Partilhar

Cachorro pode comer pepino?

 
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 29 outubro 2019
Cachorro pode comer pepino?

Ver fichas de  Cachorros

Você certamente já se perguntou mais de uma vez se seu cachorro pode comer pepino ou algum outro alimento, certo?Essas são perguntas que muitos tutores interessados em nutrição canina costumam fazer a si mesmos, buscando conhecer melhor as opções quando se trata de alimentar seus animais de estimação.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos nos concentrar em uma verdura específica, o pepino, e será que cachorro pode comer pepino? Em geral, o pepino é conhecido por seu baixo teor calórico e alto teor de água, algo que nos ajuda a permanecer hidratados e refrescados. Será que a mesma coisa acontece com os cachorros? Se você está curioso, leia este artigo sobre o consumo de pepino para cachorros, você com certeza vai se surpreender!

Também lhe pode interessar: Frutas que gatos podem comer

Pepino para cachorro faz bem?

Para entender se cachorro pode comer pepino, antes de falar sobre as propriedades do pepino em si, é importante saber se ele é pelo menos adequado para ser consumido por cachorros. Nesse sentido, nutricionistas e órgãos oficiais competentes da área, como a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais (ASPCA), já estabeleceram que o pepino não é um alimento tóxico para cachorros ou para muitos outros animais de estimação.

Sim, cachorro pode comer pepino

Isso significa que, mesmo que não tivesse propriedades benéficas, o consumo de pepino para os cachorros é totalmente seguro e não causa nenhuma alteração nutricional, no sistema digestivo ou em qualquer outro órgão vital. Eles advertem, porém, que o cachorro precisa de nutrição de origem animal, por isso não se recomenda que sua dieta se baseie unica e exclusivamente na ingestão de frutas e verduras, sendo estes mais um complemento do que a base de sua alimentação.

Benefícios e propriedades do pepino para cachorros

Como já mencionamos, o pepino não é prejudicial, cachorro pode comer pepino, mas será que é benéfico? Quais efeitos o consumo do pepino tem para à saúde? Pode ser que você se surpreenda ao conhecer as excelentes propriedades que os pepinos têm, e não apenas para os humanos, mas também para os animais de estimação.

Esses vegetais em grande parte são água, por isso uma de suas principais vantagens é que eles são uma boa ferramenta para garantir uma a hidratação em estações quentes e secas. Mas não é só isso, o pepino tem uma composição nutricional muito interessante do ponto de vista mineral e vitamínico. Entre as vitaminas notáveis, e que não são as únicas, encontramos a vitamina K e a vitamina C, vitais para a manutenção de boas defesas imunológicas, saúde bucal, óssea e sanguínea.

Destaca-se também a presença de minerais como o ferro e magnésio, que previnem doenças como a anemia ou doenças articulares. Além disso, o pepino contém algumas substâncias chamadas fitonutrientes, que cumprem importantes funções antioxidantes e anti-inflamatórias, e está sendo estudado como alguns elementos que o compõem podem cumprir também funções preventivas contra várias doenças.

Como dar pepino para cachorro

Se você quer tentar dar pepino para seu cachorro, pode precisar de algumas pequenas "dicas" para incentivá-lo a experimentar esse alimento. Alguns cachorros têm uma curiosidade inata que os leva a consumir tudo o que nós oferecemos, enquanto outros, pelo contrário, são bastante relutantes e devem ser incentivados a fazer isso.

Uma boa recomendação no caso do pepino é cortá-lo em pedaços, que são melhores que rodelas, de tamanho pequeno, e começar a misturá-lo com outros alimentos com os quais seu animal de estimação já está acostumado, para que a mudança não seja tão abrupta.

Uma ideia para o cachorro comer pepino poderia ser misturar o pepino com alimentos frescos como queijos ou iogurte sem lactose, porque a lactose é indigesta para eles. Você também pode adicionar o pepino a um prato de arroz ou macarrão, ou em algum patê que geralmente dá ao cachorro. Se ele for brincalhão, um bom truque é apresentar o pepino como um brinquedo para que ele possa se divertir enquanto mastiga e mordisca.

Alimentos proibidos para cães

Atualmente, existem muitas alternativas para a alimentação do cachorro se você não quiser recorrer às rações comerciais que estão no mercado. Algumas dessas alternativas, como a dieta BARF ou as dietas caseiras, devem ser realizadas sempre com o conhecimento necessário para que não sejam perigosas e para isso é essencial consultar um veterinário.

