Partilhar
Partilhar em:

Frutas e verduras que hamster pode comer

Frutas e verduras que hamster pode comer

Ver fichas de  Hamsters

A alimentação do hamster é um aspeto que não deve descuidar se pretende oferecer-lhe a melhor qualidade de vida possível e conseguir manter a sua saúde em perfeitas condições. Neste sentido, o mais aconselhável é baseá-la em uma preparação de ração seca elaborada principalmente com grãos, frutos secos e sementes. No entanto, este tipo de alimentação pode apresentar algumas carências que devemos cobrir através das frutas e verduras.

Mas, quais são as que os hamsters podem comer? Sabemos que existe uma lista de alimentos que são altamente tóxicos para eles e outros animais, por isso devemos nos informar e consultar o veterinário antes de introduzir qualquer produto na sua dieta. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra as frutas e verduras que hamster pode comer.

Benefícios das frutas e verduras para o hamster

Para que o hamster se mantenha em perfeitas condições, é imprescindível proporcionar-lhe uma dieta variada, rica em fibra e com um baixo índice de gorduras. Tenha em conta que estes pequenos roedores têm a tendência para a obesidade se não medirmos nem a quantidade de comida nem os produtos que lhe oferecemos, por isso devemos prestar muita atenção à sua alimentação e seguir a melhor dieta para eles.

Os preparados para hamsters que se vendem nas pet shops, realizados à base de sementes, cereais, frutos secos e alimentos verdes, são ricos em fibra, antioxidantes e hidratos de carbono, pelo que a sua dieta deve estar composta principalmente por este tipo de comida. Por sua vez, as frutas e verduras são uma grande fonte de vitaminas essenciais, fibra e minerais para o seu organismo, entre outros benefícios.

Como vê, basear a alimentação do hamster apenas em frutas e verduras é um grande erro, visto que carecem de muitas propriedades que apenas lhe podemos oferecer através da comida preparada para eles. No entanto, não as introduzir na sua dieta também é um erro, visto que iríamos privar o animal de múltiplos nutrientes essenciais para a sua correta evolução, obtendo como resultado uma flora intestinal mal desenvolvida. Além disso, muitas das frutas contêm uma elevada percentagem de açúcares, benéficos em pequenas quantidades mas muito prejudicial em grandes quantidades. Por isso, é fundamental estar bem informado sobre as frutas e verduras boas para eles, assim como a forma correta de as proporcionar.

Frutas que o hamster pode comer

Além de cobrir algumas das carências nutricionais do alimento seco, as frutas ajudam a proporcionar ao hamster a quantidade de líquido que o seu organismo precisa. Neste sentido, é muito importante que o seu bebedouro esteve sempre cheio de água fresca. De seguida, mostramos-lhe as melhores frutas para hamsters:

  • Pera. Com um teor calórico muito baixo, rica em fibra, vitamina A, B, C e E, a pera é uma das melhores frutas para estes pequenos roedores porque ajuda-os a regular o seu trânsito intestinal e a depurar o organismo. Para a dar, deve limpá-la bem, deixar a pele, retirar as sementes e o talo, cortá-la em pequenos cubos e dar-lhe em pequenas quantidades a cada duas semanas.
  • Maçã. Esta fruta é altamente benéfica para o hamster não só pelo seu conteúdo em fibra e importantes propriedades digestivas, como também o ajuda a fortalecer os dentes ao roê-la. Para isso, o melhor é limpar bem a maçã, retirar as sementes, cortá-la com casca em fatias não muito grossas e dar-lhe as fatias para as roer e poder exercitar a sua mandíbula. Ao se tratar de uma fruta com um conteúdo calórico mais elevado, deverá dar-lha de forma moderada, lembre-se que os hamsters são propensos a sofrer de obesidade.
  • Pêssego. Ao serem compostos por um elevado conteúdo em água, são perfeitos para conseguir que o nosso pequeno companheiro se mantenha sempre hidratado, sobretudo durante os meses de calor. Além disso, o pêssego é rico em hidratos de carbono, também essenciais para o correto funcionamento do seu organismo. Neste caso, deverá retirar a casca, o caroço e cortá-lo em pedaços.
  • Ameixas. Tal como as peras, as ameixas são altamente benéficas para regular e melhorar o trânsito intestinal do nosso hamster graças ao seu elevado conteúdo em fibra. Na hora de as dar, temos que as lavar bem, retirar a casca, o caroço e cortar em pedaços.
  • Damascos. São ricos em vitaminas A e C, e minerais essenciais para o organismo do hamster. Além disso, favorecem o trânsito intestinal, pelo que são ideais para incluir na dieta. Como acontece com os pêssegos, deve retirar a casca, o caroço e cortar em pedaços.
  • Melancia e melão. Ambas estão compostas principalmente por água, por isso são perfeitas para roedores que habitam em climas quentes, bebem pouca água ou necessitam de um extra de líquidos. Além disso, em especial a melancia, ao ter também um elevado conteúdo em açúcares, deve ter cuidado e proporcionar-lhe estas frutas com moderação, sem sementes e bem cortadas.
  • Morangos. Ricos em fibra, vitamina C e minerais essenciais, os morangos ajudam a depurar o organismo do hamster e a regular o trânsito intestinal. No entanto, também devemos ter cuidado e proporcionar-lhe esta fruta de vez em quando, lavada, cortada e sem as folhas.
  • Kiwi. Esta fruta conta com um baixo teor calórico, grande quantidade de vitaminas C e E, fibra, pelo que podemos dar-lhe pequenas porções a cada duas semanas para favorecer o seu sistema digestivo, mantê-lo saudável e forte. Devemos dar-lhe sempre descascado e cortado em pedaços.

