Partilhar

Gato pode comer ovo?

Por Giselly Lillmans. Atualizado: 28 fevereiro 2019
Gato pode comer ovo?

Ver fichas de  Gatos

O ovo de galinha é um dos alimentos mais presentes na alimentação dos seres humanos, devido aos benefícios que oferece para a saúde e também por sua versatilidade na cozinha, que permite elaborar uma infinidade de receitas doces e salgadas. Trata-se de uma fonte muito econômica de proteínas puras, que não apresenta níveis consideráveis de carboidratos e açúcares, sendo também um ótimo aliado daqueles que desejam perder peso de forma saudável.

Mesmo que a ciência esteja derrubando muitos mitos sobre os ovos e demonstrando seus benefícios, ainda existem muitos tutores que se perguntam se gato pode comer ovo ou se o consumo deste alimento é perigoso para a saúde felina. Por isso, no PeritoAnimal, te contaremos se o ovo pode ser um alimento benéfico para os gatos e te mostraremos as precauções que você deve tomar se decidir incorporar este alimento à dieta dos seus gatinhos.

Também lhe pode interessar: Os cachorros podem comer ovo?

Composição nutricional do ovo

Antes de te explicar se gato pode comer ovo ou não, é importante que você saiba a composição nutricional do ovo de galinha para, então, pode entender os possíveis benefícios para a nutrição dos seus gatinhos, assim como as precauções que deve tomar ao introduzi-lo na dieta do felino. De acordo com a base de dados da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), 100 gramas de ovos de galinha inteiros, crus e frescos, contém os seguintes nutrientes:

  • Energia: 143 kcal;
  • Água: 76.15 g;
  • Proteína: 12.56 g;
  • Gorduras totais: 9.51 g;
  • Carboidratos: 0.72 g;
  • Açúcares totais: 0.53 g;
  • Fibra total: 0.0 g;
  • Cálcio: 56 mg;
  • Ferro: 1.75 mg;
  • Magnésio: 12 mg;
  • Fósforo: 198 mg;
  • Potássio: 138 mg;
  • Sódio: 142 mg;
  • Zinco: 1.29 mg;
  • Vitamina A: 140 μg;
  • Vitamina C: 0.0 mg;
  • Vitamina B1 (tiamina): 0.04 mg;
  • Vitamina B2 (riboflavina): 0.45 mg;
  • Vitamina B3 (niacina ou vitamina PP): 0.07 mg;
  • Vitamina B6: 0.17 mg;
  • Vitamina B12: 0.89 µg;
  • Ácido fólico: 47 µg;
  • Vitamina D: 82 IU;
  • Vitamina E: 1.05 mg;
  • Vitamina K: 0.3 µg.

Gato pode comer ovo: faz bem?

Como já pudemos observar na composição nutricional acima, o ovo representa uma excelente fonte de proteínas magras e puras, já que contém quantidades quase nulas de carboidratos e açúcares totais, com uma quantidade moderada de gordura. Quase toda a proteína do ovo se encontra na clara, enquanto as moléculas lipídicas se concentram na gema. São justamente esses macronutrientes que devem ser os pilares energéticos da nutrição do seu felino, levando em conta que são animais estritamente carnívoros (e não onívoros, como nós).

Neste sentido, é importante destacar que as proteínas do ovo são formadas principalmente por aminoácidos essenciais, ou seja, os aminoácidos que o gato não sintetiza naturalmente em seu organismo, e precisa obter em fontes externas através da alimentação. Em relação à antiga má reputação dos ovos, relacionada à quantidade excessiva de colesterol, devemos esclarecer que o consumo moderado deste alimento é seguro para seu gato e não elevará seus níveis de colesterol, nem o fará ganhar peso.

Além disso, devemos ressaltar que o ovo também apresenta quantidades interessantes de minerais essenciais, como o cálcio, o ferro e o potássio, assim como as vitaminas A, D, E e do complexo B. Isso significa que, além de contribuir para a formação e fortalecimento dos músculos e ossos do seu felino, o ovo também vai ajudá-lo a manter um sistema imunológico saudável, o que é essencial para prevenir todo tipo de doença.

Além de oferecer todos esses benefícios à saúde do seu felino, os ovos também são alimentos baratos e fáceis de encontrar.

