Partilhar

Cachorro pode comer macarrão?

Por Giselly Corrêa. 19 fevereiro 2019
Cachorro pode comer macarrão?

Ver fichas de  Cachorros

O macarrão é um dos alimentos mais difundidos e apreciados em todo o mundo. Também é comum, ao prepará-lo, não calcular muito bem as quantidades e acabar preparando demais. O que se pode fazer então? Se você tem um amigo de quatro patas em casa, sem dúvida já se perguntou se faz mal dar macarrão aos cachorros.

Neste artigo falaremos do macarrão para cachorro, se eles conseguem digeri-lo com facilidade ou não, se ele pode fazer parte da dieta regular ou mesmo se podem comer alguns dos alimentos que o acompanham. Quer saber mais? Descubra no PeritoAnimal se cachorro pode comer macarrão. Todos os detalhes abaixo.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pão?

Dar comida para cachorro faz mal?

Com exceção dos cachorros que apresentam intolerância ou alergias alimentares, a verdade é que o macarrão é um alimento que não é tóxico para os cachorros, e a maioria deles pode consumir macarrão sem problema algum. No entanto, para poder oferecê-lo ao seu cão sem nenhum risco, você deve prestar atenção em alguns detalhes.

Se analisar a composição do macarrão, podem perceber que é um produto elaborado a partir de farinha, água e, em alguns casos, ovos. Isso significa que, a nível nutricional, o macarrão contém uma grande quantidade de carboidratos.

Os requerimentos nutricionais dos cachorros[1]são focados no consumo de proteína, gorduras, minerais, vitaminas e outros elementos em menor proporção. Dessa forma, uma dieta ideal para um cachorro não deveria incluir os carboidratos como principal fonte de energia. Vale lembrar que, embora os cachorros sejam considerados animais onívoros, sua fonte principal de alimentação deve ser a proteína.

Um cachorro pode comer macarrão, sim, desde que se trate de uma ocorrência pontual, jamais devemos basear sua alimentação no consumo deste tipo de alimento, uma vez que poderia provocar deficiências nutricionais.

Lembre-se também que não é recomendável misturar o macarrão com alimentos industrializados, uma vez que os processos de digestão são diferentes e isso gera uma acumulação de gases, podendo até causar problemas intestinais. Caso você queira oferecer macarrão ao seu cachorro, recomendamos adicionar a ele uma fonte de proteína e gordura, como por exemplo a carne ou peixe.

Cachorro pode comer pão e arroz?

Atualmente, é possível encontrar no mercado "arroz quebrado para cachorros", esse é um alimento recomendado? E o pão? A verdade é que tanto o arroz quanto o pão contêm uma elevada quantidade de carboidratos, alimentos que podem ser consumidos de maneira ocasional, mas que não devem fazer parte da alimentação diária do cão. Assim como no caso anterior, recomendamos moderar seu consumo e oferecer apenas em momentos ocasionais.

Cachorro pode comer macarrão? - Dar comida para cachorro faz mal?

Como fazer comida para cachorro com macarrão?

Se você está diante de uma emergência e não possui o alimento habitual, pode se perguntar como preparar comida para seu cachorro utilizando o macarrão. Recomendamos que você verifique previamente as embalagens para estudar a composição, assim como as instruções de preparação. O mais indicado é que você escolha as embalagens de macarrão que contêm algumas das seguintes farinhas e cereais, já que são mais adequadas e digeríveis para o estômago do cachorro:

  • Farinha de arroz;
  • Farinha integral;
  • Aveia;
  • Cevada;
  • Linhaça.

Lembre-se que o macarrão não deve constituir a base da dieta do cachorro, por isso, certifique-se de completar o consumo com outros alimentos, como as carnes, peixes ou ovos. Evidentemente, deve-se evitar por completo o sal e rejeitar todos os alimentos proibidos para cães de acordo com estudos científicos, já que podem causar intoxicação.

Depois de alimentá-lo com macarrão, pode ser interessante limpar os dentes do cachorro ou oferecer a ele algum tipo de snack dental, já que o macarrão tem uma textura que tende a se prender nos dentes, favorecendo o aparecimento do tártaro.

Sintomas de cachorro com má digestão

Pode ocorrer que, depois de oferecer macarrão ao seu cachorro, ele comece a manifestar sintomas anormais. Isso poderia indicar que o cachorro sofre com algum tipo de alergia ou intolerância à composição dos alimentos que foram oferecidos.

Alguns dos sintomas da má digestão nos cachorros podem ser:

  • Diarreia;
  • Flatulência excessiva;
  • Vômitos;
  • Problemas digestivos;
  • Inchaço;
  • Mal-estar.

Esses sintomas podem ser mais evidentes se você decidir adicionar algum tipo de molho no macarrão, como por exemplo o molho pesto. É importante evitar esse tipo de acompanhamento, já que podem conter alguns alimentos tóxicos, como é o caso da cebola. Por esse motivo, oferecer sobras humanas ao cachorro não é recomendável.

Além de todos os problemas de digestão, o macarrão é um alimento rico em energia que, se não for queimada, pode facilmente converter-se em gordura, tornando o animal suscetível ao sobrepeso. Abaixo, te mostraremos algumas raças com tendência à obesidade, que não devem ter o macarrão regularmente em sua dieta.

Cachorro pode comer macarrão? - Sintomas de cachorro com má digestão

Raças de cachorros que devem evitar os carboidratos

Como mencionamos anteriormente, existem algumas raças com predisposição à obesidade que devem evitar consumir alimentos como o macarrão e o arroz de maneira regular. Também incluímos alguns cruzamentos dessas raças:

Nessa categoria, também pode ser incluído os cães idosos, cães castrados, cães com hábitos sedentários e cães braquicéfalos. Além disso, vale lembrar da importância de prevenir a obesidade nos cães, um fator que pode predispor o animal a sofrer com problemas de saúde diversos, sendo a causa principal de algumas doenças, como a artrite ou a displasia de quadril não hereditária.

Alimentação natural para cães: quantidade diária de macarrão

A elaboração de uma alimentação natural para cães é uma coisa excelente mas, no entanto, deve ser supervisionada por um veterinário com o objetivo de evitar deficiências nutricionais. O especialista te ajudará a determinar a quantidade de calorias diárias necessárias para o cachorro de acordo com sua idade, peso ou estilo de vida, por isso, não existe uma quantidade fixa que possamos recomendar.

Se você deseja oferecer macarrão ao seu cachorro de forma ocasional, não precisará calcular estritamente as rações alimentares, caso contrário, se o objetivo é oferecer indefinidamente, será necessário realizar cálculos para garantir que atenda suas necessidades nutricionais.

Para saber mais sobre alimentação natural para cães, dê uma olhada no nosso vídeo no YouTube sobre o tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer macarrão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Guia nutricional para alimentos completos e complementares para cachorro e gatos - Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos para Animais Domésticos (FEDIAF)

Escrever comentário sobre Cachorro pode comer macarrão?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Júlia
Eu queria saber se posso trocar macarrão por ração para dar para um bebe da raça pinscher mas ou menos 45 dias, obrigada.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Júlia! Você pode ver mais informações sobre como alimentar cachorros recém nascidos nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/alimentar-cachorros-recem-nascidos-20022.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Cachorro pode comer macarrão?
1 de 3
Cachorro pode comer macarrão?

Voltar ao topo da página