Dietas caseiras

Alimentos humanos que um gato pode comer

Alimentos humanos que um gato pode comer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O que gato pode comer? O gato pode comer minha comida? Se você se questiona sobre quais são as comidas humanas que gatos podem comer e quer saber se eles podem ingerir alimentos que também estão presentes na nossa alimentação, saiba que podem, mas com algumas exceções.

Existem vários alimentos que os seres humanos consomem que também são adequados para os gatos. No entanto, jamais podemos oferecer para nossos felinos alimentos crus ou excessivamente condimentados. O sal, o açúcar, a pimenta, o vinagre e outros condimentos são nocivos para a saúde do nosso gato, mesmo que eles gostem bastante.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra vários alimentos que um gatos pode comer.

Índice

  1. Gato pode comer carnes saudáveis
  2. Comidas que gatos podem comer
  3. Legumes para gatos
  4. Outros alimentos humanos que um gato pode comer
  5. Alimentação natural para gatos

Gato pode comer carnes saudáveis

Gato pode comer carne? Sim. Na verdade, carne mais saudável para os gatos é também a que eles mais gostam: o frango. A carne de peru e de galinha também são boas e fazem parte dos alimentos que gatos podem comer. Se você pretende preparar uma dieta caseira à base destes produtos, deve saber que a melhor forma de dar para o felino é fervendo ou grelhando as carnes sem nenhum tipo de gordura. Você também deve partir em pedacinhos pequenos para remover completamente os ossos (principalmente os ossos pequenos).

A carne de frango cozida para fazer caldos ou uma canja é totalmente desaconselhada porque é cozida com alimentos que podem ser prejudiciais para o gato. Se o seu gato comer esta carne proveniente do caldo, embora a devore com prazer, pode ter diarreias e vômitos.

Comidas que gatos podem comer

Gato pode comer carne de porco?

Não, o porco não cai muito bem (sobretudo as partes mais gordurosas), enquanto que o coelho é uma carne recomendada para o gato. O fígado, caso eles gostem, pode proporcionar muito ferro. A carne bovina picada também é recomendada.

Gato pode comer fiambre e embutidos?

Os gatos adoram esse tipo de alimento humano, mas devemos restringir o seu consumo principalmente por dois motivos: sal e pimenta. O ideal é o presunto de frango em fatias, com menos sal. Você pode oferecer esse alimento em raras ocasiões, poucas vezes.

O chouriço, a linguiça, o presunto de parma, etc, apesar de serem alimentos do seu agrado, nunca devem ser oferecidos para os gatos.

Gato pode comer peixe?

Os peixes de consumo humano mais saudáveis para os gatos são os brancos e sem espinhas. O salmão e a truta também são bons. Atum e sardinhas também podem ser oferecidos devido ao seu teor de Ômega-3 e Ômega-6, uma vez que contribuem para a saúde e brilho do pelo do felino.

Os peixes jamais devem ser de lata, uma vez que o óleo e o sal não faz bem aos gatos (a não ser que a constituição seja 100% peixe). Assim sendo, você deve cozinhar sempre o peixe ou grelhá-lo sem gorduras. Os peixes defumados também não são apropriados, embora os felinos amem o gosto dos mesmos.

Gato pode comer cebola?

Como já mencionamos, não, os felinos não podem comer cebola. Veja as razões em nosso artigo específico sobre isso.

Gato pode comer pão?

Não recomendamos dar pão aos gatos porque são fontes de carboidrados e açúcares que não trarão benefício algum aos felinos, visto que são carnívoros e retiram todos os nutrientes que precisam das carnes ou de sua ração.

Gato pode comer arroz?

Sim, o gato pode comer arroz mas, como falamos a respeito do pão, o arroz também é uma fonte de carboidratos que não é necessária aos felinos. Por isso, se você tiver adotado uma alimentação caseira ou natural para o gato, é possível oferecer arroz a ele, mas de forma bastante limitada.

Gato pode comer iogurte?

Depende do tipo de iogurte e a quantidade. Destacamos que a lactose presente no leite é um tipo de açúcar que muitos gatos não conseguem digerir - como acontece com muitos humanos - o que pode causar indigestão e até diarreia. Portanto, depende de cada gato. Neste outro artigo explicamos em detalhes se gato pode comer iogurte.

