Cuidado do pelo

Cachorro com caspa e queda de pelo - Causas

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 19 abril 2023
Cachorro com caspa e queda de pelo - Causas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você notou que seu cachorro tem caspa e seu pelo cai ultimamente? Uma pelagem bem cuidada, limpa e saudável é a carta de apresentação do cachorro. Mas a pelagem não é só questão de estética, já que diversas alterações na saúde do peludo podem se manifestar com a aparição da caspa, queda abundante de pelo ou, diretamente, locais de alopecia. Daí a importância de cuidar do pelo do cachorro e prestar atenção em qualquer alteração. Neste artigo do PeritoAnimal vamos nos concentrar nas causas e soluções para um cachorro com caspa e queda de pelo. Siga lendo!

Índice

  1. Pelo de cão caindo, até que ponto é normal?
  2. A queda de pelo nos cachorros pode ter como causa a alimentação
  3. Caspa e queda de pelos em cachorros por problemas cutâneos
  4. Como acabar com caspa em cachorro e reduzir a queda de pelo
  5. Cachorro com caspa e queda de pelo: como prevenir

Pelo de cão caindo, até que ponto é normal?

O primeiro que devemos saber é que a qualidade do pelo é determinada por um conjunto de fatores, entre os quais se destacam a concentração de hormônios, a nutrição, a genética ou a frequência de escovação e lavagem. Um problema em algum desses aspectos vai se refletir no manto e pode ser causa de afecções, como veremos. Assim, o pelo pode ficar escasso, quebradiço, ficar seco ou perder brilho. Todas estas circunstâncias serão indicativas de um problema de saúde e, ao contrário, um pelo saudável, abundante e brilhante é reflexo da boa saúde do nosso amigo.

Em praticamente todos os cachorros vai ocorrer uma perda de pelo no momento da troca, que ocorrerá ao menos uma vez ao ano e, de forma comum no hemisfério Norte do planeta, duas, uma na primavera e outra no outono. Agora, em cachorros que vivem no interior, com uma iluminação artificial constante, a muda pode produzir durante o ano. Por isso, esta forma de perder de pelo é completamente normal e não supõe nenhuma doença. Durante a troca, é recomendável a escovação do manto, inclusive várias vezes ao dia, para ajudar a retirar o pelo que sobra.

Conhecemos a normalidade, agora, por que estamos diante de um cachorro com caspa e queda de pelo?

A queda de pelo nos cachorros pode ter como causa a alimentação

Como comentamos, existem diferentes fatores que interferem na qualidade do pelo. Se o cachorro tem caspa e queda do pelo de forma anormal e sem outro sintoma, o primeiro em que devemos pensar é na alimentação. Mudando-a, o manto deveria recuperar seu brilho em pouco tempo. Se estamos alimentando o cachorro com comida caseira ou com ração de baixa qualidade, devemos mudar para uma ração de melhor qualidade, seguindo as recomendações do nosso veterinário.

Se já estamos proporcionando uma ração de qualidade, podemos buscar outra variedade dentro da mesma linha. Hoje em dia existem no mercado múltiplas opções e muitas são as rações com ingredientes especialmente selecionados para favorecer o cuidado do pelo e evitar que nosso cachorro tenha caspa e perda de pelo.

Neste artigo listamos as raças de cachorro que soltam mais pelo.

Cachorro com caspa e queda de pelo - Causas - A queda de pelo nos cachorros pode ter como causa a alimentação

Caspa e queda de pelos em cachorros por problemas cutâneos

Em algumas ocasiões, um cachorro com caspa e queda de pelo indica que ele tem uma doença que pode ser hormonal, parasitária ou alérgica. Nestes casos, podemos observar uma sintomatologia que, em função da afecção, poderá causar coceira, feridas, calvície, caroços, vermelhidão, pústula, queda de pelo simétrica ou assimétrica, etc.

Diante desse quadro devemos procurar o veterinário para que, mediante os exames pertinentes, identifique qual é a causa que está provocando os sintomas mencionados. A partir do diagnóstico se estabelecerá o tratamento adequado que, logicamente, dependerá da afecção.

Cachorro com caspa e queda de pelo - Causas - Caspa e queda de pelos em cachorros por problemas cutâneos

Como acabar com caspa em cachorro e reduzir a queda de pelo

O tratamento da caspa no cachorro com queda de pelo depende da causa subjacente do problema. É importante consultar um veterinário para uma avaliação completa do pet e recomendações específicas de tratamento. No entanto, aqui estão algumas opções de tratamento e remédios caseiros para tratar a caspa em cachorros:

  • Shampoos medicamentosos: Existem shampoos medicamentosos específicos para cachorros que podem ajudar a reduzir a caspa e a queda de pelos. Esses shampoos contêm ingredientes ativos que ajudam a controlar a inflamação e a irritação da pele, além de tratar possíveis infecções fúngicas ou bacterianas.
  • Suplementos nutricionais: Alguns suplementos nutricionais podem ajudar a melhorar a saúde da pele e reduzir a caspa e a queda de pelos. Seu veterinário pode recomendar suplementos contendo ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitaminas e minerais.
  • Medicamentos prescritos: Em alguns casos, o veterinário pode prescrever medicamentos para tratar possíveis infecções fúngicas ou bacterianas que possam estar causando a caspa e a queda de pelos. Além disso, medicamentos corticoides podem ser indicados em casos de alergias.
  • Mudanças na alimentação: Uma dieta adequada e equilibrada é essencial para a saúde da pele do seu cachorro. Se o problema for causado por uma dieta inadequada, seu veterinário pode recomendar uma mudança na dieta do seu cachorro.
  • Vinagre de maçã para tratar a caspa em cachorros: você pode adicionar vinagre de maçã na água do banho, pois ele pode ajudar a equilibrar o pH da pele do cachorro e reduzir a caspa.

Lembre-se, cada caso é diferente, e o tratamento deve ser individualizado para o seu cachorro. É importante seguir as recomendações do seu veterinário e fornecer o tratamento adequado para o seu cachorro

Cachorro com caspa e queda de pelo: como prevenir

Como recomendações gerais para prevenir a caspa e a queda de pelo do cachorro, podemos sinalizar as seguintes:

  • Manter uma correta higiene quanto às escovações e banho, com uma frequência que vai depender do tipo de pelagem e com os produtos e acessórios adequados para as características do nosso cachorro. Neste artigo respondemos às perguntas: pode dar banho no cachorro com sabonete Protex? E com Dove? Phebo?
  • Proporcionar uma alimentação adequada à condição do nosso cachorro de forma que cubra todas suas necessidades nutricionais nas diferentes etapas de sua vida.
  • Desparasitar periodicamente, já que parasitas como as pulgas podem ser responsáveis por afecções cutâneas.
  • Levar o peludo a revisões veterinárias ao menos uma vez ao ano e, com maior frequência, no caso de animais geriátricos em que, além disso, é recomendável fazer, no mínimo, um exame de sangue e urina por ano. Claro, devemos procurar uma clínica de referência se o cachorro apresente qualquer indício de doença.

Agora que você já sabe as causas e como tratar um cachorro com caspa e queda de pelo, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos como evitar que um cachorro solte muito pelo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com caspa e queda de pelo - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro com caspa e queda de pelo - Causas