Doenças parasitárias

Sarna sarcóptica em cães - Sintomas e tratamento

 
Sarna sarcóptica em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A sarna sarcóptica, também conhecida como sarna comum, é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e é o tipo mais frequente de sarna em cães. Ela causa coceira intensa e afeta drasticamente a qualidade de vida do cão afetado, podendo levar a infecções bacterianas e sérios problemas de saúde se não for tratada. É uma condição curável, mas também é altamente contagiosa e pode ser transmitida até mesmo para os humanos.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar tudo sobre a sarna sarcóptica em cães, os sintomas que ela manifesta e o tratamento a ser administrado. Continue lendo.

Também lhe pode interessar: Sarna em cães - Sintomas e tratamento

Índice

  1. Sarcoptes scabiei, o ácaro da sarna sarcóptica
  2. Transmissão da sarna sarcóptica em cães
  3. Sintomas da sarna sarcóptica em cães
  4. Diagnóstico de sarna sarcóptica em cães
  5. Tratamento para a sarna sarcóptica em cães
  6. Remédios caseiros para sarna sarcóptica em cães
  7. Como prevenir a sarna sarcóptica em cães?

Sarcoptes scabiei, o ácaro da sarna sarcóptica

O parasita causador da sarna sarcóptica é o ácaro microscópico Sarcoptes scabiei, que vive dentro da pele dos cães infestados, causando coceira. As fêmeas de Sarcoptes scabiei são as principais responsáveis pela coceira, pois cavam túneis microscópicos na pele do cão para depositarem seus ovos.

Ciclo biológico do ácaro Sarcoptes scabiei

Em sua fase adulta, esse ácaro caracteriza-se por ter um corpo achatado, com não mais que 3 mm de comprimento, e passa por 4 estágios diferentes. Uma vez na pele do animal, a fêmea fecundada começa a cavar um túnel para colocar seus ovos, podendo depositar em média 5 ovos por dia a cada 2 ou 3 dias. Em 3-8 dias, os ovos eclodem e deles as larvas saem, escavando novos túneis para alcançar a superfície da pele, chamados túneis ou bolsas larvais. Após 2-3 dias, essas larvas se transformam em ninfas antes de se tornarem ácaros adultos. Quando já estão adultos, os ácaros se reproduzem e o ciclo biológico recomeça.

O ciclo de vida do Sarcoptes scabiei dura aproximadamente um mês, podendo se estender para até dois meses. Durante esse tempo, eles se reproduzem e as fêmeas fertilizadas continuam cavando seus túneis, fazendo com que o animal afetado sinta uma coceira intensa devido a isso.

Sarna sarcóptica em cães - Sintomas e tratamento - Sarcoptes scabiei, o ácaro da sarna sarcóptica

Transmissão da sarna sarcóptica em cães

Como a sarna aparece em cães? Essa doença é altamente contagiosa e qualquer cão saudável que entre em contato com um cão infestado será provavelmente infectado. Como mencionado anteriormente, trata-se do tipo mais comum de sarna em cães, pois a contaminação também ocorre de forma indireta, por meio de objetos que tiveram contato com o cão doente, como camas, casinhas, equipamentos de tosa, coleiras, recipientes de comida e até mesmo fezes.

Os cães com maior risco de contaminação são aqueles que estão em canis, abrigos para animais e aqueles que têm contato frequente com cães de rua.

A sarna sarcóptica é contagiosa para os seres humanos?

A sarna sarcóptica também pode ser transmitida para os seres humanos, embora o ácaro não consiga sobreviver por muito tempo em nosso corpo e retorne para o cão novamente. Os sintomas aparecem de 2 a 6 semanas após a contaminação e são caracterizados por intensa coceira, vermelhidão da pele e crostas.

Sintomas da sarna sarcóptica em cães

Os sintomas da sarna sarcóptica em cães começam a se manifestar de 2 a 6 semanas após a contaminação. A partir desse período, os sinais mais evidentes incluem:

  • Coceira tão intensa que o cão não consegue parar de se coçar e morder as áreas afetadas. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente começa nas orelhas, rosto, axilas e região abdominal;
  • Pele irritada e/ou com feridas e crostas;
  • Alopécia localizada;
  • Pele escurecida (hiperpigmentação) e espessamento da pele (hiperqueratose), geralmente nas orelhas;
  • Fraqueza e desânimo à medida que a doença avança, por ser impossível para o cão descansar;
  • Infecções bacterianas na pele em estágios avançados ou se a sarna sarcóptica não for tratada.

De maneira geral, a pele do cão com sarna fica sem pelos, cheia de feridas e crostas. Se a sarna sarcóptica não for tratada, o cão pode morrer. Por esse motivo, e devido ao incômodo causado pela doença, é importante procurar um veterinário ao observar qualquer um dos sintomas mencionados para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Sarna sarcóptica em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas da sarna sarcóptica em cães

Diagnóstico de sarna sarcóptica em cães

O diagnóstico da sarna sarcóptica deve ser realizado apenas pelo veterinário. Geralmente, o diagnóstico é feito pela observação dos sintomas. No entanto, o especialista pode solicitar a realização de exames, tais como:

  • Raspado da lesão na pele para observação ao microscópio;
  • Biópsia da pele;
  • Coleta de outras amostras para análise, como fezes.