Alimentos humanos que um gato pode comer - Comidas que gatos podem comer

Legumes para gatos

As batatas e as cenouras são bastante recomendadas para os felinos, por isso também fazem parte da lista de alimentos humanos que o gato pode comer. A melhor forma de oferecer este tipo de alimentos ao seu pet é elaborando um bolo de carne picada de bovino ou aves, misturado com batata cozida e ovo. Além disso, você acrescentar uns pedaços de frango, o seu gato vai adorar a ideia. Ofereça ao seu gato uma pequena porção, como um petisco ou recompensa, e guarde o que sobrar no congelador.

A abóbora, as ervilhas e a alface são boas opções em doses pequenas, uma vez que contém elevadas quantidades de açúcar que não são ideais se oferecidas com regularidade. A abóbora também pode ser um excelente remédio caseiro para gatos com diarreia.

Outros alimentos humanos que um gato pode comer

Além da ração, os gatos podem comer carnes frescas, como mencionado. No caso de alimentos enlatados, é necessário verificar os rótulos. Caso tenham adição de água, é melhor descartar, já que o ideal para os gatos são aqueles alimentos que possuam pelo menos 95% do ingrediente da comida. Por exemplo, a carne bovina deve ficar concentrada e sem água.

Por serem animais carnívoros, gatos precisam dos nutrientes que são encontrados apenas em fontes animais, que podem estar na carne bovina, nas aves, frango, peru e peixe, por exemplo. Para fornecer energia aos gatos, os grãos também são importantes, mas não podem ser oferecidos em grande quantidade, por causa dos carboidratos presentes que podem prejudicar a sua saúde.

Gatos podem comer fruta?

As frutas têm muito açúcar, por isso os gatos devem ingerir esses alimentos com muita moderação. É recomendado oferecer uma fruta esporadicamente, como o melão ou a melancia, cortados em pedacinhos pequenos para ajudar seu gato a se hidratar no verão.

Você também pode oferecer morangos para o seu gato de vez em quando. Em pequenas doses, as maçãs, peras e pêssegos também podem ser uma boa opção de petisco para o seu felino. Os gatos também podem comer melancia e, desde que em pequenas porções, os gatos também podem comer banana.

Confira a lista de frutas que gatos podem comer nesse artigo para saber mais ou assista o vídeo do canal do Perito sobre o tema:

Alimentação natural para gatos

Uma das melhores opções para o a alimentação felina é a dieta natural. É importante tomar cuidado com restos de comida, principalmente enlatados, pois estes alimentos podem causar muito mal ao organismo dos gatinhos. Confira algumas receitas de comida natural que você pode preparar de forma simples com alimentos humanos que um gato pode comer:

Agora que você já sabe qual comida você pode oferecer aos gatos, deixamos este outro artigo com os alimentos que os gatos não podem comer que certamente cerá útil para você!

Texto elaborado em parceria com Aerton Guimarães.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos humanos que um gato pode comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • PET MD Vet Authored. “Wet Food Diet: Is it Better For Your Cat?” Acessado em 30 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.petmd.com/cat/slideshows/nutrition-center/choosing-best-cat-food
  • PET MD Vet Authored. “How to Choose the Best Cat Food”. Acessado em 30 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.petmd.com/cat/nutrition/evr_ct_feeding_your_cat?page=2
  • Purina. Can cats eat rice? Disponível em: <https://www.purina.co.uk/articles/cats/feeding/what-cats-eat/can-cats-eat-rice. Acesso em 5 de agosto de 2022.