Gato pode comer ovo? - Gato pode comer ovo: faz bem?

Gato pode comer ovo mas quais as precauções?

Uma das maiores preocupações dos tutores na hora de incorporar o ovo à dieta de seus gatos é se devem oferecê-lo cru ou cozido. Ainda que muitos especialistas e estudiosos da dieta BARF para gatos ressaltem os benefícios de oferecer alimentos crus aos felinos, conservando assim todas as suas enzimas e propriedades nutricionais, você deve estar muito seguro quanto à procedência dos ovos que adquiriu para incorporá-los crus na alimentação de seu gatinho.

Os ovos crus podem conter uma bactéria muito perigosa para a saúde dos bichanos, a salmonella. Se você conseguir ovos de origem orgânica, provenientes de aves com uma alimentação controlada e também orgânica, reduz consideravelmente o risco de estarem contaminados. No entanto, mesmo assim deve lavar muito bem os ovos com água corrente antes de quebrar sua casca.

Mas atenção! Só deve lavar os ovos na hora de utilizá-los, logo antes de quebrá-los. Como a casca do ovo é uma superfície porosa, se você lavar com muita antecedência e deixar repousando, pode favorecer a entrada das bactérias da casca do ovo em seu interior, contaminando assim a clara e a gema.

Gato pode comer ovo cozido?

Eles podem, na verdade, se não tiver como conseguir ovos de origem orgânica ou se você não estiver seguro sobre a procedência dos ovos que adquiriu, o melhor será oferecê-los cozidos aos gatinhos. O cozimento a altas temperaturas é capaz de eliminar grande parte dos possíveis agentes patogênicos presentes neste alimento. Desta maneira, você poderá garantir que o consumo do ovo seja seguro para seu amigo felino.

Por outro lado, é importante ressaltar também que os ovos crus contém uma proteína chamada avidina. Embora não seja uma substância tóxica para o gato, esta proteína age como um antinutriente, impedindo seu organismo de absorver corretamente a biotina (também conhecida como vitamina H).

Ainda que para causar um déficit de biotina no organismo do gato seja necessário consumir quantidades elevadas de ovos crus (o que não é recomendável), podemos simplesmente eliminar esse risco desnecessário cozinhando os ovos antes de adicioná-los à dieta dos gatos. O cozimento desnatura a avidina, o que inibe sua ação como antinutriente. Ou seja, o gato poderá absorver todos os nutrientes do ovo cozido com maior facilidade e segurança.

Gato pode comer ovo? - Gato pode comer ovo mas quais as precauções?

Gato pode comer ovo mas qual a quantidade?

O consumo moderado dos ovos pode se mostrar muito benéfico para os gatinhos, mas deve respeitar uma dose e uma frequência segura para que esse alimento não seja prejudicial para saúde. Como já afirma a sabedora popular, tudo faz mal em excesso…

Em geral, recomenda-se oferecer ovo aos gatos apenas uma ou duas vezes por semana, combinando com outros alimentos benéficos para a saúde do gato. No entanto, não existe uma dose única e pré-determinada para todos os gatos, pois a quantidade segura de ovos deve ser adequada ao tamanho, peso, idade e estado de saúde de cada gato, considerando também a finalidade do consumo deste alimento.

Também devemos ressaltar que o ovo, mesmo que ofereça proteínas magras e benéficas, não deve substituir a carne na dieta dos felinos. Como já mencionamos, os gatos são animais estritamente carnívoros, por isso as carnes devem ser o principal alimento e fonte de proteínas, gorduras e demais nutrientes.

Por isso, é indispensável consultar um veterinário para determinar a alimentação mais adequada de acordo com os requisitos nutricionais do seu gatinho. O profissional poderá te orientar a respeito da introdução do ovo e de outras comidas na alimentação do gato, sempre te aconselhando sobre a melhor forma e as quantidades mais adequadas para obter um impacto positivo na saúde do seu felino.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer ovo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Gato pode comer ovo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
THIAGO AVILA BORGES
Gostei da matéria, pois eu ainda tinha algumas dúvidas sobre a incorporação do ovo na dieta do meu gato. E as informações contidas me ajudou a dirimir.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Thiago! Obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando 😸

Gato pode comer ovo?
1 de 3
Gato pode comer ovo?

Voltar ao topo da página