Dietas caseiras

Cachorro pode comer ameixa?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. Atualizado: 7 setembro 2023
Cachorro pode comer ameixa?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros podem comer frutas? Os cães são animais onívoros, por isso podem comer alimentos ricos em carboidratos, como frutas. As ameixas são uma fruta que os cães podem comer, mas com muita cautela, já que parte da planta contém substâncias tóxicas do grupo dos glicosídeos cianogênicos que podem causar grandes danos ao seu companheiro canino em relação à respiração celular, causando anoxia.

Então cachorro pode comer ameixa? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual falaremos sobre a toxicidade e perigos da ameixa, benefícios e muito mais.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pera?

Índice

  1. Cachorro pode comer ameixa?
  2. Benefícios da ameixa para cachorros
  3. O que acontece se um cachorro comer ameixa?
  4. Como dar ameixa para o cachorro
  5. Efeitos colaterais das ameixas para cachorros
  6. Contraindicações das ameixas para cachorros

Cachorro pode comer ameixa?

O que acontece se um cachorro comer ameixa? A ameixa é perigosa para os cães? Ameixas maduras não devem ser um problema, pois a polpa geralmente não é tóxica. Entretanto, existem outras partes da planta, tais como as raízes, o caule ou as flores que contêm toxinas.

Entre as toxicinas presentes na ameixa, podemos destacar:

  • Amigdalina, proporciona um gosto amargo.
  • Prunasina, encontrada nas partes verdes.
  • O cianeto, especialmente contido nos caroços das ameixas, pode causar problemas mesmo com um consumo mínimo.

Portanto, embora os cães possam comer frutas, vegetais e verduras por causa de seus hábitos alimentares onívoros, você deve ter cuidado e se informar bem antes de oferecer a eles qualquer um desses alimentos, pois o ideal é alimentar nossos cães com ração completa projetada para suas espécies que podemos encontrar em lojas especializadas em alimentação animal.

As ameixas não são tóxicas para nossos companheiros caninos, mas são pouco digeríveis e podem causar problemas gastrointestinais, incluindo vômitos, diarreia, dor abdominal e perda de apetite, além de conter níveis muito mais altos de açúcar, que não são recomendados para cães, especialmente aqueles com excesso de peso ou com tendência a excesso de peso.

Benefícios da ameixa para cachorros

Deixando de lado as toxicinas que existem nas ameixas, essas frutas contêm inúmeros benefícios à saúde para nossos amigos caninos, pois são uma fonte de vitamina A, importante para a saúde dos olhos e para a saúde das mucosas e dos apêndices.

As ameixas também são ricas em vitamina K, importante na coagulação do sangue, e vitamina C, que tem potencial antioxidante para prevenir o envelhecimento precoce e a formação de radicais livres e estimular o sistema imunológico.

As ameixas também contêm fibras, importantes para uma boa digestão e para promover o trânsito intestinal, o que evita a prisão de ventre. Elas também são hidratantes devido ao seu alto teor de umidade e são ricas em minerais, tais como cobre para a pele e ossos. Também vale a pena mencionar o conteúdo de potássio, que é importante para o equilíbrio de fluidos, bom funcionamento nervoso, muscular e enzimático.

Neste outro artigo falamos sobre as melhores vitaminas para cachorros.

O que acontece se um cachorro comer ameixa?

Dependendo de como o cachorro comer ameixas, sua saúde pode ou não estar em risco. Se a polpa de ameixa madura for oferecida ao cão, não deve haver problema. Mas e se o cachorro comer o caroço da ameixa? Bem, tanto se ele comer o caroço, as partes verdes do caule ou raízes sua saúde estará em perigo, pois estas partes contêm as toxinas perigosas mencionadas acima, chamadas de glicosídeos cianogênicos.

O cianeto, por exemplo, se liga ao íon ferro (Fe3 +) contido na enzima mitocondrial chamada citocondrial oxidase, que forma um composto estável que impede a reação de fosforilação oxidativa ou respiração celular das mitocôndrias celulares, de modo que as células não podem usar oxigênio, pois não podem fixá-lo para a reação respiratória.

Isto leva a uma anoxia histotóxica que pode produzir sintomas como os seguintes:

  • Gengivas e membranas mucosas muito vermelhas e brilhantes.
  • Dispneia ou falta de ar.
  • Pupilas muito dilatadas.
  • Instabilidade.
  • Diarreia.
  • Hipersalivação
  • Tremor muscular.
  • Convulsões.
  • Relaxamento dos esfíncteres.
  • Insuficiência renal.
  • Choque
  • Morte
Cachorro pode comer ameixa? - O que acontece se um cachorro comer ameixa?

Como dar ameixa para o cachorro

Ao dar ameixas ao cachorro, você deve oferecer a parte madura da polpa sem o caroço para evitar os glicosídeos cianogênicos que podem causar problemas de falta de oxigênio nos tecidos, bem como problemas de asfixia ou sufocamento.

Também é aconselhável remover a casca e sempre lavá-la antes de descascá-la e cortá-la para evitar sujeiras e compostos tóxicos, tais como agrotóxicos. A dose de frutas e outros aperitivos ou petiscos para cães não deve exceder 10% da ingestão nutricional diária do cão, o que dependerá do tamanho e do estilo de vida do cachorro.

Efeitos colaterais das ameixas para cachorros

Já discutimos os perigos da ameixa para cachorros se ela for oferecida sem o devido cuidado, devido aos riscos contidos no caroço, caule, e raízes que podem colocar a respiração celular em risco. Entre os efeitos colaterais que essas partes podem oferecer ao cachorro, podemos destacar:

  • Dispneia
  • Gengivas vermelhas
  • Hipersalivação
  • Tremores
  • Relaxamento dos esfíncteres
  • Choque
  • Morte

Além disso, o açúcar contido nas ameixas, especialmente as ameixas secas ou desidratadas, põe em risco a saúde cardiovascular e o equilíbrio glicêmico dos cães, promovendo:

  • Excesso de peso e obesidade
  • Doenças metabólicas: tais como diabetes ou resistência à insulina.
  • Artrite ou problemas cardíacos.

Além disso, o consumo excessivo de ameixas pode ter efeitos laxantes devido ao seu conteúdo de fibras, que podem causar sintomas como diarreia e vômito, entre outros sinais gastrointestinais irritantes.

Contraindicações das ameixas para cachorros

A principal contraindicação para o consumo de ameixa por cachorros é oferecer-lhes com caroço, casca ou outras partes da planta devido ao teor de glicosídeos cianogênicos, o consumo de ameixas desidratadas devido ao seu alto teor de açúcar que pode pôr em perigo sua saúde metabólica e a manutenção de seu peso em condições normais.

Esta fruta não deve ser oferecida a cães com sistemas gastrointestinais sensíveis ou àqueles que sofrem de uma doença que esteja causando uma aceleração do trânsito intestinal ou diarréia.

Agora que você já sabe que cachorro pode comer ameixa e viu os cuidados necessários para oferecer esta fruta ao canino, não perca este vídeo sobre as 10 frutas e vegetais probidos para cães:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer ameixa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Escalona, C. Augusto, Y. Martínez. Toxicología Veterinaria. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Yordan-Martinez/publication/318323199_Toxicologia_Veterinaria/links/5b19589245851587f29886ab/Toxicologia-Veterinaria.pdf>. Acesso em 28 de novembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro pode comer ameixa?