Partilhar

Os cachorros podem comer ovo?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 20 dezembro 2018
Os cachorros podem comer ovo?

Ver fichas de  Cachorros

Garantir uma boa alimentação para o nosso cachorro é uma das melhores coisas que podemos fazer para mantê-lo saudável e fazer com que desfrute de uma boa qualidade de vida.

Cada vez somos mais conscientes desta informação e, por isso, são muitos os tutores que procuram soluções mais naturais para alimentar os cachorros e fornecer todos os nutrientes necessários. A verdade é que hoje até é possível encontrar comida ecológica para cachorros.

Se está interessado em oferecer uma alimentação natural ao seu cachorro, não perca o seguinte artigo do PeritoAnimal onde respondemos à questão "Os cachorros podem comer ovo?"

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

O ovo é mais do que adequado para a nutrição do cachorro

Os ovos de galinha são um bom alimento para os cachorros? Sim, principalmente pelo seu alto teor proteico, caracterizado pelo seu alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo do seu cachorro não consegue sintetizar se forma interna mas sim obter diretamente dos alimentos.

As proteínas são um dos nutrientes que devem ser encontrados em maior proporção na dieta do cachorro. Além disso, o ovo também é rico em gorduras e estas são igualmente necessárias. Devemos entender que, em nenhum contexto, elas vão provocar colesterol no seu cachorro, uma vez que estas gorduras são benéficas para ele.

Por fim, o ovo contém vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e selênio, o que faz dele um alimento muito completo, assim como econômico e acessível.

Os cachorros podem comer ovo? - O ovo é mais do que adequado para a nutrição do cachorro

Ovo cru ou cozido?

O cachorro pode encontrar um ovo de forma esporádica na vida selvagem. Por esse motivo, os especialistas em nutrição canina que defendem a alimentação BARF recomendam dar o ovo cru e, além disso, com um pedaço de casca bem moída para aumentar o conteúdo mineral.

Mas não pode isso ser prejudicial para o sistema digestivo do cachorro? O certo é que a clara de ovo não cozinhada contém uma proteína chamada avidina que atua como anti-nutriente, interferindo na absorção da vitamina H ou biotina. Contudo, o nosso cachorro pode digerir o ovo cru muito melhor do que nós e, para criar uma deficiência de biotina, seria necessário consumir grandes quantidades deste alimento cru, o que não é recomendado, como verá em seguida.

Contudo, é necessário ter em conta que o ovo cru pode ser portador da bactéria salmonela. Por isso, antes de quebrar o ovo (se vai dá-lo cru para o seu cachorro), lave muito bem o alimento.

Uma boa opção para eliminar o risco de que o nosso cachorro pegue salmonelose é cozinhar o ovo por completo. Cozer o ovo desnaturaliza a avidina, embora seja igualmente benéfico para o seu organismo e garanta as proteínas e gorduras anteriormente mencionadas. A salmonelose pode também afetar os gatos.

Com que frequência posso dar ovo para o meu cachorro?

As proteínas devem ser a maior parte da dieta do cachorro e o ovo é um alimento rico em proteínas. Contudo, elas devem ser obtidas através da carne, principalmente, uma vez que o cachorro é carnívoro e esse é o melhor alimento para ele.

Por esse motivo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente, para que o seu pet possa beneficiar de todos os nutrientes que oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.

Os cachorros podem comer ovo? - Com que frequência posso dar ovo para o meu cachorro?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros podem comer ovo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Os cachorros podem comer ovo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
A sua avaliação:
Junior
Olá tenho um Akita ,ele também tá botando boneco pra comer a ração,tem alguma coisa a ver com a saca tá no Final??
A sua avaliação:
Jeniffer Mayara Pereira
Olá, minha cachorra teve filhotes a pouco dias e com isso ela ficou bem magrinha o que eu posso ta dando para ela conseguir ganha peso mais rápido? Desde já muito obrigara.
A sua avaliação:
Francineide Silva
Como já foi comentado ...as minhas filhas não querem comer ração pura ...sempre tenho que misturar com alguma coisa sachês ou patês ou ovo cozido amassado... porém elas estão com queda de pelo e se coçando muito ...Estou usando o shampoo fitoterápico ...pode ser alergia a esses produtos industrializados?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francineide! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cecilia
Tenho uma Yorkshire, que desde pequena não gosta de ficar muito tempo comendo mesma comida.Agora tem diabetes e aqui só tem 2 tipos de ração para eles.
A veterinária então mandou eu fazer comida da Mel.Gostaria de ter maior informação do que posso cozinhar para ela.
Muito obrigada 🙏🏻
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cecilia! Confira nosso artigo sobre dieta para cachorros diabéticos, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-para-cachorros-diabeticos-20502.html

A sua avaliação:
Maria Nilza Azevedo Mendes
Meu cachorro está atualmente com um ano e tres meses e é um labrador que adora comer ovos todos os dias. Quando não misturo na ração ele fica comendo feito dicotomia... será que poderá afetar sua saúde no futuro? e a carne ? posso adicion-la cozida com agua e sal na ração para substituir o ovo vez em quando? Obrigada pela atenção dispensada e resposta.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Tal como referido no artigo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente para que o seu pet possa beneficiar de todos os nutrientes que oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.
Com relação a carne, o sistema digestivo do cachorro está preparado para digerir sem problemas, de preferência crua, que é como a consumiria no meio natural. Se você quiser saber mais informações, esses artigos podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/carne-crua-para-cachorro-faz-mal-22568.html
https://www.peritoanimal.com.br/exemplo-de-dieta-barf-ou-acba-para-cachorros-20026.html
A sua avaliação:
Silvana
Esclarescedor! Amei! Obrigada
Lucia
Bom dia, meu Yorkshire pode comer ovo de codorna ?
A sua avaliação:
Lilian
Dou ovo cozido tds os dias misturado na ração de manhã para minha pinscher de 6 meses, achei que ela ficou melhor principalmente na pelagem porém depois de ler o artigo fiquei na dúvida se estou fazendo o certo e gostaria de saber se posso dar ovo de codorna tds os dias já que e pequeno, obrigada
A sua avaliação:
Isabella Brito
Tenho um PUG que é muito chato para comer ração. Por isso misturo 1/4 de ovo cozido na ração 2x ao dia. Ou seja, ele come 1/2 ovo por dia. Pode ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabella! Tal como referido no artigo não ha problema algum em dar ovo ao seu cachorro, porém cuidados com as quantidades, o recomendável é um ovo uma ou duas vezes por semana.
Maria de Fátima Coelho Soarez
O meu cachorro tinha um ano quando veio da Bolivia. Meu filho ganhou.Um dia eu cozinhei alguns ovos e ele ficou louco para comer até parecia que já tinha comido. Eu estava com medo de dar para ele comer. Mas de tanto ele chorar por ovo eu cozinhei dois ovos e dei para ele. Ele ficou tão feliz que deitou esparramado no chão e ficou sorrindo pra mim .Dai fiquei cozinhando ovo pra ele toda semana ele come dois ovos e está ,mais forte, o pelo brilhante. E até melhorou do vermelhão dos olhos, que ele tinha. Ele é um Budogg Francês, ele gosta muito de ovo cozido.

Os cachorros podem comer ovo?
1 de 3
Os cachorros podem comer ovo?

Voltar ao topo da página