Alimentos bons para o pelo do cachorro

Alimentos bons para o pelo do cachorro

Quer saber como melhorar o pelo do cachorro? Cuidar do pelo do seu cachorro pode ser uma tarefa complicada, especialmente se ele for de uma raça com pelos longos. Lavar com os melhores produtos, desembaraçar os nós, secar e depois pentear o pelo nem sempre é suficiente para que ele se mantenha brilhante e bonito.

Para garantir que o pelo do seu cão esteja sempre perfeito, você pode recorrer a uma ajuda óbvia, mas muitas vezes negligenciada: a alimentação. Sim, a comida que fornecemos aos nossos adoráveis companheiros também influencia a qualidade de seus pelos, tornando-se um reforço realmente mágico e indispensável. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os alimentos bons para o pelo do cachorro, pensando no brilho, queda de pelo e manutenção de sua saúde. Também vamos explicar como inserir esses alimentos em sua dieta. Boa leitura.

A alimentação é o melhor truque

Somos o que comemos! Esta frase aplica-se também aos animais de estimação, por isso cuidar da sua alimentação é fundamental para o seu correto desenvolvimento. Nos alimentos encontram-se todos os nutrientes e vitaminas necessário tanto para cuidar da saúde do seu cão como para ajudar que a sua pele esteja saudável, o seu pelo forte e reluzente, e que seja um daqueles cachorros que vão pela rua e que todo o mundo olha. Nesse sentido, as gorduras saudáveis são essenciais para o bom estado do pelo do um cachorro. Além disso, muito cachorros refletem deficiências na sua nutrição através da sua pelagem, de maneira que se verificar que o seu manto se encontra seco e sem brilho, com grande probabilidade a comida que lhes está dando não é a adequada.

Uma dieta correta será determinada pela equilíbrio dos quatro grupos alimentares: proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. A ração ou alimento para cães não deve ser de qualquer tipo ou marca mais barata do supermercado, deve ser analisada com atenção e verificar se contém esta variedade de componentes na sua tabela nutricional. Os alimentos com a categoria "premium", são normalmente os mais corretos e a ter em consideração.

Alimentos bons para o pelo do cachorro com ácidos graxos ômega 3 e 6

Como comentamos anteriormente, as gorduras saudáveis são altamente benéficas para a saúde capilar dos cachorros, assim seno deve evitar dietas pobres em gorduras. Todos os alimentos que contenham ácidos graxos ômega 3 ou ômega 6, como os peixes (salmão ou óleo de peixe), são ótimos tanto para melhorar o brilho e a saúde do pelo do seu pet, como para cuidar da saúde em geral. Os óleos vegetais como, por exemplo, todos os de sementes também são muito bons para o pelo dos cachorros. Assim sendo, pode experimentar o de sementes de linhaça, girassol ou sementes de abóbora, e incluí-los na sua dieta. O óleo de coco é muito bom e também é excelente no tratamento de problemas de pele.

Como dar óleo vegetais ao seu cachorro

Uma boa forma de incluir óleos vegetais na dieta do seu cachorro sem ter o que dar diretamente goela abaixo, é colocando um par de colheres de sopa do óleo dentro da ração e misturar bem. Também não exagere com o óleo vegetal escolhido, isso poderá provocar diarreia no seu animal. Por outro lado, quando se portar bem ou estiver muito carinhoso, dê um prêmio a ele agradando-o com a sua comida, uma vez por semana, um pouco de atum ou sardinhas.

Vegetais ao poder! Alimentos bons para o pelo do cachorro com vitaminas e antioxidantes

Algumas pessoas acreditam que os cachorros não comem vegetais... e o certo é que todo o mundo deveria incluir na sua dieta uma boa quantidade de verduras. Os vegetais são uma fonte primordial de vitaminas e antioxidantes, complementos valiosos para a boa saúde capilar do seu animal de estimação e para a qualidade de vida em geral, porque mantêm limpo, jovem e oxigenado todo o seu organismo e tecidos. Não duvide em consultar o nosso artigo em que lhe dizemos quais são as frutas e legumes recomendados para cachorros.

As vitaminas com cargas antioxidantes, e mais importantes para cuidar do pelo do cão, são as C e E, e pode encontrá-las nas cenouras, ervilhas, alfalfa e brócolis. Todos estes vegetais aptos para cães constituem alimentos bons para o pelo do seu cachorro, por isso não pense mais e dê-os ao seu amiguinho peludo. Lembre-se que, como acontece com os vegetais, não é recomendável oferecer ao animal mais que 20% da dieta total, visto que poderá gerar diarreia, vômitos e outras alterações.

Alimentos que diminuem a queda de pelo de cachorro

Se o problema específico é a queda de pelo do cachorro, saiba que existem alguns alimentos que podem ajudar a diminuir a queda de pelos em cachorros, fornecendo nutrientes essenciais para a saúde da pele e do pelo. Citamos:

  • Salmão, que é rico em ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos graxos ajudam a reduzir a inflamação na pele, mantendo-a saudável e diminuindo a queda de pelos. Além disso, o salmão é uma ótima fonte de proteínas, que também são importantes para a saúde do pelo.
  • Abóbora. Ela é rica em vitaminas A e C, que ajudam a manter a pele saudável e o pelo forte. Além disso, a abóbora é uma boa fonte de fibra, que ajuda na digestão e absorção adequada de nutrientes, o que pode contribuir para a saúde geral do pelo.
  • Cenouras também podem ser úteis para diminuir a queda de pelos em cachorros. Elas são ricas em vitamina A e betacaroteno, que são importantes para a saúde da pele e do pelo. Esses nutrientes ajudam a fortalecer os folículos capilares, reduzindo assim a queda excessiva de pelos.

É importante lembrar que, embora a alimentação possa ter um impacto positivo na saúde do pelo, a queda de pelos em cachorros também pode ser influenciada por outros fatores, como genética, idade, saúde geral do animal e estação do ano. Portanto, é fundamental manter uma dieta equilibrada, oferecendo alimentos ricos em nutrientes que promovam a saúde da pele e do pelo, além de garantir que o animal esteja sempre bem cuidado e em boas condições de saúde. Se houver uma queda excessiva de pelos ou outras preocupações com a saúde do animal, é aconselhável consultar um veterinário para uma avaliação adequada.

Agora que você já sabe os melhors alimentos que diminuem a queda de pelo de cachorro, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos o que fazer para evitar que o cachorro solte muito pelo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos bons para o pelo do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.