Partilhar

Porque os gatos têm a língua áspera?

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 15 dezembro 2017
Porque os gatos têm a língua áspera?

Ver fichas de  Gatos

Você se lembra da primeira vez que um gatinho lambeu sua mão? Com certeza ficou surpreendido pela sensação de "lixa" que provocou a língua do gato ao passar na sua pele.

A língua do gato é bem longa e flexível e com uma superfície muito áspera que por vezes faz alguma confusão aos tutores deles. Não se preocupe, é perfeitamente normal e todos os gatos têm a língua assim.

Para esclarecer esta sua curiosidade, o PeritoAnimal escreveu um artigo sobre porque os gatos têm a língua áspera.

Também lhe pode interessar: Por que o chow-chow tem a língua roxa?

Anatomia da língua

Antes de lhe explicarmos a razão exata que torna a língua dos gatos áspera, é importante que você conheça um pouco da anatomia da língua.

A língua é um órgão muscular que faz parte do sistema digestivo. Ela está localizada, na sua maior parte, dentro da cavidade oral e a porção caudal dela se prolonga até ao início da faringe. A língua é muito importante como auxiliar da mastigação e, para além disso, está toda coberta por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado que tem sensores que permitem a gustação e a sensibilidade.

A língua está composta por três partes distintas:

  1. Ápice ou vértice: Parte mais rostral da língua. Na parte ventral do vértice existe uma prega que fixa a língua à cavidade oral, chamada de frênulo lingual.
  2. Corpo da língua: Parte central da língua, que fica mais próxima dos molares.
  3. Raiz da língua: Está quase toda ao lado da faringe.

Um componente muito importante da língua são as papilas linguais. Estas papilas existem nas bordas da língua e na face dorsal. Os tipos e quantidades de papilas variam conforme a espécie de animal.

Também o formato e a anatomia da língua é ligeiramente diferente conforme a espécie (você pode ver na imagem exemplos da língua de porco, vaca e cavalo). Por exemplo, no caso das vacas, a língua tem uma função muito importante na preensão dos alimentos! Elas têm uma elevação na língua chamada de "toro lingual" (veja na imagem) que pressiona o alimento contra o palato duro, o que é uma grande ajuda na mastigação.

São as papilas gustativas do gato que fazem com que ele tenha um paladar tão apurado. Com certeza você já reparou que o seu felino é muito esquisito na hora de escolher a comida. Os gatos sentem com muita precisão o gosto da comida deles. Para eles tudo é importante, desde o cheiro da comida, a textura e o sabor. Os gatos, ao contrário da maioria dos cachorros, só comem aquilo que realmente lhes agrada.

Porque os gatos têm a língua áspera? - Anatomia da língua
Imagem: uff.br

Língua áspera dos gatos

Os gatos têm um gênero de "espículas" que tornam a língua deles muito áspera e com um aspeto de lixa. Na verdade, essas espículas não são nada mais do que as papilas filiformes queratinizadas (a queratina é o mesmo material que compõe nossas unhas e cabelos).

Estes espinhos têm uma função essencialmente mecânica. Eles servem de pente, auxiliando na higienização do pelo. Ele quando está lambendo o pelo dele ou o seu cabelo, para além de estar lavando, está também penteando.

Outra função importante das papilas, para além de ajudarem a retirar a sujeira do pelo, é ajudarem a soltar a carne dos ossos das presas. Os gatos são excelentes caçadores. Se o seu gato sai para a rua, com certeza você já viu ele caçar um passarinho.

Você sabia que a língua não é o único órgão do gato que tem espinhos? Os machos também têm espículas no pênis.

Porque os gatos têm a língua áspera? - Língua áspera dos gatos

Funções da língua dos gatos

A língua dos gatos têm diversas funções para além das que já referimos:

  • Beber água: ao contrário dos humanos e outros mamíferos, os gatos não utilizam os lábios para beberem água. Os gatos precisam de beber muita água por dia. Quando querem beber água, colocam a língua de forma côncava, criando como uma "colher" que leva a água até à cavidade oral.
  • Sentir o sabor da comida: as papilas gustativas permitem distinguir os sabores. Geralmente os gatos preferem comidas salgadas.
  • Controlar a temperatura corporal: os gatos expulsam o calor pela umidade que produzem nas mucosas da língua, garganta e boca. Por este motivo, por vezes vemos os gatos de boca aberta. Os gatos possuem glândulas sudoríparas nas patas, queixo, ânus e lábios, sendo por esses locais que os gatos suam.
Porque os gatos têm a língua áspera? - Funções da língua dos gatos

O gato comeu sua língua

Com certeza você já escutou um monte de vezes a expressão "o gato comeu sua língua" quando você está mais calado ou por algum motivo não lhe apetece falar.

Segundo a lenda, esta expressão teve origem no ano de 500 a.C! A história conta que mandavam cortar as línguas dos soldados vencidos ofereciam elas para os animais do reino, incluindo os felinos do rei.

Algumas pessoas acreditam que a expressão teve origem no tempo da inquisição e que as línguas de bruxas, por exemplo, eram cortadas e dadas a gatos para eles comerem.

Porque os gatos têm a língua áspera? - O gato comeu sua língua

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os gatos têm a língua áspera?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Porque os gatos têm a língua áspera?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Porque os gatos têm a língua áspera?
Imagem: uff.br
1 de 5
Porque os gatos têm a língua áspera?

Voltar ao topo da página