Dietas caseiras

Cachorro pode comer pão?

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 25 novembro 2020
Cachorro pode comer pão?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Há uma crença amplamente difundida que garante que "pão é ruim para os cachorros", será que isso é verdade Sendo feito de uma base de farinha e água com adição de leveduras, o pão é um alimento com elevado teor de carboidratos. E embora não seja um dos alimentos proibidos para os cachorros, devemos salientar que o consumo excessivo de carboidratos pode ser prejudicial para a saúde de seu cachorros.

Cachorro pode comer pão? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre as recomendações e os cuidados a ter antes de oferecer pão aos peludos, para proporcionar a eles uma dieta equilibrada e que considere as necessidades nutricionais.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer macarrão?

Índice

  1. Dar pão para cachorro faz mal?
  2. Pão para cachorro: quais os tipos?
  3. Receita de comida caseira para cachorro
  4. Receita de pão para cachorro (de aveia e banana)

Dar pão para cachorro faz mal?

Os cachorros são animais onívoros que podem manter uma dieta variada para se beneficiar das propriedades de diferentes tipos de alimentos. No entanto, seus requerimentos nutricionais são baseados no consumo de proteínas de alta qualidade, gorduras boas, vitaminas e minerais. Os outros componentes (como carboidratos) podem estar presentes na alimentação, mas sempre de forma moderada. Por isso, embora seu cachorro possa comer pão, este alimento não deve ser a base da dieta. Lembre-se que o nutriente predominante na nutrição do seu pet devem ser as proteínas, não os carboidratos.

Os carboidratos são transformados principalmente em açúcar ao final do processo digestivo. Por isso, uma ingestão elevada de carboidratos costuma aumentar a glicemia, tornando nosso cachorro mais propenso a um diagnóstico de diabetes canina. Além disso, se você incorpora muitas fontes de carboidratos na alimentação, seu cachorro pode engordar rapidamente, e você deve ter em conta que a obesidade canina é um fator de risco para diversas doenças.

Por outro lado, você deve considerar que os pães, assim como o macarrão e o arroz, são fontes de energia para o organismo. Quando consumidos de forma moderada, podem ajudar a manter um metabolismo equilibrado e agradar o paladar do seu peludo. No entanto, você deve ter claro algumas recomendações de como introduzir este alimento na dieta do seu cachorro. Por isso, na seção abaixo daremos algumas dicas para oferecer pão ao seu cachorro sem que isso dificulte a digestão ou represente qualquer risco para à saúde.

Pão para cachorro: quais os tipos?

Se você está se perguntando se cachorro pode comer pão e qual tipo de pão é mais saudável, você deve saber que são os pães caseiros, sem conservantes, corantes ou outros aditivos industriais. Os pães comerciais (tanto os que compramos recém assados na padaria quanto os industrializados), costumam conter consideráveis porcentagens de sal e açúcar refinado, dois ingredientes que são prejudiciais à saúde dos cachorros. Além disso, alguns tipos de pães também contém laticínios (leite, iogurte, manteiga) e ovos, alimentos que podem provocar reações alérgicas nos peludos.

Se você está animado para preparar um pão caseiro para seu pet, recomendamos escolher as farinhas integrais ou de cereais, como aveia, arroz, cevada e linhaça, já que são mais fáceis de digerir do que a farinha de trigo tradicional. Você também deve evitar adicionar fermento biológico (levedura comum) ou químico (fermento em pó) à massa. Mas, se você quiser tentar algo diferente e saudável, pode utilizar a levedura de cerveja, que oferece muitos benefícios para a saúde dos cães.

Por último (mas não menos importante), você não deve adicionar sal ou açúcar ao pão que preparar para o seu melhor amigo. Se quiser elaborar uma receita doce, pode utilizar o mel puro para adoçar, uma vez que esse alimento traz diversos benefícios aos cães. E se você está fazendo uma receita salgada, pode incorporar outras coisas no lugar do sal para dar sabor. O açafrão, por exemplo, tem várias propriedades e pode ser adicionada a quase todo tipo de receita, sempre em doses moderadas.

Abaixo daremos uma receita super simples de um pão nutritivo e adequado para cachorros, utilizando ingredientes naturais que contribuem para melhorar a saúde do seu melhor amigo.

Receita de comida caseira para cachorro

Se você quer incorporar novas receitas caseiras à dieta do seu cachorro e deixá-lo apreciar um alimento tão requintado como o pão, propomos um pão caseiro e sem conservantes, que une as propriedades benéficas de três ingredientes: a aveia, a banana e a canela. Você verá que não será necessário utilizar ovos, leite ou farinha de trigo, para facilitar a digestão e prevenir alergias alimentares em seu cachorro.

Por um lado, a aveia oferece um alto conteúdo de fibras, facilitando o trânsito intestinal, melhorando a digestão, aliviando as dores de estômago e prevenindo a constipação. A banana está entre as frutas recomendadas para cachorros por ser rica não apenas em fibras como também em vitaminas e minerais, que são essenciais para fortalecer o sistema imunológico do cachorro e melhorar a resistência física. Por último, destacamos as propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas da canela (sem esquecer seu incrível sabor!).

Cachorro pode comer pão? - Receita de comida caseira para cachorro

Receita de pão para cachorro (de aveia e banana)

Para esta receita, você vai precisar dos ingredientes abaixo:

  • 3 bananas maduras;
  • 1 xícara de água;
  • ½ xícara de azeite de oliva;
  • 2 xícaras de aveia orgânica em flocos finos (você também pode usar a farinha de aveia orgânica);
  • 1 colher (sopa) de mel puro;
  • 1 colherzinha de canela em pó;
  • 1 colherzinha de bicarbonato de sódio.

Passo-a-passo como preparar o pão caseiro de aveia e banana para seu cachorro:

  1. Primeiro, descasque as bananas e corte-as em rodelas de espessura média;
  2. Em um liquidificador ou processador de alimentos, adicione as rodelas de banana, a água, o mel, a canela e o azeite de oliva. Triture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea.
  3. Por último, adicione a aveia orgânica e o bicarbonato de sódio, misturando a massa com a ajuda de uma espátula ou colher.
  4. Depois, coloque a preparação em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.
  5. Para garantir que o pão fique bem assado, você pode inserir uma faca no meio da massa para certificar de que não está úmida.
  6. Antes de servir ao cachorro, deixe o pão atingir a temperatura ambiente.

Afinal, cachorro pode comer pão e uma boa dica é ser oferecido como uma guloseima ocasional para agradar seu melhor amigo e variar um pouco a rotina alimentar. No entanto, reafirmamos a importância de oferecer uma nutrição completa e equilibrada aos animais, bem como os riscos de exagerar na incorporação de carboidratos em sua alimentação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer pão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • SANDERSON, Sherry Lynn. Nutrition in Disease Management in Small Animals. Disponível em: <https://www.merckvetmanual.com/management-and-nutrition/nutrition-small-animals/nutrition-in-disease-management-in-small-animals?query=dog%20can%20eat%20bread>. Acessado em 26 Fev. 2019
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Margarida Santos
A minha cadela tem 7 anos aproximadamente e está diabética. Já cegou e está a tomar insulina. Queria saber se lhe posso dar pão e que alimentos caseiros lhe lhe poderei dar. Obrigados
A sua avaliação:
karen
minha cachorrinha vomitou por 2 dias e depois perdeu peso está aparecendo as costelas.o que será?estou preocupada.me ajudem por favor
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 2
Cachorro pode comer pão?