Dietas caseiras

Cachorro pode comer coentro?

Por Letícia Lima. 30 dezembro 2024
Cachorro pode comer coentro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O coentro, cujo nome científico é Coriandrum sativum, é uma erva aromática da família das apiáceas, que se destaca pelo seu aroma intenso, cítrico e, ao mesmo tempo, fresco. Suas folhas são frequentemente utilizadas para aromatizar diversas preparações culinárias, mas e os cães? O coentro é um ingrediente adequado para nossos animais de estimação? É verdade que os cães podem comer arroz e coentro?

Se você quer descobrir, recomendamos que nos acompanhe no seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos se cachorro pode comer coentro.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer açafrão?
Índice
  1. Cachorro pode comer coentro?
  2. Benefícios do coentro para cães
  3. Como oferecer coentro ao cão?
  4. Quantidade de coentro para cães
  5. Efeitos colaterais do coentro em cachorros
  6. Contraindicações de coentro para cachorros

Cachorro pode comer coentro?

O coentro (Coriandrum sativum) é uma erva aromática comumente usada para dar sabor a diferentes preparações culinárias. Este ingrediente não contém nenhum composto que seja tóxico para o organismo dos cães, portanto, podemos afirmar que o coentro é um produto seguro para cachorros. De fato, a ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais) inclui o coentro na lista de produtos não tóxicos para os cães.

No entanto, antes de adicionar este ingrediente à dieta do seu animal de estimação, recomendamos que preste atenção nas orientações que faremos ao longo do artigo, para garantir que sua inclusão seja segura e benéfica para a saúde do seu pet.

Benefícios do coentro para cães

O coentro, como a maioria das ervas aromáticas, tem um aporte de nutrientes pouco relevante na dieta, pois costuma ser usado em pequenas quantidades. No entanto, incluí-lo na alimentação dos cães pode contribuir para enriquecer sua ração com:

  • Substâncias fitoquímicas: como polifenóis, betacarotenos, clorofilas, flavonóis, etc.;
  • Vitaminas: como a vitamina A, B1 e B2, a vitamina C (no caso das folhas de coentro frescas) ou a vitamina K (nas folhas de coentro secas ou nas sementes);
  • Minerais: como o ferro, o cálcio, o fósforo ou o magnésio.

Além de seu valor nutricional, o coentro se destaca principalmente por suas propriedades medicinais. Tanto as sementes quanto as folhas de coentro contêm compostos bioativos que proporcionam à planta diversos efeitos medicinais, entre os quais se destacam:

  • Atividade antioxidante: os extratos de coentro e os óleos essenciais têm um potencial antioxidante devido à sua capacidade de quelar metais e neutralizar radicais livres e espécies reativas de oxigênio;
  • Atividade anticancerígena e imunomoduladora: as folhas e sementes de coentro inibem moderadamente a proliferação celular, o que sugere um potencial para a prevenção do câncer e inibição de metástases;
  • Atividade hipoglicêmica (redução da glicose no sangue): associada à estimulação da secreção de insulina e à melhora da captação de glicose pelos músculos;
  • Atividade antimicrobiana, antifúngica e anti-helmíntica e inseticida: o óleo essencial de coentro inibe uma ampla gama de microrganismos e parasitas;
  • Atividade anti-inflamatória;
  • Atividade analgésica: as sementes de coentro possuem um efeito analgésico, provavelmente mediado pela inibição dos receptores centrais da dor;
  • Atividade ansiolítica e anticonvulsiva: o óleo essencial de sementes de coentro possui propriedades anticonvulsivas, podendo ser útil no tratamento da epilepsia. Também parece ter efeitos sedativos e relaxantes musculares.

Como oferecer coentro ao cão?

Para introduzir o coentro na dieta do seu cão, recomendamos que siga os seguintes passos:

  1. Escolha folhas de coentro frescas e lave-as com água em abundância para eliminar quaisquer contaminantes ou pesticidas que possam estar presentes na planta;
  2. Pique as folhas de coentro de forma que fiquem bem finas e misture-as com a ração habitual do seu cão (seja ração seca ou uma alimentação caseira).
Cachorro pode comer coentro? - Como oferecer coentro ao cão?

Quantidade de coentro para cães

Devemos ter em mente que nem todos os cães gostam do sabor e do aroma do coentro. Por isso, é preferível começar oferecendo uma pequena quantidade e aumentar gradualmente conforme verificamos que o animal gosta do sabor e que não ocorrem efeitos indesejados à sua saúde.

Como regra geral, você pode começar oferecendo uma colherzinha pequena de coentro picado e ir aumentando gradualmente a quantidade até uma colher de sopa.

Efeitos colaterais do coentro em cachorros

Até o momento, não foram registrados efeitos tóxicos associados ao uso do coentro como erva aromática ou medicinal. O único efeito colateral registrado é a possibilidade de reações alérgicas em indivíduos sensíveis a esta planta.

Em qualquer caso, antes de incluir este ingrediente na alimentação do seu animal de estimação, recomendamos que consulte seu veterinário de confiança e que o introduza gradualmente para poder detectar de forma precoce qualquer reação adversa.

Em "Plantas tóxicas para cachorros", você poderá descobrir quais plantas que realmente são prejudiciais.

Contraindicações de coentro para cachorros

Como mencionamos, o coentro é um ingrediente adequado para os cães, e também pode ser considerado bastante seguro, pois raramente causa efeitos adversos nesses animais. No entanto, antes de incluí-lo na dieta do seu animal de estimação, recomendamos que consulte seu veterinário para garantir que sua inclusão seja segura e benéfica. Igualmente, se seu cão sofre de alguma alergia ou intolerância alimentar, recomendamos que evite sua inclusão, para prevenir possíveis efeitos indesejados à sua saúde.

Para saber mais sobre o tema, confira o artigo "Alergia alimentar em cães: sintomas e tratamento".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer coentro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro pode comer coentro?