Verduras que o hamster pode comer

Como referimos, as verduras proporcionam ao hamster vitaminas, minerais, antioxidantes, fibra e, são baixas em gordura. As melhores verduras para hamsters são as seguintes:

  • Ervilhas. Favorecem a saúde cardiovascular do hamster, têm um baixo teor calórico e regulam os níveis de açúcar no sangue. Desta forma, vemos como as ervilhas são muito benéficas para eles, em especial para aqueles que precisam de reduzir o seu peso corporal.
  • Espinafres. Ao serem uma grande fonte natural de fibra e antioxidantes, os espinafres favorecem o trânsito intestinal e reduzem a oxidação celular, fato muito importante para prolongar o máximo possível a qualidade de vida do nosso roedor.
  • Alface. Sem dúvida que, este vegetal é um dos mais populares nas dietas caseiras para hamsters e outros roedores, pois o seu conteúdo em fibra, ferro e antioxidantes proporcionam-lhes grandes benefícios. Mas sempre em pequenas quantidades, visto que um excesso pode provocar efeitos negativos e prejudicar gravemente o seu fígado.
  • Cenoura. A parte mais benéfica deste alimento é a folha, pelo que é ideal proporcionar ao hamster as folhas das cenouras lavadas e cortadas de vez em quando. O fruto em si, apenas poderá dar sem casca e cortado em quantidades pequenas para fortalecer os seus dentes e mandíbula.
  • Funcho. Esta hortaliça é altamente benéfica para combater problemas gastrointestinais e regular o seu metabolismo e sistema digestivo. O seu alto conteúdo em fibra, baixo teor calórico e propriedades antioxidantes fazem com que possamos dar-lho sem problemas em quantidades moderadas e de vez em quando.
  • Abobrinha. Com este alimento acontece o mesmo que com o anterior, é rico em fibra e minerais essenciais muito importantes para o correto desenvolvimento do organismo do hamster. Deve dar-lhe sem casca e bem cortado em pedaços.
  • Batatas. Este alimento é muito benéfico para o hamster, pode dar-lhe batata cortada em pedaços a cada duas semanas.

Como dar frutas e verduras ao hamster

Tal como referimos no início, as frutas e verduras ajudam a desenvolver corretamente a flora intestinal do nosso hamster. Uma incorreta alimentação pode provocar o aparecimento de problemas digestivos, tais como diarreia, resultado da carência de nutrientes essenciais.

O ideal, é começar a introduzir estes alimentos na dieta do nosso roedor desde pequeno. Para isso, o melhor é seguir um processo gradual, ou seja, introduzir as frutas e verduras pouco a pouco para que o seu corpo se adapte as assimile corretamente. Além disso, lembre-se que deve se certificar que o seu pet está completamente livre de parasitas, por isso não hesite em levá-lo ao veterinário para o examinar e lhe aconselhar sobre os melhores alimentos para ele.

Na hora de começar a dar ao nosso hamster frutas e verduras pela primeira vez deve fazê-lo uma por uma para comprovar se existe alguma intolerância ou alergia. Ou seja, não deve preparar um prato de comida com frutas e vegetais misturais até que não esteja complemente seguro de que esses alimentos são bons para o hamster. Para ter a certeza que tudo está bem, experimente dar-lhe uma fruta ou verdura específica durante dois ou três dias seguidos, sempre como complemento ao alimento seco e em pequenas quantidades. Se observar algum comportamento negativo ou sintoma de transtorno digestivo, retire de imediato este alimento.

É imprescindível dar sempre a quantidade certa que o hamster vai comer durante o dia, nem mais nem menos. No caso de sobrar fruta ou verdura, retire-a para não ficar em mau estado e gerar uma intoxicação ao animal. Lembre-se que não devemos dar todos os dias este tipo de alimentos ao nosso roedor, depois dos três dias de teste deixe uns dias de descanso e experimente depois com outro alimento.

Cada raça de hamster tem necessidades particulares, por isso é fundamental consultar o veterinário antes de lhe proporcionar qualquer dieta caseira, ele saberá assessorá-lo sobre como dar frutas e verduras e com que frequência.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas e verduras que hamster pode comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Frutas e verduras que hamster pode comer

O que lhe pareceu o artigo?

Frutas e verduras que hamster pode comer
1 de 5
Frutas e verduras que hamster pode comer