Desparasitação e vermífugos

Cachorro com doença do carrapato pode tomar banho?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 15 março 2023
Cachorro com doença do carrapato pode tomar banho?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você é tutor de um cachorro, certamente já ouviu falar na doença do carrapato. A erliquiose, ou doença do carrapato, é uma das principais doenças infectocontagiosas dos cães, causada por um parasita sanguíneo chamado de Erlichia spp., sendo a principal espécie que acomete os cães a Erlichia canis. A transmissão ocorre por meio de um vetor facilmente encontrado nos cães: o carrapato Rhipicephalus sanguineus. Também pode ser transmitida por meio de transfusões sanguíneas.

Nem sempre a doença é perceptível, pois apresenta fases com sinais brandos e mesmo sem sintomas, o que dificulta o seu diagnóstico precoce. Além disso, os sintomas são inespecíficos, podendo ser confundidos com os de outras doenças não infecciosas. Apesar de ser uma doença bastante severa, apresenta tratamento bem simples, que consiste na administração de antibióticos. Algumas raças de cães são mais suscetíveis ao agente causador da doença, desenvolvendo casos graves, que evoluem rapidamente para óbito. Muitos tutores se perguntam se cachorro com doença do carrapato pode tomar banho. E é sobre isso que falaremos especificamente nesteartigo do PeritoAnimal, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Dicas para dar banho a um gato com pulgas

Índice

  1. O que é a doença do carrapato em cães e quais seus sintomas?
  2. A doença do carrapato é contagiosa?
  3. A doença do carrapato em cachorro filhote é mais preocupante?
  4. Cachorro com doença do carrapato pode tomar banho?
  5. Pode dar banho em cachorro com imunidade baixa?
  6. Em quanto tempo o cachorro melhora da doença do carrapato?
  7. Tratamento para a doença do carrapato em cachorro

O que é a doença do carrapato em cães e quais seus sintomas?

A doença do carrapato, ou erliquiose canina, é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria da ordem Rickettsiales e do gênero Ehrlichia spp., sendo a principal espécie que acomete os cães a Ehrlichia canis. Além dessa espécie, os cachorros também podem ser infectados pelas Ehrlichia ewingii e Ehrlichia chaffeensis. Algumas raças são mais sensíveis à doença, como o pastor alemão, husky siberiano, dobermans e pinschers, com pior prognóstico. Cães da raça pastor alemão, quando infectados, apresentam distúrbios hemorrágicos graves, devido à depressão da imunidade mediada por células nessa raça.

A bactéria é inoculada na corrente sanguínea do cão por meio da picada do carrapato, replicando-se dentro das células da medula óssea, maduras ou imaturas, multiplicando-se em órgãos como o fígado, baço e linfonodos. No momento da transmissão da erliquiose, o carrapato pode transmitir outros agentes, como Babesia, Hepatozoon e Hemobartonella canis.

Sintomas da doença do carrapato em cães

Os sintomas variam de acordo com a fase da doença. Inicialmente, pode ser assintomática ou apresentar sinais bem leves e inespecíficos, como diminuição do apetite. Com a evolução da patologia, o animal passa a apresentar:

  • Emagrecimento
  • Apatia
  • Febre
  • Fraqueza
  • Mucosas pálidas
  • Vômito
  • Diarreia
  • Sangramentos espontâneos
  • Edema de membros e escroto.

A doença do carrapato é contagiosa?

Infelizmente, a doença do carrapato é contagiosa sim. A transmissão entre animais se faz pela inoculação de sangue proveniente de um cão contaminado para outro sadio, por meio do carrapato. A doença também pode ser transmitida pela transfusão sanguínea, quando o doador não for testado para a patologia.

A doença do carrapato em cachorro filhote é mais preocupante?

Sim. A severidade da doença depende da idade, da condição nutricional e da suscetibilidade racial do animal, assim como da ocorrência de outras doenças concomitantes e da virulência da cepa infectante[1]. Os filhotes ainda não possuem um sistema de defesa eficiente como um cão adulto, podendo sofrer maiores danos no caso de erliquiose.

Cachorro com doença do carrapato pode tomar banho?

