menu
Partilhar

Gato pode comer queijo?

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 29 outubro 2021
Gato pode comer queijo?

Ver fichas de  Gatos

O queijo, em todas as suas variedades e apresentações, é um dos alimentos mais apreciados na gastronomia internacional. Embora existam centenas de tipos de queijo, cada um com seu próprio aroma, textura, sabor e composição nutricional, podemos definir o queijo, sem esgotar toda a história e o trabalho envolvido em sua produção, como uma fonte muito saborosa e sofisticada de proteínas e gorduras.

Além de agradar nosso paladar, o queijo oferece muitos benefícios para a saúde humana, desde que seja consumido em doses moderadas. E se você divide sua casa com um companheiro felino, você sabe muito bem que esta comida é bastante atrativa para os gatinhos. No entanto, você pode se perguntar se gato pode comer queijo ou se este alimento pode prejudicá-lo. Portanto, no PeritoAnimal respondemos e explicamos se o queijo pode ser um alimento benéfico para gatos e mostramos as precauções que devemos tomar se decidirmos incorporar este alimento à dieta dos gatos.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maxixe?

Gato pode comer queijo? Faz bem para ele?

Sim, gato pode comer queijo mas é preciso ter bastante atenção com as quantidades e entender algumas questões antes de introduzir o alimento à sua dieta.

O queijo é uma fonte de proteína de origem animal, pois é produzido a partir do leite de diferentes mamíferos. Embora os queijos mais consumidos no mundo sejam feitos de leite de vaca, há também queijos deliciosos feitos de leite de ovelha, de cabra e de búfala. Como produto lácteo, o queijo também contém uma quantidade considerável de gordura (embora existam muitos queijos que são reduzidos em calorias e gordura total), e minerais como cálcio, fósforo e magnésio.

Como os gatos são animais estritamente carnívoros, a proteína deve ser a base e, portanto, o macronutriente mais abundante em sua nutrição, acompanhada de gorduras benéficas, vitaminas e minerais. Embora os felinos possam consumir porções muito moderadas de carboidratos, devemos ter em mente que um excesso deste nutriente pode levar a distúrbios digestivos, além de favorecer o desenvolvimento da obesidade em gatos.

Considerando que o queijo é um alimento de alta proteína que também tem algumas gorduras benéficas, é lógico concluir que os gatos podem comer queijo. Mas a questão não é tão simples, pois o queijo também é um derivado direto do leite, e a maioria dos gatos adultos é intolerante à lactose. Explicaremos isso melhor a seguir.

Enquanto os gatos filhotes estiverem amamentando, o leite materno é o único alimento ideal para suprir todas as suas necessidades nutricionais. Por esta razão, seus corpos produzem uma grande quantidade de uma enzima chamada lactase, responsável pela digestão da lactose presente no leite materno. Mas quando os felinos completam seu período de desmame e estão prontos para experimentar novos alimentos, seu corpo diminui progressivamente a produção desta enzima. Esta é a transição alimentar mais importante que os gatos experimentam em suas vidas, pois significa que seus corpos estão se preparando para sobreviver por conta própria, sem a necessidade de receber alimentos de outro indivíduo.

A maioria dos gatos adultos torna-se intolerante à lactose porque seus corpos ou não produzem a enzima necessária para digerir a lactose ou produzem níveis insuficientes para digeri-la adequadamente. Portanto, ao consumir leite ou produtos lácteos, os felinos podem desenvolver problemas digestivos como gases, vômitos ou diarreia.

Por esta razão, embora o queijo não seja um dos alimentos proibidos para gatos, seu consumo deve ser moderado para evitar distúrbios digestivos. Também deve ser enfatizado que embora o queijo forneça um bom suprimento de proteína e gordura, ele não deve substituir a carne, seja ela de vaca, frango, peru ou peixe.

Gato pode comer queijo? - Gato pode comer queijo? Faz bem para ele?

Que tipo de queijo posso dar um gato?

Faz mal dar mussarela para gato? E requeijão? Muitos tutores fazem essas perguntas principalmente porque são alimentos encontrados com facilidade em nossas casas até mesmo por terem preços mais acessíveis. Embora o queijo de leite de vaca seja mais barato e mais fácil de encontrar, o queijo de leite de cabra e ovelha é mais fácil de digerir para nossos gatos. Portanto, seria interessante dar preferência a estes tipos de queijo para evitar problemas digestivos associados à intolerância à lactose em felinos.

Neste sentido, podemos oferecer um pequeno pedaço de queijo duro como recompensa durante a educação de nossos filhotes, usando este alimento que nosso felino tanto gosta para reforçar os bons comportamentos e estimulá-lo a continuar aprendendo. Entretanto, é importante não utilizar somente alimentos como reforço positivo para gatos, pois isso poderia acabar causando um rápido ganho de peso, ou a assimilação de que a obediência deve estar sempre ligada ao recebimento de alimentos em troca. É melhor alternar lanches carícias, brinquedos, elogios e bons momentos, que também são excelentes recompensas pelo esforço e inteligência do felino.

Por outro lado, também podemos acrescentar queijos magros, como requeijão magro ou queijo cottage às receitas caseiras que fazemos para complementar a dieta dos nossos gatinhos e agradar seu apetite exigente.

Existe uma quantidade segura de queijo que posso dar ao gato?

Como vimos, o gato pode comer queijo em quantidades muito pequenas, seja como um lanche ou como um suplemento em receitas caseiras. Entretanto, não há quantidade pré-determinada padrão para todos os gatos; a dose segura e benéfica de queijo deve ser definida de acordo com o tamanho, peso, idade e saúde de cada gato.

Portanto, é essencial que você consulte um veterinário para escolher a dieta mais apropriada para as necessidades nutricionais do felino. O ou a profissional será capaz de te guiar na introdução do queijo na dieta do seu gato, com conselhos sobre as doses mais apropriadas e seguras para ter um impacto positivo na saúde do seu companheiro felino.

É importante que, ao dar queijo para o gato, você preste atenção a quaisquer reações até mesmo para entender as quantidades possíveis e se é mesmo uma boa ideia oferecer este alimento a ele. Alguns gatos podem ser mais intolerantes que outros, assim como acontece com nós, humanos.

E agora que você viu que gato pode comer queijo, mas de uma maneira bem controlada e restrita, talvez você se interesse por estes outros dois artigos relacionados:

Também recomendamos que você assista ao vídeo a seguir em que detalhamos melhor no que deve consistir a alimentação felina:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer queijo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Vetsnow. Is cheese good for cats? Disponível em: <https://www.vets-now.com/pet-care-advice/can-cats-eat-cheese/>. Acesso em 29 de outubro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Gato pode comer queijo?
1 de 2
Gato pode comer queijo?

Voltar ao topo da página