Dietas caseiras

Cachorro pode comer arroz?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 15 janeiro 2024
Cachorro pode comer arroz?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muitos tutores de cachorros podem ter dúvidas sobre o que podemos dar de comer ou não aos nossos amigos peludos. Por esse mesmo motivo, você provavelmente está se perguntando se arroz para cachorro é bom ou ruim. A alimentação do nosso cão é um dos cuidados mais importantes, pois desempenha um papel fundamental no seu crescimento e auxilia o sistema imunológico. Além disso, também tem efeitos no crescimento do esqueleto do nosso cão.

Você deve oferecer ao seu amigo peludo a dieta mais saudável e balanceada possível. Mas os cães podem comer arroz? A resposta é sim, o arroz é adequado para cães, mas nas quantidades corretas. Por exemplo, o arroz para cães com diarreia é um remédio muito eficaz se combinado com outros ingredientes como cenoura ou frango. Se você quiser saber mais, no seguinte artigo do PeritoAnimal contamos como preparar arroz para cães.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer macarrão?

Índice

  1. O arroz é bom para cães?
  2. Benefícios do arroz para cachorros
  3. Como preparar arroz para cachorro?
  4. Como fazer arroz para cachorro com diarreia?
  5. Quantidade de arroz para cachorros
  6. Contra-indicações do arroz branco para cachorros

O arroz é bom para cães?

Como se sabe, os cachorros são animais carnívoros, mas não estritos, ou seja, são considerados onivoros facultativos já que sua dieta deve estar baseada principalmente em proteínas de origem animal (carne e peixe) e acompnhada de outros alimentos, como verduras e legumes. Por isso, é normal perguntar-se se podemos dar arroz para os cães.

Os cães podem comer arroz. Na verdade, é um cereal que oferece múltiplos benefícios em diversas situações. Algumas das propriedades do arroz é que ele é uma boa fonte de energia, pois é bastante rico em carboidratos. Por outro lado, também fornece proteínas, como lisina e triptofano. A lisina, da mesma forma, é um aminoácido que os cães não conseguem fabricar. Além disso, principalmente o arroz integral, possui algumas vitaminas e minerais importantes para o organismo do cão como:

  • Vitamina B3
  • Vitamina B1
  • Vitamina B6
  • Vitamina B5
  • Vitamina B9
  • Ferro
  • Zinco
  • Manganês
  • Fósforo

Os cães podem comer arroz integral ou outra variedade?

Os cães podem comer qualquer variedade de arroz, mas o arroz integral é mais recomendado porque é mais fácil de digerir e fornece maior porcentagem de nutrientes. Portanto, é preferível oferecer ao nosso cão esta variedade menos processada.

Cachorro pode comer arroz? - O arroz é bom para cães?

Benefícios do arroz para cachorros

Agora que você sabe que arroz pode ser muito bom para cachorros, a seguir vamos citar alguns dos benefícios que esse cereal oferece para a saúde e o desenvolvimento do nosso amigo peludo. Portanto, os benefícios do arroz para cães são os seguintes:

  • Tem baixo teor de gordura: por se tratar de um cereal que não contém grandes quantidades de gordura, é indicado e recomendado para cães com excesso de peso. Portanto, se você está cogitando a possibilidade de oferecer arroz para engordar seu cão, não é a melhor opção.
  • Não causa alergias: o arroz está entre os cereais com menor índice de alergias e intolerâncias. Mesmo assim, devemos ter cuidado e oferecê-lo com moderação caso nosso cão seja intolerante ou alérgico. Saiba mais sobre Alergia alimentar em cães: sintomas e tratamento, aqui.
  • É de fácil digestão: sabemos que os cães têm um sistema digestivo incapaz de digerir e absorver fibras, por isso é importante que a comida que oferecemos seja de fácil digestão. Por este motivo também que o mais recomendável é arroz integral.
  • Ajuda a ter mais energia: graças aos hidratos de carbono que compõem este alimento, fornece energia ao nosso cão.
  • Previne a formação de cálculos: o teor de purinas do arroz evita a formação de cálculos, além de ajudar nos problemas renais devido aos sais que contém.
  • Ajuda a tratar diarreias: principalmente o arroz branco por conter menor percentual de fibras, ajuda a solidificar as fezes e, por isso, é recomendado em casos de diarreia. Claro, é sempre preferível consultar um veterinário, tanto para saber a causa da diarreia como para garantir que podemos oferecer arroz.

Como preparar arroz para cachorro?

Como já mencionamos, o arroz é uma opção saudável e deliciosa que sem dúvida o seu cão vai adorar. Porém, é importante ressaltar que o arroz não pode ser o principal ingrediente da dieta desses animais. Os cães precisam consumir mais proteínas de origem animal, que podem ser complementadas com outros ingredientes como arroz, vegetais ou frutas. Somente em casos muito específicos e por um curto período de tempo o arroz pode ser oferecido em maiores quantidades, como em casos de diarreia leve ou vômito.

A seguir, compartilhamos duas receitas simples para saber como preparar arroz para cães e introduzir este cereal em sua dieta:

Receita de arroz com frango para cães

Fazer arroz com frango para cachorro é muito simples. Para começar, vamos separar os ingredientes que precisamos para preparar o arroz para o nosso cachorro:

  • 100 gramas de arroz (melhor se for integral)
  • 200 gramas de frango
  • 2 cenouras
  • 1 ovo

Dependendo do tamanho do seu cão, a quantidade obtida será suficiente para vários dias, por isso você deve saber quanto seu cão deve comer por dia para calcular as gramas, pois se você oferecer mais do que ele precisa, mesmo que o prato seja saudável, você estará promovendo excesso de peso.

