Curiosidades do mundo animal

15 cuidados com cachorro

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 12 junho 2023
15 cuidados com cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cuidados com cachorro são indispensáveis para fazer a vida do seu pet saudável, feliz e longa. Até os tutores mais experientes, algumas vezes, cometem erros com os seus cachorros, por isso, o PeritoAnimal decidiu explicar quais são os 15 cuidados com cachorro mais importantes, descubra se você já realiza todos e se não, aprenda com a gente.

Também lhe pode interessar: 15 cachorros com cara de gente

Índice

  1. Calendário de vacinas para cachorro
  2. Plano de desparasitação para cachorros
  3. Passear com seu cachorro
  4. Exercícios físicos para cachorro
  5. Estimular a inteligência do cachorro
  6. Não deixar o cachorro sozinho no carro
  7. Alimentação dos cachorros
  8. Controlar o peso dos cachorros
  9. Adestramento canino
  10. Socialização do cachorro
  11. Nunca castigar fisicamente o seu cachorro
  12. Não fumar perto do seu cachorro
  13. Não deixar o seu cachorro sozinho
  14. Higiene do cachorro
  15. Entender a linguagem corporal canina
Ver mais >>

Calendário de vacinas para cachorro

Algumas doenças podem ser mortais, como a parvovírus ou a cinomose, por isso é imprescindível que qualquer tutor siga estritamente o calendário de vacinas para cachorro, especialmente quando se trata dos cuidados com filhotes de cachorro, pois são muito mais delicados.

15 cuidados com cachorro - Calendário de vacinas para cachorro

Plano de desparasitação para cachorros

Os parasitas, tanto internos como externos, estão presentes em praticamente todos os países do mundo e podem atuar como vetores de inúmeras doenças inclusive, algumas delas podem afetar os humanos. É extremamente aconselhável consultar um veterinário de confiança que prescreva o produto mais adequado para o seu cachorro. Embora existam diferentes maneiras de desparasitar os cachorros, com pipetas, sprays ou colares, oferecer um comprimido como uma dupla desparasitação é muito mais aconselhável e eficaz.

Passear com seu cachorro

Os cachorros devem passear para socializar, cheirar e fazer as necessidades básicas. Geralmente é aconselhável realizar entre dois ou três passeios ao dia de, pelo menos, 30 minutos cada um. Em nenhum caso, você deve privá-lo dessa rotina ou obrigar que seu cachorro urine em locais específicos, exceto em casos de filhotes de cachorro que ainda não têm as vacinas em dia.

15 cuidados com cachorro - Passear com seu cachorro

Exercícios físicos para cachorro

Além de passear, os cachorros precisam se exercitar para manter a musculatura e canalizar corretamente o estresse. Existem muitas opções, desde esportes para cachorro até ensinar o cachorro a trazer a bolinha. É importante que o exercício seja adaptado a cada indivíduo, presentando atenção especial nas épocas mais quentes, quando o cachorro é filhote, idoso ou está doente.

Confira nosso vídeo no YouTube com os 5 esportes que você realizar com o seu cachorro.

Estimular a inteligência do cachorro

A estimulação mental é tão importante como o exercício físico, pode ser realizada mediante a sessões de adestramento e habilidade canina, ou com o uso de brinquedos específicos. Tudo isso, permite manter a mente do seu cachorro ativa, fomenta o aprendizado, fortalece a sua relação com ele e enriquece o dia a dia.

15 cuidados com cachorro - Estimular a inteligência do cachorro

Não deixar o cachorro sozinho no carro

É normal que os tutores de cachorro gostem de levar os seus pets para passear e, sendo assim, transportá-los no carro. Mas, é importante tomar muito cuidado, especialmente no verão, com o interior do carro pois pode sobre aquecer e alcançar altas temperaturas, podendo provocar que seu cachorro sofra de insolação, uma emergência veterinária que pode ser mortal, se não for tratada a tempo. Esse é um dos cuidados com o cão mais importantes e que pode passar despercebido.

