Dietas caseiras

Os cachorros podem comer ovo?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 10 julho 2023
Os cachorros podem comer ovo?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Garantir uma boa alimentação para o nosso cachorro é uma das melhores coisas que podemos fazer para mantê-lo saudável, pois é através de uma alimentação balanceada que conseguimos aumentar sua expectativa de vida, podemos evitar várias doenças graves e ainda fazer com que nosso cachorro desfrute de uma boa qualidade de vida.

É notório que, cada vez mais, nós temos a consciência desta informação e por isso, muitos tutores procuram soluções naturais para alimentar os cachorros e fornecer todos os nutrientes necessários para eles. A verdade é que hoje é possível encontrar comida ecológica para cachorros com muito mais facilidade.

Se você deseja oferecer uma alimentação natural ao seu cachorro para garantir que ele viva mais, não deixe de ler o seguinte artigo do PeritoAnimal onde te explicamos se cachorro pode comer ovo, além de apresentar várias dicas de como oferecer ovos para os cachorros.

Índice

  1. Cachorro pode comer ovo, é bom para ele!
  2. Como oferecer ovos para cães
  3. Com que frequência posso dar ovo para o meu cachorro?

Cachorro pode comer ovo, é bom para ele!

Pode dar ovo para cachorro? Sim!

Principalmente pelo seu alto teor proteico e por seus benefícios ao organismo e a saúde dos cachorros, já que o ovo contém todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo do seu cachorro não consegue produzir internamente, somente conseguindo obter diretamente através dos alimentos.

O ovo é bastante proteico, funciona muito bem no fortalecimento dos músculos do cachorro, além de reparar seus tecidos e melhorar a fibra dos seus pelos. Portanto, pode dar ovo para cachorro filhote também! Na quantidade adequada e sem exageros, é muito adequado incluir este alimento na dieta dos cães.

As proteínas são nutrientes que devem ser encontrados em maior proporção na dieta do cachorro. Além disso, o ovo também é rico em gorduras que são igualmente necessárias para sua dieta.

Devemos entender que, na quantidade adequada, a gordura não provoca aumento de colesterol no seu cachorro, na verdade estas gorduras são benéficas para ele. Por fim, o ovo contém vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e selênio, o que faz dele um alimento muito completo, assim como econômico e acessível. Portanto, pode dar ovo para cachorro, sim.

Neste outro artigo falamos sobre os alimentos com proteína para cachorro.

Como oferecer ovos para cães

O cachorro pode comer ovo encontrado de forma esporádica na vida selvagem. Porém, cães e gatos domésticos precisam da atenção do tutor, pois eles podem chegar a se engasgar com a casca do ovo, e se intoxicar com bactérias que podem aparecer nos ovos crus.

Pode dar ovo frito para cachorro?

Ovos fritos, assim como somos acostumados a comer, com manteiga e sal não são recomendados aos cachorros, pois a fritura não faz bem à saúde deles.

Cachorro pode comer ovo cozido?

O ovo cozido para cachorro é a forma mais indicada pelos veterinários. Isso porque o ovo cru para cachorro pode fazer muito mal, devido ao risco da transmissão de doenças como a salmonela, que pode ser encontrada nos alimentos contaminados.

A ingestão excessiva da avidina, proteína encontrada na clara do ovo crua, pode interferir negativamente no funcionamento do metabolismo canino. Desta forma, o ovo cru não oferece benefícios e pode causar problemas. Por isso, o seu cozimento é fundamental para evitar qualquer risco a saúde do seu cão.

Cachorro pode comer a casca do ovo?

A casca do ovo é rica em cálcio e uma excelente alternativa para a dieta do seu cachorro. Porém, para evitar a transmissão da salmonela e o risco de engasgo, o ideal é ferver a casca e triturar antes de oferecer ao seu cachorrinho.

Para esmagar a casca do ovo, antes de oferecer ao cão, você pode utilizar um moedor de café, um processador de alimentos, ou até mesmo um pilão para cortar a casca em pequenos pedaços. Isso também facilita o seu armazenamento, pois a os pedaços da casca podem ficar guardados em tigelas na geladeira durante a semana para melhorar a alimentação do seu cachorro.

