Cuidado do pelo

Remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 19 abril 2023
Remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Como desembolar pelo de cachorro? Nem sempre é fácil encontrar produtos no mercado para tirar nós de cachorro que sejam realmente eficazes. Além disso, existem raças e também alguns cães sem raça definida que têm necessidades muito específicas, como pode ser o caso do yorkshire terrier, do bichon maltês ou do cão d'água espanhol. Se você está procurando um desembaraçador caseiro para cães, você veio ao lugar certo.

Neste artigo do PeritoAnimal te mostraremos alguns remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro. Não cuidar da higiene correta e das necessidades da pelagem pode levar a nós e até mesmo a problemas dermatológicos. A seguir mostraremos tudo o que você precisa saber para fazer um condicionador caseiro para cães, assim como dicas e truques de profissionais que você mesmo pode aplicar em casa. Leia mais!

Índice

  1. Cuidados básicos para prevenir os nós em cachorros
  2. Como tirar nó de cachorro - Truques e recomendações
  3. Como fazer um condicionador caseiro para cachorros
  4. A importância da pelagem

Cuidados básicos para prevenir os nós em cachorros

A primeira coisa a ter em mente antes de falarmos sobre os remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro é que bons cuidados básicos garantirão que o pelo seja mantido em ótimas condições, para que os nós não se formem (ou sejam mais difíceis de formar).

É interessante seguir as recomendações porque, se não o fizermos, poderemos um dia nos encontrar com um cão com uma pelagem cheia de nós, o que é impossível de desatar e não teremos outra escolha senão tosá-lo com todos os inconvenientes que isso pode acarretar. Portanto, para evitar esta situação desagradável, podemos tomar as seguintes medidas a serem aplicadas a partir do momento em que nosso cão chega em casa:

  • A primeira coisa é estar ciente do tipo de cachorro que temos que cuidar. Os cães de pelo longo precisarão de cuidados diários com com sua pelagem. Se não tivermos tempo para fazer isso, teremos que optar por um animal de pelo curto ou, se tomarmos conta de um cão de pelo longo, teremos que mantê-lo curto ou fazer visitas frequentes a uma petshop para tosá-lo.
  • Mesmo que nosso novo companheiro peludo seja um cachorro filhote, devemos acostumá-lo a ser escovado desde o início. Comece com sessões muito curtas, recompense-o e aumente gradualmente o tempo gasto com a preparação dele. Mesmo que nosso pequeno tenha pelo curto e não precise de escovação diária, devemos também habituá-lo ao manuseio, pois isto será muito importante ao longo de sua vida, não apenas para que possamos dar banho nele, mas também para que ele aceite o manuseio para exames veterinários ou a administração de medicamentos.
  • Podemos utilizar uma mesa específica para escovar. Assim, nosso cão saberá o que vamos fazer e se acostumará a isso. Uma mesa de plástico (no terraço, varanda, jardim ou pátio) pode ser uma ferramenta essencial, fácil de limpar, estável e a uma altura adequada para não machucar nossas costas e nos permitir o acesso a todo o corpo do cão.
  • É uma boa ideia começar a escovar nas áreas onde é mais provável que se formem nós no pelo do cachorro, como atrás das orelhas, nas pernas, no peito, na cauda ou na barriga.
  • Da mesma forma que consultamos o veterinário sobre o cronograma de vacinação, devemos perguntar-lhe sobre os cuidados mais apropriados para o pelo do nosso cão. Pode ser um bom momento para uma referência a um tratador de cães. Muitas clínicas veterinárias já contam com os serviços desses profissionais. Da mesma forma que escolhemos um veterinário, devemos ter um cabeleireiro canino de referência. Ao escolhermos um cabeleireiro, levaremos em conta seus conhecimentos, mas também sua capacidade de lidar com nosso cão.
  • Após consultar os profissionais, devemos obter nosso próprio kit de acessórios mais adequados para os cuidados com o pelo de nosso cão. Pentes, escovas, agentes desembaraçadores, tesouras ou xampus constituirão os materiais básicos e os elementos essenciais para aplicar os remédios caseiros para um pelo espetacular. Em alguns casos, também pode ser interessante comprar um pente de nó para cães.
  • Finalmente, não devemos esquecer que a pelagem será um reflexo da saúde de nosso cão, mas também de sua dieta. É, portanto, muito importante que sigamos as recomendações sobre controles veterinários, vacinação, desparasitação e que ofereçamos sempre um alimento adequado às suas necessidades.
Remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro - Cuidados básicos para prevenir os nós em cachorros

Como tirar nó de cachorro - Truques e recomendações

Às vezes, não importa o quanto escovamos nosso cão, podemos encontrar nós. Alguns cães de pelo longo podem ficar com o pelo embolado apenas por causa de sua rotina de passeio. Este pelo comprido, com movimento, começa a emaranhar-se nas pontas e pode acabar formando nós. Este tipo de pelo pode ser escovado após as caminhadas, pelo menos nas áreas que consideramos mais problemáticas, como as pernas e a cauda.

