menu
Partilhar

Frutas e verduras que hamster pode comer

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 4 dezembro 2020
Frutas e verduras que hamster pode comer

Ver fichas de  Hamsters

A alimentação do hamster é um aspecto fundamental para que ele tenha uma melhor qualidade de vida. Para isso, ele deve contar com uma dieta balanceada, que pode ser baseada em uma preparação de ração seca elaborada principalmente com grãos, frutos secos e sementes. No entanto, este tipo de alimentação pode apresentar algumas carências e, por isso, necessitam de uma complementação.

As melhores fontes, para isso, são as frutas e verduras. Mas aí você se pergunta: mas quais devo dar a ele? Sabemos que existe uma lista de alimentos que são altamente tóxicos para eles e outros animais, por isso devemos nos informar e consultar o veterinário antes de introduzir qualquer opção em sua dieta. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra as frutas e verduras que hamster pode comer.

Também lhe pode interessar: Frutas e verduras para o diamante mandarim

Benefícios das frutas e verduras para o hamster

Para que o hamster se mantenha em perfeitas condições, é imprescindível proporcionar-lhe exercícios físicos diariamente, que podem contar com uma série de brinquedos diferentes e, claro, uma dieta variada, rica em fibra e com um baixo índice de gorduras. Tenha em conta que estes pequenos roedores têm a tendência para a obesidade se não medirmos nem a quantidade de comida nem os alimentos que lhe oferecemos, por isso devemos prestar muita atenção à sua alimentação e oferecer a melhor dieta para eles.

Os preparados para hamsters que se vendem nas pet shops, realizados à base de sementes, cereais, frutos secos e alimentos verdes são ricos em fibra, antioxidantes e hidratos de carbono, elementos essenciais em sua dieta. No entanto, as frutas e verduras são uma grande fonte de vitaminas essenciais, de fibra e minerais para o seu organismo, além de proporcionarem outros benefícios.

Mas é bom ficar de olho! Basear a alimentação do hamster apenas em frutas e verduras é um grande erro, já que elas não possuem diversas propriedades que apenas podem ser oferecidas por meio dessa mistura preparada para eles. No entanto, não as introduzir na sua dieta também é um erro, visto que iríamos privar o animal de múltiplos nutrientes essenciais para a sua correta evolução, obtendo como resultado uma flora intestinal mal desenvolvida.

Além disso, muitas das frutas contêm um elevado percentual de açúcares, benéficos em pequenas quantidades mas muito prejudicial em grandes quantidades. Por isso, é fundamental estar bem informado sobre as frutas e verduras que podem ser dadas a eles e, claro, as porções apropriadas.

Frutas e verduras que hamster pode comer - Benefícios das frutas e verduras para o hamster

Frutas que o hamster pode comer

Além de cobrir algumas das carências nutricionais do alimento seco, as frutas ajudam a proporcionar ao hamster a quantidade de líquido que o seu organismo precisa. Neste sentido, é muito importante que o seu bebedouro esteja sempre cheio de água fresca. Confira a lista de frutas que o hamster pode comer:

  • Pera. Com um teor calórico muito baixo, rica em fibra, vitamina A, B, C e E, a pera é uma das melhores frutas para estes pequenos roedores porque ajuda-os a regular o trânsito intestinal. Antes de dar a ele, deve-se limpá-la bem, deixar a casca, retirar as sementes e o talo, cortá-la em pequenos cubos e dar-lhe em pequenas quantidades a cada duas semanas.
  • Maçã. Esta fruta é altamente benéfica para o hamster não só por ser rica em fibras e importantes propriedades digestivas, como também porque o ajuda a fortalecer os dentes ao roê-la. Para isso, o melhor é limpar bem a maçã, retirar as sementes, cortá-la com casca em fatias não muito grossas e dar-lhe as fatias para que possa roer e, assim, exercitar sua mandíbula. Por se tratar de uma fruta com um conteúdo calórico mais elevado, é preciso dosar de maneira moderada em sua alimentação, lembre-se que os hamsters são propensos a sofrer de obesidade.
  • Ameixas. Tal como as peras, as ameixas são altamente benéficas para regular e melhorar o trânsito intestinal do nosso hamster graças à sua elevada concentração de fibras. Antes de dá-las ao roedor, temos que lavá-las bem, retirar a casca, o caroço e cortar em pedaços.
  • Melancia e melão. Ambas estão compostas principalmente por água, por isso são perfeitas para roedores que habitam em climas quentes, bebem pouca água ou necessitam de um extra de líquidos. Além disso, em especial a melancia, por possuir um elevado teor de açúcares, tenha cuidado em sua oferta. Que seja sempre de maneira moderada, sem sementes e bem cortadas.
  • Morangos. Ricos em fibra, vitamina C e minerais essenciais, os morangos ajudam a depurar o organismo do hamster e a regular o trânsito intestinal. No entanto, também devemos ter cuidado com esta fruta. Deve ser dada de vez em quando, lavada, cortada e sem as folhas.
  • Kiwi. Esta fruta conta com um baixo teor calórico, grande quantidade de vitaminas C e E, fibra, pelo que podemos dar-lhe pequenas porções a cada duas semanas para favorecer o seu sistema digestivo, mantê-lo saudável e forte. Devemos dar-lhe sempre descascado e cortado em pedaços.
  • Uva
  • Banana
Frutas e verduras que hamster pode comer - Frutas que o hamster pode comer

