Linfoma em gatos - sintomas, causas e tratamento
Ver fichas de Gatos
Linfoma é um tipo de câncer maligno. O linfoma em gatos pode afetar diversas regiões do corpo do animal, como por exemplo, órgãos internos e linfonodos (órgãos do sistema linfático, responsáveis pela armazenagem de linfócitos e outras células do sistema imune).
Animais adultos e idosos são mais afetados pelo linfoma, porém animais jovens também podem sofrer com essa doença. Além disso, gatos machos apresentam maior disposição para o desenvolvimento dessa patologia.
O linfoma em gatos pode ser causado por diversos fatores, e seus sintomas dependem de qual, ou quais órgãos estão afetados. Para te auxiliar com melhor detalhamento sobre o linfoma em gatos, nós do Perito Animal trazemos informações relevantes que possam te auxiliar em relação à saúde de seu bichano.
Causas do linfoma em gatos
Não se sabe ao certo o que pode causar o linfoma em gatos, porém, acredita-se que a patologia está intimamente relacionada com a infecção por FIV (Imunodeficiência felina) e FeLV (Leucemia felina), exposição ao fumo, quadros de inflamação prolongados, e alteração do sistema imune.
Existem diferentes tipos de linfoma em gatos. De seguida vamos te explicar alguns dos mais comuns.
Linfoma alimentar em gatos
O linfoma alimentar é caracterizado pela infiltração do linfoma no sistema gastrointestinal, podendo afetar estômago, intestinos, fígado e baço. O intestino delgado é comumente afetado, e nesses casos, a doença é denominada como linfoma intestinal (ocorre de 50% a 80% dos casos), seguido pelo estômago (25% dos casos).
Os principais sintomas do linfoma alimentar são:
- Perda de peso
- Vômito
- Diarreia
- Anorexia
- Letargia (Alteração de comportamento, sem reação à estímulos externos)
- Sangue nas fezes
Além dos sintomas, o linfoma alimentar pode ser diagnosticado por meio de palpação, uma vez que há maior presença de massa abdominal e intestinal, devido a manifestação do tumor.
O linfoma alimentar é a segunda neoplasia mais frequente no trato digestório dos gatos (correspondendo à 41% dos casos), superado pelo adenocarcinoma (tumor maligno em epitélio glandular, ou em superfície semelhante a glândulas).
Linfoma multicêntrico em gatos
O linfoma multicêntrico é caracterizado quando o tumor atinge diversos gânglios e órgão diferentes, como fígado, baço, rins, e medula óssea. Os sintomas dependem dos órgãos afetados, mas incluem:
- Anorexia
- Caquexia (Grau extremo de enfraquecimento)
- Mucosas pálidas
- Depressão
- Perda de peso
Em casos raros, os animais podem apresentar:
- Distúrbios de sangramento
- Lesões oculares
- Sinais neurológicos
- Infecções
Existem relatos que indicam que na maioria dos casos de linfoma multicêntrico, os animais eram positivos para FIV.
Linfoma extranodal
O linfoma extranodal é caracterizado por atingir qualquer tipo de tecido corporal, os seus sintomas estão relacionados com os órgãos afetados, geralmente envolvendo sistema nervoso, rins, olhos, e normalmente são solitários, ou seja, afetam apenas um único tecido.
Linfoma ocular
O linfoma extranodal que afeta o globo ocular ocorre com maior frequência em gatos que em cães, e seus sintomas incluem:
- Aversão à luz
- Conjuntivite
- Doenças oculares
- Hemorragia
- Descolamento da retina
- Afecção retinal
- Infiltração do nervo óptico
Linfoma renal
O linfoma extranodal que atinge os rins é relativamente comum entre os felinos, e os sintomas estão relacionados à insuficiência renal, pois normalmente os dois rins são afetados pelo linfoma.
Os sintomas geralmente incluem:
- Anemia
- Rins grandes e irregulares
A progressão do linfoma dos rins está relacionada com a manifestação do tumor no Sistema Nervoso Central do animal, a probabilidade desse processo ocorrer é de 40% a 50%.
Linfoma no sistema nervoso central
O linfoma que afeta o Sistema Nervoso Central geralmente ocorre como multicêntrico, e frequentemente ocorre em gatos que foram afetados primariamente com linfoma renal.
Os sintomas de linfoma no Sistema Nervoso Central incluem:
- Convulsões
- Paralisia
- Paresia
O linfoma também pode expandir-se para o Sistema Nervoso Periférico, o que pode ocasionar:
- Atrofia muscular
- Desconforto respiratório
- Anorexia
- Letargia (Alteração de comportamento, sem reação a estímulos externos)
- Mudanças comportamentais
Linfoma na cavidade nasal
O linfoma é o tumor mais frequente na cavidade nasal em gatos, ocorrendo geralmente em animais de 8 à 10 anos. Os sintomas mais comuns são:
- Dificuldade em respirar
- Sangramento
- Corrimento nasal
- Deformidade nasal
- Secreção nasal
- Espirro
- Perda de peso
- Letargia
- Anorexia
Diagnóstico e tratamento do linfoma em gatos
Para realizar o diagnóstico de seu bichinho, podem ser feitos diversos testes, como por exemplo, testes de hemograma, perfil bioquímico, análise de urina, testes de FIV e FeVL, raio-x ou ultrassom, entre outros métodos, além de exames físicos.
O principal tratamento para linfoma em gatos é composto por quimioterapia. Esse procedimento não promove a cura do linfoma, mas pode promover maior tempo de vida para o seu bichano.
Em média, a porcentagem de gatos com linfoma que obtém resultados positivos com à quimioterapia é de 50% a 80%, com o tempo de sobrevivência de 6 meses. Os resultados são mais positivos em relação aos animais não infectados por FeLV, que apresentam alta probabilidade de sobrevivência à longo tempo pós-tratamento. Porém, mesmo que a quimioterapia seja bem tolerada pelos pequenos felinos, o procedimento pode causar efeitos colaterais, como anorexia e letargia.
Linfoma em gatos tem cura?
Se o linfoma for descoberto em seus estágios iniciais, estiver em uma região de fácil acesso e esteja limitado, é possível realizar sua remoção por intervenção cirúrgica, eliminando assim, a necessidade de quimioterapia.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Linfoma em gatos - sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.