Outras vezes adotamos um cão na rua e o encontramos com um pelo despenteado em más condições. Se a situação for muito grave, ou seja, se a pelagem estiver repleta de nós e, além disso, eles estiverem muito próximos da pele, neste caso, devemos deixar o caso nas mãos de um profissional.

Por outro lado, se formos capazes de lidar com a situação com sucesso, aqui estão alguns remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro:

  • Em primeiro lugar, vamos passar a mão por todo a pelagem para ter uma ideia da extensão do dano, para que possamos projetar a abordagem, calcular quantas sessões precisaremos e obter todo o equipamento necessário.
  • Iniciaremos o processo tentando desfazer os nós maiores, pois são mais complicados e se os deixarmos até o final, o cão, mas também nós mesmos, estaremos cansados. Escolheremos um momento em que tanto o cão quanto nós mesmos estaremos calmos e teremos tempo.
  • Para começar, verificamos a distância entre o nó e a pele. Sob nenhuma circunstância você deve puxar o nó, pois a pele seguirá o pelo e você estará machucando o cão. Portanto, ao nos aproximarmos do nó, devemos sempre proteger a pele, segurando-a por sua base para evitar que qualquer puxão a afete.
  • Antes de tocar em qualquer coisa, devemos umedecer o nó. Para fazer isso, podemos usar um spray ou condicionador desembaraçador ou, caso contrário, podemos pulverizá-lo com água. Para facilitar a tarefa e proteger o máximo possível o pelo, ele deve estar úmido, mas isso não significa dar banho no cachorro, pois a lavagem não vai desfazer os nós. É melhor se livrar deles primeiro e depois terminar a sessão com um bom banho e secagem.

Está acompanhando tudo até aqui? Aqui estão mais algumas dicas para desembaraçar pelo de cachorro:

  • Após umedecer os nós, é hora de desfazer cada um com nossas mãos, começando pela ponta, abrindo-os pelo por pelo. Os nós mais simples e mais rasos serão removidos apenas com este movimento.
  • Quando isto não é suficiente, podemos usar um pente fino de metal, sempre segurando a base do pelo, como já dissemos, para não puxar a pele e, consequentemente, danificar nosso cão.
  • Se a densidade do nó ou sua proximidade com a pele torna impossível desfazê-lo, devemos cortá-lo, tendo sempre muito cuidado para não puxá-lo porque poderíamos cortar a pele. Para evitar isso, podemos protegê-lo colocando o pente entre o nó e a pele. Se os nós forem muitos, devemos considerar a possibilidade de chamar um profissional.
  • Uma vez que todos os emaranhados tenham sido removidos, podemos escovar o cão completamente, com uma escova adequada para seu tipo de pelagem, de acordo com o conselho do dono da limpeza.
  • Podemos concluir com um bom banho, sempre com produtos específicos para cães. Além do xampu, e sempre seguindo as recomendações dos profissionais, podemos utilizar condicionadores ou suavizantes.
  • A secagem deve ser feita principalmente com uma toalha, tendo o cuidado de não esfregar para não causar emaranhados. A mesma precaução deve ser tomada se você usar um secador de cabelo.
  • Finalmente, escove novamente e não esqueça de parabenizar seu cão, seja com palavras afetuosas e carícias, seja com uma recompensa na forma de comida ou de um jogo.

Neste outro artigo falamos sobre como escovar o cachorro corretamente.

Remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro - Como tirar nó de cachorro - Truques e recomendações

Como fazer um condicionador caseiro para cachorros

Se você estiver considerando a opção de fabricar um condicionador caseiro para cães com produtos totalmente naturais que não sejam prejudiciais à sua pele, recomendamos que você continue navegando pelo PeritoAnimal para descobrir 6 receitas de condicionador caseiro para cães.

Estes produtos para remover os nós dos cães são totalmente orgânicos e muito fáceis de fazer. No entanto, se você estiver procurando um produto altamente eficaz para o desembaraço de pelos de cães para uso regular, pode valer a pena procurar produtos profissionais e de alta qualidade no mercado, sempre específicos para cães. Você nunca deve usar um condicionador para uso humano com a intenção de remover os nós de seu cão.

A importância da pelagem

Estes remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro devem nos ajudar a manter um pelo em perfeitas condições. Embora geralmente não lhe seja dada muita importância, o papel da pelagem é muito importante, pois ela cumpre funções como as seguintes:

  • Primeira barreira protegendo a pele contra lesões físicas, químicas e mecânicas.
  • Ela também protege contra os raios solares.
  • Controle de temperatura, protegendo do frio e do calor.

Lembre-se de visitar seu veterinário se você notar alopecia (áreas sem pelos), feridas, caspa, eczema, pelagem quebradiça ou baça ou qualquer outra alteração da pele e do pelo.

Agora que você viu como desembolar o pelo do cachorro com opções caseiras, não perca este outro artigo em que explicamos por que um cachorro arrepia o pelo.

Remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro - A importância da pelagem

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Remédios caseiros para desembaraçar pelo de cachorro