Verduras que o hamster pode comer

Como falamos anteriormente, as verduras proporcionam ao hamster vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, além de possuírem baixo teor de gordura. As melhores verduras para hamsters são as seguintes:

  • Espinafre. É uma grande fonte natural de fibra e antioxidantes. O espinafre favorece o trânsito intestinal e reduz a oxidação celular, fato muito importante para prolongar o máximo possível a qualidade de vida do nosso roedor.
  • Alface. Sem dúvida a alface é um dos alimentos mais populares nas dietas caseiras para hamsters e outros roedores, por ser rica em fibra, ferro e antioxidantes que proporcionam a eles grandes benefícios. No entanto, nada de exagerar. É preciso dar pequenas quantidades porque um excesso de alface pode provocar efeitos negativos e prejudicar gravemente o seu fígado.
  • Cenoura. A parte mais benéfica deste alimento é a folha, então o ideal é proporcionar ao hamster as folhas das cenouras lavadas e cortadas de vez em quando. A cenoura em si apenas deve ser dada a ele sem casca e cortada em quantidades pequenas para fortalecer os seus dentes e mandíbula.
  • Erva-doce. Esta hortaliça é altamente benéfica para combater problemas gastrointestinais e regular o seu metabolismo e sistema digestivo. O seu alto teor de fibras, baixo teor calórico e propriedades antioxidantes fazem com que possamos dá-la sem problemas em quantidades moderadas e de vez em quando.
  • Repolho. O repolho é rico em cálcio, fibras e vitaminas A, C, B1, B2, B6 e K e quantidades relevantes de glutamina, o que dá a ele características antiinflamatórias.
  • Brócolis. É rico em potássio, ferro, cálcio, sódio e zinco, além de vitaminas como a A e a C. Tem poucas calorias e é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas.
  • Vagem. Tem uma grande quantidade de minerais como o cálcio, ferro, cobre e potássio, além das vitaminas A, C, K e B6. A vagem também é rica em fibras.
  • Couve-flor. Bastante rica em vitamina B6, vitamina C e B5. É um alimento muito nutritivo e possui substâncias antioxidantes.
  • Acelga. Além de poucas calorias, é rico em vitamina K, potássio e magnésio, além de ferro e das vitaminas A, C e E. É muito bom para ajudar na coagulação sanguínea de nós humanos e dos nossos amigos roedores.
  • Couve. Possui minerais como cálcio e ferro, além de vitaminas A, B6, C e K. Ajuda a prevenir diversas doenças e possui ação vermífuga, além de auxiliar no combate a problemas do fígado e estômago.
  • Salsinha. É uma hortaliça rica em antioxidantes, vitamina C, ferro e ácido fólico e conhecida por ajudar a prevenir o câncer e gripes, além de fortalecer o sistema imunológico.

Legumes que o hamster pode comer

  • Cenoura
  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Nabo
  • Batata (apenas cozida)
  • Batata-doce (apenas cozida)

O que o hamster não pode comer

  • Todos os tipos de doces, como balinhas, biscoitos e chocolates
  • Macarrão
  • Castanhas
  • Abacaxi
  • Feijão
  • Agrião
  • Pêssego
  • Damasco
  • Nectarina
  • Batata crua
  • Frutas com caroço
  • Frutas cítricas
  • Cebola
  • Alho
  • Cereja
Frutas e verduras que hamster pode comer - Verduras que o hamster pode comer

Como dar frutas e verduras ao hamster

Tal como falamos no início do texto, as frutas e verduras ajudam a desenvolver corretamente a flora intestinal do nosso hamster. Uma alimentação incorreta pode provocar o aparecimento de problemas digestivos, tais como diarreia, resultado da carência de nutrientes essenciais.

O ideal é começar a introduzir estes alimentos na dieta do nosso roedor desde pequeno. Para isso, o melhor é seguir um processo gradual, ou seja, introduzir as frutas e verduras pouco a pouco para que o seu corpo se adapte as assimile corretamente. Além disso, lembre-se que deve se certificar que o seu pet está completamente livre de parasitas, por isso não hesite em levá-lo ao veterinário para o examinar e te aconselhar sobre os melhores alimentos para ele.