Vídeos relacionados com Alimentos humanos que um gato pode comer

1 de 3
Vídeos relacionados com Alimentos humanos que um gato pode comer

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
rosani
O gato pode comer abóbora ou moranga? Moranga é redonda e geralmente se come com arroz e feijão (comida de sal)...já a abóbora tem um formato "pescoçudo" e geralmente é utilizada para fazer doce.
As pessoas geralmente confundem essas duas. No aguardo de sua resposta.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rosani. Sim, os gatos podem comer abóbora e também moranga. Mas claro, com moderação. Muitos não vão se interessar por este alimento, mas se quiserem comer, lembre-se de oferecer pequenas porções sem sementes, sem casca e sem temperos, tudo bem?
Neste outro artigo falamos sobre as frutas, legumes e verduras que os gatos podem comer: https://www.peritoanimal.com.br/frutas-que-gatos-podem-comer-21828.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Larissa
Olá, tenho um gatinho de 1 mês e meio como ele não tem o leite materno disponível eu estou dando o leite normal, mas ele não quer mais o leite e também não come quase nada de ração, estou com medo de ele morrer e não sei mais o que fazer...
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Larissa. Temos este artigo sobre como alimentar um filhote de gato de 1 mês: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-filhote-de-gato-de-1-mes-23507.html e este outro artigo sobre leite maternizado para filhote de gato ou cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/leite-maternizado-para-filhote-de-cachorro-ou-de-gato-23671.html
Esperamos que sejam úteis! De qualquer forma, recomendamos que o leve ao veterinário o quanto antes para descartar quaisquer problemas de saúde. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Claudia Correa
Tem uma declaração no comentario de voces que desmente completamente a opinião do veterinário dos meus gatos e também dos veterinários na Universidade Federal do Rural do RJ. É sobre gatos nao poderem comer carne crua. Eles dizem que pode dar sem problema nenhum.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Claudia. É o que já dissemos anteriormente. Sempre há riscos de comer carne crua, seja para gatos ou para nós humanos. Carnes cruas podem contar vírus e parasitas. Tal contaminação pode ocorrer durante o processo de abate. Por isso, para não correr risco algum, sempre recomendamos ao menos cozinhar levemente o produto.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
NALVA AGUIAR
Tenho um casal de gatos sendo uma lactante, como devo alimenta-los?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Nalva. Parabéns pela adoção! Neste artigo apresentamos um guia completo sobre a alimentação dos gatos: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-os-gatos-comem-guia-de-alimentacao-23484.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Sueli
Olá! Queria saber se gato pode comer rúcula, me ajudem por favorrrr!!!!!!!🙏
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sueli. Tudo bem? Sim, os gatos podem comer rúcula sem problemas. Lembre apenas de não exagerar na quantidade!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
gabi
gato pode comer sachê de cachorro?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Gabi, acreditamos que o nosso artigo "Gato pode comer ração de cachorro?" possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/gato-pode-comer-racao-de-cachorro-22816.html. Um abraço da equipe editorial do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
James Stevan Brown
A única fruta que nosso gato vai comer é mamão maduro. Ele decide quando quer, cerca de uma vez por semana, me incomoda pela minha, mas só come uma pequena quantidade. Parece não lhe fazer mal algum. Uma vez tive um gato que amava pepino, e roubava fatias dele enquanto estava sendo preparado. Nosso gato ama comer meu bambu da floresta da mata, e não tocará em nenhuma outra grama. Ele aparentemente usa como um expectórante, e vomita depois de comê-lo.
A sua avaliação:
Scheyla
Olá! Há uma gata que vem ao meu quintal, sempre à mesma hora da noite e mia, mia, mia. Pensando que seja fome, dou leite de vaca. Ela toma tudo e vai embora. Estou ajudando ou prejudicando a felina? Posso oferecer outros alimentos? Quais? Devo procurar o centro de zoonoses da minha cidade para vaciná-la? Por favor, preciso de orientação e, dos sites que li, este foi o de melhor entendimento. Agradeço desde já a atenção.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Scheyla. Tudo bem? Não se preocupe que vamos te ajudar. Neste artigo explicamos se gato pode tomar leite: https://www.peritoanimal.com.br/os-gatos-podem-beber-leite-22183.html. Nossa recomendação é evitar oferecer leite a ao felino. Neste outro artigo, damos várias dicas de como adotar um gato de rua: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-adotar-um-gato-de-rua-6231.html. Em relação a levá-lo ao veterinário, sim, recomendamos que o leve o quanto antes até mesmo para definir as vacinas necessárias. Veja neste artigo todos os detalhes: https://www.peritoanimal.com.br/calendario-de-vacinacao-para-gatos-20222.html.
