PARTILHAR

Como os gatos enxergam?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 24 agosto 2023
Como os gatos enxergam?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os olhos dos gatos são semelhantes aos das pessoas mas a evolução fez com que a sua visão esteja focada em melhorar a atividade de caçar destes animais, predadores por natureza. Como bons caçadores, os gatos necessitam entender os movimentos das coisas que os rodeiam quando há pouca luz e não é indispensável que distingam uma grande gama de cores para sobreviverem, mas ainda assim não é verdade que só vejam a preto e branco. Na realidade, os felinos enxergam pior que nós na hora de focar objetos de perto, no entanto, têm um maior campo de visão a grandes distâncias e são capazes de ver no escuro.

Se você quer saber como os gatos enxergam, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que vamos mostrar alguns pontos importantes sobre isso. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como os cachorros enxergam?

Os gatos têm os olhos maiores que os dos humanos

Para compreender profundamente como os gatos enxergam, é essencial recorrer ao conhecimento do renomado especialista em felinos e cientista da Universidade de Bristol, John Bradshaw. Ele destaca que os olhos dos gatos, devido à sua natureza predatória, são notavelmente maiores que os olhos humanos.

Esse aspecto visual peculiar tem raízes nos ancestrais dos felinos, particularmente nos gatos selvagens. Essas criaturas tinham a imperativa tarefa de caçar para obter alimento, levando-os a dedicar longas horas diárias a essa atividade. Essa contínua demanda por caça moldou a evolução de seus olhos, resultando em um aumento significativo de tamanho em relação aos olhos humanos. Além disso, os olhos dos gatos evoluíram para uma posição frontal na cabeça, proporcionando uma visão binocular que abrange um amplo campo de visão. Essa adaptação é uma característica fundamental dos eficientes predadores que os gatos são.

Uma característica notável reside na dimensão dos olhos felinos, acentuadamente maiores em comparação com suas cabeças, uma característica que diverge das proporções humanas. Esse atributo não apenas os diferencia, mas também reflete sua notável adaptação ao ambiente ecológico. Devido ao tamanho ampliado de seus olhos e uma característica de hipermetropia visual, os felinos enfrentam limitações em focalizar objetos que estejam a uma distância menor que 30 cm. Contudo, seus vibrantes bigodes possuem a capacidade de perceber elementos que escapam à sua visão direta.

Neste outro artigo respondemos: por que meu gato dorme de olho aberto?

Como os gatos enxergam? - Os gatos têm os olhos maiores que os dos humanos

Os gatos enxergam 8 vezes melhor com luz tênue

Devido à necessidade de prolongar o tempo de caça à noite os felinos selvagens, os antecessores dos gatos domésticos desenvolveram uma visão noturna entre 6 a 8 vezes melhor que a dos humanos. São capazes de ver bem inclusivamente com a mínima luz e isto deve-se ao fato de terem uma maior quantidade de fotoreceptores na retina.

Além disso, os gatos possuem o denominado tapetum lucidum, com complexo tecido ocular que reflete a luz depois de ter absorvido uma grande quantidade e antes de chegar à retina, o qual faz com que tenham uma visão mais aguda na escuridão e que os seus olhos brilhem na penumbra. Por isso quando lhes tiramos uma fotografia à noite, os olhos dos gatos brilham. Assim sendo, quanto menos luz houver, melhor enxergam os gatos em comparação com os humanos, mas por outro lado, os felinos veem pior com luz diurna devido também ao tapetum lucidum e às células fotoreceptoras, que fazem com a sua visão fique limitada ao absorver muita luz durante o dia.

Como os gatos enxergam? - Os gatos enxergam 8 vezes melhor com luz tênue

Quais cores os gatos enxergam?

Nossos amigos felinos possuem a capacidade de enxergar algumas cores, mas será que há cores específicas que os gatos enxergam melhor? Os gatos possuem dois cones receptores de cores que lhes permitem enxergar comprimentos de onda de luz azul-violeta e amarelo-esverdeado, porém, não conseguem enxergar tons de vermelho-laranja. Portanto, de forma semelhante aos cães, os gatos visualizam principalmente tons de amarelo, cinza e toques de azul, mas alguns pesquisadores sugerem que eles também podem perceber alguns tons de verde.

Gatos enxergam no escuro?

Conforme mencionado anteriormente, a visão dos gatos é diferenciada devido às suas células receptoras de luz. Embora tanto gatos quanto humanos compartilhem os mesmos tipos de fotoreceptores - cones para cores em luz intensa e bastonetes para preto e branco em luz fraca - a distribuição desses elementos varia significativamente. Nos olhos humanos, os cones predominam, enquanto nos olhos felinos, os bastonetes assumem a liderança.

