Partilhar

Os cachorros podem comer ovo?

Os cachorros podem comer ovo?

Ver fichas de  Cachorros

Garantir uma boa alimentação para o nosso cachorro é uma das melhores coisas que podemos fazer para mantê-lo saudável, pois é através de uma alimentação balanceada que conseguimos aumentar sua expectativa de vida, podemos evitar várias doenças graves e ainda fazer com que nosso cachorro desfrute de uma boa qualidade de vida.

É notório que, cada vez mais, nós temos a consciência desta informação e por isso, muitos tutores procuram soluções naturais para alimentar os cachorros e fornecer todos os nutrientes necessários para eles. A verdade é que hoje é possível encontrar comida ecológica para cachorros com muito mais facilidade.

Se você deseja oferecer uma alimentação natural ao seu cachorro para garantir que ele viva mais, não deixe de ler o seguinte artigo do PeritoAnimal onde te explicamos se cachorro pode comer ovo, além de apresentar várias dicas de como oferecer ovos para os cachorros.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer ovo?

Cachorro pode comer ovo, é bom para ele!

Pode dar ovo para cachorro? Sim!

Principalmente pelo seu alto teor proteico e por seus benefícios ao organismo e a saúde dos cachorros, já que o ovo contém todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo do seu cachorro não consegue produzir internamente, somente conseguindo obter diretamente através dos alimentos.

O ovo é bastante proteico, funciona muito bem no fortalecimento dos músculos do cachorro, além de reparar seus tecidos e melhorar a fibra dos seus pelos. Portanto, pode dar ovo para cachorro filhote também! Na quantidade adequada e sem exageros, é muito adequado incluir este alimento na dieta dos cães.

As proteínas são nutrientes que devem ser encontrados em maior proporção na dieta do cachorro. Além disso, o ovo também é rico em gorduras que são igualmente necessárias para sua dieta.

Devemos entender que, na quantidade adequada, a gordura não provoca aumento de colesterol no seu cachorro, na verdade estas gorduras são benéficas para ele. Por fim, o ovo contém vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e selênio, o que faz dele um alimento muito completo, assim como econômico e acessível. Portanto, pode dar ovo para cachorro, sim.

Como oferecer ovos para cães

O cachorro pode comer ovo encontrado de forma esporádica na vida selvagem. Porém, cães e gatos domésticos precisam da atenção do tutor, pois eles podem chegar a se engasgar com a casca do ovo, e se intoxicar com bactérias que podem aparecer nos ovos crus.

Pode dar ovo frito para cachorro?

Ovos fritos, assim como somos acostumados a comer, com manteiga e sal não são recomendados aos cachorros, pois a fritura não faz bem à saúde deles.

Cachorro pode comer ovo cozido?

O ovo cozido para cachorro é a forma mais indicada pelos veterinários. Isso porque o ovo cru para cachorro pode fazer muito mal, devido ao risco da transmissão de doenças como a salmonela, que pode ser encontrada nos alimentos contaminados.

A ingestão excessiva da avidina, proteína encontrada na clara do ovo crua, pode interferir negativamente no funcionamento do metabolismo canino. Desta forma, o ovo cru não oferece benefícios e pode causar problemas. Por isso, o seu cozimento é fundamental para evitar qualquer risco a saúde do seu cão.

Cachorro pode comer a casca do ovo?

A casca do ovo é rica em cálcio e uma excelente alternativa para a dieta do seu cachorro. Porém, para evitar a transmissão da salmonela e o risco de engasgo, o ideal é ferver a casca e triturar antes de oferecer ao seu cachorrinho.

Para esmagar a casca do ovo, antes de oferecer ao cão, você pode utilizar um moedor de café, um processador de alimentos, ou até mesmo um pilão para cortar a casca em pequenos pedaços. Isso também facilita o seu armazenamento, pois a os pedaços da casca podem ficar guardados em tigelas na geladeira durante a semana para melhorar a alimentação do seu cachorro.

Os cachorros podem comer ovo? - Como oferecer ovos para cães

Com que frequência posso dar ovo para o meu cachorro?

