Cachorro pode comer hortelã?
Ver fichas de Cachorros
Se você está se perguntando se os cães podem comer hortelã, a resposta é sim, os cães podem comer folhas de hortelã, mas não de qualquer forma, pois a quantidade deve sempre ser controlada.
A hortelã é uma planta aromática cujo consumo é amplamente difundido entre os seres humanos, sendo conhecidos seus benefícios para a saúde. Mas, será que acontece o mesmo com os cães? Eles também podem se beneficiar do seu consumo? Se você deseja saber as respostas para essas perguntas, além da quantidade e forma adequadas para oferecê-la, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, onde explicamos tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da hortelã para cães e seus efeitos colaterais.
A hortelã é boa para cães?
A hortelã é uma erva aromática usada em alimentos, licores e como chá. Ela é perene, mede cerca de 50 cm e se adapta a solos e climas extremos, crescendo até 3.600 metros acima do nível do mar, com melhor desempenho em climas temperados. Seu consumo proporciona benefícios para a saúde de quem a ingere, mas e quanto aos cães? A hortelã é boa para os cães?
A resposta a essas perguntas é afirmativa. A hortelã é boa para os cães, especialmente para aliviar os enjoos e náuseas e para o sistema digestivo, embora seja sempre importante considerar a quantidade e a forma de oferecê-la aos nossos cães.
Benefícios da hortelã para cães
A hortelã, além de ser uma erva aromática, é rica em minerais como potássio, manganês e magnésio, além de conter vitaminas do grupo B, vitamina C e vitamina A.
Um dos grandes benefícios da hortelã para os cães é que ela é útil para:
- Alívio dos gases.
- Alívio de enjoos.
- Alívio de vômitos.
- Promove uma boa saúde digestiva ao estimular a produção de bile e o correto funcionamento do estômago.
- Alívio da dor abdominal e cólicas, pois possui propriedades analgésicas.
Os cães em tratamento com quimioterapia podem se beneficiar do consumo de hortelã, pois ela ajuda a reduzir os efeitos colaterais do tratamento, assim como parece ocorrer com os efeitos ou sintomas decorrentes da radiação em cães submetidos à radioterapia.
Como dar hortelã ao meu cachorro?
A hortelã não deve ser oferecida de maneira indiscriminada aos nossos cães, mas sim de forma limitada, tentando evitar o consumo direto na forma seca para evitar que cause sintomas ou problemas gastrointestinais.
A melhor forma de dar hortelã a um cão é de forma natural ou misturada com sua ração ou em forma de infusão natural. Sempre deve-se introduzir uma quantidade pequena para observar como o cão reage e detectar possíveis reações alérgicas, sendo sempre recomendado consultar um veterinário
Quantidade de hortelã para cães
Como mencionamos, você não deve dar hortelã à vontade para o seu cão, mas sim controlar a dose para que ele não consuma em excesso e sofra consequências gastrointestinais.
Como regra geral, a quantidade recomendada de hortelã para cães, misturada à ração, é a seguinte:
- Para cães de porte médio e grande: uma a uma e meia colher de chá.
- Para cães pequenos: de um quarto a meia colher de chá.
Se optar por oferecer infusão de hortelã feita em casa para os cães, não deve oferecer grandes quantidades, limitando-se a no máximo meio copo para os cães grandes e um quarto de copo para os cães pequenos.
Efeitos colaterais da hortelã para cães
A hortelã, sempre que consumida de forma controlada pelos nossos cães, não deveria causar efeitos colaterais, mas sim proporcionar muitos benefícios para a saúde deles.
No entanto, quando a hortelã é consumida em excesso ou por cães sensíveis, pode causar efeitos colaterais relacionados a sintomas ou danos gastrointestinais, como vômitos, diarreia e dor abdominal.
Alguns cães podem apresentar hipersensibilidade ou alergia à hortelã, portanto, se você notar qualquer alteração ou sintoma no seu cão após o consumo de hortelã, não hesite em procurar um centro veterinário
Contraindicações de hortelã para cães
Como mencionamos, o consumo ad libitum de hortelã por parte do seu cão é totalmente contraindicado. Mesmo assim, você também não deve oferecer hortelã ao seu cão se ele já tiver mostrado sintomas de alergia à planta, da mesma forma que seu consumo não é indicado em fêmeas gestantes, especialmente se consumida em grandes quantidades, pois pode causar contrações ou danos no útero, colocando em risco a gestação.
O consumo de chá de hortelã também é contraindicado para cães com distúrbios renais ou hepáticos, pois pode agravar as condições dessas doenças.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer hortelã?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.