Dietas caseiras

Gato pode comer pêssego?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 19 março 2024
Gato pode comer pêssego?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O pêssego é uma fruta saborosa que oferece inúmeros benefícios para a saúde geral. Promove uma boa saúde imunológica, ocular, da pele, renal e favorece o trânsito intestinal, mas possui uma grande desvantagem para nossos pequenos felinos: seu alto teor de carboidratos. Os gatos são animais que podem ser classificados como carnívoros estritos, necessitando de carne em sua dieta para obter todos os nutrientes que seu organismo e metabolismo precisam. Isso é algo que o pêssego ou qualquer outra fruta ou vegetal nunca fornecerá, pois principalmente a gordura e proteína do tecido animal são os macronutrientes de que precisam para subsistir com boa saúde e qualidade de vida.

Mesmo assim, o pêssego pode ser um petisco apetitoso para alguns gatos e pode oferecer benefícios à saúde deles, desde que evitemos oferecer a parte que é tóxica, ou isso poderá causar problemas em nossos gatos. Se você estiver interessado no assunto, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde fornecemos mais detalhes sobre se gato pode comer pêssego.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer maçã?

Índice

  1. Gato pode comer pêssego ou não?
  2. Benefícios do pêssego para gatos
  3. Como dar pêssego para meu gato?
  4. Quantidade de pêssego para gatos
  5. Efeitos colaterais do pêssego para gatos
  6. Contraindicações do pêssego para gatos

Gato pode comer pêssego ou não?

O pêssego é uma fruta do pessegueiro, uma árvore que teve origem na China, Irã e Afeganistão e que os romanos trouxeram para o Ocidente. É uma fruta carnuda e muito saborosa que pode despertar o interesse dos nossos curiosos felinos.

Mas, realmente, os gatos podem comer pêssego? A resposta é sim, mas não toda a fruta, pois os gatos podem comer pêssego, mas apenas a polpa, já que o caroço poderia causar intoxicação devido à presença, mesmo que em pequena quantidade, de amigdalina, que por sua vez contém em sua composição benzaldeído, glicose e cianeto. Além disso, sob a ação da enzima emulsina, ele se decompõe produzindo ácido cianídrico, um composto mortal.

Os gatos podem comer pêssego em lata?

Se você está se perguntando se os gatos podem comer pêssego enlatado, saiba que o pêssego enlatado não contém o caroço, então, teoricamente, nossos pequenos felinos podem ingeri-lo. No entanto, o pêssego enlatado ou em calda contém muito açúcar, o que não é recomendado para os gatos.

O mesmo ocorre com a pergunta sobre se os gatos podem comer iogurte de pêssego, pois esses produtos contêm quantidades elevadas de carboidratos que não fazem bem aos gatos. Basicamente, eles não estão preparados para digerir quantidades significativas desses nutrientes, mas sim para digerir proteínas e gorduras de tecido animal, dos quais obtêm tudo o que precisam em proporções adequadas.

Você pode se interessar em dar uma olhada no seguinte post sobre "Frutas e legumes proibidos para gatos".

Gato pode comer pêssego? - Gato pode comer pêssego ou não?
Imagem: BeChewy

Benefícios do pêssego para gatos

Os pêssegos são uma fruta deliciosa e repleta de vitaminas, destacando-se a vitamina C, um componente essencial para uma boa saúde imunológica e para combater o envelhecimento e o estresse oxidativo.

Esta fruta também é uma excelente fonte de carotenos e luteína, importantes para uma boa saúde ocular, e a quantidade considerável de vitamina A também promove uma boa saúde da pele. Em sua composição, destaca-se a quantidade de umidade ou água, que varia entre 80% e 90%, fornecendo aos gatos uma boa fonte de hidratação.

Além disso, é uma fonte de fibra, que ajuda a prevenir a constipação e promove a saúde intestinal. Em relação aos minerais, é uma fonte de potássio, indispensável para ajudar a reduzir a pressão sanguínea e regular os níveis de açúcar no sangue. Também é bom para promover a diurese e estimular as secreções gástricas, ao mesmo tempo que ajuda a drenar os ductos biliares e hepáticos.

Você pode descobrir quais são as aqui nesse post: "Frutas que gatos podem comer".

Como dar pêssego para meu gato?

Agora, nossos pequenos felinos, geralmente, não vão mostrar muito interesse em frutas e legumes, mas sempre há exceções. Se você deseja oferecer aos seus pequenos felinos os benefícios que o pêssego proporcionar a eles, deve saber como fazê-lo corretamente.

O primeiro passo é remover completamente a casca para evitar que possam ingerir pesticidas ou substâncias tóxicas e cortar o pêssego em pequenos pedaços, nunca dando a eles de forma alguma o caroço, mesmo que seja um pouco, pois pode causar efeitos colaterais por ser tóxico para os gatos. Os pedaços devem ser suculentos e não muito duros, para evitar que nossos pequenos felinos tenham dificuldades para ingeri-los ou se assustem e acabem engasgando.

Gato pode comer pêssego? - Como dar pêssego para meu gato?

Quantidade de pêssego para gatos

Geralmente, se nossos pequenos felinos são saudáveis, fortes e ativos, com uma boa composição corporal, não devemos oferecer mais do que 2 ou 3 pedaços de pêssego ou damasco uma ou duas vezes por semana, adaptando essa quantidade de acordo com o peso e tamanho do gato.

Lembre-se de que não é a mesma coisa um gato em crescimento que pesa menos de 3-4 kg do que um gato de raça grande com mais de 5 ou 6 kg. Lembramos de não oferecer nada com caroço nem deixar próximo ao nosso gato, pois ele pode tentar brincar com ele e colocá-lo na boca, com o consequente risco de intoxicação e asfixia.

Efeitos colaterais do pêssego para gatos

Comentamos que o caroço do pêssego é tóxico, mas por quê? A resposta é porque contém amigdalina, um composto de açúcar e cianeto, além de ser irritante para o trato gastrointestinal dos nossos gatos, resultando em um processo gastroentérico, obstruções e inflamações intestinais ou enterites.

O que acontece com o pêssego também ocorre com frutas como nectarinas, peras, ameixas ou maçãs, pois seu conteúdo de cianeto pode se ligar ao Fe3+ ou íon férrico da enzima citocromo oxidase das mitocôndrias celulares, responsáveis pela respiração celular, formando um complexo estável que inibe ou bloqueia a respiração celular, também chamada de fosforilação oxidativa.

Isso leva ao desenvolvimento de uma anóxia histotóxica, fazendo com que nossos gatos apresentem:

  • Quedas.
  • Dificuldade para respirar.
  • Tremores musculares.
  • Pupilas dilatadas.
  • Convulsões.
  • Instabilidade.
  • Excesso de salivação.
  • Relaxamento dos esfíncteres.
  • Choque e morte.

Contraindicações do pêssego para gatos

Nossos pequenos felinos nunca devem ingerir o caroço do pêssego ou partes dele devido à sua potencial toxicidade. Gatos com resistência à insulina ou diabetes, também não devem ingerir pêssego, pois contém muito açúcar. Por esse motivo, também não é recomendável para gatos com sobrepeso ou obesidade, pois apenas facilitaria o aumento de peso.

Os gatos que estão passando por um processo gastrointestinal com diarreia ou aumento do peristaltismo também não devem comer pêssego, pois a alta quantidade de fibra dessa fruta só aumentaria o problema.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer pêssego?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: BeChewy
1 de 3
Gato pode comer pêssego?