Caso o cachorro esteja muito debilitado, não é aconselhável dar banho nele. Se a temperatura da água utilizada no banho não estiver adequada (muito fria ou muito quente), o banho pode causar um estresse no animal, que liberará cortisol, diminuindo ainda mais sua imunidade. Além disso, como o animal está fraco, outros patógenos podem se aproveitar da situação e causar outras doenças, como pneumonia e dermatites.

Uma alternativa ao banho é o uso de lenços umedecidos. Outra opção é molhar um pano em uma mistura de água morna com xampu neutro (de cachorro ou infantil). O banho com lenços ou pano pode ser realizado da seguinte forma:

  1. Prepare o banho em um ambiente fechado, sem correntes de ar;
  2. Coloque o cachorro sobre uma toalha, de forma que ele fique confortável e tranquilo;
  3. Prepare uma mistura de água morna com um pouco de xampu neutro, ou utilize os lenços umedecidos;
  4. Passe os lenços ou o pano por todo o corpo do animal, sem deixar cair nos olhos qualquer tipo de líquido;
  5. Evite molhar demais o cachorro, para evitar que ele sinta frio;
  6. Depois de limpo, seque todo o corpo com uma toalha ou com secador de cabelo;
  7. Não utilize produtos muito perfumados, cães possuem o olfato muito potente, ficando extremamente incomodados com odores fortes;
  8. Tente fazer tudo o mais rápido possível. Quanto menos estresse, melhor para o cachorrinho doente.

Pode dar banho em cachorro com imunidade baixa?

Lembre-se de que não só os cães doentes, mas os cães saudáveis também precisam de cuidados na hora do banho, como monitorar a temperatura da água e aguardar os dias mais quentes para se banharem. Cães com imunidade baixa não devem tomar banho até melhorarem seu estado físico, pois o banho é um estresse a mais para o corpo, que já está debilitado. O ideal é fazer uma higiene com lenços umedecidos até que o cachorro esteja bem de saúde.

Em quanto tempo o cachorro melhora da doença do carrapato?

Quando o tratamento é iniciado rapidamente, em uma fase não muito crítica da doença, a melhora é perceptível em uma ou duas semanas, o que não deve ser motivo para interromper o tratamento. Casos mais graves podem necessitar de tratamento e acompanhamento do médico veterinário por vários meses.

Cachorro com doença do carrapato pode tomar banho? - Em quanto tempo o cachorro melhora da doença do carrapato?

Tratamento para a doença do carrapato em cachorro

Apesar de ser uma doença com potencial para evoluir para o óbito, a doença do carrapato possui tratamento bem simples, com o uso de antibióticos, sendo a doxiciclina o de escolha. A terapia não pode ser interrompida antes da cura total, pois a bactéria pode voltar a causar a doença caso não se cumpra o prazo correto de antibioticoterapia.

Além do uso de antibióticos, merece uma atenção especial a alimentação do cachorro com a doença do carrapato, pois alguns ficam tão debilitados que não conseguem se alimentar sozinhos. Por esse motivo, a alimentação deverá ser facilitada, com alimentos mais chamativos, como patês e sachês de cães, ou dieta caseira preparada especialmente para o animalzinho doente.

Agora que você já sabe que cachorro com doença do carrapato não pode tomar banho e conheceu as alternativas para limpá-lo, recomendamos o vídeo a seguir

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com doença do carrapato pode tomar banho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Referências
  1. 1. Linares, D.F.B et al. O que sabes sobre Erliquiose Canina? Universidade Federal de Pelotas, RS, 2021. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/biomolvet/files/2021/09/O-que-sabes-sobre-Erliquiose-Canina.pdf. Acesso em 15/03/2023.
Bibliografia
  • Silva, I.P.M. Erliquiose canina – Revisão de literatura. Revista Científica de Medicina Veterinária, 2015. Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/3xn9DXDeegcC0qg_2015-4-9-11-35-24.pdf. Acesso em 14/03/2023. Editora Cópias Santa Cruz, 2021. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/biomolvet/files/2021/09/O-que-sabes-sobre-Erliquiose-Canina.pdf. Acesso em 15/03/2023.
  • Gonçalves, S. Hemoparasitoses em cães. Boehringer Ingelheim. Disponível em https://vetsmart-parsefiles.s3.amazonaws.com/6990c123f01342d3a4b06e5dcf3a3e11_vetsmart_admin_pdf_file.pdf. Acesso em 15/03/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro com doença do carrapato pode tomar banho?