menu
Partilhar

Gato pode comer batata?

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 5 janeiro 2022
Gato pode comer batata?

Ver fichas de  Gatos

A batata cozida é um alimento que os gatos podem comer às vezes já que não é algo tóxico a eles, mas não é algo que devemos oferecer em excesso e muito menos diariamente. É um tubérculo rico em carboidratos, um macronutriente que não deve representar maioria na dieta dos felinos, já que eles são carnívoros estritos e se destinam a obter energia e glicose de fontes de carne e gordura animal, não dos hidratos de grãos ou batatas e vegetais. Além disso, lembre-se de que você nunca deve dar-lhes batatas cruas, pois elas contêm compostos chamados solaninas que causam intoxicação em gatos.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir se um gato pode comer batata, como é possível oferecê-la e se há contraindicações ou perigos com sua ingestão.

Também lhe pode interessar: Coelho pode comer pão?

Gato pode comer batata?

Sim, os gatos podem comer batata. As batatas são tubérculos que se originaram na América do Sul, mais especificamente na região andina, onde já era popular muito antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Consumidas de diferentes maneiras, podem até mesmo ser dadas a animais, incluindo os gatos, já que não são fazem mal se oferecidas em pequenas quantidades.

Seria incorreto dizer que a batata faz mal para os gatos, mas não é recomendado incluí-la a em sua dieta de rotina, pois é composta por uma grande quantidade de carboidratos, um macronutriente importante para muitos seres vivos obterem glicose, mas não no caso do gato, que é um carnívoro estrito. Por serem carnívoros, os gatos são mantidos com uma dieta muito pobre em carboidratos, uma vez que as necessidades de glicose dessa espécie são obtidas por meio do processo de catabolização das proteínas. Além disso, eles não digerem esse tipo de carboidrato muito bem, portanto, nas dietas para gatos, tendemos a encontrar em alguns casos amido de milho, que é, de todos, o mais digestivo.

Batatas podem ser úteis quando cozidas para situações de diarreia ou fezes moles por sua propriedade de endurecê-las, ou como um petisco de vez em quando se o gato gosta, mas não rotineiramente.

Descubra mais detalhes sobre a alimentação correta de um gato neste outro artigo em que te contamos o que os gatos comem.

Gato pode comer batata cozida?

Sim, o felino pode comber batata cozida mas, como já dissemos, em pequenas quantidades e poucas vezes por mês. Nada de oferecer o alimento diariamente, por exemplo. Para evitar causar danos ao organismo do gato, não recomendamos dar batatas mais de uma vez por semana a ele.

Ao cozinhar uma batata, você está destruindo os alcalóides tóxicos do tubérculo. Além disso, a batata deve ser oferecida sem temperos e sem gorduras para que seja segura para o seu pequeno felino. Depois de cozida, você pode ralar e misturar com outros alimentos bons para gatos, como frango cozido. Desta forma, além disso, você poderá fazer uma dieta pastosa caseira, caso seu felino tenha diarreia ou precise dela por outro motivo, sempre com a aprovação de um veterinário.

Gato pode comer batata frita?

Um gato não deve comer batata frita devido à enorme quantidade de energia que apenas uma pequena porção lhe forneceria em relação ao seu tamanho e necessidades energéticas diárias. Para se ter uma ideia, uma porção de 100g de batata frita tem cerca de 450 Kcal, enquanto 100g de batata cozida tem apenas 80 Kcal.

Assim, as batatas fritas são totalmente contraindicadas para os gatos, mas principalmente naqueles felinos com sobrepeso, visto que promovem o ganho de peso. Além disso, as batatas fritas são muito ricas em gordura, o que pode causar danos ao intestino, levando a processos de diarreia. Também é importante ter em mente que você nunca deve misturar a batata para gatos acrescentando condimentos como sal, pimenta e outros temperos, pois eles são prejudiciais aos felinos.

Gato pode comer batata crua?

Não, você nunca deve ofecer batata crua para um gato. Isso ocorre porque as batatas cruas, assim como os tomates verdes ou as berinjelas cruas, contêm solaninas, que são alcalóides tóxicos que inibem a acetilcolinesterase, uma enzima envolvida na hidrólise da acetilcolina.

Benefícios da batata para gatos

A batata não só contém grandes quantidades de carboidratos na forma de amido, mas também podemos encontrar outros nutrientes como as fibras e também micronutrientes do grupo das vitaminas e minerais, que estão envolvidos na manutenção celular, obtenção de energia, transmissão de impulsos nervosos e outros processos neurológicos. Em geral, as batatas podem fornecer os seguintes benefícios nutricionais em gatos:

  • Glicose
  • Vitamina B1
  • Vitamina B3
  • Vitamina B6
  • Vitamina C
  • Magnésio
  • Ferro
  • Colina
  • Potássio
  • Selênio

Contraindicações da batata para gatos

As batatas são contraindicadas para gatos diabéticos porque aumentam a glicose no sangue para gatos que precisam seguir uma dieta rígida por algum outro problema. Como já mencionamos, nunca devemos dar batata crua para gatos devido às solaninas, que são tóxicas para os felinos. A ingestão da batata crua pode provocar diferentes efeitos, como:

  • Aumento das secreções digestivas.
  • Aumento das secreções urinárias.
  • Aumento das secreções respiratórias.
  • Aumento da atividade cerebral.
  • Vasodilatação.
  • Redução da frequência cardíaca.

Estes efeitos podem produzir sinais clínicos em gatos como vômitos, diarreia, irritação do estômago, convulsões, tonturas, dilatação da pupila, incoordenação, alucinações e arritmias cardíacas. Por este motivo, nunca dê batatas cruas ao um gato, pois podem ser muito tóxicas. A melhor maneira de dar batatas a um gato é dá-las cozidas, forma de preparo que elimina esses alcalóides tóxicos sem tirar suas propriedades nutricionais.

Agora que você já sabe que gato pode comer batata cozida, mas nunca crua e nem frita, recomendamos a leitura deste outro artigo do PeritoAnimal sobre os alimentos humanos que os gatos podem comer.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer batata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Escalona, C. Augusto, Y. Martínez. Toxicología Veterinaria. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Yordan-Martinez/publication/318323199_Toxicologia_Veterinaria/links/5b19589245851587f29886ab/Toxicologia-Veterinaria.pdf>. Acesso em 20 de dezembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gato pode comer batata?
Gato pode comer batata?

Voltar ao topo da página