Os cachorros podem comer ovo? - Como oferecer ovos para cães

Com que frequência posso dar ovo para o meu cachorro?

As proteínas devem ser a maior parte da dieta do cachorro e o ovo é um alimento rico em proteínas. Contudo, elas devem ser obtidas principalmente através da carne, uma vez que o cachorro é carnívoro. As proteínas também devem estar na alimentação balanceada recomendada para nós, humanos, e para os animais em geral. A ingestão exagerada de alimentos, assim como no nosso organismo não é recomendada, também não é benéfico para a manutenção da saúde no organismo dos cachorros.

Por esse motivo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente, para que o seu pet possa se beneficiar de todos os nutrientes que o alimento oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.

Descubra neste artigo as frutas e legumes proibidos para cachorros!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros podem comer ovo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • PET MD. Vet Authored. “The Incredible, Edible Egg: Nutritional or Deadly for Pets?”. Acessado em 25 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.petmd.com/dog/nutrition/evr_multi_eggs_for_pets2

Vídeos relacionados com Os cachorros podem comer ovo?

1 de 3
Vídeos relacionados com Os cachorros podem comer ovo?
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
A sua avaliação:
Felippe
Duvida que não quer calar....porque a recomendação é de que não podemos oferecer ovos todos os dias para o cachorro, sendo que ele faz parte da composição da maioria das rações??
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Felippe. Tudo bem com você? Sua pergunta faz muito sentido! E a questão é a quantidade. A ração possui muita pouca concentração de ovo, é muito diferente de comer um ovo inteiro por dia, entende? Destacamos esse trecho do nosso artigo: "devemos entender que, na quantidade adequada, a gordura não provoca aumento de colesterol no seu cachorro, na verdade estas gorduras são benéficas para ele".
Então é isso. Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Pablo Etienne
Há uns dois anos comecei a dar ovos crus e fritos (sem sal) pra minha cachorrinha (rottweiler anã) e os pelos dela nasciam brilhantes e macios. É a melhor opção na falta de ração ou de carne
A sua avaliação:
Marco Azenha
Minha fila brasileira tigrada, a Zoe, come quase meio quilo d ração por dia e ainda acrescenta chinelos, sapatos, capa térmica da piscina e agora, mais recentemente, passou a incluir almofadas em sua dieta. Quanto aos ovos, quase toda a noite acrescento um cru, com casca picada, na ração. Carne crua dou uma ou duas vezes por semana, assim como dou ossos d galinha guisada d vez em quando.
A sua avaliação:
Ana
O ovo deve ser oferecido cozido ( nunca cru) e também deve retirar a casca antes de oferecer para o cachorro.
Ofereça o ovo como forma de petisco e nunca use ele para substituir a ração do seu cachorro.
Vicente
Mas e a tal da BARF que inclui ovos crus e com casca? O que vc acha? (estou pensando em mesclar a ração industrializada com alimentação natural).
A sua avaliação:
Maria Belinha Lemes dos Santos da Cruz
Muito boa as dicas ovo cozido que eu vou passar dar para minha cachorrinha
Cibele
Olá tenho uma pinscher E ela estar muito ruim vomitou a ração esta com febre e desanimada dei ovo cozido pra ela era q vai fazer mal
Karlenie
Minha cachorrinha esta fazendo tratamento pra os rins, gostaria de saber quais os melhores alimentos pra dar pra ela.
Luísa Savala
Oi Karlenie! Se o seu cachorro está com insuficiência renal, você pode ver algumas sugestões de alimentação para cachorro no nosso artigo, confira: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-para-cachorros-com-insuficiencia-renal-20453.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança antes de começar qualquer dieta.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria aparecida
Gistaria de saber si posso da figado e frando com arroz e cenoura!
Luísa Savala
Oi Maria Aparecida! Temos um artigo sobre a dieta BARF que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/exemplo-de-dieta-barf-ou-acba-para-cachorros-20026.html
De qualquer maneira, antes de começar uma nova alimentação, é fundamental que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça uma dieta de acordo com as necessidades do seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Junior
Olá tenho um Akita ,ele também tá botando boneco pra comer a ração,tem alguma coisa a ver com a saca tá no Final??
A sua avaliação:
Jeniffer Mayara Pereira
Olá, minha cachorra teve filhotes a pouco dias e com isso ela ficou bem magrinha o que eu posso ta dando para ela conseguir ganha peso mais rápido? Desde já muito obrigara.
A sua avaliação:
Francineide Silva
Como já foi comentado ...as minhas filhas não querem comer ração pura ...sempre tenho que misturar com alguma coisa sachês ou patês ou ovo cozido amassado... porém elas estão com queda de pelo e se coçando muito ...Estou usando o shampoo fitoterápico ...pode ser alergia a esses produtos industrializados?
Luísa Savala
Oi Francineide! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Cecilia
Tenho uma Yorkshire, que desde pequena não gosta de ficar muito tempo comendo mesma comida.Agora tem diabetes e aqui só tem 2 tipos de ração para eles.
A veterinária então mandou eu fazer comida da Mel.Gostaria de ter maior informação do que posso cozinhar para ela.
Muito obrigada 🙏🏻
Luísa Savala
Oi Cecilia! Confira nosso artigo sobre dieta para cachorros diabéticos, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-para-cachorros-diabeticos-20502.html