Vale ressaltar que, ao contrário dos humanos, onde os bastonetes se conectam diretamente ao nervo ocular e, consequentemente, ao cérebro, nos gatos, eles primeiro estabelecem conexões entre si, formando grupos de células fotoreceptoras interconectadas. Essa configuração resulta em uma notável capacidade de visão noturna para os gatos em comparação conosco.

Entretanto, durante o dia, a situação se inverte. A visão diurna dos gatos é menos nítida e mais turva em comparação com a nossa. Isso se deve à maneira como seus olhos processam informações. Diferentemente dos humanos, os olhos dos felinos não transmitem detalhes precisos ao cérebro por meio do nervo ocular, resultando em uma percepção menos detalhada do ambiente ao seu redor.

Em suma, a visão felina apresenta notáveis contrastes em relação à visão humana. Essa adaptação permite que os gatos se destaquem em condições de pouca luz, porém, durante o dia, nossa visão se mostra mais aguçada e clara em comparação com a deles.

Como os gatos enxergam? - Gatos enxergam no escuro?

Os gatos não enxergam em preto e branco

Antigamente, acreditava-se que os gatos só conseguiam ver a preto e branco, mas esse mito já passou à história, uma vez que vários estudos demonstraram que os felinos podem distinguir de forma limitada algumas cores e dependendo da luz ambiental que haja.

Como já foi mencionado, as células fotoreceptoras encarregadas de perceber as cores são os cones. Nós humanos temos 3 tipos diferentes de cones que captam a luz vermelha, ver e azul; por outro lado os gatos só têm cones que captam a luz verde e azul. Assim sendo, os gatos são capazes de enxergar as cores frias e distinguir algumas cores quentes como o amarelo mas não veem a cor vermelha que nesse caso a enxergam como um cinza escuro. Também não são capazes de ver as cores tão vivas e saturadas como os humanos, mas enxergam algumas cores como os cachorros.

Um elemento que também influencia na visão dos gatos é a luz, algo que faz com que quanto menos luz existir, menos os olhos dos gatos conseguem distinguir as cores, por isso os felinos só enxergam a preto e branco no escuro.

Como os gatos enxergam? - Os gatos não enxergam em preto e branco

Os gatos têm um campo de visão mais amplo

Segundo o artista e investigador Nickolay Lamn da Universidade da Pensilvania, que realizou um estudo sobre a visão felina junto com a ajuda de vários oftalmologistas e veterinários felinos, os gatos têm um campo de visão maior que o das pessoas.

Os felinos têm um campo de visão de 200 graus, enquanto que os humanos têm um campo de visão de 180 graus, e embora pareça pouco, é um número significativo ao comparar a amplitude visual, como por exemplo, nestas fotografias de Nickolay Lamn onde a parte de cima se mostra o que uma pessoa enxerga e na parte de baixo o menos que um gato enxerga.

Como os gatos enxergam? - Os gatos têm um campo de visão mais amplo

Os gatos não focam bem de perto

Por último, para entender melhor como os gatos enxergam, temos que reparar na nitidez do que veem. As pessoas têm uma maior acuidade visual na hora de focar objetos de perto porque o nosso intervalo de visão periférica de cada lado é menor que o dos gatos (20º em comparação com os seus 30º). É por isso que nós humanos podemos focar com nitidez até uma distância de 30 metros e os felinos chegam a 6 metros de distância para ver bem os objetos. Este fato também se deve a terem os olhos maiores e terem menos músculos faciais que nós. No entanto, a falta de visão periférica dá-lhes uma maior profundidade de campo, algo que é importantíssimo para um bom predador.

Nestas fotografias mostramos-lhe outra comparação do investigador Nickolay Lamn sobre como nós vemos ao perto (foto de cima) e como os gatos enxergam (foto de baixo).

Se tem curiosidade sobre os gatos, leia o nosso artigo sobre a memória deles!

Como os gatos enxergam? - Os gatos não focam bem de perto

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os gatos enxergam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
alberte
Tinha um gato que avia através do tecido agora estou com um Ciames que enchegar através do edredon mostrei minha esposa Que ele seguia minha mão que estava atrás.não tinha reflexo de luz pois a luminosidade esta fora nao certo.agora me diz como isto é possível? Pesquisadores fazem testes ai e me falem. Estou curiozissimo
IRINEU
Eles sentem por vibrações, através da barba
Como os gatos enxergam?
1 de 7
Como os gatos enxergam?

Voltar ao topo da página ↑