Depois de ter os ingredientes, siga estas etapas:

  1. Ferva o arroz seguindo as instruções da embalagem dependendo do tipo de arroz escolhido.
  2. Descasque, limpe e corte a cenoura em cubos.
  3. Limpe o ovo para remover quaisquer restos invisíveis de fezes.
  4. Corte o frango em cubinhos para que o seu cão possa comê-los.
  5. Na metado do tempo do cozimento do arroz, adicione o restante dos ingredientes. Para que você tenha uma ideia aproximada do tempo, em geral o arroz integral requer cerca de 20 minutos de cozimento em fogo médio.
  6. Quando todo o conteúdo terminar de cozinhar, basta coar o excesso de água e esperar esfriar.
  7. Quando estiver pronto, você pode descascar e picar o ovo cozido, ou amassá-lo com a casca incluída e misturar tudo, pois a casca bem moída oferece muitos benefícios. Explicamos aqui: “Os cachorros podem comer ovo?

Lembre-se que você pode alterar ou combinar os ingredientes, para isso você pode revisar nosso artigo sobre frutas e vegetais recomendados para cães. Da mesma forma, você pode trocar o frango por peru ou outra proteína que seu cão goste.

Receita de arroz com legumes para cães

O arroz com legumes pode ser oferecido aos cães convalescentes ou para complementar as porções de carne ou peixe caso sigam uma dieta caseira. De qualquer forma, partilhamos um vídeo com uma receita simples e completa:

Como fazer arroz para cachorro com diarreia?

O arroz costuma ser o alimento mais recomendado em casos de diarreia em cães porque ajuda a solidificar as fezes e a restaurar o trânsito intestinal. Para isso, o mais aconselhável é dar ao cão no primeiro dia arroz cozido puro, acrescentando no máximo um pouco de azeite e alguns pedaços de cenoura cozida. Se observarmos que o animal assimila bem e começa a formar fezes mais espessas e consistentes, podemos adicionar frango ou peru (sempre cozido) e manter a dieta pastosa até que seu trânsito esteja completamente regulado, ou até que o veterinário dê alta.

Mas esta não é a única forma de preparar arroz para cães com diarreia: a água também é um excelente remédio.

Receita de água de arroz para cães com diarreia

Este é um remédio muito bom para cães com diarreia, desde que não seja devido a uma patologia grave ou parasita que requeira tratamento específico. Seu modo de preparo é muito simples. Antes de começar o passo a passo, é importante indicar que não é recomendado adicionar sal ou azeite nesta receita. Para preparar arroz cozido para cães e retirar a água, siga estes passos:

  1. Ferva 4 xícaras de água em uma panela.
  2. Quando a água ferver, adicione meia xícara de arroz.
  3. Mexa a mistura para evitar que o arroz grude.
  4. Cozinhe por 20 minutos em fogo baixo.
  5. Por fim, basta coar o arroz e reservar a água para dar ao seu cachorro.

O ideal é dar primeiro água de arroz ao seu cão com diarreia e, no dia seguinte, o arroz para ver como ele assimila os sólidos. Em qualquer caso, insistimos, aconselhamos consultar o veterinário antes de estabelecer uma dieta leve, principalmente para saber a causa da diarreia.

Depois de ver como preparar arroz para cães, não hesite em dar uma olhada neste outro artigo com dicas sobre Cachorro com diarreia e vômito: o que pode ser e assim ter mais informações sobre o assunto.

Quantidade de arroz para cachorros

Embora saibamos que os cães podem comer arroz, devemos ter em mente que a quantidade deste alimento irá variar dependendo do seu tamanho e peso. Por ser bom para diarreia, se ultrapassarmos a quantidade podemos gerar o efeito contrário no cão: prisão de ventre. Desta forma, as doses de arroz para cães que podemos oferecer são:

  • Cachorros de 7 a 13 kg: podemos oferecer-lhe 1 xícara ou uma xícara e meia.
  • Cachorros de 23 e 32 kg: podemos dar uma quantidade de 3 xícaras de arroz branco para cães.
  • Cachorros de 33 a 44 kg: aproximadamente podemos oferecer 4 xícaras de arroz para cães.
  • Cachorros de 45 kg ou mais: o número de xícaras pode ser de até 5.

Por outro lado, se estamos apresentando este alimento ao nosso cão pela primeira vez, devemos oferecê-lo em pequenas porções e não todos os dias. Uma vez introduzido, podemos oferecer arroz cozido com frequência, desde que esteja equilibrado com os demais nutrientes e alimentos de sua dieta.

Cachorro pode comer arroz? - Quantidade de arroz para cachorros

Contra-indicações do arroz branco para cachorros

Não existem grandes contra-indicações ao arroz branco para cães ou ao arroz integral, por isso no PeritoAnimal podemos sugerir que se tiver dúvidas sobre oferecer ou não arroz ao seu cão, devido a alguma patologia, não hesite em consultar o parecer do seu veterinário de confiança.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer arroz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro pode comer arroz?