A sua avaliação:
Maria Nilza Azevedo Mendes
Meu cachorro está atualmente com um ano e tres meses e é um labrador que adora comer ovos todos os dias. Quando não misturo na ração ele fica comendo feito dicotomia... será que poderá afetar sua saúde no futuro? e a carne ? posso adicion-la cozida com agua e sal na ração para substituir o ovo vez em quando? Obrigada pela atenção dispensada e resposta.
Luísa Savala
Oi Maria! Tal como referido no artigo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente para que o seu pet possa beneficiar de todos os nutrientes que oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.
Com relação a carne, o sistema digestivo do cachorro está preparado para digerir sem problemas, de preferência crua, que é como a consumiria no meio natural. Se você quiser saber mais informações, esses artigos podem te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/carne-crua-para-cachorro-faz-mal-22568.html
https://www.peritoanimal.com.br/exemplo-de-dieta-barf-ou-acba-para-cachorros-20026.html
A sua avaliação:
Silvana
Esclarescedor! Amei! Obrigada
Lucia
Bom dia, meu Yorkshire pode comer ovo de codorna ?
A sua avaliação:
Lilian
Dou ovo cozido tds os dias misturado na ração de manhã para minha pinscher de 6 meses, achei que ela ficou melhor principalmente na pelagem porém depois de ler o artigo fiquei na dúvida se estou fazendo o certo e gostaria de saber se posso dar ovo de codorna tds os dias já que e pequeno, obrigada
A sua avaliação:
Isabella Brito
Tenho um PUG que é muito chato para comer ração. Por isso misturo 1/4 de ovo cozido na ração 2x ao dia. Ou seja, ele come 1/2 ovo por dia. Pode ?
Luísa Savala
Oi Isabella! Tal como referido no artigo não ha problema algum em dar ovo ao seu cachorro, porém cuidados com as quantidades, o recomendável é um ovo uma ou duas vezes por semana.
Felippe
Eu também estou com um pug, chato pra comer ração, mas com ovo ele come até pedra, ai a pergunta que não quer calar, se eu não posso dar ovos todos os dias pra ele, porque tem ovo na composição da ração? não faz muito sentido pra mim
Maria de Fátima Coelho Soarez
O meu cachorro tinha um ano quando veio da Bolivia. Meu filho ganhou.Um dia eu cozinhei alguns ovos e ele ficou louco para comer até parecia que já tinha comido. Eu estava com medo de dar para ele comer. Mas de tanto ele chorar por ovo eu cozinhei dois ovos e dei para ele. Ele ficou tão feliz que deitou esparramado no chão e ficou sorrindo pra mim .Dai fiquei cozinhando ovo pra ele toda semana ele come dois ovos e está ,mais forte, o pelo brilhante. E até melhorou do vermelhão dos olhos, que ele tinha. Ele é um Budogg Francês, ele gosta muito de ovo cozido.
A sua avaliação:
emanuel
muito útil ^^
A sua avaliação:
Clarice
Artigo muito bom, esclarecedor. Teinha sérias dúvidas sobre o assunto, agora fico mais tranquila para seguir as insturções. Obrigada!
1 de 2
Os cachorros podem comer ovo?