Partilhar

Gato pode comer ração de cachorro?

Gato pode comer ração de cachorro?

Ver fichas de  Gatos

Se você tem cães e gatos em casa, certamente em mais de uma ocasião já foi tomado pela dúvida de se seu gato pode comer comida de cachorro e vice-versa. Você pode até se sentir tentado a comprar um único tipo de comida para todos, afinal, eles são parecidos e o cheiro é quase o mesmo, certo?

No entanto, a verdade é que cada alimento é formulado especialmente para uma espécie específica, por isso, neste artigo vamos analisar os pontos positivos ou negativos desta prática. Continue lendo e descubra diretamente no PeritoAnimal o que acontece quando o seu gato come comida de cachorro!

Também lhe pode interessar: Como escolher a ração do gato

Como é feita a ração de cachorro

Assim como a ração para gatos, a ração de cachorro é cortada em diferentes formatos, tem vários sabores de acordo com os ingredientes que contém e é vendida em tamanhos diferentes, dependendo da idade, da raça e do porte (pequena, média ou grande) para a qual é direcionada. Apesar dessas semelhanças, ambos os tipos de ração são formulados de maneira diferente.

Nesse sentido, a ração para cachorro contém altas concentrações de beta-caroteno que o cão precisa converter em vitamina A, crucial para seu desenvolvimento adequado. Esse alimento, além disso, é caracterizado por ser rico em vitaminas e fibras e mais pobre em proteínas e gorduras do que a comida de gato, já que os cães tendem a ganhar peso facilmente quando esses componentes se tornam elevados, que é o que ocorre se eles comerem ração para gatos regularmente.

Por este motivo, é melhor que o seu cachorro coma alimentos de acordo com a sua espécie, raça e idade. Agora, o que o gato precisa para sua nutrição? Te diremos a seguir!

Gato pode comer ração de cachorro? - Como é feita a ração de cachorro

Como é feita a ração de gato

Ao contrário da dieta canina, os gatos precisam de um alimento rico em proteínas e gorduras, com menos fibras. Apesar disso, uma dieta que contenha vitamina A é crucial para cachorro e gato, já que seu organismo é incapaz de metabolizá-la por conta própria. O mesmo acontece com a taurina, um aminoácido que os gatos selvagens obtêm através da carne (especialmente de vísceras, como o fígado ou o coração), mas que o gato não consegue produzir, por isso deve ser fornecido na comida. A taurina é extremamente importante para a saúde dos gatos, uma vez que uma dieta deficiente nesta substância trará vários problemas de saúde para o seu animal de estimação, incluindo doenças cardíacas. Consulte o artigo sobre "Alimentos ricos em taurina para gatos" para complementar essa informação.

Da mesma forma, quando você pensa na dieta do seu gato, precisa ter em mente que se trata de um animal carnívoro por definição, daí a importância de que seu alimento contenha uma alta quantia de proteína. Isso é necessário para que seu gato tenha a energia necessária para realizar atividades físicas. Embora os gatos pareçam animais preguiçosos, a verdade é que durante suas brincadeiras, saltos e escaladas, queimam grandes quantidades de energia e o consumo de proteína lhes fornece muita. Um gato com deficiência deste grupo alimentar acabará doente.

Outro componente obrigatório na dieta do gato é o ácido araquidônico, um importante componente graxo para a saúde dos felinos. Os cães não precisam disso na comida, pois o corpo deles já produz, enquanto os gatos precisam que seja incluído na comida.

Com isso em mente, você provavelmente está preocupado que seus animais de estimação roubem a comida uns dos outros enquanto você não está olhando e estará se perguntando: Gato pode comer ração de cachorro? Quais as consequências disso?

Gato pode comer ração de cachorro? - Como é feita a ração de gato

Gato pode comer comida de cachorro?

Imagine a cena: você enche as tigelas do seu cachorro e gato, se distrai por um momento e o gato já colocou a cabeça na ração para cachorro, a qual devora com avidez. Você entra em pânico, isso é venenoso?

A verdade é, quando isso acontece uma vez, não há problema que seu gato coma a ração de cachorro, então pode ficar tranquilo. A desvantagem vem quando isso se torna uma prática comum, seja porque você decidiu comprar a mesma comida para ambos ou porque não encontra uma maneira de fazer com que todos consumam sua própria comida.

Como já dissemos, a ração é formulada especialmente para cada espécie, por isso, se o seu gato estiver acostumado a comer ração de cachorro em vez da sua, suas necessidades nutricionais não serão atendidas. A consequência disso? Seu gato vai ficar doente, com sinais que são confundidos com qualquer outro desconforto, como vômitos, diarreia ou queda de pelo, mas a longo prazo pode causar desnutrição, bem como doenças renais e hepáticas que, em muitos casos, são letais para gatos.

Se você está na situação de não ter ração de gato em um determinado momento e não pode comprar, confira o seguinte artigo para saber o que dar para ele sem danificar sua saúde: Comida caseira para gatos.

Como evitar que o gato coma ração para cachorro

Agora, se seu gato come o alimento do cachorro ou vice-versa e você não sabe como impedi-lo, aqui estão algumas dicas para conseguir.

  • Use tigelas diferentes.
  • Cachorro e gato distinguem formas e tamanhos, por isso, ter duas tigelas iguais para ambos os animais de estimação pode dificultar a identificação de sua comida. Compre tigelas de diferentes formatos e tamanhos para evitar essa confusão.
  • Estabeleça horários de alimentação.
  • Independente de você passar o dia todo em casa ou não, ter um horário para as refeições é crucial, dessa forma você controla as quantidades que seus animais comem e evita que eles se aproximem da primeira tigela que encontrarem a qualquer hora do dia. Revise a Quantidade de comida diária para gatos neste artigo.
  • Sirva a comida em lugares diferentes.
  • Seu cão e seu gato podem comer na mesma hora do dia, mas se você perceber que eles têm uma paixão pela comida um do outro, é melhor servi-los em diferentes espaços da casa e ter sempre o mesmo espaço para cada um. Desta forma, ambos saberão que aquela é a sua comida e eles devem procurá-la naquele lugar.
  • Estabeleça disciplina. Quando você notar que seu gato está comendo a ração para cachorro ou vice-versa, diga um enérgico "Não!", sem necessidade de gritar e mude para a tigela certa, assim ele saberá qual é a dele.

Como você pode ver, essas dicas simples são tudo o que você precisa para saber o que fazer se oseu gato come comida de cachorro e, assim, evitar futuras doenças.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer ração de cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre Gato pode comer ração de cachorro?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Diana Mendes
como fazer o gato parar de comer a ração do cachorro?

Gato pode comer ração de cachorro?
1 de 3
Gato pode comer ração de cachorro?

Voltar ao topo da página