosticado e, como tal, é essencial cumprir as suas indicações para que o animal fique bem.

Mas então, o que pode fazer se vir seu cachorro vomitando gosma branca?

Se vir seu cachorro vomitando ou especificamente vomitando espuma branca:

Não tente interromper o vômito

Apenas esteja atento e quando ele vomitar você deve retirar toda a informação possível que referimos acima para poder informar o seu médico veterinário.

Após o animal vomitar, evite dar-lhe bebida e comida logo em seguida

O veterinário pode até recomendar retirar a comida e a bebida nas 6 horas seguintes ao vômito. Se o cachorro não vomitar nesse tempo pode ir fornecendo pequenas quantidades de água. Se o seu cachorro lhe parecer muito nauseado, pode fornecer um pouco de arroz e frango sem temperos cozidos apenas em água para acalmar o estômago. E, se ele aguentar essa comida, pode ir introduzindo aos poucos a sua ração habitual.

Reduzir tempo de exercício e brincadeira

Enquanto a causa não for descoberta e se suspeitar de doença cardíaca, é necessário restringir a atividade física e a brincadeira para pequenos períodos de tempo.

Se o animal chega com muita sede, deve-se deixar beber um pouco, depois retirar a água e só passado uns minutos voltar a fornecer água, para evitar que ele ingira uma grande quantidade de uma só vez. O mesmo se aplica à comida.

Levar ao médico

Caso você ainda não tenha ido ao veterinário, é importante que o faça, para se poder descobrir e tratar a causa do problema do seu pet. Se já foi ao veterinário para avaliar esta situação, mas nota que a condição do seu melhor amigo está a piorar ou não está a melhorar, deve voltar para fazer uma reavaliação.

Vacinar o seu animal

Algumas doenças provocam vômito com estas características e existem vacinas que podem prevenir. Pergunte ao seu veterinário o melhor protocolo vacinal para o seu amigo.

Medidas de prevenção

  • Evitar alterações bruscas na dieta
  • Evitar brinquedos pequenos e fáceis de engolir
  • Não fornecer restos de comida com ossos
  • Impedir que animal alcance o lixo
  • Evitar acesso a produtos e plantas tóxicas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tossindo e vomitando gosma branca - o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.