Doenças parasitárias

Como alimentar um cachorro com doença do carrapato

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 14 março 2023
Como alimentar um cachorro com doença do carrapato
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A erlichiose canina, também chamada de tifo canino, síndrome hemorrágica canina e doença do carrapato, é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Ehrlichia canis. O vetor é o carrapato marrom dos cães (Rhipicephalus sanguineus), que se contamina ao ingerir células infectadas quando se alimenta do sangue do cachorro doente. Ao parasitar outro cão, o carrapato transmite a doença para esse novo indivíduo. Os sintomas mais perceptíveis são perda de peso, palidez, fraqueza e prostração. No entanto, outros sistemas do corpo podem ser afetados, como o gastrointestinal, ocorrendo vômitos e diarreia.

A erlichiose também pode causar lesões no fígado, prejudicando a nutrição do animal, que ficará enjoado e rejeitando o alimento. E como cuidar do cãozinho doente? O que ele pode comer e o que deve ser evitado? Algumas alternativas estão disponíveis para esses casos, além da dieta caseira, que poderá ser elaborada cuidadosamente para o cão doente. Neste artigo do PeritoAnimal, abordaremos o assunto em detalhes, dando dicas de como alimentar um cachorro com doença do carrapato corretamente.

 

Também lhe pode interessar: A doença do carrapato tem cura?

Índice

  1. O que é a doença do carrapato em cachorros?
  2. Sintomas da doença do carrapato em cães
  3. Remédios para a doença do carrapato em cachorros
  4. Como alimentar um cachorro com doença do carrapato
  5. Pode dar leite para um cachorro com doença do carrapato?
  6. É indicado dar vitaminas para um cachorro com doença do carrapato?

O que é a doença do carrapato em cachorros?

A erlichiose canina é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Ehrlichia canis, transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus, também conhecido como carrapato marrom. Para que aconteça a transmissão, o carrapato deve se contaminar com a bactéria ao se alimentar do sangue do cachorro infectado, inoculando o agente causador em outro animal quando for se alimentar novamente.

A doença do carrapato possui três fases distintas:

  1. Fase aguda: nesta fase, observam-se sintomas brandos e inespecíficos, como febre, secreção nasal e ocular, anorexia, depressão, perda e peso, manchas na pele, vômitos e, em alguns casos, edema de membros ou do escroto.
  2. Fase subclínica assintomática: na fase subclínica, a bactéria persiste no cachorro, promovendo aumento dos anticorpos. Essa fase pode durar anos, acarretando apenas alterações leves no sangue, não havendo sintomatologia.
  3. Fase crônica: nessa fase, ocorre uma supressão da atividade da medula óssea, ocorrendo sangramentos por mucosas e conjuntivas, podendo resultar em alta taxa de mortalidade. O cachorro fica com as mucosas pálidas, ocorre perda de peso, sangramentos espontâneos e fraqueza. Além disso, o fígado pode ficar muito prejudicado, devendo receber uma atenção especial, principalmente em relação à alimentação.

Neste outro artigo detalhamos os principais tipos de carrapatos que existem.

Como alimentar um cachorro com doença do carrapato - O que é a doença do carrapato em cachorros?

Sintomas da doença do carrapato em cães

Os sintomas apresentados por um cão com a doença do carrapato dependerão da fase em que se encontra. Os mais comuns e perceptíveis são:

  • Fraqueza
  • Desânimo
  • Falta de apetite
  • Palidez
  • Resistência ao exercício físico
  • Vômito
  • Diarreia
  • Sangramentos espontâneos (pelo nariz, por exemplo)
  • Emagrecimento
  • Alguns animais apresentam ainda problemas oculares e edemas de membros e escroto.

Remédios para a doença do carrapato em cachorros

O tratamento principal para a doença do carrapato em cachorros baseia-se no uso de antibióticos, sendo a doxiciclina o medicamento de escolha, durante 21 dias seguidos. O tratamento com este medicamento não deve ser interrompido antes do prazo prescrito pelo médico veterinário, correndo-se o risco de um retorno da infecção. Em alguns casos, pode ser o utilizado um outro remédio para a doença do carrapato em cachorros, o levamisol, um imunomodulador com bom resultado nas doenças infecciosas de cães e gatos.

