Partilhar

Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 9 novembro 2017
Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios

Ver fichas de  Cachorros

O azeite de oliva é um produto muito saudável para a dieta humana e também canina, sempre que se utilize com moderação. Nos cachorros pode utilizar-se de forma interna, acrescentando o azeite de oliva à ração do cão. Também pode ter aplicações externas em algumas doenças como tratamento de algumas zonas epidérmicas.

Além de ser bom e saudável, o azeite de oliva melhora a qualidade do pelo do cachorro, da pele e inclusivamente pode ser útil para cachorros com prisão de ventre.

Se quer saber em primeira mão todos os benefícios e as propriedades deste alimento de origem natural, continue com a leitura deste artigo do PeritoAnimal que lhe irá mostrar as diversas propriedades do azeite de oliva para cachorros.

Também lhe pode interessar: Benefícios do óleo de peixe para gatos

Propriedades do azeite de oliva para o seu cachorro

O azeite de oliva é um azeite monoinsaturado muito rico em antioxidantes que nutrem as células do corpo do seu cão. Dá-lhe vitamina E, Omega 3 e gorduras saudáveis. É um produto que não se deve abusar, uma vez que pode ter um efeito laxante. Por esse mesmo motivo, por ser um alimento natural para ajudar em casos de prisão de ventre.

O azeite de oliva está presente em vários mercados, no entanto, pode não ser tão fácil de encontrar em países onde o seu cultivo não é tão abundante.

O seu consumo moderado potencia o colesterol bom em detrimento do colesterol ruim, melhora e ajuda as articulações e músculos (muito apropriado para o cuidado de cães idosos que sofrem de doenças como a displasia de quadril, displasia do cotovelo, arterite ou artroses).

Por fim acrescentamos que alguns estudos assinalam que o consumo de azeite de oliva previne o aparecimento de câncer ou, pelo menos, diminui a sua tendência em que o consome.

Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios - Propriedades do azeite de oliva para o seu cachorro

Como dar azeite de oliva ao seu cachorro

As doses de azeite de oliva que deve administrar ao seu cachorro dependem do seu tamanho e peso. Em seguida mostramos-lhe um tabela de equivalências:

  • Cachorros pequenos (10 kg) > 1/2 colher de chá de azeite por dia.
  • Cachorros médios (de 11 a 30 kg) > 1 colher de chá de azeite de oliva por dia.
  • Cachorros grandes (+ de 30 kg) > 1 colher de sopa e meia de azeite de oliva por dia.

Podemos misturar a dose de azeite de oliva com a ração, com as nossas dietas caseiras habituais ou com o alimento úmido. Também podemos aplicá-lo em uma tosta de farinha de arroz, por exemplo, ou algum alimento que contenha alguns dos cereais bons para cães. Não se esqueça que deve ser rígido com as doses recomendadas, porque se as exceder é muito provável que o cachorro tenha diarreia. Verá como melhora o seu transito intestinal imediatamente.

Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios - Como dar azeite de oliva ao seu cachorro

Benefícios a longo prazo

Passadas umas semanas de ingestão do azeite de oliva, observará que a pelagem do seu cachorro terá melhor aspeto. O seu pelo brilhará e terá uma consistência mais elástica e sedosa ao tato. Com as doses ideais de azeite de oliva pode também ajudar o seu cachorro a emagrecer, caso ele seja obeso. No entanto, se nos excedermos nas doses o cão pode engordar.

Potente regenerador dérmico

O azeite de oliva é um bom regenerador dérmico para as zonas da pele ressecadas do seu cachorro. O seu efeito antioxidante nutre as células e dá via a sua epiderme. O inconveniente de aplicarmos o azeite de oliva em alguma parte da pele do cachorro é que ele poderá sujar os móveis, o chão, etc.

Para este tipo de problemas dérmicos recomendamos o óleo de rosa mosqueta que é melhor absorvido pela pelo do cachorro que o azeite de oliva, deixando menos resíduo externo. Também é melhor regenerador e cicatrizante. No entanto, o cachorro pode ingerir azeite de oliva nas doses recomendadas, mas não deve ingerir óleo de rosa mosqueta.

Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios - Benefícios a longo prazo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Sergio
Meu cachorro esta com pata Vermelha posso passa azeite..
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sergio! Tal como referido no artigo: o azeite de oliva é um bom regenerador dérmico para as zonas da pele ressecadas do seu cachorro. O seu efeito antioxidante nutre as células e dá vida a sua epiderme. O inconveniente de aplicarmos o azeite de oliva em alguma parte da pele do cachorro é que ele poderá sujar os móveis, o chão, etc.
Para este tipo de problemas dérmicos recomendamos o óleo de rosa mosqueta que é melhor absorvido pela pelo do cachorro que o azeite de oliva, deixando menos resíduo externo. Também é melhor regenerador e cicatrizante. No entanto, o cachorro pode ingerir azeite de oliva nas doses recomendadas, mas não deve ingerir óleo de rosa mosqueta.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Suellen B
Meu cachorro fez uma cirurgia e não defecou ainda, vi que pode ser normal mesmo e que outros cães que fizeram já cirurgia passaram por isso. Qual seria o melhor tipo de azeite para dar para ele?? Ele é um Labrador com Rottweiler de 43 quilos, (meio obeso).
A sua avaliação:
Solange
Olá. Adorei a matéria e gostaria muito de saber melhor como o azeite pode ajudar a emagrecer. Nosso dog está acima do peso. Obrigada
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Solange! Obrigada pelo comentário, continue nos acompanhando 🐶
A sua avaliação:
Edilurdes Matos
Amei a informação. A partir de qual idade podemos dar o azeite ?
Dr. ALUISIO BONAVIDES BARROS
Cães podem tomar cápsulas de Cúrcuma ou Açafrão da Terra, para artrite e outras patologias. Se é indicado, em doses pode ser ministrado?
Arlete
Por favor, o azeite de oliva pode dar coceira na vulva da cachorra ou irritação no canal de urina
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Arlete? Você se refere a se comer azeite pode ter esses sintomas?
Arlete
Sim, eu coloco azeite de oliva extra virgem na ração de minha cachorra boxer (Serena), mas às vezes eu acho que ele pode estar dando coceira nela, pode acontecer isso?
Silas Ramos
Boa tarde! Meu cão esta com sarna e LI que usar azeite de oliva é bom para o tratamento, isso prossegue? Obgd
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silas! Para um correto tratamento da sarna é muito importante que visite um médico veterinário pois o tratamento depende do tipo de sarna e apenas o veterinário poderá diagnosticar. Existem alguns remédios caseiros que podem aliviar a coceira do cachorro mas para tratar é necessário o uso de fármacos. Leia este nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/sarna-em-caes-sintomas-e-tratamento-20153.html
Simone Cristina da Silva farias
Tenho uma cadelinha chamada Safira ela tem 3 kg e 90 gr :Se existe uma coisa q mim intristese e ver minha companheira doente e sofrendo e ela sofre com um problema de pele fa umas semanas e agora entrou água nos ouvidos estou mt triste porq ela se cosa e forma ferodas e bolinhas de pus

Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios
1 de 4
Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios

Voltar ao topo da página