Apesar do fato de que cachorro pode comer pepino, uma das noções básicas é saber quais são as frutas e verduras proibidas para cachorro, seja em grandes ou pequenas quantidades. Nesse sentido, existem certas frutas e vegetais que não podem ser oferecidos aos cachorros, e alguns exemplos são, tomates e cogumelos, pois causam problemas digestivos e desconfortos gástricos graves. Alho também, porque possui em sua composição uma substância chamada tiossulfato, que causa distúrbios cardíacos e respiratórios, como taquicardia ou hiperventilação. Cebolas, cebolinha e alho-poró também não devem fazer parte da dieta de nenhum cachorro, pois assim como o alho, possuem tiossulfato, que além do mencionado acima também causa distúrbios sanguíneos, como a anemia em cães, que em casos graves pode chegar a ser fatal.

Quanto às frutas, algumas delas, como as uvas e passas, groselhas e abacate são prejudiciais, uma vez que todas essas possuem compostos que afetam a saúde dos cachorros de várias maneiras. Por outro lado, algumas frutas, como as maçãs e cerejas, não são ruins para eles, desde que você seja precavido e cuidadoso ao oferecê-las, pois os caroços e sementes podem causar problemas sérios.

Cachorro pode comer pepino? - Alimentos proibidos para cães

Alimentos humanos que cachorros podem comer

Como vimos, existem alguns alimentos tóxicos para cachorro. No entanto, existem muitos outros que, além de inofensivos, como é o caso do pepino, apresentam uma série de benefícios muito interessantes para a saúde do seu cachorro. É o caso de certas frutas e verduras saudáveis para os cachorros.

Cachorro pode comer pepino e estes outros alimentos

Alguns desses alimentos são os seguintes:

  • Verduras: o brócolis, porque possui muita vitamina C, a cenoura, também rica em vitamina C ou a vagem, graças à sua grande quantidade de fósforo e magnésio.
  • Frutas: como maçãs, pêssegos ou mangas, mas lembrando sempre de retirar o caroço. As bananas fornecem, em pequenas quantidades, muitas vitaminas, como a vitamina E, C e B, além de minerais vitais, como potássio e zinco.
  • Carnes e peixes: isso talvez seja mais popular, mas seu cachorro pode comer carnes como a de frango, porco ou vaca, e peixes oleosos ou brancos, tomando sempre cuidado com a presença de ossos e espinhos que podem ficar presos ou causar perfurações gástricas ou esofágicas.
  • Cereais: como trigo, arroz ou aveia. Por isso eles também podem comer pães ou massas que utilizem esses grãos em sua preparação. O consumo de ovos também é permitido.

Pepino para cachorro com ou sem casca?

Sabemos que o pepino é bom para manter os cachorros hidratados e para refrescá-los em dias mais quentes, algo que ajuda à saúde, evitando doenças como o terrível choque térmico ou insolação, que se não for detectado a tempo, pode ter consequências mortais.

Cachorro pode comer pepino com casca?

Mas o consumo de pepino também pode incluir sua casca? Esta é uma boa pergunta que pode surgir ao preparar este vegetal para seu cachorro experimentar. Sem dúvida, isso depende basicamente das preferências, porque, embora a pele do pepino seja facilmente digerível pelos cachorros e represente uma excelente fonte de fibras, se seu animal de estimação rejeitar essa parte, não há problema algum, porque a polpa também possui muitas propriedades.

Se você quiser que seu cachorro consuma o pepino inteiro e ele só quiser comer o interior ou rejeitar o pepino se não estiver descascado, você pode ir introduzindo a casca quando o cachorro já estiver acostumado a consumir o pepino descascado, gradualmente, misturando pedaços com e sem casca ou até misturando com outros alimentos.

Cachorro pode comer pepino? - Pepino para cachorro com ou sem casca?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer pepino?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Toxic and Non-Toxic Plants. 20.08.2019, de ASPCA Sitio web: https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/cucumber
  • AKC Staff. (02.08.2019). Fruits and Vegetables Dogs Can or Can’t Eat. 20.08.2019, de American Kennel Club Sitio web: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/fruits-vegetables-dogs-can-and-cant-eat/
  • Beth Sissons. (14.02.2019). Which people foods are safe for dogs?. 20.08.2019, de Medical News Today Sitio web: https://www.medicalnewstoday.com/articles/324453.php
  • Can Dogs Eat Fruits And Berries?. 20.08.2019, de PURINA Sitio web: https://www.purina.com/articles/dog/nutrition/can-dogs-eat-fruits-and-berries

Vídeos de Cachorro pode comer pepino?

1 de 3
Vídeos de Cachorro pode comer pepino?

Escrever comentário sobre Cachorro pode comer pepino?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro pode comer pepino?
1 de 3
Cachorro pode comer pepino?

Voltar ao topo da página