Prevenção

Castração de coelhos - Valor, quando fazer e benefícios

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 15 março 2023
Castração de coelhos - Valor, quando fazer e benefícios
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

A castração ou esterilização é uma prática cada vez mais difundida em pets, incluindo os coelhos. Os benefícios proporcionados pela intervenção não se limitam a resolução de problemas comportamentais, mas também ajudam na prevenção de diversas de doenças que podem reduzir a qualidade e a expectativa de vida desses animais.

No PeritoAnimal, vamos explicar a você tudo sobre a importância de castrar um coelho - valor, quando fazer e benefícios.

Também lhe pode interessar: Castração de coelhos - Cuidados e dicas

Índice

  1. Em que consiste castrar um coelho?
  2. Quando castrar um coelho?
  3. Qual é o valor para castrar um coelho?
  4. Benefícios de castrar um coelho
  5. Cuidados após castrar um coelho

Em que consiste castrar um coelho?

A castração consiste na remoção ou na inibição dos órgãos sexuais:

  • A remoção é feita por castração cirúrgica, na qual são retirados os órgãos reprodutivos dos coelhos.
  • A inutilização, por sua vez, não implica a retirada dos órgãos sexuais, somente em sua inibição. Em coelhos machos, a alternativa à castração cirúrgica é a chamada imunocastração, que consiste na aplicação de uma vacina anti-GnRH que inibe o funcionamento dos testículos.

Geralmente, ao falar em castração, costumamos nos referir à castração cirúrgica. Como você pode imaginar, a técnica cirúrgica é diferente em machos e fêmeas, devido às diferenças anatômicas evidentes.

Castração em coelhos machos

A técnica cirúrgica é conhecida como orquiectomia. Consiste na retirada dos testículos e na ligadura dos vasos sanguíneos e cordões espermáticos que estavam presos aos testículos.

Castração em coelhas fêmeas

Nas fêmeas, existem duas técnicas possíveis:

  • Ovariohisterectomia: consiste na retirada dos ovários e do útero. De longe, é a técnica mais utilizada.
  • Ovariectomia: consiste na retirada apenas dos ovários. Sua eficácia na prevenção de doenças é similar à da ovariohisterectomia, tendo em vista que a maioria das patologias surge como consequência dos hormônios ovarianos.

Quando castrar um coelho?

A castração dos coelhos deve acontecer quando atingirem a maturidade sexual, ou seja, quando seu grau de desenvolvimento sexual permitir que se reproduzam. Isso acontece quando atingem cerca de 80% de seu peso adulto.

Não é recomendável prosseguir com a castração de animais que ainda não atingiram a maturidade sexual, visto que a cirurgia pode ser mais complicada devido ao tamanho e posição dos órgãos reprodutores. Além disso, a castração precoce não traz nenhuma vantagem adicional à saúde desses animais.

Quando castrar ou esterilizar um coelho macho?

No caso dos machos, a maturidade sexual é atingida aos 3-5 meses, sendo ligeiramente mais precoce nas raças de pequeno porte do que nas de grande porte. A partir desse momento, pode-se realizar a orquiectomia.

A título de nota, é importante observar que os machos continuam férteis por 4 semanas após a castração, porque ainda possuem espermatozoides viáveis ​​em seu aparelho reprodutor. Este fato deve ser considerado para evitar gravidezes indesejadas.

Quando castrar ou esterilizar uma coelha fêmea?

As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 4-6 meses, um pouco mais tarde do que os machos, sendo as raças de pequeno porte também mais precoces que maiores. A partir desse momento, as fêmeas podem ser castradas por meio de uma ovariohisterectomia ou uma ovariectomia.

Qual é o valor para castrar um coelho?

Caso você queira saber o preço para castrar um coelho, o melhor a se fazer é consultar sua clínica para animais exóticos de confiança. Os preços podem variar dependendo da técnica utilizada e das necessidades individuais do seu coelho. No Brasil, é possível encontrar valores que vão dos R$ 100 aos R$ 300, dependendo da cidade e, ainda, do sexo do peludo. Isso porque, usualmente, a castração de coelhos fêmeas têm um preço maior que a de coelhos machos.

Algumas clínicas realizam campanhas anuais de castração, em que é possível esterilizar ou castrar coelhos a um preço menor do que o habitual. Você também pode consultar nossa lista de veterinários grátis ou com preços baixos.

Benefícios de castrar um coelho

Frequentemente, os tutores de coelhos se perguntam se devem castrar os coelhos ou não. Geralmente, a resposta quase sempre é sim, pois a esterilização aumenta a expectativa de vida dos coelhos e torna a convivência com eles mais fácil e agradável. Desse modo, esse procedimento compõe a posse responsável de um coelho.