Antes que o tratamento de 21 dias com doxiciclina seja concluído, o cachorro deverá ser avaliado pelo médico veterinário, pois alguns casos requerem um maior período de tratamento para resolução completa. E lembre-se: quanto antes for iniciado o tratamento, mais chances terá o peludo de se recuperar da doença.

Como alimentar um cachorro com doença do carrapato

O cachorro com doença do carrapato pode ficar tão debilitado a ponto de não ter forças para chegar até a vasilha de água e comida. O tutor deverá ficar atento nisso, observando se o animal está conseguindo se alimentar sozinho. Assim, se você se pergunta como alimentar um cachorro com doença do carrapato corretamente, aqui estão nossas recomendações:

  • Deve ser oferecida água fresca e ração de forma que o acesso seja facilitado (você pode colocar os comedouros perto do cachorro, evitando que ele se esforce muito para se alimentar).
  • Alguns cães não aceitam a ração usual, sendo necessário colocar algo mais atrativo na dieta para estimular a ingestão de alimentos, como comida úmida para cães.
  • Outras boas opções são as dietas terapêuticas, como a Urgent Care a/d, da Hill´s Precription Diet e a Recovery, da Royal Canin. Esses alimentos são encontrados em lojas para pets e podem se administrados com o auxílio de uma seringa.
  • Caso as latinhas e os sachês específicos para cães não estimulem o apetite, pode ser oferecida uma comida caseira, como peito de frango (sem pele), músculo bovino ou outra carne magra com purê de batata inglesa ou arroz.

Os alimentos oferecidos não devem conter muita gordura, para preservar o fígado, e nem temperos, sendo indicado o cozimento apenas com um pouco de sal. Uma opção mais fácil e de baixo custo são as papinhas para bebês da Nestlé, que são facilmente encontradas em supermercados. Mas lembre-se de que essas são opções a serem usadas em um curto período, pois o cachorro deverá voltar a se alimentar de ração assim que possível, para que sua dieta fique balanceada.

Alimentos proibidos para um cachorro com doença do carrapato

Não se deve oferecer alimentos ricos em gordura para cachorros com a doença do carrapato, tais como:

  • Pão de queijo
  • Abacate
  • Carne com gordura
  • Frango com pele
  • Presunto
  • Alimentos defumados ou muito temperados
  • Queijos e outros derivados do leite, pois podem agravar a lesão no fígado causada pela bactéria.
Como alimentar um cachorro com doença do carrapato - Como alimentar um cachorro com doença do carrapato

Pode dar leite para um cachorro com doença do carrapato?

Destacamos aqui o leite porque é uma pergunta bastante comum entre os tutores. Saiba que o leite não é um alimento indicado para cachorros adultos, pois, com a idade, eles perdem a capacidade de metabolizar a lactose, um carboidrato presente no leite, podendo ter diarreia. Caso seu cachorro esteja acostumado a beber leite, não haverá problemas, mas caso contrário, é melhor evitar.

É indicado dar vitaminas para um cachorro com doença do carrapato?

Mas será que faz bem dar vitaminas para o peludo que se encontra nesta condição? A resposta é sim, as vitaminas contribuem para a recuperação do cachorro com doença do carrapato. A vitamina B pode ser utilizada por 20 dias ou mais, melhorando o sistema imune do animal. O uso de polivitamínicos também se mostra importante na suplementação alimentar, pois o cãozinho se alimentará de forma inadequada e incompleta durante as fases mais críticas da doença.

Agora que você já sabe como alimentar um cachorro com doença do carrapato corretamente, confira nosso artigo sobre as melhores vitaminas para cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como alimentar um cachorro com doença do carrapato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Marques, D., Gomes, D.E. Erliquiose canina. Revista Científica, v.1, n.1, 2020. Disponível em https://revistas.unilago.edu.br/index.php/revista-cientifica/article/view/333. Acesso em 14/03/2023.
  • Fruet, C.L. Erliquiose em cães. Universidade Federal de Santa Maria, 2005. Disponível em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1749/Fruet_Caren_Langone.pdf?sequence=1. Acesso em 14/03/2023.
  • Sá, R. et al. Erliquiose canina: Relato de caso. PubVet, v.12, n.6, 2018. Disponível em https://www.pubvet.com.br/uploads/60749c4bcea1181a681fd0290ef46d9d.pdf. Acesso em 14/03/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como alimentar um cachorro com doença do carrapato