As proteínas devem ser a maior parte da dieta do cachorro e o ovo é um alimento rico em proteínas. Contudo, elas devem ser obtidas principalmente através da carne, uma vez que o cachorro é carnívoro. As proteínas também devem estar na alimentação balanceada recomendada para nós, humanos, e para os animais em geral. A ingestão exagerada de alimentos, assim como no nosso organismo não é recomendada, também não é benéfico para a manutenção da saúde no organismo dos cachorros.

Por esse motivo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente, para que o seu pet possa se beneficiar de todos os nutrientes que o alimento oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros podem comer ovo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • PET MD. Vet Authored. “The Incredible, Edible Egg: Nutritional or Deadly for Pets?”. Acessado em 25 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.petmd.com/dog/nutrition/evr_multi_eggs_for_pets2

Vídeos relacionados com Os cachorros podem comer ovo?

1 de 3
Vídeos relacionados com Os cachorros podem comer ovo?

Escrever comentário sobre Os cachorros podem comer ovo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
A sua avaliação:
Maria Belinha Lemes dos Santos da Cruz
Muito boa as dicas ovo cozido que eu vou passar dar para minha cachorrinha
Cibele
Olá tenho uma pinscher E ela estar muito ruim vomitou a ração esta com febre e desanimada dei ovo cozido pra ela era q vai fazer mal
Karlenie
Minha cachorrinha esta fazendo tratamento pra os rins, gostaria de saber quais os melhores alimentos pra dar pra ela.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Karlenie! Se o seu cachorro está com insuficiência renal, você pode ver algumas sugestões de alimentação para cachorro no nosso artigo, confira: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-para-cachorros-com-insuficiencia-renal-20453.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança antes de começar qualquer dieta.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria aparecida
Gistaria de saber si posso da figado e frando com arroz e cenoura!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Aparecida! Temos um artigo sobre a dieta BARF que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/exemplo-de-dieta-barf-ou-acba-para-cachorros-20026.html
De qualquer maneira, antes de começar uma nova alimentação, é fundamental que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça uma dieta de acordo com as necessidades do seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Junior
Olá tenho um Akita ,ele também tá botando boneco pra comer a ração,tem alguma coisa a ver com a saca tá no Final??
A sua avaliação:
Jeniffer Mayara Pereira
Olá, minha cachorra teve filhotes a pouco dias e com isso ela ficou bem magrinha o que eu posso ta dando para ela conseguir ganha peso mais rápido? Desde já muito obrigara.
A sua avaliação:
Francineide Silva
Como já foi comentado ...as minhas filhas não querem comer ração pura ...sempre tenho que misturar com alguma coisa sachês ou patês ou ovo cozido amassado... porém elas estão com queda de pelo e se coçando muito ...Estou usando o shampoo fitoterápico ...pode ser alergia a esses produtos industrializados?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francineide! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cecilia
Tenho uma Yorkshire, que desde pequena não gosta de ficar muito tempo comendo mesma comida.Agora tem diabetes e aqui só tem 2 tipos de ração para eles.
A veterinária então mandou eu fazer comida da Mel.Gostaria de ter maior informação do que posso cozinhar para ela.
Muito obrigada 🙏🏻
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cecilia! Confira nosso artigo sobre dieta para cachorros diabéticos, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-para-cachorros-diabeticos-20502.html

A sua avaliação:
Maria Nilza Azevedo Mendes
Meu cachorro está atualmente com um ano e tres meses e é um labrador que adora comer ovos todos os dias. Quando não misturo na ração ele fica comendo feito dicotomia... será que poderá afetar sua saúde no futuro? e a carne ? posso adicion-la cozida com agua e sal na ração para substituir o ovo vez em quando? Obrigada pela atenção dispensada e resposta.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Tal como referido no artigo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente para que o seu pet possa beneficiar de todos os nutrientes que oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.
Com relação a carne, o sistema digestivo do cachorro está preparado para digerir sem problemas, de preferência crua, que é como a consumiria no meio natural. Se você quiser saber mais informações, esses artigos podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/carne-crua-para-cachorro-faz-mal-22568.html
https://www.peritoanimal.com.br/exemplo-de-dieta-barf-ou-acba-para-cachorros-20026.html
A sua avaliação:
Silvana
Esclarescedor! Amei! Obrigada

Os cachorros podem comer ovo?
1 de 2
Os cachorros podem comer ovo?

Voltar ao topo da página