Prevenção

Cachorro com dor nas articulações - Sintomas e tratamento

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 1 agosto 2023
Cachorro com dor nas articulações - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A dor nas articulações, também conhecida como artralgia, é relativamente frequente nos cachorros. Embora se associe com indivíduos de idade avançada, na realidade pode ocorrer em qualquer etapa da vida, inclusive nos filhotes, e afetar uma ou várias articulações. Apesar de sua frequência, nem sempre é fácil detectar a mesma.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar dos sintomas e o que dar para um cachorro com dor nas articulações. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Vaca doente - sinais de dor em bovinos

Índice

  1. Sintomas de um cachorro com dor nas articulações
  2. Causas para um cachorro com dor nas articulações
  3. Como saber se o cachorro está com dor nas articulações
  4. O que dar para cachorro com dor nas articulações? - Tratamento
  5. Prevenção da dor articular em cachorros

Sintomas de um cachorro com dor nas articulações

Os sinais clínicos associados a um cachorro com dor nas articulações são vários e vão depender da articulação ou articulações que forem afetadas. Além disso, podem ter maior ou menor intensidade, mediante o caso seja leve ou grave. Os sinais mais comuns que nos devem alertar são os seguintes:

  • Dor aguda: ou seja, que ocorre de forma súbita. Pode ser muito intensa.
  • Dor crônica: que ocorre quando o problema articular se mantém com o tempo. O cachorro vai se adaptando aos desconfortos e estas ficam menos intensas, mas não desaparecem. Este tipo de dor pode nos despistar e passar despercebida.
  • Cachorro mancando: dependendo da localização e da intensidade da dor.
  • Diminuição da atividade mais ou menos sutil: o cachorro pode negar-se a se movimentar ou somente reduzir ligeiramente seus jogos e passeios. Se a redução vai sendo progressiva, também será difícil de identificar.
  • Mudanças de comportamento: devido às complicações na hora de identificar a dor no cachorros, pois sempre tentarão compensar antes de mostrar que estão sofrendo, devemos estar atentos a qualquer mudança em seu comportamento, pois pode indicar que sente dor em alguma parte do seu corpo. Exemplos dessas mudanças são a diminuição das interações com outros animais, a perda de apetite ou lamber constantemente uma articulação.
  • Cachorro ofegando: mesmo que se associam com o cansaço ou o calor, podem ser sinal de dor, o mesmo ocorre com a respiração abdominal, ou seja, aquela em que vemos que o esforço respiratório se concentra no abdome e não no peito.
  • Modificações na marcha: isto é, notaremos, de forma mais ou menos clara, que o cachorro não caminha como sempre. Existe algo "diferente" em sua marcha, que também pode ser detectada em sua maneira de correr.
Cachorro com dor nas articulações - Sintomas e tratamento - Sintomas de um cachorro com dor nas articulações

Causas para um cachorro com dor nas articulações

Existem múltiplas causas que podem estar detrás da dor articular em cachorros. Vamos repassar as mais frequentes:

  • Traumatismos: lesões ou feridas provocadas por um impacto de força considerável, por exemplo, que pode ocorrer em uma queda ou um movimento brusco.
  • Luxações: aparecem quando dois ossos que se encontram na articulação se separam.
  • Displasias: podemos entender como anomalias nos ossos que vão repercutir na articulação. Os lugares mais comuns são a displasia de quadril, a do cotovelo e a do ombro.
  • Osteoartrites ou osteoartrose: são doenças que vão deteriorando a articulação ao longo do tempo, por isso podem ser consequência da idade avançada, sobrecargas, obesidade, traumatismos ou displasias.
  • Poliartrite imunomediada: nestes casos ocorre uma artrite, normalmente em mais de uma articulação, devido a reações de hipersensibilidade em que intervém no sistema imune. Existem diferentes tipos.
  • Artrite séptica: provocada por infecções bacterianas ou virais que chegam até a articulação. Aqui tem mais informação sobre a Artrite em cachorros: sinais clínicos e tratamento.

Como saber se o cachorro está com dor nas articulações

Se suspeitamos que o cachorro está sofrendo com dor articular, devemos procurar o veterinário. Este profissional realizará um exame geral, nos questionará sobre a história clínica do nosso cachorro e sua situação atual e nos recomendará exames pertinentes. Estes casos podem ser diagnosticados através de radiografias.

O que dar para cachorro com dor nas articulações? - Tratamento

Chegou ao ponto em que nos perguntamos o que dar para o cachorro com dor nas articulações. O tratamento da dor articular vai depender da causa que a esteja gerando, embora é certo que algumas medidas podem ser úteis em todos os casos, independentemente da origem da dor. Se fala de um enfoque multifatorial, pois o tratamento combina diferentes terapias. Assim, este pode incluir:

  • Remédios para dor nas articulações em cães: sempre receitados pelo veterinário.
  • Reabilitação e fisioterapia: através de técnicas de acupuntura, laser, magnetoterapia, hidroterapia, massagens, etc.
  • Controle da dieta: se busca que o cachorro mantenha um peso adequado. Se apresenta sobrepeso, convém que diminua seguindo um plano proposto pelo veterinário.
  • Suplementos: que apoiem o funcionamento das articulações, como os condroprotetores.
  • Controle do exercício: adaptando a atividade física às necessidades do animal. O movimento é imprescindível, mas devem ser evitados exercício bruscos e esforços excessivos.
  • Adaptação da casa: proporcionando uma cama confortável, superfícies em que possa pisar e não escorregar, etc. Em resumo, trata-se de facilitar a mobilidade.

Agora que você já sabe como aliviar a dor articular em cachorros, vamos ver se existe algo que podemos fazer para prevenir este problema a seguir.

Cachorro com dor nas articulações - Sintomas e tratamento - O que dar para cachorro com dor nas articulações? - Tratamento

Prevenção da dor articular em cachorros

Está em nossas mãos implantar algumas medidas ao longo da vida do nosso cachorro para favorecer os cuidados de suas articulações. Destacamos as seguintes:

  • Alimentação de qualidade: que é a garantia do aporte adequado de nutrientes que contribuem para o funcionamento e a proteção das articulações. Mas não somente devemos nos fixar na qualidade. Oferecer a quantidade exata e não exceder os prêmios comestíveis ajuda na manutenção de um peso adequado, evitando que os quilos a mais sobrecarreguem as articulações.
  • Exercício adequado às características do cachorro: para manter o movimento das articulações, não forçar as mesmas e contribuir no controle do peso.
  • Acompanhamento veterinário: pois é o básico do diagnóstico precoce, por isso ajudará a controlar com maior frequência os exemplares com predisposição a dor articular e a todos a partir de sete anos de vida. Igualmente, temos que consultar com o profissional diante de qualquer mudança que detectemos no nosso cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com dor nas articulações - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • Tittle, D. El uso de cannabinoides en pequeños animales. Disponível em: <https://www.jordigimeno.com/el-uso-de-cannabinoides-en-pequenos-animales/>. Acesso em 19 de dezembro de 2022.
  • Deabold, K.A., Schwark, W.S., Wolf, L., Wakshlag, J.J. Single-Dose Pharmacokinetics and Preliminary Safety Assessment with Use of CBDRich Hemp Nutraceutical in Healthy Dogs and Cats (Farmacocinética y evaluación preliminar de seguridad con dosis única del uso de nutracéuticos del cáñamo ricos en CBD en perros y gatos sanos). Animals (Basilea) 2019 9 (10) 832
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro com dor nas articulações - Sintomas e tratamento