Especificamente, as vantagens oferecidas pela castração de coelhos são:

  • Prevenção de doenças: no caso dos machos, a castração previne o aparecimento da orquite (processo inflamatório dos testículos), epididimite (processo inflamatório do epidídimo) e neoplasias testiculares. Por outro lado, nas fêmeas, a castração previne patologias importantes como câncer de útero, hiperplasia e pólipos endometriais, infecção supurativa do útero, hidrometra, mucometra, endometrite e gravidez psicológica, entre outras. Devemos ressaltar a menção ao câncer de útero, sendo o tumor mais frequente em coelhas. Especificamente, 90% das coelhas não castradas com mais de 5 anos desenvolvem esse tumor. Por isso, podemos dizer que a castração é algo “obrigatório” nas coelhas.
  • Resolução de problemas comportamentais: seja por marcação territorial ou agressividade, problemas comportamentais em coelhos existem. Os problemas de marcação por urina geralmente aparecem com a chegada da puberdade em ambos os sexos, principalmente nos machos. A esterilização ajuda a eliminar esse comportamento ou, no mínimo, reduzi-lo consideravelmente. Por outro lado, a agressividade (sobretudo a agressividade territorial das fêmeas durante o cio) também melhora consideravelmente com a castração. Se você se pergunta por que seu coelho urina em você e acredita que pode ser devido à marcação de território, neste post falaremos sobre esse comportamento.
  • Prevenção de ninhadas indesejadas: infelizmente, é de conhecimento geral que os abrigos de animais estão cheios de animais esperando para serem adotados, muitos deles fruto de criações irresponsáveis. A conscientização social acerca da importância da esterilização é fundamental para atingir um índice de abandono zero.

Cuidados após castrar um coelho

Os coelhos são animais bastante impassíveis que dificilmente apresentam sintomas de dor ou indisposição. Por isso, os cuidados pós-operatórios são particularmente importantes para essa espécie. A observação constante e os cuidados adequados durante o período que segue a cirurgia serão essenciais para garantir uma boa recuperação.

A seguir, trazemos em detalhes os cuidados pós-operatórios mais relevantes para você saber o que fazer após a castração de um coelho:

  • Depois que chegar em casa, é preciso separá-lo dos outros animais (cães, gatos, etc.), pois podem ser um fator estressante. Se você tiver vários coelhos, não é necessário que permaneçam separados, a menos que tentem montar o coelho operado ou brincar de forma agressiva. No caso específico dos machos, lembre-se de mantê-los separados das fêmeas por 4 semanas para evitar gravidez indesejada.
  • O ambiente deve ser o mais tranquilo possível. Deve-se evitar que o animal pule ou faça movimentos bruscos que possam levar à abertura da ferida.
  • Mantenha-o num ambiente aquecido e livre de correntes de ar. É melhor colocar uma toalha ou almofada no chão do compartimento do animal para aquecer e evitar que o feno ou o substrato irritem ou infectem a ferida.
  • Se o animal ficar num local limpo, não é necessário limpar a ferida. No entanto, deve-se verificar a incisão diariamente para garantir que está cicatrizando adequadamente e que não há sinais de infecção ou inflamação (coceira, vermelhidão, secreção, etc.).
  • É essencial fornecer comida e água. Diferentemente de outros animais, os coelhos NÃO devem jejuar antes da cirurgia. Além disso, no período pós-operatório, eles devem começar a comer e beber tão logo quanto possível, minimizando assim a incidência de distúrbios digestivos. Caso o animal não comece a se alimentar algumas horas após a cirurgia, é fundamental comunicar ao profissional veterinário que o atendeu, pois provavelmente necessitará de fluidoterapia e alimentação manual com papa.
  • Evite manusear o animal. Durante a recuperação, é importante não sobrecarregar o coelho; carinhos e outras formas de atenção devem sempre ser realizados, uma vez que tenham um resultado positivo no animal.
  • É necessário seguir a medicação prescrita. Após a cirurgia, é importante administrar os medicamentos prescritos pelo veterinário (analgésicos, antibióticos, procinéticos, etc.).
  • Deve-se ir rigorosamente às consultas veterinárias de revisão. Caso tudo esteja evoluindo bem, costuma-se fazer uma primeira revisão após 48 horas e outra após 7-10 dias. Todavia, frente a qualquer anomalia, por menor que pareça, é importante ir a uma consulta quanto antes. Como dito anteriormente, os coelhos são animais muito inabaláveis, por isso qualquer sinal deve nos colocar em alerta.

Agora que você já sabe tudo que deve ser feito antes de castrar um coelho e depois, além do preço e outras curiosidades, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos como saber se um coelho te ama:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Castração de coelhos - Valor, quando fazer e benefícios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • Corpas, P. (2016). El conejo como animal de compañía: castración en machos y hembras. Revisión bibliográfica. Facultad de Veterinaria, Universidad de Zaragoza, TFG.

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Castração de coelhos - Valor, quando fazer e benefícios