Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios

Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios

O azeite de oliva é um produto muito saudável para a dieta humana e também canina, sempre que se utilize com moderação. Nos cachorros pode utilizar-se de forma interna, acrescentando o azeite de oliva à ração do cão. Também pode ter aplicações externas em algumas doenças como tratamento de algumas zonas epidérmicas.

Além de ser bom e saudável, o azeite de oliva melhora a qualidade do pelo do cachorro, da pele e inclusivamente pode ser útil para cachorros com prisão de ventre.

Se quer saber em primeira mão todos os benefícios e as propriedades deste alimento de origem natural, continue com a leitura deste artigo do PeritoAnimal que lhe irá mostrar as diversas propriedades do azeite de oliva para cachorros.

Propriedades do azeite de oliva para o seu cachorro

O azeite de oliva é um azeite monoinsaturado muito rico em antioxidantes que nutrem as células do corpo do seu cão. Dá-lhe vitamina E, Omega 3 e gorduras saudáveis. É um produto que não se deve abusar, uma vez que pode ter um efeito laxante. Por esse mesmo motivo, por ser um alimento natural para ajudar em casos de prisão de ventre.

O azeite de oliva está presente em vários mercados, no entanto, pode não ser tão fácil de encontrar em países onde o seu cultivo não é tão abundante.

O seu consumo moderado potencia o colesterol bom em detrimento do colesterol ruim, melhora e ajuda as articulações e músculos (muito apropriado para o cuidado de cães idosos que sofrem de doenças como a displasia de quadril, displasia do cotovelo, arterite ou artroses).

Por fim acrescentamos que alguns estudos assinalam que o consumo de azeite de oliva previne o aparecimento de câncer ou, pelo menos, diminui a sua tendência em que o consome.

Pode dar azeite para cachorro?

Sim, cachorros podem comer azeite. O azeite de oliva pode ser dado para cachorros em quantidades moderadas como parte de uma alimentação equilibrada. Como você viu, é uma fonte saudável de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes benéficos para a saúde canina.

No entanto, é importante ter cautela e oferecer apenas a quantidade adequada, pois o excesso de gordura pode levar a problemas digestivos e ganho de peso. Antes de incluir o azeite na alimentação do seu cachorro, é aconselhável buscar orientação veterinária para garantir que seja seguro e receber recomendações sobre a quantidade adequada.

Como dar azeite de oliva ao seu cachorro

A quantidade de azeite de oliva que você pode dar para o cachorro dependem do seu tamanho e peso. Em seguida mostramos um tabela de equivalências:

  • Cachorros pequenos (10 kg) > 1/2 colher de chá de azeite por dia.
  • Cachorros médios (de 11 a 30 kg) > 1 colher de chá de azeite de oliva por dia.
  • Cachorros grandes (+ de 30 kg) > 1 colher de sopa e meia de azeite de oliva por dia.

Podemos misturar a dose de azeite de oliva com a ração, com as nossas dietas caseiras habituais ou com o alimento úmido. Também podemos aplicá-lo em uma tosta de farinha de arroz, por exemplo, ou algum alimento que contenha alguns dos cereais bons para cães. Não se esqueça que deve ser rígido com as doses recomendadas, porque se as exceder é muito provável que o cachorro tenha diarreia. Verá como melhora o seu transito intestinal imediatamente.

Benefícios do azeite de oliva para cachorros a longo prazo

Passadas umas semanas de ingestão do azeite de oliva, observará que a pelagem do seu cachorro terá melhor aspeto. O seu pelo brilhará e terá uma consistência mais elástica e sedosa ao tato. Com as doses ideais de azeite de oliva pode também ajudar o seu cachorro a emagrecer, caso ele seja obeso. No entanto, se nos excedermos nas doses o cão pode engordar.

Potente regenerador dérmico

O azeite de oliva é um bom regenerador dérmico para as zonas da pele ressecadas do seu cachorro. O seu efeito antioxidante nutre as células e dá via a sua epiderme. O inconveniente de aplicarmos o azeite de oliva em alguma parte da pele do cachorro é que ele poderá sujar os móveis, o chão, etc.

Para este tipo de problemas dérmicos recomendamos o óleo de rosa mosqueta que é melhor absorvido pela pelo do cachorro que o azeite de oliva, deixando menos resíduo externo. Também é melhor regenerador e cicatrizante. No entanto, o cachorro pode ingerir azeite de oliva nas doses recomendadas, mas não deve ingerir óleo de rosa mosqueta.

Azeite ajuda o cachorro a defecar?

Muitos tutores têm dúvidas sobre dar azeite para ajudar o cachorro a defecar. A verdade é que sim, você pode colocar um pouco do líquido na ração ou dieta caseira do peludo, mas recomendamos que você faça isso com acompanhamento de um veterinário. Embora o azeite possa ter um efeito lubrificante suave, seu uso inadequado ou em excesso pode levar a problemas de saúde no cachorro. Alguns dos problemas que o excesso de azeite pode provocar incluem:

  • Diarreia: seu consumo excessivo pode causar diarreia em cachorros, levando a fezes líquidas e desidratação.
  • Ganho de peso: o azeite é rico em calorias e gorduras, e seu consumo de forma desquilibrada pode levar ao ganho de peso indesejado no cachorro.
  • Desconforto abdominal: o excesso de azeite pode causar desconforto abdominal, dor e distensão abdominal no cachorro.
  • Pancreatite: em poucos casos, o consumo exagerado de gorduras, incluindo o azeite, pode levar ao desenvolvimento de pancreatite, uma inflamação do pâncreas.
  • Desequilíbrio nutricional: um consumo excessivo pode provocar o desequilíbrio no organismo pois outras fontes de nutrientes essenciais podem ser negligenciadas.

Agora que você já sabe que você pode dar azeite para o cachorro e os cuidados antes de fazer isso, não perca o vídeo a seguir com alguns dos alimentos proibidos para cães:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Azeite de oliva para cachorro - Usos e benefícios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.