Óleo de peixe para cachorro – Dosagem e benefícios
Ver fichas de Cachorros
O óleo de peixe é um tipo de gordura natural extraída principalmente de peixes marinhos de águas frias, como a sardinha, o atum, o xaréu, o arenque, o salmão, a anchova e a cavala. Devido ao seu alto conteúdo de ômega 3 e ao seu bom aporte de vitamina D, tornou-se um suplemento natural muito popular atualmente, tanto para seres humanos quanto para cães e gatos.
Algumas rações comercias para cães de alta qualidade já incorporam o óleo de peixe em sua fórmula. No entanto, muitos tutores se perguntam como e quais são os benefícios de introduzir este suplemento natural na dieta de seus felinos.
Lembramos que a incorporação de qualquer alimento ou suplemento natural na dieta do seu pet deve ser orientada e supervisionada por um veterinário. No entanto, hoje, no PeritoAnimal, você poderá conhecer quais são as propriedades e os benefícios do óleo de peixe para cachorro.
Por que o óleo de peixe é bom para cães?
Os peixes de águas frias são ricos em ômega 3, pois costumam ingerir uma grande quantidade de plâncton para complementar sua dieta, além de consumirem também outros peixes que se alimentam de plâncton. O plâncton, por sua vez, consiste em um conjunto de microrganismos que contêm muito ômega 3 em seu interior. De fato, estima-se que o plâncton marinho pode conter até 30 vezes mais ômega 3 do que o azeite de oliva, que já é considerado uma boa fonte desse nutriente.
Mas... o que é o ômega 3 e por que é bom para o seu cão?
Embora tendamos a pensar no ômega 3 como uma única substância, trata-se de um conjunto de ácidos graxos essenciais poli-insaturados, também conhecidos como "gorduras boas". Os peixes azuis e, consequentemente, o óleo de peixe incluem em sua composição o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), dois tipos de ômega 3 essenciais para o organismo dos cães e também dos seres humanos.
Além disso, o óleo de peixe oferece um bom aporte de vitamina D, que é um nutriente essencial para a síntese de cálcio, a formação dos ossos e o fortalecimento do sistema imunológico. Também é um suplemento altamente energético, que estimula o desenvolvimento físico e cognitivo dos filhotes e atua como um ótimo aliado na alimentação para cães desnutridos.
Propriedades do óleo de peixe
A seguir, mencionaremos algumas das propriedades do consumo de óleo de peixe para os cães:
- Propriedades anticancerígenas do óleo de peixe. Pesquisadores do hospital e centro de pesquisas Fox Chase Cancer Center da Filadélfia (EUA) demonstraram que o ômega 3 é capaz de deter e retardar a multiplicação anômala das células cancerígenas. Outros estudos revelaram que o consumo de ácidos graxos essenciais ajuda a prevenir o desenvolvimento do câncer de cólon e de mama. [1]
- Protetor cardiovascular. O ômega 3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, impedindo a acumulação de placas lipídicas e insolúveis no interior das artérias. Assim, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos do corpo e, ao mesmo tempo, previne a arteriosclerose e outras doenças cardiovasculares. [2]
- Estimulante das funções cognitivas. Diversos estudos demonstraram que o consumo regular de ômega 3 tem um impacto muito positivo no cérebro. Além de estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional, também ajuda a prevenir os derrames cerebrais e a retardar o declínio das funções cognitivas associados ao processo de envelhecimento. [3]
- O óleo de peixe é um anti-inflamatório natural. Seu alto conteúdo de ômega 3 confere ao óleo de peixe uma poderosa ação anti-inflamatória. Por isso, seu consumo regular e moderado é eficaz para prevenir os processos inflamatórios e os problemas articulares, como a artrite.
