menu
Partilhar

Gato pode comer cebola?

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 18 março 2022
Gato pode comer cebola?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos domésticos são animais bastante seletivos que não comem qualquer coisa que estiver a seu alcance, mesmo que lhes ofereçamos. Entretanto, muitas vezes podem ingerir alimentos próprios para consumo humano mas que são tóxicos para os felinos devido a certos itens de sua composição. Alguns desses alimentos proibidos para gatos são as uvas, passas, chocolate, frutas cítricas, algumas sementes, alho e cebola, entre outros. Alguns alimentos são mais perigosos que outros e a severidade dependerá da quantidade de alimentos em questão ingerida. As cebolas são um dos alimentos mais tóxicos para gatos porque contêm substâncias que atuam sobre os glóbulos vermelhos felinos, destruindo-os e produzindo anemia hemolítica.

Se você está se perguntando se gato pode comer cebola, neste artigo do PeritoAnimal trazemos a explicação sobre a intoxicação por cebola em gatos, então leia mais se você quiser saber quais são os compostos tóxicos na cebola para gatos, os sintomas dessa intoxicação e como agir se o gato ingeriu cebola.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maxixe?

A cebola é tóxica para os gatos?

Sim, as cebolas são tóxicas para os gatos. A cebola (nome científico: Allium cepa) é uma planta herbácea bienal pertencente ao gênero Allium e à família Amaryllidaceae. Este gênero também inclui outros vegetais, como alho, alho-poró e cebolinha. É uma planta muito antiga, que existe desde o tempo dos sumérios em 6.000 AC e cuja origem está estabelecida no Paquistão e no Irã.

A cebola é um vegetal de baixa caloria que contém muita fibra e altas quantidades de cálcio, potássio e vitaminas. É notável por seu teor de quercetina por seu valor antioxidante e por seu alto teor de enxofre. Entretanto, também contém substâncias tóxicas chamadas alcalóides dissulfeto, que atingem os glóbulos vermelhos dos gatos.

Especificamente, quando o gato come cebola, esses alcalóides atuam da seguinte maneira:

  • Diminuem a atividade da enzima glucose-6-fosfato desidrogenase, que é responsável por evitar a oxidação dos glóbulos vermelhos do sangue.
  • Como resultado, as defesas antioxidantes dos eritrócitos são reduzidas e consequentemente destruídas, formando corpos de Heinz e levando à anemia hemolítica (anemia causada pela quebra ou destruição dos eritrócitos). Não hesite em dar uma olhada nesses outros artigos sobre anemia em gatos: sintomas e tratamento ou Tipos de anemia em gatos para saber mais.

Qual quantidade de cebola um gato pode comer?

O gato pode comer cebola em pequena quantidade? Não, o gato não pode comer cebola, nem mesmo um pedaço pequeno, devido à margem de segurança reduzida, pois apenas 5 gramas por kg de peso é suficiente para que os glóbulos vermelhos do felino comecem a sofrer as consequências da oxidação e sejam destruídos, reduzindo o hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue total) e causando sinais clínicos que podem comprometer a vida do pequeno felino.

Com isto em mente, gatos menores ou mais magros correm maior risco de intoxicação do que um gato maior e mais pesado, mas isto nunca deve ser motivo para se ter confiança ao oferecer cebola.

Além disso, quer a cebola seja cozida ou crua, esses alcalóides não são inativados pelo cozimento, portanto, nunca devemos dar cebolas a gatos, ou qualquer alimento que contenha cebola como ingrediente.

Descubra outros alimentos proibidos para gatos neste outro artigo do PeritoAnimal.

Gato pode comer cebola? - Qual quantidade de cebola um gato pode comer?

Sintomas de intoxicação em gatos por cebola

Os sintomas causados pela intoxicação por cebola em gatos são aqueles resultantes da anemia devido a uma redução no número de glóbulos vermelhos ou anemia hemolítica devido à destruição dos glóbulos vermelhos. Ao reduzir o número de glóbulos vermelhos, os gatos ficarão fracos, já que são responsáveis pela transmissão de oxigênio através da hemoglobina, de modo que aparecerão sinais clínicos como os seguintes:

  • Aumento do ritmo cardíaco ou taquicardia.
  • Aumento da frequência respiratória, ou taquipneia.
  • Fraqueza
  • Letargia
  • Falta de ar ou dispneia
  • Não quer fazer exercícios
  • Mucosas pálidas ou amareladas (icterícia)
  • Urina de cor escura

Além disso, o consumo de cebola em gatos também pode resultar em sinais digestivos como, por exemplo:

Gato pode comer cebola? - Sintomas de intoxicação em gatos por cebola

O que fazer se o gato comer cebola?

Se o gato ingeriu cebola, você deve agir rapidamente e, embora a intoxicação leve tempo para mostrar sinais clínicos, o corpo do felino começará a destruir os glóbulos vermelhos do sangue. Por esta razão, é melhor levá-lo ao veterinário, pois é essencial que seja realizado um esvaziamento gástrico ou indução de vômito, bem como o uso de substâncias que absorvam ou neutralizem as toxinas, como o carvão ativado.

Se levarmos o gato muito tarde ao veterinário quando os sintomas de intoxicação alimentar já tiverem sido estabelecidos, serão necessários exames de sangue e urina para detectar a gravidade da situação e, em alguns casos, uma transfusão de sangue também será necessária, bem como terapia de fluidos e medicação para controlar os sinais digestivos, se houver algum.

Agora que você sabe que gato não pode comer cebola, no vídeo abaixo mostramos coisas que você tem em casa que podem matar um gato:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer cebola?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • M. I. San Andrés, R. Jurado, E. Ballesteros. (2000). Toxicología animal originada por plantas. Editorial Complutense.
  • Escalona, C. Augusto, Y. Martínez. Toxicología Veterinaria. Disponível: <https://www.researchgate.net/profile/Yordan-Martinez/publication/318323199_Toxicologia_Veterinaria/links/5b19589245851587f29886ab/Toxicologia-Veterinaria.pdf>. Acesso em 18 de março de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gato pode comer cebola?
1 de 3
Gato pode comer cebola?

Voltar ao topo da página