Curiosidades do mundo animal

Benefícios de ter um gato

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2018
Benefícios de ter um gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Embora possa não o saber, ter um gato repercute diretamente na sua vida oferecendo-lhe certos benefícios. Se está pensando em adotar um felino este artigo de certeza que o acabará por convencer a fazê-lo.

De seguida, no PeritoAnimal vamos explicar para você algumas vantagens que apenas poderá desfrutar se ao seu lado tiver um gato embora este seja mais independente e carinhoso.

Continue lendo e descubra os benefícios de ter um gato ao seu lado, acredite que vai sair correndo de casa para adotar um!

Também lhe pode interessar: Benefícios de ter um cachorro

Índice

  1. São uma companhia
  2. O ronronar é relaxante
  3. Adaptam-se a você
  4. Terá muita diversão
  5. Os seus cuidados são poucos
  6. Aprendem rapidamente
  7. Ajudam a organizar a sua vida
  8. O seu coração irá tornar-se animalista

São uma companhia

Mesmo os gatos mais independentes costumam se aproximar dos seus donos em busca de afeto e carícias ocasionalmente. Ao contrário dos cachorros, os gatos não lhe vão pedir carícias de forma excessiva e vão embora caso você não lhes ligue.

Vai depender de si educá-los e reforçar os comportamentos que lhe agradem para que o animal compreenda o que espera dele e de que formas pode receber, por exemplo, uma guloseima ou carícia.

Benefícios de ter um gato - São uma companhia

O ronronar é relaxante

É provável que já saiba disto, mas o ronronar que os gatos fazem ao sentir prazer é benéfico para nós, ajudando-nos a relaxar de forma natural e sem nos apercebermos.

Benefícios de ter um gato - O ronronar é relaxante

Adaptam-se a você

Ao contrário de outros animais, os gatos costumam adaptar o seu estilo de vida dependendo do seu. Não se importam se você lhes colocar o alimento mais tarde ou se hoje decidir ir embora e não aparecer por casa, ele irá esperar por si tranquilamente.

Benefícios de ter um gato - Adaptam-se a você

Terá muita diversão

Os gatos são animais muito divertidos e, quando conhece as coisas típicas dos gatos não se cansará de os observar e brincar com eles. Tirar fotografias e vídeos serão os seus primeiros passos e depois não poderá deixar de o incentivar a brincar e a passarem bons momentos juntos. As crianças adoram estes animais cuja companhia é muito benéfica para elas.

Benefícios de ter um gato - Terá muita diversão

Os seus cuidados são poucos

Ao contrário dos cuidados que outros animais precisam, o gato não precisa de uma dedicação excessiva. Será suficiente oferecer-lhe comida e água assim como um arranhador, cama e brinquedos. Além disso, são animais tão inteligentes que sabem perfeitamente como racionar o seu alimento.

Determinadas raças de gatos como os que têm o pelo muito comprido vão precisar de escovações específicas praticamente diárias.

Benefícios de ter um gato - Os seus cuidados são poucos

Aprendem rapidamente

Outra vantagem dos gatos é a sua rapidez em aprender como, onde e de que forma devem fazer as coisas. Utilizando o reforço positivo da mesma forma que fazemos com os cachorros conseguiremos ótimos e rápidos resultados.

Para o levar a cabo utilize pequenas guloseimas apetitosas e ofereça-as quando se comportar da maneira que deseja. Também lhe poderá ensinar alguns truques desta forma se pretender.

Benefícios de ter um gato - Aprendem rapidamente

Ajudam a organizar a sua vida

Embora o gato não sofra pela modificação dos seus horários de comer, você mesmo e sem dar conta irá se habituar a manter uma rotina. Isto vai ajudá-lo a ser mais responsável, o que é ideal no caso de crianças.

O seu coração irá tornar-se animalista

Quando tem um animal à sua responsabilidade e começa a criar vínculos com ele compreende a sua fragilidade no mundo em que vivemos. Será aí quando, ao ver um vídeo de maus tratos animais ou de abandono irá sentir-se indignado e pensará que tipo de pessoa faria algo assim.

Lembre-se que os direitos dos animais são importantes e eles não têm voz, mas você e nós temos. Devemos ser cada vez mais a unirmos para que a sociedade comece a respeitar e a tratá-los como merecem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios de ter um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Renata Tostes
Estou em processo de adaptação de uma gata resgatada de um viaduto no RJ, o tempo é demorado?
maria amanda
obrigado por me ajudar!
A sua avaliação:
Claudia
Os animais são de um modo geral, são seres incríveis e merecem todo o respeito de nossa parte.
Edilene da costa
Amooo essa página e os gatos também...sou viciada neles e achei muito show essa página.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Edilene! Que bom saber que a nossa página foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e se tiver alguma dúvida não hesite em perguntar ;) Continue acompanhando a nossa página! :)
1 de 7
Benefícios de ter um gato