- Efeitos antidepressivos do óleo de peixe. Algumas pesquisas já demonstraram que o ômega 3 é capaz de prevenir e melhorar os sintomas de depressão. Também apresentou bons resultados no tratamento do transtorno bipolar em seres humanos. [4]
- Prevenção do déficit de vitamina D. O consumo moderado e regular de óleo de peixe ajuda a prevenir a deficiência de vitamina D no organismo. Dessa forma, estimula a absorção do cálcio ingerido na dieta, colaborando para a formação e fortalecimento dos ossos. Também ajuda a prevenir doenças infecciosas, como a tuberculose, que são mais frequentes quando há uma deficiência de vitamina D.[5]
Benefícios do óleo de peixe para cães
Agora que você conhece as propriedades do óleo de peixe, podemos enumerar seus 10 principais benefícios para a saúde dos cães:
- Fortalece o sistema imunológico, ajudando a mantê-lo forte e saudável.
- Melhora a saúde e a aparência do pelagem e da pele, reduzindo o risco de alergias e problemas dérmicos.
- Auxilia no desenvolvimento das funções cognitivas, especialmente em cães filhotes e idosos.
- Ajuda a prevenir derrames cerebrais e a síndrome de disfunção cognitiva (o chamado "Alzheimer canino").
- Possui ação anti-inflamatória, ajudando a prevenir o desgaste das articulações e aliviar as dores associadas a processos inflamatórios e degenerativos, como osteoartrite e a artrose em cães.
- É um bom aliado para regular os níveis de triglicerídeos e colesterol, protegendo as artérias e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e diabetes em cães.
- Ajuda a combater os sintomas de depressão em cães, melhorando sua qualidade de vida física, emocional, social e cognitiva.
- Diminui o risco de desenvolvimento de câncer.
- Auxilia no correto funcionamento dos rins, reduzindo o risco de insuficiência renal.
- É um bom suplemento natural na alimentação das cadelas grávidas, auxiliando no desenvolvimento físico e mental dos fetos.
Dosagem recomendada de óleo de peixe para cães
O consumo moderado e regular de óleo de peixe pode ser muito benéfico para nossos cães, desde que respeitemos uma dose segura para o organismo deles. No entanto, não existe uma quantidade predeterminada que seja segura e benéfica para todos os cães. A dosagem de qualquer suplemento ou nutriente deve ser adequada de acordo com a finalidade do consumo, o peso, a idade, o tamanho e o estado de saúde de cada animal.
Por isso, é indispensável que você consulte seu veterinário antes de oferecer óleo de peixe ao seu cão, seja através de uma ração comercial de alta qualidade, como um suplemento em cápsulas, ou pela introdução do óleo nas receitas caseiras que você prepara para o seu peludo. O veterinário poderá orientar-lhe sobre a quantidade necessária e a melhor forma de administrar esse nutriente para obter um impacto positivo na saúde do seu melhor amigo.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Óleo de peixe para cachorro – Dosagem e benefícios, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.
- "Fish Consumption, Fish Oil, Omega-3 Fatty Acids, and Cardiovascular Disease", Penny M. Kris-Etherton, PhD, RD; William S. Harris, PhD; Lawrence J. Appel, MD, MPH, for the Nutrition Committee, Circulation. 2002;106:2747-2757
- "Papel de la vitamina D en la infección con Mycobacterium tuberculosis: Evidencias en torno a su papel protector." Fernando Hernández Sánchez, María Teresa Herrera Barrios, Martha Torres Rojas. Neumol Cir Torax, Vol. 70 - Núm. 4:252-260, octubre-diciembre 2011
- "Dietary omega 3 fatty acids and the developing brain." Innis SM. . Brain Res. 2008 Oct 27;1237:35-43
- "Omega 3 Fatty Acids in Bipolar Disorder",Andrew L. Stoll, Arch Gen Psychiatry. 1999;56:407-412.
- "Possible beneficial effect of fish and fish n-3 polyunsaturated fatty acids in breast and colorectal cancer", de Deckere EA., Eur J Cancer Prev. 1999 Jul;8(3):213-21.