10 coisas que podem matar o seu cachorro

10 coisas que podem matar o seu cachorro

Os cachorros são animais curiosos por natureza e, é normal que por vezes acabem por se meter em algum problema devido à sua curiosidade. Eles utilizam a sua boca para investigar tudo o que está ao seu alcance.

Isto pode causar-lhes muitos problemas quando encontram algo prejudicial para a sua saúde, especialmente se não tivermos prevenido adequadamente.

Para o ajudar a prevenir acidentes com o seu cachorro, no PeritoAnimal vamos lhe apresentar uma lista de 10 coisas que podem matar o seu cachorro, é muito importante ter isto em conta pois podem ter consequências desastrosas para o seu cachorro.

1. Chocolate

Embora o chocolate seja uma guloseima para nós humanos, não é uma boa ideia dar chocolate ao seu cachorro. No PeritoAnimal já explicamos antes por que cachorro não pode comer chocolate, pois o chocolate contém uma substância tóxica para eles, chamada de teobromina.

A teobromina é um alcaloide que se obtém da planta de cacau e que estimula o sistema nervoso central, causa broncodilatação e tem diversos efeitos cardiovasculares. Os cachorros não são capazes de eliminar a teobromina com facilidade e, portanto, esta converte-se em um agente tóxico para eles. Estima-se que apenas com seis gramas por cada quilo de peso do cachorro podem ser letais.

O de maior preocupação é o chocolate preto, porque contém 10 vezes mais teobromina que o chocolate de leite. Os sinais de envenenamento canino por chocolate incluem: aumento da atividade geral, diarreia, vômitos, incontinência urinária, aumento do ritmo cardíaco, aumento da frequência respiratória, tremores e espasmos. Por isso, nada de chocolate para o seu cachorro.

Um bom substituo do chocolate é a alfarroba, um alimento que eles são capazes de sintetizar corretamente.

2. Paracetamol

Quem é que não tomou já um paracetamol alguma vez na vida? O paracetamol é um excelente analgésico que nos tira a dor de cabeça e outros males da vida moderna. No entanto, este medicamento é um veneno para os cães.

Faz parte dos medicamentos humanos proibidos para cachorros e, o envenenamento com paracetamol em cachorros ocorre porque o analgésico prejudica o fígado e os glóbulos vermelhos. Como resultado, um cachorro envenenado por paracetamol pode morrer por necrose hepática.

Estima-se que 150 miligramas de paracetamol por cada quilo do cachorro é a dose letal. Isto significa que dois comprimidos de paracetamol podem matar o seu cachorro. Por isso, nada de dar paracetamol ao seu cachorro, mesmo que lhe doa a cabeça!

3. Álcalis

Os álcalis comuns nas casas são a água sanitária, o permanganato de potássio e o hidróxido de amônio. Estas substâncias encontram-se em líquidos para desentupir canos, em detergentes para o banheiro, amoníaco e detergentes para lavar a louça. Também estão presentes nas baterias alcalinas, incluindo as baterias de relógio (tipo botão).

Se um cachorro ingerir qualquer uma destas coisas, terá irritações e queimaduras nas mucosas do trato digestivo: boca, esófago, estômago, intestino e cólon. Estes danos costumam ser fatais.

Os sintomas do envenenamento por álcalis são: irritação da mucosa oral, dor no tórax, convulsões, babar, falta de apetite e lentidão. A morte costuma ocorrer dentro das 24 horas desde a ingestão. Deve ter muito cuidado e não deixar estas coisas ao alcance do seu cachorro.

4. Bolas de naftalina

As bolas de naftalina são extremamente perigosas quando são ingeridas, por nós ou pelo nosso pet. O envenenamento com bolas de naftalina danifica o fígado dos cachorros e afeta o sistema nervoso central. Os seus sintomas incluem vômitos e convulsões. Tenha muito cuidado onde coloca estas bolas e, se possível, não as use.

5. Detergentes e amaciantes para a roupa

Embora os detergentes possam ser tóxicos se o seu cachorro os ingerir, os amaciantes para a roupa são extremamente tóxicos e podem causar a morte. Os amaciantes para a roupa contêm detergentes catiônicos, que também se encontram em desinfetantes e germicidas.

Os sintomas do envenenamento com estas substâncias incluem: hipersalivação (babar), letargia, vômitos, queimaduras na boca, convulsões, choque e coma.

6. Enxaguante bucal

Alguns enxaguantes bucais contêm ácido bórico, que é altamente tóxico para os cachorros. Outros elementos frequentes em casa, que contêm ácido bórico são as soluções de limpeza de lentes de contato e as soluções para limpar dentaduras postiças.

Os sintomas que um cachorro envenenado com ácido bórico pode apresentar são: vômitos, babar, convulsões e coma.

7. Anticongelantes

Os anticongelantes encontram-se entre os maiores riscos para os pets. Todos os anos morrem cachorros devido a um envenenamento por anticongelantes.

Muitos cachorros acabam por morrer devido aos anticongelantes poque estas substâncias têm um odor e sabor agradáveis para os cachorros. Por isso, é comum que os cachorros decidam provar este líquido que cheira tão bem para eles.

O componente tóxico dos anticongelantes é o etilenoglicol, que afeta a função renal e causa sintomas como: convulsões, vômitos e letargia.

8. Branqueadores de roupa

Os branqueadores de roupa e os compostos que têm cloro são muito tóxicos para os cachorros. Os sintomas que causam são: vômitos, babar e dor abdominal. Nunca deixe estas substâncias ao alcance do seu cachorro.

9. Sementes de fruta

Muitos caroços ou sementes de frutas são tóxicos para os cachorros. Alguns caroços são tão grandes que podem obstruir o trato respiratório mas outras são simplesmente tóxicas.

Dois dos caroços mais tóxicos para os cachorros são os do pêssego e do damasco.

Os cachorros, embora sejam mais omnívoros que carnívoros, não evoluíram para se alimentarem de sementes. Portanto, o seu sistema digestivo não pode processar corretamente estes elementos. O resultado pode ser desastroso, por isso evite que o seu cachorro ingira sementes ou caroços de frutas.

Descubra na nossa lista de frutas e legumes proibidos para cachorros outros alimentos de origem vegetal que podem ser prejudiciais para o seu pet.

10. Plantas ornamentais

Tal como as sementes de frutas, muitas plantas ornamentais são tóxicas para os cachorros e outros animais. Embora os cachorros costumem comer grama, aparentemente para melhorar a sua digestão quando lhes falta fibra na dieta, não são capazes de tolerar todos os vegetais.

Os sintomas que o envenenamento por plantas produz podem variar dependendo da espécie ingerida, mas no geral incluem vômitos e efeitos sobre o sistema nervoso central.

Algumas plantas tóxicas para os cachorros são: tomate, espinafre, azaleia, açafrão de outono, abacate (folhas), oleandro, actea, erva-moura, beladona, dedaleira, cicuta, cicuta aquática, rícino e lírio do vale. Existem ainda outras plantas que são tóxicos para os cachorros, por isso o melhor é podar o jardim.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas que podem matar o seu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.