Na hora de começar a dar ao nosso hamster frutas e verduras pela primeira vez, você deve fazê-lo uma por uma para comprovar se existe alguma intolerância ou alergia. Ou seja, não deve preparar um prato de comida com frutas e vegetais misturadas até que não esteja complemente seguro de que esses alimentos são bons para o hamster. Para ter a certeza que tudo está bem, experimente dar-lhe uma fruta ou verdura específica durante dois ou três dias seguidos, sempre como complemento ao alimento seco e em pequenas quantidades. Se observar algum comportamento negativo ou sintoma de transtorno digestivo, retire de imediato este alimento.

É imprescindível dar sempre a quantidade certa que o hamster vai comer durante o dia, nem mais nem menos. No caso de sobrar fruta ou verdura, retire-a para não ficar em mau estado e gerar uma intoxicação ao animal. Lembre-se que não devemos dar todos os dias este tipo de alimentos ao nosso roedor, depois dos três dias de teste deixe uns dias de descanso e experimente depois com outro alimento.

Cada espécie de hamster tem necessidades particulares, por isso é fundamental consultar o veterinário antes de lhe proporcionar qualquer dieta caseira, ele saberá assessorá-lo sobre como dar frutas e verduras e com que frequência.

Confira no vídeo abaixo dicas sobre como cuidar do seu hamster:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas e verduras que hamster pode comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • FRITZSCHE, Peter. El hamster. Editorial HISPANO EUROPEA, 2008. Disponível em: <https://books.google.es/books?id=BVrdjDuY8HQC&printsec=frontcover&hl=es&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 8 de outubro de 2020.
  • HAMSTER CARE. Disponível em: <https://www.hamstercare.org/>. Acesso em 8 de outubro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Arthur
eu posso deixa o meu hamster em cima do meu criado mundo
A sua avaliação:
Leticia
Ué de acordo com o texto de vocês o hamster pode ou não comer folha de cenoura? Credibilidade zero esse texto.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Leticia. Tudo bem? Já fizemos a correção no texto. O hamster pode sim comer folha de cenoura. Agradecemos pelo aviso!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal
A sua avaliação:
Livia
Pode dar ração de papagaio para hamster anão russo?
A sua avaliação:
Tatiana
Posso dar palmito para meu hamster chinês? E beterraba?
A sua avaliação:
Thailine
Vcs dizem q hamenster podem comer batata mais fui pesquisar no Google e dizia q eles não podem comer batata
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Thailine. Agradecemos o seu comentário! No caso, os hamster podem comer batata apenas quando estão cozidas.
A sua avaliação:
Julia
oieee os hamsters podem comer pepino?? eu estou montando um quadro alimentar o para a Molly
anonimo
podem comer sim
A sua avaliação:
Anna
Apareceu uns bichinhos pretos e pequeninos na ração do meu hamster sabe me dizer o que são
ana luisa
talvez seja coco que ele fez na comida
Thifany
São carunchos
São meio q formigas do armário, eles entram em alimentos de pacote
De vez enquando encontro dentro do pacote de comida do meu hamster, aí eu penero e dou pra ele, mas procuro comprar uma nova quando encontro, pq tenho medo de perder os nutrientes ou algo do tipo
A sua avaliação:
mikaela
hamster anão-russo macho pode comer azeitonas??
A sua avaliação:
Denise
Olá!
Meu hamster ficou resfriado, porém, já consultei o veterinário e ele passou medicação. Quero saber um pouco mais sobre como devo alimenta-lo durante esse período.
Andrews
Posso dar laranja pro hamister
Luísa Savala
Oi Andrews! O hamster tolera uma infinidade de frutas, embora se devam dar sempre com moderação. Nunca dê ao seu pequeno hamster laranja, limão e abacate. Nenhuma destas três frutas é boa para a digestão do seu animal, o abacate proporciona gordura em excesso e o limão e a laranja causam-lhes uma grande acidez.
Se você quiser saber mais sobre os alimentos proibidos para o hamster, confira: https://www.peritoanimal.com.br/alimentos-proibidos-para-o-hamster-6497.html
A sua avaliação:
Beatriz
Comprei o meu hamster hoje, tenho onze anos e fiquei perguntando-me: será que posso dar legumes para ela(o meu hamster é fêmea)? eu sempre venho a este site e sempre tenho oque eu quero! Muito obrigado!!
Mary
Olá! Tudo bem?
Pode dar côco seco pro meu hamster?
Gabrielle
Oi, Hamsters podem comer tomate ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gabrielle! Pode sim.
Camilie Viana Silva
Acabei de ler em um site q nao pode dar tomate e entrei em desespero, pous é a fruta q o Flash mais gosta..
Débora
Oi, o meu hamster chinês está com uma leve coceira... O que pode ser? De diferente comeu pêssego mas vi que não é proibido, seria por conta disso?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Débora. Faça uma limpeza profunda da gaiola dele. A coceira pode ter diferentes motivos, desde ácaros, fungos ou outro problema. Se persistir você deve consultar um médico veterinário que diagnostique o problema e inicie o tratamento adequado.

Frutas e verduras que hamster pode comer
1 de 4
Frutas e verduras que hamster pode comer

Voltar ao topo da página