Esperamos que os artigos sejam úteis!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Hotavyo
Gatos adultos n digerem muito bem o leite como quando filhotes, é recomendado evitar essa pratica pois a longo prazo pode causar diarreias e vômitos
A sua avaliação:
jjjjjj
granola faz mal a um gato?
A sua avaliação:
Ana
Minha gatinha tem aproximadamente 3 meses. Dei bife cru, de boa qualidade ,para ela pois ela não está aceitando muito bem a ração ,nem a de sachê ela gosta . Será que é prejudicial pra ela ?? Me ajuda doutora ? Comprei no mesmo açougue onde compro carne para nosso consumo , então acho que é de boa procedência . O que acha ???
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Ana. Tudo bem? O maior problema em oferecer carne crua é justamente o risco de estar contaminada e fazer mal ao felino. O que recomendamos é que vc cozinhe levemente a carne, pelo menos, antes de oferecer à sua gatinha, justamente para evitar possíveis patógenos. Temos este artigo inclusive com receita caseira de carne para gatos: https://www.peritoanimal.com.br/receita-caseira-de-carne-para-gatos-20027.html.
Um abraço!
A sua avaliação:
Paulo
Quando digo que meu gato não come carne as pessoas me tiram pra mentiroso, mas é a mais pura verdade. Carne de boi moída ele lambe se e colocar água, e a de frango ele não quer nem saber, ração molhada dessas que vem com molho ele também só lambe. Já desisti de querer complementar a ração com carne.
Rosiris
Meu gato também não gosta de carne vermelha ou de frango. Só lambe o caldinho dos petiscos. Mas gosta de peixe. Uma vez comprei uma posta de peixe, cozinhei e ele comeu toda.
A sua avaliação:
Radassa
Minha gata ingeriu uma grande quantidade de presunto,agora está vomitando a ração,o que está acontecendo?E o que devo fazer?
Li o artigo ,mas gostaria que me respondessem para o meu melhor entendimento.
Atenciosamente.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Diana
O meu bichinho fica louco com bolachas, ele n pode nem ouvir-me abrir o pacote que vem logo a correr implorar por uma. O que devo fazer?
A sua avaliação:
Adriane
É sempre bom lembrar que toda dieta deve ser avaliada por um Médico Veterinário. Existem necessidades nutricionais gerais mas também existem as necessidades nutricionais individuais, aquela que vai depender do estado de cada paciente. Nutrição de cães e gatos não é como receita de bolo, cada animal tem um organismo que funciona em ritmo diferente e um conjunto de fatores que podem alterar as necessidades de cada fase animal.
A sua avaliação:
Inoan
Se o sal faz tanto mal para o gato pq a ração é muito salgada? Eu já provei e achei mais salgada que minha comida.
fernando marques
Tive uma gata que morreu com 21 anos. Todos os dias ela bebia leite, minha mãe botava o leite, mas ela não o bebia de pronto. Ela esperava o outro dia, o leite talhava e ela bebia aquela quase coalhada, adorava. Nunca teve diarreia ou coisa que o valha. E mais, ela nunca comia ração, comia a sobra de nossas refeições e minha mãe sempre dava, 1 x semana, uma sardinha inteira para ela comer, comprava na feira pra ela, ela comia tudo menos a cabeça do peixe, comia também pé de galinha cru, adorava. Só foi uma vez ao veterinário, quando foi detectado que estava cega, ninguém tinha percebido, morreu com todos os dentes. A pouco tempo, tive 3 gatos que morreram com 12 anos de vida, iam sempre ao Veterinário e tinham todas as vacinas em dia, só comiam ração Royal canin super premium e fizeram até ressonância magnética, vários problemas de rins e ovários. Se tiver outros gatos em minha vida, vou dar leite pra eles, restos de comida, peixe cru, pé de galinha, ou seja, tudo que a gente dava antigamente pros nossos longevos bichinhos, abraços - Fernando Marques.
Analia
Fernando, tb passei por algo parecido! Minha gata viveu até os 20 anos, nunca foi castrada, na verdade nunca foi ao vet! Na época, há mais de 30 anos não era comum, então além de parir muitas ninhadas, nunca ter sido vacinada, tb nunca comeu ração, somente comida, e na maioria das vezes sobras da nossa, feitas com temperos, óleo, etc. Minha mãe tb comprava às vezes sardinha na peixaria, e ela comia crua! Nunca adoeceu, e tb bebia leite.... outros q vieram depois foram "mais cuidados", iam ao vet, vacinados, castrados comiam ração e viveram muito pouco, inclusive tivemos q sacrificar uma pois adquiriu uma doença incurável e estava sofrendo muito.... penso muito nisso e questiono as novas condutas.
Simone do Nascimento
Boa noite!
Minha gata, tem aproximadamente 3 meses e quando vou almoçar ou jantar ela fica miando, e dou pedaços bem pequenos do que estou comendo, exemplo carne ou frango. Isso que estou fazendo pode prejudicar a saúde da minha gatinha?
Simone do Nascimento
sim, pode fazer mal por causa dos temperos que usamos nos nossos alimentos.
A sua avaliação:
Osvald Cs
Muito boa estas informações sobre quais alimentos que podem ser dados aos gatos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Osvald! Que bom que você gostou da matéria. Obrigada por acompanhar o PeritoAnimal!
1 de 2
Alimentos humanos que um gato pode comer