Alimentação dos cachorros

A alimentação dos cachorros deve ser saudável e equilibrada, por isso, você deve ter especial cuidado pois existem alguns alimentos proibidos para cães que nunca devem ser oferecidos, como chocolate, álcool, cebola, uvas, entre outros. Esses alimentos podem intoxicar e até matar os cachorros. Por outro lado, existe uma lista enorme de alimentos humanos benéficos para os cachorros, como carne, peixe, abóbora e etc.

15 cuidados com cachorro - Alimentação dos cachorros

Controlar o peso dos cachorros

O excesso de peso nos cachorros provoca inúmeras consequências para a saúde, diminuindo a longevidade e favorecendo o aparecimento de problemas cardíacos, degeneração das articulações e diabetes. Evitar o sedentarismo, praticar esportes caninos, controlar a quantidade de comida, são algumas das medidas básicas que você deve ter em conta para prevenir a obesidade canina.

Adestramento canino

A educação e o adestramento estão entre os cuidados com o cão mais importantes pois, apenas desse modo, você conseguirá que o seu cachorro conviva em harmonia com o entorno, sendo capaz de responder corretamente as indicações dos tutores e mantendo um comportamento adequado.

15 cuidados com cachorro - Adestramento canino

Socialização do cachorro

A socialização do cachorro é uma etapa que começa nas quatro semanas de idade e termina aos dois meses. Nesse período, é fundamental que o filhote de cachorro se relacione com todo o tipo de pessoas, animais e lugares pois, apenas desse modo você conseguirá que o seu cachorro consiga se comunicar corretamente com outros indivíduos e não sofra medos.

Nunca castigar fisicamente o seu cachorro

O uso do castigo durante o adestramento ou educação do cachorro é totalmente contraproducente pois aumenta os níveis de estresse, provoca falta de atenção, prejudica o vínculo com o tutor e, ainda, não tem resultado melhor e mais eficaz que o reforço positivo. Ao invés de castigar os comportamentos que desagradam, reforçar e potencializar aqueles que são adequados.

15 cuidados com cachorro - Nunca castigar fisicamente o seu cachorro

Não fumar perto do seu cachorro

Você sabia que a fumaça de tabaco afeta muito os animais? Se você é fumante deve saber que, além da rejeição, a exposição às substâncias presentes no tabaco podem causar irritação, doenças respiratórias, câncer de pulmão, sinusite crônica e alterações cardiovasculares. Ou seja, se você é fumante o mais indicado é fumar em espaços abertos para não prejudicar a saúde do seu pet.

Não deixar o seu cachorro sozinho

De forma geral, um cachorro não deveria passar mais de oito horas sozinho ao dia pois, por se tratarem de animais sociais, esse fator pode provocar depressão e aparição de vários problemas de comportamento, como o estresse e a destrutividade. Além disso, na ausência do tutor, o ideal é deixar brinquedos e acessórios para um bom enriquecimento ambiental e assim, melhorar o bem estar do animal.

15 cuidados com cachorro - Não deixar o seu cachorro sozinho

Higiene do cachorro

Mais um dos cuidados com cachorro, são algumas rotinas higiênicas que você deve realizar para manter o seu cachorro saudável e prevenir o aparecimento de algumas doenças. É possível destacar a escovação, a higiene dental e a limpeza dos ouvidos, como as mais importantes mas também, realizar banhos regulares e o esvaziamento da glândula anal quando necessário.

Entender a linguagem corporal canina

Você sabia que os cachorros se comunicam com os humanos e com outros indivíduos de forma constante? Muitos tutores desconhecem a linguagem corporal canina e os sinais de calma, o que provoca falta de empatia e erros na comunicação, por isso é tão importante conhecer o seu cachorro e entender o que ele quer te dizer.

15 cuidados com cachorro - Entender a linguagem corporal canina

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 cuidados com cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Miklósi, A. (2014) Dog behaviour, evolution and cognition. Oxford University Press.
  • Deldalle, Stéphanie, and Florence Gaunet. "Effects of 2 training methods on stress-related behaviors of the dog (Canis familiaris) and on the dog–owner relationship." Journal of Veterinary Behavior: Clinical Applications and Research 9.2 (2014): 58-65.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Roberto Junior
Olá Perito Animal, adorei seu conteúdo!
1 de 9
15 cuidados com cachorro