Partilhar
Partilhar em:

Cuidados com o pelo do Husky Siberiano

Cuidados com o pelo do Husky Siberiano

Ficha do animal: Husky Siberiano

O Husky Siberiano é um cachorro muito caraterístico originário da Sibéria (Rússia), conhecido pela sua grande semelhança com o lobo cinza e a sua excelente participação nas corridas de trenós.

Se você ainda não conhece esta raça, basta ver uma foto para se aperceber do impressionante pelo que possuem. Tanto se estiver pensando em adotar um Husky Siberiano, como se já tem a sorte de compartilhar a sua vida com um, é muito importante aprender a cuidar do pelo do seu pet.

Neste artigo do PeritoAnimal contamos-lhe tudo sobre os cuidados com o pelo do Husky Siberiano. Como sempre com truques e conselhos incluídos.

Também lhe pode interessar: Troca de pelo do Husky Siberiano

Tipo de pelo do Husky Siberiano

Para começar devemos saber que o pelo do Husky Siberiano tem duas camadas: uma de subpelo interna e outra de pelo externo.

  • A camada interior do pelo é densa e suave. Ajuda a protegê-lo do frio e age como isolante graças à sua densidade. É importante saber que não podemos dar banho em excesso a um Husky, caso contrário este pelo interno pode começar a perder as suas propriedades, incluindo a camada de gordura natural que a protege de certas reações alérgicas.
  • A camada externa é lisa e também muito agradável ao tato. Trata-se de um pelo de comprimento médio (nem curto, nem comprido) mas igualmente denso, o que oferece ao Husky um aspeto fofo.

São muitos os membros da comunidade do PeritoAnimal que nos perguntam sobre a queda do pelo do Husky Siberiano, lembre-se que é um problema que deve ser visto, embora no geral ocorra por deficiências na alimentação que podem ser facilmente corrigidas.

Sabia que...?

Uma das caraterísticas do comportamento dos Huskys muito engraçada é que são obcecados com a limpeza tal como os gatos. Eles próprios preocupam-se por se limparem a si próprios, pois não suportam estar sujos. Podem dedicar horas a isso.

Com que frequência se deve dar banho ao Husky Siberiano

Depois de conhecer o tipo de pelo e a obsessão pela limpeza que o Husky costuma ter, deve saber com que frequência lhe deve dar banho, pois como já referimos um excesso de higiene pode prejudicar seriamente a sua pele.

Como em tudo, a frequência do banho do seu cachorro dependerá do tipo de vida que tiver, embora o deva adaptar às necessidades concretas desta raça tão bonita:

  • Se o seu cachorro Husky se suja em excesso e de forma constante, aposte na limpeza com toalhitas e xampus de lavagem a seco (antialérgicos) para evitar abusar do banho. Pode dar-lhe banho uma vez por mês.
  • Se, caso contrário, o seu Husky é mais limpo e não costuma se sujar podemos dar-lhe banho a cada mês e meio inclusive a cada dois meses. Dependendo sempre de como estiver o seu pelo e das indicações que possa dar um veterinário. Isso porque outra das caraterísticas do Husky é que é um cachorro que quase não tem cheiro corporal.
  • Se o seu cachorro frequenta exposições caninas de beleza, o normal é que lhe dê banho um dia antes do evento.

Lembre-se que...

Nunca deve dar banho ao seu cachorro com um xampu para pessoas ou com um que não seja indicado para cães. Aposte por aqueles específicos para Husky Siberianos, antialérgicos (se lhe tiver de dar banho regularmente) ou indicados pelo profissional.

Nunca deixe que o pelo do seu Husky Siberiano se seque sozinho, isso poderia gerar umidade e isso poderia fazer com que aparecesse mofo e fungos. Utilize o secador para um acabamento brilhante e totalmente seco. Também pode procurar xampus a seco.

Escovação do pelo do Husky Siberiano

A escovação do pelo de um cachorro considera-se como um banho a seco. Imagine a importância que tem em um cachorro como o Husky. Se não escovarmos esta raça, o seu pelo ficará com nós e com um aspeto muito descuidado.

O nosso Husky faz a muda do pelo duas vezes por ano, por isso não significa que não perca pelo durante o resto do ano. Para a escovação diária do nosso Husky (não se esqueça de consultar o nosso artigo sobre as diferentes escovas que existem) vamos precisar do seguinte:

  • Pente metálico
  • Rasqueadeira suave

Como escovar um Husky passo a passo:

  1. Vamos começar com a rasqueadeira escovando na direção do pelo. Com este primeiro passo conseguimos retirar todo o pelo morto acumulado.
  2. Depois utilizamos o pente metálico. Devemos ir penteando de forma ordenada desde o pescoço até à base da cauda. Tenha cuidado com esta última, é a parte que menos gostam que seja escovada.
  3. Tenha uma rasqueadeira mais pequena para zonas especiais como as patas, a cara ou as axilas. Com o tamanho grande não conseguirá acessar bem a estas zonas.

Com que frequência devemos escovar o nosso Husky?

No mínimo devemos escová-lo três vezes por semana. Mas se quiser evitar que lhe caia muito pelo pela casa, escove-os mais vezes.

Como já referimos, com a rasqueadeira conseguimos retirar o pelo morto, por isso quanto mais o escovar, menos terá que passar o aspirador. Lembre-se de cortar o pelo que sai entre as almofadas das patas do seu cachorro com uma tesoura pequena.

Sabia que...?

A saúde do pelo do seu cachorro Husky é também determinada pela sua alimentação. Se a comida não for de boa qualidade, o seu pelo irá se ressentir. Existem alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 ou o ovo que dará brilho ao pelo de forma espantosa. Além disso, não abuse destes produtos, ofereça-os apenas uma vez por semana.

Deve ter muito cuidado e nunca cortar o pelo ao Husky sem saber o que está fazendo, pensando que assim estará a ajudá-lo a suportar melhor o calor. A camada exterior do pelo é o que lhe permite mantê-lo fresco. Consulte um centro estético canino e informe-se.

Muda de pelo do Husky Siberiano

De forma genérica podemos dizer que o Husky muda o seu pelo duas vezes por ano. Costuma coincidir com as mudanças de estação, sendo que costuma ser da passagem da primavera para o verão e a outra do outono para o inverno.

A muda também pode variar dependendo se estivermos falando de um macho ou de uma fêmea. As fêmeas costuma fazer a mudança de pelo quando vão entrar no cio, embora isto varie de um animal para outro. Quando o Husky está mudando o pelo deve ser escovado todos os dias.

Também é uma boa ideia fazer coincidir os dias do banho com a época de muda. Com a água conseguirá que saia mais quantidade de pelo morto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com o pelo do Husky Siberiano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre Cuidados com o pelo do Husky Siberiano

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Tatiane
Nossa, muito bem explicado. Adotei o meu esta semana e estava cheia de dúvidas sobre o tratamento dos pêlos
esdras bernardo
ola eu tenho um husky e é lindo e amoroso de mais o problema é que seu pelo não para de cair escovo mais continua a cair e é como uma troca de pelo mais isso é o ano todo?
Wilson
Não tem como não amar um Husky não é mesmo! Que doçura de cachorro :D
PeritoAnimal
Oi Wilson! Pura verdade, um Husky é lindo mesmo :)

Cuidados com o pelo do Husky Siberiano
1 de 6
Cuidados com o pelo do Husky Siberiano