Tratamento para a sarna sarcóptica em cães

A sarna sarcóptica pode ser curada e geralmente tem um bom prognóstico. O tratamento geralmente inclui o uso de um xampu acaricida ou uma combinação de xampu e medicamentos. Alguns acaricidas comuns no tratamento dessa e de outras sarnas em cães são a ivermectina e o amitraz. É importante levar em consideração que algumas raças de cães pastores, como collie, pastor inglês e pastor australiano, apresentam problemas com esses medicamentos, então o veterinário deverá prescrever outros para o tratamento.

Quando ocorrem infecções bacterianas secundárias, também é necessário administrar antibióticos para combatê-las. Somente o veterinário pode prescrever os medicamentos e indicar sua frequência e dosagem.

Outros cães que convivem com o cão afetado também devem ser avaliados pelo veterinário e tratados, mesmo que não apresentem sintomas. Além disso, é importante aplicar um tratamento acaricida no ambiente em que o cão afetado vive e nos objetos com os quais ele tem contato. Isso também deve ser indicado pelo veterinário.

Tratamento para sarna em cães com ivermectina

O especialista irá indicar a dose adequada de ivermectina, bem como a duração do tratamento e o formato escolhido. Esse medicamento está disponível em forma de comprimidos ou injeção, podendo ter efeitos colaterais graves e, por isso, nem sempre pode ser utilizado. Para obter mais informações, consulte este artigo: "Ivermectina para cachorro: dose e usos".

Xampu para sarna em cães

O xampu para combater a sarna também é de prescrição veterinária. Uma vez prescrito, o especialista irá indicar a frequência de uso mais adequada para o caso clínico. No entanto, é importante ter em mente ao dar banho em um cão com sarna sarcóptica que as feridas causam coceira intensa. Assim, se forem esfregadas com muita força, podem se abrir, causando dor ao animal. Por esse motivo, é fundamental ter muito cuidado e secar o cão com uma toalha, sem esfregar, evitando o uso de secador.

Quanto tempo dura o tratamento da sarna sarcóptica?

Cada caso é diferente e tudo dependerá do estágio avançado da doença. Em geral, o tratamento costuma durar cerca de duas semanas. No entanto, é possível iniciar um segundo tratamento se houver uma recidiva ou risco de recidiva. Portanto, em relação à pergunta "quanto tempo leva para um cão se curar da sarna sarcóptica", a resposta varia de acordo com cada caso, sendo comum que os pacientes apresentem uma cura completa em cerca de um mês.

Sarna sarcóptica em cães - Sintomas e tratamento - Tratamento para a sarna sarcóptica em cães

Remédios caseiros para sarna sarcóptica em cães

Para complementar o tratamento veterinário, é possível utilizar alguns remédios caseiros para a sarna sarcóptica nos cachorros. No entanto, os remédios escolhidos devem ser revisados e aprovados pelo veterinário responsável pelo caso. Dito isso, os mais eficazes e recomendados são:

  • Sabão branco ou neutro, caso não seja possível adquirir um sabão acaricida. Os banhos com esse tipo de sabão são muito benéficos para combater o ácaro Sarcoptes scabiei, pois ele prefere peles com pouca higiene. Recomenda-se utilizá-lo uma ou duas vezes por semana, preparando um banho com água morna e deixando o sabão agir por alguns minutos;
  • Azeite de oliva para hidratar a pele danificada e promover a cicatrização. É recomendado aplicar azeite de oliva nas áreas afetadas várias vezes ao dia, o que também ajuda a eliminar alguns ácaros. O óleo de amêndoa doce também é bom para tratar a sarna;
  • Chá de camomila, tanto para limpar as feridas quanto para aliviar os sintomas desse tipo de sarna.

Não perca nosso vídeo em que apresentamos 12 remédios caseiros para a sarna em cachorros:

Como prevenir a sarna sarcóptica em cães?

Como sempre, a melhor forma de tratamento é a prevenção. Para prevenir a sarna sarcóptica em cães, é necessário evitar o contato com cães infectados e objetos que possam ter sido tocados por eles. Além disso, é importante levar o cão ao veterinário para exames de rotina e assim poder identificar qualquer anormalidade a tempo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sarna sarcóptica em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Gallegos, J. L.; Budnik, I.; Peña, A.; Canales, M.; Concha, M.; López, J. (2014). Sarna sarcóptica: comunicación de un brote en un grupo familiar y su mascota. Rev. chil. infectol. vol.31 nº1.
  • ESCCAP. (2018). Control de ectoparásitos en perros y gatos. Guía ESCCAP Nº3.
  • Menja, J. Sarna sarcóptica. Universidad de las Américas.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Sarna sarcóptica em cães - Sintomas e tratamento